Scala dei Turchi: uma beleza natural única na Sicília

A Scala dei Turchi é uma falésia na província de Agrigento, Sicília. De uma beleza única, é um dos pontos turísticos mais visitados da região e encanta nossos olhos sem esforço nenhum. Hoje iremos conhecer melhor a belíssima Scala dei Turchi.

0 71

Scala dei Turchi: uma beleza natural única na Sicília.

A Sicília é uma região no sul da Itália riquíssima em história e belezas naturais esplêndidas. Por sua posição privilegiada, a região serviu como porta de entrada para diversos povos. Vários deles que passaram por ali, deixaram suas heranças culturais de valor inestimável, inclusive no nome de algumas localidades. Uma delas é a encantadora Scala dei Turchi, na província de Agrigento. Vamos saber mais? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

No prestigiado Vale dos Templos, na província de Agrigento, na Sicília, encontramos uma falésia de milhares de anos. Estamos falando da magnífica Scala dei Turchi (“Escada dos Turcos”, em tradução livre). A Scala dei Turchi é uma das zonas mais procuradas por turistas que visitam a região siciliana. A imensa falésia se apresenta com uma forma ondulada e irregular, e linhas claras que delineiam uma beleza única. A cor da rocha é o que mais encanta: com um branco puro, tem essa cor por conta dos minerais presentes ali. Segundo diversos estudos de geólogos, a Scala dei Turchi é constituído quase inteiramente de marga, que é uma rocha sedimentar argilosa e calcária. Que tal um tour De Catania: Vale dos Templos e Degraus Turcos? Clique aqui para saber mais!

Um pouco de história…

Scala dei Turchi recebeu esse nome por conta dos piratas sarracenos, erroneamente chamados de turcos pelos locais da antiguidade. Em 1500 eles costumavam desembarcar na formação rochosa para saquear as aldeias costeiras. Como a grande parede rochosa se parece com uma escadaria, isso facilitava o desembarque do mar e a escalada para a costa, além de tudo era um local pouco procurado, ou seja, não tinha segurança e, por isso, os piratas entravam na região por ali. A Scala dei Turchi fica, exatamente, em Realmonte, na província de Agrigento e também é conhecida como Punta Maiata.

O local também serviu de cenário para muitas produções cinematográficas. Uma vez ali fica fácil de entender o motivo. Alguns filmes importantes que apresentam imagens deste lugar maravilhoso são: Malèna, Inspetor Montalbano, In Guerra per Amore e Arritmìa. Leia também: quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

Dica de ouro:

O que ver em Realmonte, em Scala dei Turchi?

Como dissemos a Scala dei Turchi fica em Realmonte, província de Agrigento e, uma vez ali, você pode fazer um pequeno tour pela cidade. O nome de Realmonte vem do latim medieval “Mons Regalis”, e quer dizer Montanha do Rei. A primeira aldeia foi fundada aqui no século XVII e, em 1681, a pedido do nobre senhor feudal Don Domenico Monreale, ele pediu que fosse construída uma pequena cidade a alguns quilômetros da costa, como forma de proteção. Entre os séculos XVIII e XIX a aldeia passou pelas mãos da nobre família Alimena, duques de Castrofilippo, que também tomaram conta do desenvolvimento econômico e artístico da cidadezinha. A cidade é charmosa e merece uma visita, sem dúvida. As belezas naturais são magníficas! As praias merecem destaque e os itinerários naturalistas e arqueológicos irão te encantar.

Curtindo Praia: Lido Rossello ou Punta Grande

Se quiser passar o dia na praia, não deixe de ir para Lido Rossello ou Punta Grande. Aqui você encontrará pequenas enseadas perto de sugestivas falésias calcárias separadas umas das outras por promontórios esculpidos pelo vento, pelo tempo e pelo mar. Suas cores são únicas e impressionam até mesmo os mais exigentes turistas. A cor do mar também parece ter sido feita a mão: com seu azul-turquesa, o sol ilumina as águas e torna a paisagem de tirar o fôlego. Para quem gosta da prática do mergulho: as praias aqui são um prato cheio!

Visite a Torre di Monterosso e Sítio arqueológico da Villa Romana de “Durrueli”

Realmonte também nos apresenta lugares ricos em história e arqueologia como a Torre di Monterosso, que servia para avistar navios sarracenos e dar alerta de possíveis ataques. Outra atração belíssima é o Sítio arqueológico da Villa Romana de “Durrueli”.

Imperdível também é o Teatro Costabianca

Localizado no sopé da Baía de Capo Rossello, foi construído no fim dos anos 80 e sua estrutura é feita inspirada nos teatros gregos e romanos, e se apresenta de uma forma majestosa. A acústica é impecável e, durante o verão, aqui acontecem diversos eventos culturais como shows e apresentações de teatro.

Conheça a Catedral de Sal

Não muito longe do centro histórico, encontramos a Catedral de Sal. No distrito de Scavuzzo, dentro de uma antiga mina de sal-gema encontramos essa incrível Catedral. A menos de 100 metros abaixo da superfície e a 30 metros abaixo do nível do mar, o local é único em seu gênero e chama muito a nossa atenção. A estrutura foi realizada pelos próprios mineiros que esculpiram a rocha salina e oferece lugares para até 800 pessoas! Aqui é celebrada a missa para Santa Bárbara, protetora dos mineiros, todo 4 de dezembro.

No interior da igreja você pode observar diversas obras-primas esculpidas nas paredes de sal. Uma das mais bonitas é a imagem da própria Santa Bárbara em baixo relevo; a imagem da Sagrada Família e de Jesus Crucificado também são divinas. Todas são esculpidas no sal, é impressionante! Na entrada podemos observar duas pias de água benta feitas de blocos de sal, além de outros elementos religiosos, sempre feitas em sal, como a cadeira do bispo, a mesa e uma cruz.


Como chegar a Realmonte?


1) Como chegar a Realmonte? DE CARRO

Para chegar a Realmonte, basta seguir as placas de sinalização. Caso queira ir direto para a Scala dei Turchi partindo do Vale dos Templos ou de Agrigento, basta seguir pel SS115 em direção a Porto Empedocle. Depois siga pela Via Nereo ao longo da costa com destino a Zona Lidi (2,4 km). Nessa Via você já poderá ver as placas com as indicações que os levarão até o estacionamento. Caso você venha de Trapani, Erice e Selinunte, siga pela SS115 até Realmonte e siga as indicações para Scala dei Turchi

Dica:
  • Para chegar à Scala dei Turchi, você precisa passar pelo restaurante “Lido Scala dei Turchi” e seguir o caminho que foi feito pelos proprietários do restaurante. Dali para a praia é rápido e se alcança seu destino em apenas 5 minutos de caminhada.
Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante Saber
  • Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional, O.K. ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?
  • Além disso, é importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (centros históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR, e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a esses lugares para não tomar multas desnecessárias. Leia aqui sobre as ZTL (Zona de Tráfego Limitado). De qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.
  • Quem dirige não pode beber, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!

2) Como chegar a Realmonte? COM TRANSPORTE PÚBLICO

Para quem preferir chegar até lá utilizando o transporte público, basta pegar um ônibus turístico no Vale dos Templos que te leva direto para a Scala dei Turchi. Se você sair da estação rodoviária de Agrigento, os ônibus saem diariamente e também fazem paradas na Scala dei Turchi.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba quanto tempo você precisa para visitar a Sicília!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Scala dei Turchi: uma beleza natural única na Sicília! A Scala dei Turchi é um lugar único em seu gênero! Sua beleza é impressionante e, tenha certeza, você vai se apaixonar!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!