Onde beber cerveja artesanal em Roma?

Nos últimos anos, Roma se transformou numa capital cervejeira. Como temos muitos leitores amantes de uma cervejinha resolvemos preparar uma lista com 7 endereços de pubs e bares que servem cerveja artesanal em Roma.

0 330

Onde beber cerveja artesanal em Roma?

Queridos leitores hoje temos uma convidada especial para falar desse tema aqui no Blog Viajando para Itália. É com muito prazer que apresento nossa amiga Klécia Cassemiro. Pernambucana que mora no Rio de Janeiro, mas que decidiu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada por Roma e por cervejas, adora combinar essas duas paixões. Desde 2016, escreve para o blog Fui ser viajante (www.fuiserviajante.com.br) e espera qualquer dia desses colocar a mochila nas costas e sair para explorar o mundo sem data certa pra voltar. Então vamos ao nosso post: Onde beber cerveja artesanal em Roma?

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Nossa Introdução

Quando pensamos em Roma, imediatamente lembramos dos vinhos que vão acompanhar os famosos pratos de massa. Mas e se eu te disser que você pode ir além desse combo clássico? Saiba que sim, porque hoje você vai saber onde beber cerveja artesanal em Roma, pois preparamos uma lista muito especial com informações e dicas para você beber aquela cervejinha nos país da bota! Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Conheça nossa seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos!

Roma a Capital Cervejeira

Talvez você não saiba, mas nos últimos anos, Roma se transformou numa capital cervejeira, com muitas micro cervejarias artesanais e bares especializados na bebida lupulada (tanto de cervejarias italianas quanto de outras tantas importadas). Bares se espalharam pela cidade e uma das melhores atividades para os amantes de cerveja em Roma é andar pelas ruas cheias de história, procurando as portinhas onde se escondem os melhores bares de cerveja artesanal da cidade. Mas estamos aqui para te ajudar nessa missão.

Esse post vai te levar para uma experiência imersiva na cultura cervejeira de Roma. Prepare o brinde e vem comigo conhecer os 07 bares testados e aprovados onde você poderá beber cerveja artesanal na Cidade Eterna. Saiba mais sobre Roma clicando aqui!

1) Cerveja Artesanal em Roma? MA CHE SIETE VENUTE A FÀ

Traduzido ao pé da letra, o nome desse bar (quase) escondido em Trastevere seria algo como “mas o que você veio fazer?”. Deixa eu te falar logo de cara: encontrar um dos melhores bares de cerveja artesanal de toda a Roma! A portinha, de tão pequena, poderia facilmente passar despercebida aos olhos de um viajante que está passeando pelo charmoso e boêmio bairro de Trastevere. Mas vale a pena anotar o endereço e garantir que você vai procurar esse bar de Roma, porque a energia do bar Ma che siete venute a fà é daquelas que a gente vive uma vez para nunca mais esquecer.

Além da simpatia dos atendentes, o atrativo são os 16 bicos de cerveja plugados, com uma variedade de estilos cervejeiros – desde as lendárias cervejas lambic belgas até as IPA italianas, entre muitos outros. Diversidade, a gente vê por aqui. Sem dúvida, esse é um dos principais points de cerveja artesanal em Roma. Quando o dia vai acabando, o movimento dentro e na frente do bar vai aumentando, a ponto da rua ficar muito cheia de gente, cada um com seu copo na mão. O clima é de happy hour e a vibe é uma delícia. Pense que você vai estar bebendo como um local, no bar onde os romanos vão curtir um fim de tarde! Não dá pra ser melhor que isso!

Atenção

Porta adentro, não há muito espaço: o balcão e algumas poucas mesas ocupam o salão do bar. Na TV, esportes de todo tipo. No balcão, gente indo e vindo o tempo todo para reabastecer os copos. Não importa se você está dentro ou fora, o clima é tão bom que o Ma che siete venute a fà já virou nosso point cervejeiro favorito na cidade. Já virou tradição: toda vez que voltamos a Roma, temos que dar uma passadinha por lá. Onde? Via Benedetta, 25, Roma.

2) Cerveja Artesanal em Roma? BIR & FUD

Ainda na mesma rua do Trastevere, encontramos outra opção cervejeira que merece um brinde. O Bir & Fud oferece o combo infalível “pizza italiana” + “cerveja local”. Os ingredientes de cada pizza são selecionados para que o resultado final da pizza siga fielmente a tradição da pizza italiana. Pizza artesanal, cerveja artesanal – por aqui tudo é feito com muito carinho e cuidado no produto final. Saiba mais sobre Alimentação na Itália clicando aqui!

E para beber você pode aproveitar os 36 bicos de cerveja artesanal plugados, esperando por você. Como os dois bares são literalmente um ao lado do outro, dá pra organizar uma “mini-baratona” (risos) e provar as cervejas e os ambientes dos dois bares. Onde fica? Via Benedetta, 23, Roma.

3) Cerveja Artesanal em Roma? BAR BREWDOG

Já imaginou beber uma cerveja artesanal em frente ao Coliseu de Roma? Pois essa experiência é possível no bar da cervejaria escocesa Brewdog, que da varanda tem uma vista privilegiada para o maior ponto turístico de RomaA carta de cervejas plugadas fica disponível no Untappd, então você pode conferir se as opções te agradam antes mesmo de ir ao bar. Mas são tantas opções que duvido você não encontrar uma que queira provar.

As torneiras se dividem entre as cervejas da casa e convidadas, e a comida do bar também agrada bastante. O ambiente do bar é super descolado, com jogos, posters e cantinhos fotogênicos. Minha indicação para quem vai visitar o Brewdog Bar é sempre a mesma: não deixe de provar a Punk IPA da Brewdog, minha cerveja favorita dessa franquia de sucesso! Onde? Via delle Terme di Tito, 80, Roma.

4) Cerveja Artesanal em Roma? LA BIRRERIA NO EATALY ROMA

Além da pegada histórica, precisamos reconhecer que Roma é sobre boa comida e boa bebida. E aqui vai um lugar onde você pode experimentar algumas das melhores comidas e uma fantástica seleção de cervejas em Roma: o bar La Birreria no Eataly Roma. O Eataly é o shopping favorito dos amantes de comida em Roma. Ele já abriu algumas filiais pelo mundo, mas o Eataly de Roma continua sendo a meca dos amantes de comida e bebida.

O Eataly fica no bairro Ostiense, um tanto afastado do centro, mas vale demais a viagem até lá para quem quer realmente viver uma experiência gastronômica diferenciada. São vários restaurantes e bares no Eataly, para você se jogar de verdade entre os pestos e as pastas. Mas pra ficar ainda melhor, o brinde pode ser cervejeiro! Basta visitar o bar La Birreria com suas 14 cervejas plugadas e mais de 400 rótulos engarrafados para atualizar sua definição de paraíso na terra. Onde: Piazzale 12 Ottobre, Roma.

5) Cerveja Artesanal em Roma? OPEN BALADIN

Chegamos ao clássico dos clássicos, o bar da cervejaria mais famosa e badalada de Roma. O forte aqui são as cervejas italianas, então se você quer ter uma experiência intensa com a cultura cervejeira local, esse é o seu lugar. O Open Baladin conta com 40 rótulos italianíssimos plugados no balcão (próprios e convidados). Mas a lista segue com uma centena de outras cervejas italianas engarrafadas, esperando por você que está a fim de conhecer a produção das cervejarias locais.

Além desse cardápio cervejeiro de fazer inveja, a decoração do bar também é estrela por aqui. O Open Baladin é bem grande e cada espaço ganhou um tema próprio. Você vai adorar descobrir cada um deles – mas lembre de fazer a reserva com antecedência porque o lugar é muito, muito concorrido. Onde? Via degli Specchi, 6, Roma.

6) Cerveja Artesanal em Roma? BE.RE

Sabe aquele dia que você reservou para ir até o Vaticano? Pois até nesse roteiro eu tenho uma dica cervejeira para te dar. O Be.Re fica ali pertinho dos Museus do Vaticano e é uma ótima pedida para quem quer provar cervejas locais acompanhadas de uma pizza.

São 20 cervejas plugadas (italianas e de outros países da Europa), além de um cardápio de encher os olhos e uma decoração que vai te fazer esquecer a correria que existe da porta pra fora. Sente, relaxe e peça sua cerveja acompanhada de um Trapizzino, uma espécie de triângulo de pizza recheado com molhos tradicionais de Roma, e que ficou muito popular entre os romanos. Onde? Via Vespasiano, 2, Roma.

7) Cerveja Artesanal em Roma? BRASSERIE 4:20

Um pub especializado em cerveja artesanal, no coração da Porta Portese de Roma. O Brasserie 4:20 tem 20 torneiras cromadas colocadas num balcão de madeira, mais clássico impossível. No cardápio de giz escrito na parede, há cervejas da Itália e do mundo (e pelo menos uma novidade por dia!). O bar tem um terraço que fica muito disputado no verão. A cozinha é baseada na culinária americana, com muito hambúrguer e batata frita. Além das cervejas, o pub conta ainda com uma seleção de uísques escoceses e licores artesanais. Onde? Via Portuense 82, Roma.

Tre Fontane, a famosa cerveja de Roma

Tre Fontane: a cerveja que você precisa beber em Roma. Já que estamos falando de cerveja e Itália, preciso te dar uma dica de uma cerveja super rara e italianíssima: a Tre Fontane é a única cerveja trapista italiana (e uma das poucas certificadas do mundo).

Não sabe o que é trapista?

Deixa eu te explicar! Lá na Idade Média, nos monastérios que se espalharam pelo norte da Europa, os monges desenvolveram receitas de cerveja (para consumo próprio e para vender/trocar por produtos para o sustento da abadia). Como essa história de cerveja produzida por monges começou na abadia da la Trappe, esse tipo de cerveja ficou conhecida como “cerveja trapista”.

Autenticidade dos Produtos Trapistas

Hoje existe uma associação para garantir a autenticidade dos produtos trapistas, e pouco mais de 10 cervejarias no mundo recebem o selo de produção da cerveja trapista, mesmo tendo um monte de outras abadias fazendo cerveja na Europa. Isso porque as cervejas trapistas, para serem certificadas, precisam seguir algumas normas:

  • As cervejas precisam ser fabricadas pelos monges ou sob a supervisão dos monges;
  • A cerveja precisa ser produzida dentro dos muros da abadia;
  • A produção não deve gerar lucro. O dinheiro das vendas de uma cerveja trapista deve ser usado no sustento da abadia, e o que sobra deve ser doado para a caridade.

Visita a Cervejaria

A maioria dos mosteiros trapistas fica entre França e Bélgica. Mas na Itália existe uma cervejaria trapista, a Tre Fontane, uma abadia católica em Roma, que produz a única Birra Trappista Italiana. A visita à cervejaria é feita somente sob condições especiais, mas você pode aproveitar que está na Itália e procurar nas lojas e pubs uma garrafa da cerveja trapista Tripel Tre Fontane para experimentar. Como a produção é pequena, é muito difícil (ou muito caro) conseguir encontrar essa cerveja em outros lugares, então aproveite. Onde fica a abadia: Via di Acque Salvie, 1, Roma.

Opções de Bares e Pubs em Roma?

Não faltam opções de bares para beber cerveja artesanal em Roma. Aposto que você não imaginava que Roma tinha tantas opções bares e pubs especializados em cerveja artesanal. Aposto mais ainda que você não tinha ideia que havia tantas cervejarias em Roma! Mas agora que você já sabe, se joga! E se experimentar qualquer uma dessas dicas cervejeiras durante sua viagem, volta aqui nos comentários e conta pra gente!

Importante Saber

Ah, deixa eu avisar só mais uma coisa: em geral, não existe o conceito de “cerveja estupidamente gelada” na Europa. A cerveja é servida numa temperatura um pouco mais quente do que estamos acostumados aqui no Brasil. É uma questão de tempo até você se acostumar, e no começo é bem comum achar que a cerveja tá sendo servida quente. Mas não é isso, tá? É só uma diferença cultural na temperatura de serviço.

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Se paga para sentar para comer na Itália? O coperto! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Gostaram do post? Aqui no viajando para Itália tentamos ao máximo satisfazer as curiosidades e as dúvidas de nossos leitores, e hoje agradeço imensamente pela participação da nossa amiga Klécia Cassemiro por esse post com tanta informação e dicas para os nossos leitores.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!