Quais livros ler antes de viajar para Itália?

A Itália é um país que inspira artistas de todos os gêneros. Presente em poemas, filmes e livros, o país é pano de fundo para muitas histórias, e todas as histórias que se passem aqui são envolventes e encantadoras. Confira nossa listinha de livros imperdíveis para ler antes de viajar...

0 1.274

Quais livros ler antes de viajar para Itália?

Gosta de ler? Então temos um post especial para você! Quais livros ler antes de viajar para Itália? São inúmeros os livros fantásticos que se passam na Itália e, confesso que foi um post bem difícil de fazer sem cometer nenhuma injustiça porque, se eu pudesse, listaria todos e mais um pouco! Então, hoje, apresentamos uma pequena lista com dicas de livros para você ler antes (ou depois) de viajar para Itália. Vamos saber mais? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Duas das coisas que eu mais gosto no mundo…

A Itália e livros! E, evidente, um país tão especial quanto esse, ilustra muitos livros e histórias cheias de encanto e beleza. E agora, finalmente, vamos à nossa lista de livros imperdíveis para ler antes (ou até mesmo depois) de viajar para a Itália. Leia também nosso post especial com dicas sobre filmes que se passam no cenário italiano! Clique aqui para saber mais!

1) Quais livros ler antes de viajar para Itália? A SÉRIE NAPOLITANA DE ELENA FERRANTE

Elena Ferrante escreveu quatro livros que fazem parte da Série Napolitana. Os livros abordam a amizade entre as mulheres e é de uma poesia que impressiona! Os títulos, “A amiga genial, “História do novo sobrenome, “História de quem foge e de quem fica e “História da menina Perdida”.

Um pouco mais sobre a série de Elena…

A história se passa em Nápoles, evidente, e conta a história da vida e da amizade de Elena e Rafaela, desde a infância até a vida adulta. Em um ambiente pós-guerra, numa vizinhança humilde, as duas criam uma amizade longe do clichê e a autora inclui, de forma espetacular, a inveja, a irmandade, a intriga e sororidade, tudo muito bem mesclado e dosado. Em tempo: a Netflix pretende tirar a história de Ferrante do papel e produzir uma série televisiva. Ainda não há informações sobre início da produção.

2) Quais livros ler antes de viajar para Itália? O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL

Clássico! Assim podemos definir um dos livros mais celebrados da literatura mundial: O Príncipe! Escrito em 1513, mas publicado somente em 1532, foi escrito de forma elegante, rebuscada, mas longe de ser um livro ‘difícil’. O que mais surpreende é que, por mais complexo que seja seu conteúdo, ele é escrito de maneira inteligente e clara e, surpreendentemente, a história, se adaptada aos dias de hoje, se encaixaria em diversas situações que, ainda, vivemos e abrange moralidade, ética, cultura, sociedade e, claro, política. O livro se passa em uma Itália fracassada (precisamente em Florença), logo após as invasões da Espanha e da França e se desenvolve de maneira surpreendente, nos levando a fazer longas e profundas reflexões.

3) Quais livros ler antes de viajar para Itália? O NOME DA ROSA DE UMBERTO ECO

E vamos de mais clássicos! O Nome da Rosa é um dos livros de leitura (quase) obrigatória! O livro, que também foi adaptado para o cinema, conta a história de um frei, no ano de 1327, que investiga heresias em um mosteiro franciscano italiano. O mistério de 7 mortes em 7 dias chama a atenção dele que, a partir dai, começa a ir atrás do que pode ter acontecido e quem seria o responsável pelas mortes em circunstâncias incomuns. Com um ‘cruel’ toque de humor, o livro é também uma crônica sobre a Idade Média. Fantástico!

4) Quais livros ler antes de viajar para Itália? A DIVINA COMÉDIA DE DANTE ALIGHIERI

Um livro provocador e ousado! Dante Alighieri, quando escreveu a Divina Comédia, não fazia ideia de que este se tornaria um dos clássicos literários mais respeitados, lidos e queridos do mundo! Dividido em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, o livro propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar; adota como meridiano a atual Jerusalém, que seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais altas e isso faz com que a Terra Santa abra o ‘Portal para o Inferno’.

Um pouco mais sobre o livro de Dante…

O Inferno, no Mar Morto, é onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório são ‘mostrados’ como segmentos dos círculos concêntricos que, juntos, são responsáveis pela mecânica celeste. Nesse momento, o genial Alighieri no traz em um poema alguns personagens bíblicos do Antigo e do Novo Testamento, costumeiramente encontrados no Inferno sendo que os personagens principais são o próprio autor, que faz uma jornada espiritual pelos três reinos. É, de fato, divino!

5) Quais livros ler antes de viajar para Itália? UM VERÃO NA ITÁLIA: AS IRMÃS DE SHAKESPEARE

Divertidíssimo! Leve, bem escrito e moderno! Carrie Elks escreveu Um verão na Itália de forma despretensiosa e conquistou leitores no mundo todo. Os livros reúnem as histórias de quatro irmãs, Cesca, Kitty, Lucy e Juliet, jovens mulheres que acabam encontrando o amor de forma inesperada e onde menos esperam. É, na verdade, uma série de quatro livros e o livro que se passa na Itália, evidente, é o volume um: Um verão na Itália. A autora foca na história de Cesca Shakespeare, que vai passar uma temporada numa vila italiana na beira do Lago de Como para poder fugir da rotina e tentar trabalhar em sua peça de teatro; lá ela encontra com seu ‘inimigo’ Sam Carlton, que é charmoso, elegante e belíssimo. A partir daí, o resto é história! Vale a pena a leitura!

6) Quais livros ler antes de viajar para Itália? BÔNUS: ROMEU E JULIETA DE WILLIAM SHAKESPEARE

Como falar de histórias que se passam na Itália sem citar o mestre dos mestres? O clássico dos clássicos: Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O livro conta a história de duas famílias rivais de Verona, mas mal sabem eles que, enquanto eles brigam por poder, seus filhos, Romeu e Julieta se apaixonam! Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam suas famílias e sonham com um amor impossível e com um futuro pleno, longe da briga familiar, porém, algo dá errado! O livro é a primeira das grandes tragédias de Shakespeare e foi escrito de uma maneira irretocável. O livro também já foi adaptado para o cinema diversas vezes, e inspirou diversas outras histórias.

Nota:

  • Importante lembrar que, quando adaptado, os livros geralmente perdem um pouco seus detalhes, especialmente os menores; isso porque o cinema/televisão têm seus próprios tempos e, para não tornar a atração muito longa, alguns detalhes são apresentados somente nos livros!

Um pouco sobre a história dos livros

Mas, vamos do início: você conhece a história dos livros? Bom, a forma como o ser humano se expressa começou há anos, cerca de 6 mil anos, quando surgiu os primeiros “arquétipos” de livros. O que conhecemos hoje é na verdade uma modernização do que era escrito por povos antigos como babilônicos, egípcios, gregos, sumérios, entre outros. Eles ‘escreviam’ seus ‘livros’ em placas de argila, cascas de árvore, pedra, madeira, barro, folhas de palmeiras, cavernas, onde pudessem. Nem sempre havia uma ‘história’, ou uma cronologia, porém era evidente de que uma mensagem queria ser registrada e passada adiante.

A impressão, como conhecemos na atualidade, nada mais é do que uma modernização de materiais como papiro, pergaminhos, códices, folhas de papel, e, hoje, livros eletrônicos.

Antigamente…

Antigamente, os livros, em sua maioria, eram livros religiosos – embora também pudéssemos encontrar livros sobre história, astronomia, literatura e filosofia (que eram ainda mais restritos), e na idade média eram ‘reservados’ somente para os nobres, ou seja, pouquíssimas pessoas tinham acesso a eles. Sem contar que a Igreja Católica ‘controlava’ o fluxo de livros e categorizava alguns deles impróprios para leitura; estas obras foram listadas no Index LibrorumProhibitorum, o famosos “Índice dos Livros Proibidos”.

A invenção da prensa

No século XV, o alemão Johann Gutenberg inventou a Imprensa, inspirada na prensa móvel, que era como se fosse uma ‘impressora’ arcaica, mas que permitia a produção em uma escala maior; assim, a partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo e, nessa mesma época, a Europa se ‘aproveitou’ do declínio do sistema feudal, do surgimento da burguesia e da Reforma Protestante para expandir a produção e distribuição literária.


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais livros ler antes de viajar para Itália? Ler é uma delícia e quando pegamos um bom livro na mão, a gente nem vê o tempo passar. Evidente que, como já dissemos, há diversos livros que se passam na Itália, mas reunimos aqui alguns dos excelentes títulos disponíveis! Sente-se confortavelmente, pegue seu livro escolhido e boa leitura!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!