Cinco atrações imperdíveis em Verona

Na metade do caminho entre Milão e Veneza encontramos essa joia chamada Verona. Preparamos para vocês uma lista com cinco atrações imperdíveis desse lugar tão especial.

0 492

Cinco atrações imperdíveis em Verona

Verona é uma cidade com pouco mais de 255 mil habitantes que encanta! Com pontos turísticos famosos, Verona conquista até mesmo os turistas mais exigentes. Hoje vamos saber quais são os cinco pontos imperdíveis de Verona. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo com algumas atrações em Verona

(Fonte: Very Nice Travel)


Nossa Introdução

Entre Milão e Veneza, encontramos a preciosa Verona! Verona é uma das cidades turísticas mais populares da Itália e parte de sua fama se dá por sua herança artística, arquitetônica, musical e literária. Verona fica bem na ‘curva S’ do Adige, que vem dos Alpes e seu centro histórico, onde se concentra a maior parte das atrações, está ligado à margem esquerda através de dez pontes. Não é difícil que Verona tenha seu brilho um pouco ofuscado pela vizinha famosa, Veneza, mas sabendo a cidade consegue te fascinar em pouco tempo!

Suas principais atrações…

Quando falamos de literatura, quem não conhece a história de Romeu e Julieta? Pois bem, é aqui que fica a casa onde Julieta sonhava com as palavras poéticas de Shakespeare. Outro importante ponto de Verona é sua Arena, que recebe os maiores e melhores nomes da música nacional e internacional. A cidade foi indicada pela UNESCO como Patrimônio Mundial devido a sua única estrutura e arquitetura. Como podemos notar, antes mesmo de fazer nossa pequena lista, Verona já se exibe de maneira charmosa, em poucas linhas. Vamos saber quais são as cinco atrações imperdíveis de Verona? Vem comigo!!!! Que tal uma Excursão a pé guiada de 3 horas em Verona? Clique aqui para saber mais! ou Que tal 3 horas de passeio panorâmico de bicicleta? Clique aqui para saber mais!

1) Cinco atrações imperdíveis em Verona: A CASA DE JULIETA

Para os românticos de plantão, visita imperdível é ir até a Casa de Julieta. A tragédia de Romeu e Julieta narrada pelo brilhante Shakespeare é conhecida em todo o mundo, e Verona, a cidade onde a trágica história de amor aconteceu, é o seu emblema. Embora a história nunca tenha sido confirmada de fato, historiadores contam que o romance entre Romeu e Julieta se passa em 1303.

A origem da história de Romeu e Julieta….

A origem literária da história dos dois amantes, porém, remonta a 1531, quando o capitão vicentino Luigi Da Porto, a narrou como uma ‘história romanceada entre dois nobres amantes com sua lamentável morte já ocorrida na época de Bartolomeo della Scala’; uma obra prolixa, mas já contendo todos os elementos principais que seriam narrados e imortalizados por Shakespeare. A novela de Da Porto logo foi revivida em um poema atribuído a Gerardo Boldiero e em 1554 aparece em uma obra de Matteo Bandello. A história não demorou a ganhar fama em toda a Europa, com versões escritas por nomes como Arthur Brooke, em 1562; William Painter, em 1569 e pelo espanhol Felix Lope de Veja, em 1590.

A versão de William Shakespeare

Em 1596 foi a vez de William Shakespeare apresentar sua versão de uma das histórias mais famosas do mundo! Shakespeare nos presenteia com uma trágica, mas sensível, romântica e bela história, escrita de maneira delicada e imponente e nos fala da tragédia de Verona. Ele consegue dar à história dos dois amantes uma relevância eterna e a torna um ícone do imaginário coletivo.

O que se sabe das famílias envolvidas?

Sabe-se que, de fato, realmente elas existiram: os Montecchi e os Cappelletti, porém o sobrenome dessa última se tornou Capuletos na história Shakespeariana e, na realidade, a história de amor nunca foi confirmada e nem negada, ou seja, nunca saberemos se ela realmente aconteceu. Para visitar a casa paga-se 6 euros e lá você encontra a famigerada varanda e uma estátua da jovem Julieta (no pátio) toda feita em bronze: reza a lenda de que você acariciar o seio direito da jovem, seu amor será eternamente fiel à você. É solteiro? Sem problemas! Fazendo o mesmo gesto (ou deixando um bilhetinho para Julieta), dizem que você vai encontrar o amor de sua vida! Onde fica? Via Cappello, 23.

2) Cinco atrações imperdíveis em Verona: ARENA DE VERONA

Histórica! Essa é a palavra que melhor define a Arena de Verona. É, sem dúvida, o verdadeiro símbolo da cidade de Verona. Sua arquitetura e beleza impressionam e é um dos lugares mais visitados da cidade. Quando nos aproximamos das imponentes paredes externas, temos a impressão de ainda ouvir as vozes dos antigos romanos enquanto eles aclamavam os nomes de seus heróis.

Um pouco da história da Arena Verona

Foi erguida no século I d.C. sob o império de Augusto, e o anfiteatro recebia jogos, shows e tantas lutas de gladiadores. Essas lutas aconteciam no centro da arena, chamada de “harena” (daí o nome de Arena) e a presença de areia facilitava a abseroção do sangue dos combatentes, homens e animais. Os espetáculos eram violentos e sangrentos e atraiam multidões. Naquela época, a Arena ficava fora dos muros da cidade, distante do centro, hoje, faz parte do coração da cidade. Antes de entrar para visitar, pare para poder observar os blocos de calcário branco e rosa que ficam em seu exterior: todos vêm de Valpollicella, a prestigiosa área vinícola nos arredores de Verona. A Arena de Verona ocupa o terceiro lugar entre as maiores do mundo, perdendo somente para o Coliseu e para o Anfiteatro de Cápua, e tinha capacidade para 30 mil espectadores! O ingresso custa 8 euros.

Curiosidade:

  • Durante o restauro do anfiteatro de Verona, que aconteceu durante o reinado de Teodorico, rei dos Godos, muitas destas pedras e mármores foram utilizados também para a reestruturação de casas vizinhas; o material é visível até hoje em algumas construções próximas à Arena, cujas fachadas ainda hoje são visíveis. Onde fica? Piazza Bra (DICA: faça um passeio por aqui! Os arredores da Praça são lindos!)

Shows na Arena

O local mais clássico onde acontecem shows internacionais e nacionais é a famosa e belíssima Arena di Verona. Com uma estrutura fantástica, o lugar é um clássico italiano! Recebe também filarmônicas e espetáculos de dança, além de ser ponto turístico.

Dica

3) Cinco atrações imperdíveis em Verona: CASTELVECCHIO E A PONTE SCAGLIERO

Impossível falar de Verona e não citar o Castelvecchio como ponto imperdível! Foi erguido pelos Scaligeri entre 1354 e 1355 e é uma imponente e belíssima fortaleza defensiva, que derrotou a poderosa família Della Scala. Cruzando o rio logo vemos a incrível Ponte Scaligero, uma ponte sem trânsito do século XIV e que era uma das passarelas favoritas das famílias locais. A torre do castelo e suas muralhas apresentam vistas incríveis da ponte, da cidade e das colinas que cercam a cidade.

O interior do Castelo e o Museu

O interior do castelo foi completamente restaurado e transformado em um luminoso espaço de exposição através das mãos do arquiteto Carlo Scarpa. Scarpa conseguiu modernizar o espaço sem perder sua fantástica história, integridade e originalidade histórica do castelo. Aqui fica um excelente museu e as coleções do Museu Cívico de Arte (com mais de 30 salas de exposição) apresentam diversas obras magníficas, entre algumas das mais importantes podemos citar: a Sagrada Família, de Mantegna; o Menino com Fantoche, de Caroto; o Retrato Feminino, de Rubens; A Madonna della Quail, atribuída a Pisanello; San Girolamo Penitente, de Bellini entre tantas outras.

O Castelvecchio possui dois espaços distintos:

À direita você pode ver o pátio principal e o pátio de desfile; à esquerda o palácio propriamente dito, onde os senhores viviam em um pátio mais estreito e paredes duplas, para segurança. No centro, encontramos a alta Torre del Mastio que leva à Ponte Scaligero sull’Adige. A alguns metros do Corso Cavour você encontra o Arco dei Gavi, uma porta em forma de arco, em e pedra, do século I que cruzava uma estrada romana; uma ‘brincadeira’: procure os sulcos usados ​​pelas rodas da carruagem na pedra sob o arco: ainda estão lá e te levarão de volta a passado! Onde fica? Corso Castelvecchio 2 (fora de Corso Cavour).

4) Cinco atrações imperdíveis em Verona: ARCHE SCALIGERE

Imperdível em Verona, mas pouco conhecido por turistas brasileiros, são certamente os Arcos Scaligere, construído para a família Scaligeri, que representam um complexo funerário monumental construído em estilo gótico. Esse verdadeiro cemitério monumento existe há mais de setecentos anos e acolhe os restos mortais dos antigos senhores de Verona. Aqui descansam, por exemplo, os Príncipes da família Della Scala, com suas elaboradas esculturas equestres que se erguem em direção ao céu como em um torneio petrificado sem fim.

Um pouco mais sobre os Arcos…

Os Arcos são um dos locais mais impressionantes da cidade de Verona e ficam a poucos passos da maravilhosa Piazza Erbe. Externamente, o local é protegido por uma enorme cerca de pedra com um portão de ferro forjado do século XIV, formado por firmes anéis que circundam o símbolo heráldico da escadaria; é sustentado por colunas de mármore encimadas por estátuas e embora sejam as suspensas que mais atraem nosso olhar e curiosidade, o conjunto da obra é de uma beleza única!

A estrutura foi construída em 1277, para abrigar os restos mortais de Mastino I, capitão do povo e fundador da dinastia e, desde então, tornou-se símbolo e destino ‘final’ para os nobres que faziam a ‘passagem dos mundos’. Quando falamos dos Arcos, não falamos somente de seu valor histórico, mas, principalmente, de sua beleza arquitetônica. É considerado um dos melhores, mais lindos e maiores exemplos de arquitetura gótica do mundo. Onde fica? Via S. Maria Antica, 4.

5) Cinco atrações imperdíveis em Verona: MUSEU DOS AFRESCOS E O TÚMULO DE JULIETA

O Museu dos Afrescos de Verona é esplêndido! Além de poder ver a casa de Julieta, em Verona você também pode ver seu túmulo, em mármore vermelho, que fica no porão do antigo convento de San Francesco Corso; no porão também estão visíveis diversas ânforas de origem romana, que datam de cerca do século I d.C.. O museu preserva valiosos afrescos realizados entre os séculos X e XVI, recuperados de fachadas de edifícios religiosos de Verona.

O antigo convento, em seu interior, encanta até mesmo os olhos mais exigentes! Em uma rua lateral da Via del Pontiere, a poucas centenas de metros da Arena, você encontrar esse fantástico museu, que é dedicado a Giovanni Battista Cavalcaselle, historiador da arte que viveu entre 1819 e 1897 e que sempre fez questão de preservar o patrimônio artístico da cidade. O Museu foi inaugurado em 1973 e, em seu interior, preserva várias pinturas de artistas importantes dos séculos XVI e XVIII.

Um pouco da história

Durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja e o convento foram fortemente danificados pelos bombardeios, o que danificou muito de sua estrutura: em 1959, o campanário da igreja de San Francesco do século XV ruiu e em 1978 aconteceu o mesmo com a parte oriental do claustro. Os afrescos realizados entre os séculos X e XVI foram retirados cuidadosamente dos edifícios em ruínas, restaurados e expostos. Em Verona, o costume de pintar fachadas de casas e palácios com afrescos era tão comum que na época do Renascimento a cidade havia era conhecida também como Urbs Picta, que podemos traduzir como ‘cidade pintada’.

Os Afrescos…

Entre os muitos afrescos, merece destaque aqueles recuperados da gruta dos Santos Nazaro e Celso, uma das capelas mais antigas de Verona, no bairro Veronetta. Também são interessantes dois ciclos de afrescos recuperados de diversos palácios da cidade: os externos do palácio Fiorio della Seta e os do interno da Casa Guarienti.

No Museu dos Afrescos também há diversas esculturas do XIX, entre elas obras de Innocenzo Fraccaroli e Torquato della Torre, além de várias pinturas de artistas que viveram entre os séculos XVI e XVIII, como Domenico Morone, Francesco Caroto, Antonio Palma, Carlo Ridolfi, Pasquale Ottino, Clemente Bocciardo, Antonio Balestra, Louis Dorigny, Osvaldo Perini, Gianbettino Cignaroli e Antonio Pachera.  O pátio do Museu abriga material pétreo, arquitetônico e escultural, medieval e moderno. O ingresso custa 4 euros (4,50 euros caso compre online) e merece, muito, uma vista! Onde fica? Via Luigi da Porto, 5.


Mapa com as Cinco atrações imperdíveis em Verona

Cinco atrações imperdíveis em Verona
Fonte: Pixabay


Um pouco da história de Verona

Verona se tornou uma colônia romana em 89 a.C. e já era considerada uma cidade importante. Hoje ainda podemos ver vestígios deste período glorioso, incluindo o anfiteatro romano. Sem contar que a cidade é rica em igrejas no estilo românico, em sua grande parte dos séculos XI e XII. Verona também foi um importante centro cultural na Renascença sob o domínio da poderosa família Della Scala. Os principais arquitetos da cidade, entre os séculos XV e XVI, foram Fra Giocondo e Michele Sanmicheli, que são os responsáveis ​​por alguns dos edifícios mais esplêndidos e, também, pelas muralhas da cidade.

É bom lembrar que, ao longo do tempo, Verona foi uma cidade dominada por diversos povos, como os lombardos – por cerca de dois séculos – e depois pelos carolíngios, quando Carlos Magno assumiu o poder atribuindo a cidade de Verona a seu filho Pipino. Verona foi também sede papal, durante cinco anos, quando o Papa Lúcio estabeleceu a cúria na cidade em 1181, até sua morte quatro anos depois. Hoje o corpo do Papa Lúcio está na belíssima Catedral.


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Cinco atrações imperdíveis em Verona? Verona é uma cidade fantástica e seus pontos imperdíveis, evidentemente, superam cinco, porém ficaríamos anos falando sobre o que ver e fazer na cidade da nossa querida Julieta! Para saber mais sobre essa cidade tão impressionante, você pode ler nosso post O que fazer em Verona em um dia?

Está inseguro para Viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!