Escola de Gladiadores em Roma
Apesar de todo a magia que há em torno dos gladiadores romanos, eles eram, simplesmente, um escravo lutador na Roma Antiga usado para divertir os nobres. O nome gladiador, deriva da espada utilizada por eles nas lutas, gládio. Hoje vamos conhecer melhor os gladiadores romanos e, no final, uma surpresinha para vocês: um curso de gladiadores em Roma, não perca!!!!
Agora vamos ao nosso Post Especial do dia: Escola de Gladiadores em Roma. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Treine para ser um gladiador em uma escola de Roma!
Volte à escola, mas de uma maneira totalmente diferente! Participe deste divertido curso de duas horas em uma escola de gladiadores na antiga Via Ápia, em Roma, e aprenda a ser um lutador romano.
Durante a divertida atividade para crianças e adultos, você viverá como um guerreiro por duas horas, usando a túnica dos gladiadores e dominando as habilidades do combate com espadas — com segurança, é claro.
Depois de uma introdução à história romana, aprenda as técnicas básicas da luta dos gladiadores. Cada sessão inclui uma descrição da vida dos gladiadores e dicas para dominar as técnicas das armas romanas. Desfrute de uma experiência memorável. O bilhete incluí: Visita ao Museu; Treino de Gladiadores; Certificado e Bebidas.
Dica
- Utilize roupas e sapatos confortáveis.
- Para chegar a escola é possível usar o transporte público, mas aconselho para famílias com crianças ir com um táxi (autorizado) ou solicitar um Transfer Privativo, peça aqui um orçamento sem comprimisso!
Escola de Gladiadores!
Clique aqui para saber mais e/ou reservar!
Nossa Introdução
Quem gosta de filmes sanguinários, ágeis e cheios de batalhas, certamente AMOU um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo o de melhor filme: O Gladiador (2000), com Russel Crowe. Saiba aqui como visitar Roma em 1 dia, 2 dias, 3 dias e 4 dias.
No filme, Crowe interpreta o general Maximus Decimus Meridius, um dos homens de confiança do Imperador Marco Aurélio (Richard Harris). Enquanto o Imperador orienta seu exército para lutar contra bárbaros germânicos, Maximus descobre que Marco Aurélio tem intenção de passar o poder do império para suas mãos, uma vez que ele já está muito debilitado, porém, como nem tudo são flores, o filho do Imperador, Cômodo (Joaquin Phoenix), descobre os planos de seu pai e, antes que tudo possa ser acordado, ele simplesmente ordena sua morte.
Filme Baseado em Fatos Reais
O ano é de 180 d.C. e, não feliz, Cômodo manda matar a família de Maximus também. Maximus, então, torna-se um escravo e é colocado na arena para lutar embates sanguinários, mas seu objetivo é, de fato, vingar as mortes de seu imperador e de sua família, até que chega o esperado momento: a batalha entre ele e Cômodo.
Para quem assistiu ao filme, sabe como termina, para quem não assistiu: fica em paz, pois não daremos spoilers! O filme, embora baseado em personagens reais, é 100% fiel ao que, de fato, aconteceu: na verdade, Cômodo assumiu quando seu pai morreu afetado por uma peste e, enquanto Cômodo assume o trono, Maximus consegue escapar da morte e acaba sendo “condenado” a se tornar escravo e gladiador. Conquistando a plateia, Maximus desafia o próprio Cômodo e… Assista ao filme, pois daqui pra frente: a história é a mesma!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Um pouco sobre os Combates
Embora muitos acreditem que a origem dos combates seja romana, descobriu-se que, na verdade, a origem dos combates entre gladiadores é Etrusca e, inicialmente, eram realizados para homenagear alguns homens em seus atos fúnebres, o termo utilizado era múnus. Inicialmente era algo restrito a membros da elite romana e o primeiro relato data de 264 a.C., em Roma.
Quando surgiu a política “pão e circo”, em uma Roma devastada pela fome, as apresentações passaram a ser exibidas para grande público nos anfiteatros e deixaram de ser cerimônias fúnebres. Os embates eram realizados em anfiteatros e o que mais se destaca, é, claro, o Coliseu de Roma, chamado de Anfiteatro Flavius, erguido em 80 d.C., a estrutura podia abrigar até oitenta mil espectadores de todas as camadas da sociedade romana e em dias de lutas ficava LOTADA!
Sobre a Proibição dos Combates
Durante o século XIX, muitos eram contrários aos jogos de gladiadores, os gregos diziam que o “Homem devia ser sagrado aos outros Homens”, portanto condenavam a prática. Em 399 os jogos de gladiadores foram proibidos, principalmente por razões políticas: única e simplesmente porque alguns imperadores tinham medo da popularidade de alguns gladiadores, eles pensavam que, cedo ou tarde, um gladiador muito popular poderia conquistar a população e ameaçar seu governo, fazendo com que ele caísse de seu imponente cargo.
Além do mais, a ideia de que um grupo de gladiadores rebeldes pudesse se reunir para tomar o poder das mãos do imperador, aterrorizava o governante e, portanto, para evitar qualquer tipo de ameaça, os embates foram proibidos.
Vamos Conhecer os Tipos de Gladiadores
Havia cerca de oito tipos de gladiadores e, embora nem todos tenham sido “decifrados”, podemos ter um ideia do papel de cada um deles.
Os Samnitas
Havia os Samnitas, que era o tipo mais antigo de gladiador, eles foram batizados assim porque utilizam os equipamentos deixados para trás pelos guerreiros Samnitas (inimigos de Roma nos primórdios da república). Eles usavam um escudo retangular, uma espada curta (gládio) e um elmo decorado com penas: é, sem dúvida, a imagem que a maioria das pessoas tem em mente quando falamos do assunto. Mas, no governo de Augustus, eles foram banidos, pois ofenderiam os cidadãos samnitas que passaram a ser aliados.
Os Trácios
Há também os Trácios, guerreiros vindos de Trácia que utilizavam um escudo quadrado, uma proteção no braço direito e empunhavam uma espada curva. Seu elmo era peculiar, pois possuía uma crina inclinada para frente e, na ponta, tinha esculpida uma cabeça de grifo ornado com penas.
Os Hoplomachus
Os Hoplomachus era um dos estilos mais difíceis de identificar: parecido com o trácio, usava também proteção nas pernas e um maravilhoso elmo ornado, a diferença entre eles era uma espada reta e um pequeno escudo redondo.
Os Retiarius
Os Retiarius eram os gladiadores mais reconhecíveis ao serem avistados: utilizava um tridente e uma rede, só! A rede era usada para imobilizar o oponente e o tridente, obviamente, para ataca-lo. Outra característica marcante era o uso do galerus, que nada mais era do que uma placa de bronze usada no ombro esquerdo para se proteger enquanto atacava.
O Secutor
O Secutor também era chamado de Contraretiarius e utilizava uma espada reta e um elmo pequeno e redondo, simples, sem adornos, para evitar que ficasse preso na rede do Retiarius. Sua característica de luta era ir para cima do oponente e combater bem de perto, rodeando o inimigo com agilidade e, assim, facilitando o próprio ataque.
O Murmillo
O Murmillo recebeu esse nome por causa de um peixe, o murma, esculpido em seu elmo, era facilmente reconhecido pelas aberturas na frente e pela crina reta na parte superior. Ele lutava contra Trácios e Hoplomachos, e com o peito exposto. Empunhava uma gládio, e usava um escudo retangular, grande e pesado.
O Provocator
O Provocator é um dos gladiadores do qual menos se há informação precisa. Dizem que eles utilizavam uma proteção até metade da perna, um elmo com visor, simples e sem crina, além de um escudo retangular. Só lutavam entre gladiadores do mesmo estilo.
Os Eques
E, por último, mas não menos importante, temos os Eques, que eram peculiares porque lutavam montados em cavalos. Empunhavam uma espada curta, ou uma lança, e um escudo redondo pequeno, com uma túnica de metal como vestimenta. Lutavam muito contra outros Eques e simulavam batalhas de cavalaria.
Curiosidades
Reza a lenda de que o gesto de “negativo”, com o polegar para baixo, veio desse período! O Pollice verso ou Verso Pollice é uma expressão latina para “polegar para baixo” e era utilizado na Roma antiga para confirmar a derrota de um gladiador e, o fim desse gladiador derrotado, era a morte com um golpe na jugular. Na verdade há várias controvérsias sobre a história do gesto, pois alguns historiadores insistem de que o gesto já existia há tempos, enquanto outros defendem a teoria de que foi criado naquele período.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como Planejar uma Viagem para a Itália com Crianças!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Escola de Gladiadores em Roma – Brincar de gladiador é muito legal! Você vai ser transportado para tempos remotos, onde tudo era talvez mais fácil, talvez mais difícil, mas sem dúvida, muito interessante!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!