Por que visitar a Capela Sistina?

A Capela Sistina é uma das obras mais fascinantes de arte da Alta Renascença, tanto por seu tamanho quanto pela qualidade de seus afrescos e de suas pinturas. Hoje vamos dar dicas e informações para você visitar esse lugar incrível!

0 4.798

Por que visitar a Capela Sistina?

A Capela Sistina está localizada na Cidade do Vaticano, à direita do Palácio do Vaticano, e é um dos maiores orgulhos da arte italiana. Ela ainda é consagrada como a capela papal e é uma das áreas incluídas na visita dos Museus do Vaticano. A Capela Sistina é uma das obras mais fascinantes de arte da Alta Renascença, tanto por seu tamanho quanto pela qualidade de seus afrescos e de suas pinturas. A Capela Sistina é dedicada a Maria da Assunção do Céu, e deve o seu nome a Sisto IV della Rovere. Mas por que visitar a Capela Sistina? Fique com a gente e confira aqui o melhor da Itália! Realize aqui a viagem dos seus sonhos! Leia também nosso post especial sobre os Detalhes da Capela Sistina e faça essa visita entendendo toda a história sobre a Capela!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Capela Sistina
Capela Sistina (Fonte: Flick)

Nossa Introdução

O Papa Sisto IV, logo após sua eleição, em 1471, começou uma grande obra de restauração na cidade de  Roma, que atingiu o seu auge, na reconstrução e decoração, com o Palácio Apostólico do Vaticano e com a “Capela Palatina”. Essa última, que foi nomeada em sua honra, a ‘Capela Sistina’, viria a ser a sede das cerimônias mais solenes do calendário católico, então precisava ser um lugar suntuoso, teria que mostrar ao mundo o enorme poder da corte papal. E assim foi constituída uma obra-prima universal, que se acumula em seus 40 metros de comprimento e 14 de largura, a história da origem da humanidade. Gostaria de conhecer a Roma Religiosa, então Clique Aqui!

1) Por que visitar a Capela Sistina? SOBRE A CAPELA

Se você quiser ficar boquiaberto, então você deve visitar esta obra-prima e admirar a grandeza de uma das obras mais surpreendentes de arte em Roma e em todo o mundo.

Seus Afrescos e Construção

É sabido que o afresco considerado o mais famoso da Capela Sistina é O Juízo Final, mas as maravilhas presentes na capela, não são só de Michelangelo, na verdade, existem muitos outros pintores importantes, como Botticelli, Ghirlandaio, que ajudaram a fazer essa magnífica Capela. Durante a construção da capela, entre 1475 e 1481, Sisto IV não teria imaginado que o local iria abrigar algumas das expressões mais impressionantes da arte renascentista, é conhecida em todo o mundo por ser o lugar onde ocorrem o Conclave e outras cerimônias oficiais feitas pelo Papa.

Capela Sistina
Capela Sistina (Fonte Flick)

Michelangelo

Mais tarde o Papa Júlio II, sempre da família Della Rovere, quis algo mais majestoso e solene para a capela, que era para ser o lugar onde se realizaria as várias liturgias pontifícias. Nas paredes da capela já tinha sido conseguido, através do trabalho de uma equipe de pintores da Toscana, liderados por Perugino, uma série de pinturas que contava a vida de Moisés (a história da salvação sob a Lei) e de Cristo (a história da salvação sob a Graça). Júlio II decidiu fazer os afrescos no teto sobre a história da salvação perante sob Lei e confiou à implantação dessa iniciativa ao gênio Michelangelo. Assim nasceu a obra-prima: o Juízo Final.

Outros Artistas

As outras paredes da Capela Sistina foram decoradas por outros artistas, como Sandro Botticelli, Piero di Cosimo, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino, Pinturicchio e Luca Signorelli.

2) Por que visitar a Capela Sistina?  INFORMAÇÕES ÚTEIS

A Capela Sistina está localizada dentro do caminho dos Museus do Vaticano, à direita da Basílica de São Pedro, no Palácio Apostólico, não é apenas uma obra de arte ou um destino turístico, mas aqui, ainda hoje, é realizado o Conclave para a eleição do Papa. Site Oficial Vaticano.

Horários

Os Museus do Vaticano e a Capela Sistina abrem às 09:30 da manhã e fecham às 18:00 horas. O limite de horário para a entrada é até às 16:00 horas. De qualquer maneira, é necessário deixar o local meia hora antes de seu fechamento. Domingo não abre, somente no último domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita.

Site para compra em Língua Portuguesa: Museu do Vaticano + Capela Sistina – Evite a Fila!

CLIQUE AQUI SEM COMPROMISSO!

Mapa museu vaticano

3) Por que visitar a Capela Sistina? COMO CHEGAR A CAPELA?

Aqueles que chegam a Roma para admirar a Capela Sistina, e muitas outras valiosas obras de arte, tem uma pergunta muito específica: como chegar ao Museu do Vaticano? Bem, para chegar aos Museus do Vaticano é simples: há alguns anos foi aberta uma estação de metrô ali perto, que é chamada de “Cipre – Museus do Vaticano”.  Da estação, você terá que caminhar por alguns minutos.

Até mesmo a Estação “Ottaviano – San Pietro”, sempre na linha A, fica nas proximidades, por isso, ambas, são boas alternativas para se chegar até lá. Ou pela Piazza del Risorgimento, onde há vários ônibus e terminais de ônibus elétricos, tais como 32, 19, 81, 982, 590, 23, 271. Falando de ônibus, chegar aos Museus do Vaticano também é possível através da linha 49, que para em frente a entrada. Conheça nossa Seção sobre Transportes na Itália!

Frase de Goethe

Eu gostaria de terminar com uma frase de Goethe, que, em poucas linhas, explica a imensidão da Capela Sistina. Só depois de ter observado e admirado seu trabalho, ele disse: Sem ter visto a Capela Sistina, você não pode ter ideia sobre apreciar o que um homem é capaz de conseguir. “

3) Por que visitar a Capela Sistina? CURIOSIDADES

  • A Capela Sistina tem as mesmas dimensões do templo de Salomão, conforme descrito no Antigo Testamento.
  • O primeiro conclave realizado na Capela Sistina do Palácio Apostólico foi o de 1492. A partir de 1870, tornou-se a sede de todos os conclaves.
  • Antes de Michelangelo fazer sua obra, Deus era geralmente representado como uma mão apontando através das nuvens. A Capela Sistina foi a primeira que ilustrou Deus com um corpo musculoso e um rosto emoldurado por uma longa barba branca, muito semelhante à figura do deus grego Júpiter.
  • O Juízo Final foi pintado de uma maneira que parece se ‘apoiar’ levemente no espectador em sua parte superior. Historiadores dizem que Michelangelo queria invocar o respeito pelo poder de Deus. Dizem também que, ao contrário dos outros afrescos da capela, as figuras dessa pintura específica, também teve a intenção de reforçar o respeito à Virgem Maria, que fica no centro, próxima a Cristo.
  • A figura central, a mais importante, é Cristo, porém, aqui, ele foi representado em uma figura jovem e atlética. Seu olhar é duro e ele se vira para a esquerda, onde estão os torturadores. Aqui, estamos diante da representação de um “Cristo desconhecido”, no qual a bondade e a misericórdia desapareceram e deram lugar a um Cristo inconformado e quase vingativo em relação às maldades no mundo.

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar online o bilhete do Museu Vaticano? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Caminhar por entre os corredores dos Museus do Vaticano, como você imaginou é um experiência única e incomparável e justamente por isso deve ser feita do melhor modo possível, se você quiser conhecer somente a Capela sistina, aconselho que faça o passeio sozinho, já se você gosta de arte ou se quer entender melhor a importância de algumas das obras raras que você encontrará no Museu aconselho que faça o passeio com uma guia em língua portuguesa que vai saber te explicar o melhor da história surpreendente e única desse museu!! E você não vai nunca poder esquecer!!

E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!