O que fazer em Verona em um dia?
Verona é famosa, principalmente, por sua belíssima Arena e pela Casa da Julieta, mas a cidade oferece uma gama enorme de atrações, locais históricos, culturais e apresenta uma arquitetura que encanta. Verona é uma cidade que nos pede “calma” para visitá-la de forma aprofundada, mas é possível ver o suprassumo em apenas um dia. Vamos lá?! Vamos saber o que fazer em Verona em um dia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Verona é uma obra de arte italiana em forma de cidade. É um lugar cheio de beleza, encantos, locais históricos e nos oferece uma verdadeira aula cultural. Dizem que Verona foi fundada pelos Celtas e, mais tarde, se tornou colônia romana, batizada de Augusta.
Após ter sido capital do ducato durante o Reino Lombardo, Verona se tornou colônia de monges beneditinos. Foi sede de uma das escolas de arte mais importantes da Europa e formou Paolo Veronese. Que tal um tour em Verona de 3 horas e passeio panorâmico de bicicleta.
A cidade também foi cenário das Páscoas Veronesas, quando aconteceu a matança dos franceses. Em 1866 a cidade foi incorporada ao Reino da Itália e, graças a sua especial estrutura, Verona acabou se tornando Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Sua expansão, por mais de dois mil anos, destacou Verona como uma cidade excepcional em termos históricos e culturais em várias etapas da história europeia. Foi em Verona também que Shakespeare encontrou inspiração para a icônica história de Romeu e Julieta, no centro da cidade fica a Casa de Julieta, que atraia e encanta milhares de turistas todos os anos. Shakespeare também baseou outra importante história na cidade: A Megera Domada.
Que tal uma Excursão a pé guiada de 3 horas em Verona? Clique aqui para saber mais! Ou Que tal 3 horas de passeio panorâmico de bicicleta? Clique aqui para saber mais!
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) Visite a Pizza BrÁ e a Arena de Verona
Para começar o rápido passeio de um dia em Verona, comece pela Piazza Brá. É uma das Praças mais famosas da Itália e é onde fica a impressionante Arena de Verona, um anfiteatro romano em excelente estado de conversação e na ativa até hoje. É aqui onde acontecem os melhores e maiores shows da cidade, de estrelas nacionais e internacionais. Aqui também você pode ver o belo Palazzo della Gran Guardia.
2) Visite a Piazza delle Erbe
Seguindo o passeio, siga para outra icônica Praça veronesa, a Piazza Delle Erbe. Na continuação da Via Mazzini, é possível observar toda a riqueza arquitetônica dessa cidade única! Na Praça você pode começar a ver o Centro Histórico de Verona. Destaca-se também uma torre com 84 metros de altura: a Torre Dei Lamberti.
Não deixe de subir no alto: a vista é de impressionar! Do lado esquerdo, ainda na Piazza dele Erbe, é possível ver também as Casas Mazzanti, coloridas e cheias de charme. Por causa de suas cores, eram chamadas de urbs picta, ou seja, cidade pintada.
Palazzo Maffei e a Catedral de Santa Maria Matricolare
O elegante Palazzo Maffei se apresenta em toda sua glória na mesma praça, em estilo barroco, é uma construção belíssima e com detalhes que atraem nossos olhos mesmo sem querer. Não deixe de visitar também o Duomo da cidade, a Catedral de Santa Maria Matricolare.
Casa dei Mercanti, Fontana Madonna Verona e a Casa de Julieta
Ainda por ali, você encontra a Casa dei Mercanti, outra construção encantadora. Bem no centro da Piazza Delle Erbe, você encontra uma incrível fonte, a Fontana Madonna Verona, que enfeita a praça e dá um toque bem especial ao local. Chegamos, finalmente, na Casa da Julieta. Apesar de muitos acharem que a história é totalmente fictícia, alguns se espantam ao saber que, de fato, as famílias Montecchi e Capuleti.
Na casa da Julieta é possível ver o maravilhoso terraço de onde ela fazia e recebia juras de amor de seu amado Romeu. Ali, há uma estátua de Julieta e, reza a lenda, de que se uma pessoa tocar o seio direito da estátua ela encontrará seu amor, se a pessoa já for comprometida, dizem que a relação jamais chegará ao fim. Há também um muro ali perto onde você pode depositar suas ‘cartas de amor’ com pedidos relacionados ao coração.
3) Visite a Piazza dei Signori
Saindo da casa de Julieta, siga para a Piazza Dei Signori, passando pelo magnífico Arco della Costa, um exemplar arquitetônico de uma beleza única que data do século XVII. Dizem que, quando uma pessoa completamente pura e sem nenhuma maldade no coração passar debaixo dele, o arco cairá completamente! Nunca caiur (rsrsrs).
Arco Scaligere e a Casa de Romeu
Continuamos em direção ao Arco Scaligere. É, na verdade, um “mini cemitério”. É aqui que estão enterrados membros importantes da Família Scala. Os monumentos fúnebres são de uma beleza única e encanta de fato. Ali ao lado fica a Casa de Romeu, um elegante palácio com um pátio enorme e com muitos detalhes, principalmente nas janelas, em estilos góticos, românicos e renascentistas que chamam nossa atenção.
4) Visite Castelvecchio e a Ponte Scagliero
Saindo da Casa de Romeu seguimos para o Castelvecchio, que é um dos pontos mais bonitos da cidade. Ali perto também podemos ver a emblemática Ponte Scaligero, cheia de detalhes e muito atrativa. De uma beleza única ao cair da noite. Dali, retornamos ao ponto de partida, Piazza Brá, e retornamos ao nosso local de partida.
Dica para um Almoço em Verona
Para uma parada estratégica para almoçar, ótima opção é a Trattoria Pane e Vino. Com pratos típicos em um ambiente agradabilíssimo, o local está super bem localizado e, saindo dali, é possível continuar o passeio sem maiores problemas! O carro chefe da casa é o Risotto di Amarone, um vinho típico Veronese. É possível, inclusive, comprar garrafas de vinho feitas por eles mesmos e com preços excelentes! Vale a pena!
- Endereço: Na Via Giuseppe Garibaldi, 16/A.
- Horários: Almoço das 12h40 às 13h30 a cozinha fecha às 14h. Jantar das 19h30 às 21h30 a cozinha fecha às 22h. Fechado: terça-feira o dia todo e quarta-feira à hora do almoço.
- Conheça também nossa seção sobre Alimentação na Itália!
Um pouco da história de Verona…
Verona se tornou uma colônia romana em 89 a.C. e já era considerada uma cidade importante. Hoje ainda podemos ver vestígios deste período glorioso, incluindo o anfiteatro romano. Sem contar que a cidade é rica em igrejas no estilo românico, em sua grande parte dos séculos XI e XII. Verona também foi um importante centro cultural na Renascença sob o domínio da poderosa família Della Scala.
Os principais arquitetos da cidade, entre os séculos XV e XVI, foram Fra Giocondo e Michele Sanmicheli, que são os responsáveis por alguns dos edifícios mais esplêndidos e, também, pelas muralhas da cidade.
É bom lembrar que, ao longo do tempo, Verona foi uma cidade dominada por diversos povos, como os lombardos – por cerca de dois séculos – e depois pelos carolíngios, quando Carlos Magno assumiu o poder atribuindo a cidade de Verona a seu filho Pipino. Verona foi também sede papal, durante cinco anos, quando o Papa Lúcio estabeleceu a cúria na cidade em 1181, até sua morte quatro anos depois. Hoje o corpo do Papa Lúcio está na belíssima Catedral.
Que tal fazer um ensaio fotográfico neste cenário incrível? Fale com a Katia! Marque seu horário e eternize suas lembranças nesse lugar icônico!
Ou que tal uma acompanhante turística em Verona? Descubra Verona com a Raphaela Vago! Tenho certeza será que um passeio inesquecível!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e faça comigo um passeio de bike perto de Verona!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quanto mais tempo em Verona, melhor! Em sua maior parte plana, a cidade é convidativa para caminhadas calmas e tranquilas; mas não se preocupe se o tempo é curto! Ao longo de nosso itinerário é possível ver, mesmo que rapidamente, outros pontos veroneses de grande beleza! Se não tiver muito tempo ou se preferir fazer uma refeição mais rápida, fique tranquilo: ao longo de nosso itinerário há diversos bares que oferecem boas opções de lanches e quitutes deliciosos!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!