Vamos conhecer a Roma Barroca?
Olá queridos leitores! Espero que vocês estejam bem! Hoje vou listar para vocês as principais atrações da famosa Roma Barroca. Vamos ao nosso Post do dia? Vamos conhecer a Roma Barroca? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Barroco é um termo usado pelos historiadores para definir um estilo que se desenvolveu na Itália e na Europa em meados do século XVII. A palavra “barroco” é derivada da junção do substantivo italiano “baroco” (usado pela escolástica medieval para denominar um tipo de racionalismo contraditório) e o adjetivo francês “baroque” (por sua vez proveniente do espanhol “barrueco” e do português “barroco”), indicando uma pérola não esférica, de forma irregular, usada assim com o significado de “bizarro”.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Vamos aprender um pouco mais sobre o barroco?
Dentre todas as características mais importantes do barroco, a excentricidade é a que mais se destaca – realmente seu termo reflete a perfeição de sua natureza. Este estilo se exprime através de sua extravagância, por ser incomum e fora do convencional.
Neste período surge uma vitalidade e uma nova noção de espaço, que ficaram evidentes principalmente na arquitetura: saem as linhas rígidas e entediantes típicas do Renascentismo para dar espaço à tendência curvilínea, ampliando o conceito de infinidade espacial com um efeito especial de claro-escuro.
As formas clássicas passam a ser interpretadas com grande vitalidade e fantasia, além disso, abre espaço para os efeitos de perspectiva – a decoração ganha uma importância primordial. O estilo Barroco nasceu por volta de 1600, depois do Renascentismo, e teve suas origens em Roma. Leia também: O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma e Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?
Conheça as Praças Romanas e seus Monumentos
As praças romanas foram as primeiras a serem influenciadas pelo estilo Barroco, é aqui que os artistas começaram a produzir as primeiras alterações. A praça barroca se tornou um instrumento de ideologia política ou de exaltação religiosa, como é o caso da Praça São Pedro em Roma.
A Roma cenográfica
Um passeio encantador no coração desta cidade barroca, explorando a Roma cenográfica, que leva a lugares que são símbolos da cidade e do mundo – como a Praça da Espanha (com a sua famosa escadaria, joia do barroco), a Praça Navona, a Fonte de Trevi (demonstração monumental do aqueduto Água Virgem), o Panteão (templo romano dedicado a todas as divindades, transformado em igreja), ou seja, obras-primas únicas no mundo.
1) Roma Barroca: FONTE DE TREVI
Vamos começar pela Fonte de Trevi, provavelmente a mais famosa e espetacular entre as inúmeras fontes de Roma. A fonte do século XVIII, projetada por Nicolò Salvi, é uma junção do classicismo e do barroco, na lateral do Palácio Poli. O tema da escultura é o mar.
O destaque da cenografia é a carruagem, em formato de concha, sobre a qual está colocada a grande estátua de Oceano, de Pietro Bracci. Na fonte, a escultura e a arquitetura barroca interpõem entre si e se fundem perfeitamente, formando um fascinante espetáculo de águas.
Uma tradição famosa diz que dá sorte lançar uma moeda na fonte de costas, garantindo o retorno à cidade. As moedas, recolhidas diariamente, são destinadas às obras de caridade da Prefeitura de Roma. Saiba tudo sobre a Fonte de Trevi aqui!
2) Roma Barroca: PRAÇA DA ROTONDA (PANTEÃO)
Depois vamos seguir caminhando para a Praça da Rotonda, onde está a estrutura cilíndrica do Panteão, outra obra-prima barroca, caracterizada pela fachada do século XVIII dos edifícios que, em parte, lembram o pórtico construído na antiguidade em frente ao templo.
No centro da praça está a fonte projetada por Giacomo della Porta (pupilo de Michelangelo) e esculpida por Leonardo Soriani (1575). No lado esquerdo da praça está o Panteão, um dos monumentos romanos mais famosos pelo estado de conservação, pela grandiosidade e também pela sabedoria arquitetônica – além de sua singular tipologia representada pela estrutura redonda com a cúpula termal e o tradicional pronau no tímpano. Saiba tudo sobre o Panteão aqui!
3) Roma Barroca: PRAÇA NAVONA
Continuando nosso passeio pela Roma Barroca vamos passar por uma das praças barrocas mais bonitas: a Praça Navona, que abriga obras-primas de dois gênios do Barroco romano – a Fonte dos Quatro Rios de Bernini e a igreja de Santa Inês de Borromini. Esta praça ocupa o lugar do antigo “Estádio de Domiciano” (o Circo Agonal) que conservou perfeitamente a forma retangular da arena.
A Praça Navona (junto com a Fonte dos Quatro Rios de Bernini, o grandioso Palácio Pamphili e a linda igreja de Santa Inês) representa a verdadeira essência do Barroco romano. Grande ponto de encontro, a Praça Navona sempre foi lotada de artistas de rua, pintores e turistas, mas também frequentadas pelos próprios romanos. Saiba tudo sobre a Praça Navona aqui!
Um pouco mais sobre a Praça Navona
Quando visitar o centro de Roma, você não pode deixar de atravessar esta praça! Não sei se é verdade o ditado de que “todas as ruas levam a Roma”, mas com certeza todas as ruas de Roma levam à Praça Navona. Realmente, há vários acessos para esta praça e não é a toa, considerando a importância que a praça teve na história da cidade. As praças romanas foram as primeiras a serem influenciadas pelo estilo Barroco, é aqui que os artistas começaram a produzir as primeiras alterações. Leia também: Como se locomover em Roma?
4) Roma Barroca: PRAÇA ESPANHA
Como não visitar esta outra obra-prima barroca? Vamos a Praça da Espanha, com sua escadaria em frente à Igreja Santíssima Trindade dos Montes, a Fonte da Barcaça, o memorial dos poetas ingleses Keats e Shelley e muito mais – é sem dúvidas uma das praças mais bonitas e famosas de Roma. A praça é o centro cultural e turístico da cidade do Papa, atraindo artistas e letrados. Ela praticamente manteve as características dos séculos XVII e XVIII (mesmo com as construções dos séculos XIX e XX), apresentada em formato de “borboleta”, com dois triângulos tendo o vértice em comum. Saiba aqui como ver o Papa em Roma?
Um pouco mais sobre a Praça Espanha
No centro da praça e aos pés da escadaria, foi construída em memória da enchente do Tibre de 1598, a Fonte da Barcaça. Em 1629, o Papa Urbano VIII encarregou Pietro Bernini (com a assistência de seu filho, Gian Lorenzo) de fazer a fonte, que representa uma barca simétrica e ligeiramente abaixo do nível do chão – invenção para esconder o problema técnico da baixa pressão de água. Saiba tudo sobre a Praça da Espanha aqui!
5) Roma Barroca: PALÁCIO BARBERINI
Depois de conhecer a Piazza Spagna vamos caminhar até o Palácio Barberini. O Palácio Barberini é um dos palácios mais antigos e mais bonitos de Roma, a construção deste palácio teve início em 1625, modificando e ampliando o palácio anterior da Família Sforza. A modificação foi mandada pelo Papa Urbano VII, Matteo Barberini, sob o projeto de Carlo Maderno. O Palácio Barberini foi projetado com uma planta arquitetônica em H e um grande átrio que se estende até a entrada do pátio.
As grandes dimensões do edifício, a grandiosidade das salas, a pompa da decoração e a presença de mobílias importantes até hoje fazem do Palácio Barberini um dos monumentos barrocos mais significativos e majestosos e desde 1949 (data da compra por parte da Prefeitura) é a sede da Galeria Nacional de Arte Antiga de Roma.
Os Mestres Bernini e Borromini
Dos dois grandes mestres (Bernini e Borromini) é possível apreciar os projetos arquitetônicos no Palácio Quirinal, onde se encontram as Igrejas de Santo André do Quirinal (de Bernini) e de São Carlos nas Quatro Fontes (de Borromini), uma do lado da outra. Além disso, claro, a Basílica de São Pedro, com a colunata de Gian Lorenzo, mas também em seu interior, onde o artista colocou o famosíssimo Baldaquino, em que as colunas em espiral são um nítido exemplo de arte barroca, a Catedral de São Pedro e os monumentos fúnebres papais.
6) Roma Barroca: PRAÇA SÃO PEDRO
Do Palácio Barberini vamos para a Praça São Pedro, a partir do palácio você poderá ir caminhando até o Vaticano (3,2 km) ou poderá pegar o metrô na Estação Berberini (pertinho do palácio) e desembarcar na Estação Ottaviano, que está a aproximadamente 950 metros de distância.
Um poucos sobre a Praça São Pedro
A Praça São Pedro é outro exemplo de praça feita em estilo barroco, um projeto conduzido por Gian Lorenzo Bernini entre 1657 e 1667. O espaço foi separado por uma praça oval com dois braços oblíquos. A praça é cercada por imponentes colunas dispostas em várias fileiras. O projeto previa também a construção de um terceiro braço, mas nunca foi construído.
Nem todas as palavras deste mundo bastariam para descrever a incrível emoção que se sente ao atravessar a Praça São Pedro. Claro, tecnicamente estamos no território do Vaticano, mas não importa… Para admirar esta obra-prima projetada por Bernini, é preciso vir a Roma. Além disso, a Praça São Pedro é com certeza universal, e com suas grandes colunatas abraça todos os fiéis do mundo. Saiba tudo sobre a Basílica São Pedro aqui!
Um pouco mais da História do Barroco…
O Barroco em Roma se desenvolveu por volta da década de 30 do século XVII e em pouco tempo se tornou o estilo preferido da Igreja Católica e das monarquias, que sentiam a necessidade de construir igrejas barrocas, mosteiros e palácios luxuosos. Mais tarde, este estilo se tornou fonte de inspiração para outros artistas como Correggio, Caravaggio, Federico Barocci e, em alguns aspectos, também para Michelangelo Buonarroti. De forma particular, Roma chamou os maiores artistas da época para renovar o centro da cidade. Aconselho esse passeio pelas praças da Roma Barroca, clique aqui para saber mais!
O primeiro promotor do novo estilo artístico foi o Papa Urbano VIII, que queria renovar a cidade, trazendo a ela um grande prestígio. Em 1585, o Papa Sisto V começou a trabalhar na transformação urbana de Roma e Domenico Fontana ficou encarregado de ligar os edifícios religiosos mais importantes da cidade através das ruas principais. Seguindo a linha barroca, os focos da cidade (praças, ruas e monumentos históricos) foram realçados com abóbodas altas e antigos obeliscos egípcios. É impossível caminhar pelo centro de Roma sem trombar com alguma dessas obras-primas da arte barroca.
Como Chegar a Roma?
Vou detalhar algumas opções para você chegar a Roma.
1) Como chegar a Roma? DE AVIÃO
Ambos os aeroportos de Roma (Ciampino e Fiumicino), pelo fato de estarem na periferia, permitem um bom acesso ao centro da cidade e às divisas.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
2) Como chegar a Roma? DE TREM
A Estação Central Termini é ponto de partida e chegada de quase todos os trens provenientes da Itália e do exterior. Inclusive se você pegar o trem no Aeroporto de Fiumicino desembarcará aqui em Termini e poderá se locomover facilmente pela cidade com o metrô ou com o táxi.
Você sabia?
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia também o post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo o Bairro Trastevere!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer a Roma Barroca? A esta altura podemos dizer que o passeio na Roma Barroca terminou. Um passeio que nos levou a descobrir mais sobre os lugares do Barroco em Roma e nos permitiu conhecer as praças mais elegantes, as “salas da cidade”, em uma época em que se pode facilmente resumir a “briga” entre dois grandes arquitetos do Barroco do século XVII: Gian Lorenzo Bernini e Francesco Borromini.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
” Viajando pela Itália” é perfeito, principalmente para quem vai à Itália pela primeira vez! A Ana Patrícia então é maravilhosa! Vamos viajar em Setembro e já nos sentimos bem mais tranquilos com seus Posts!
Ana que delicia a tua msg!! Obrigada pelo carinho!! 🙂