Visitar o Fórum Romano em Roma?

Roma é de uma beleza sem igual e seus monumentos e atrações são verdadeiras joias! Uma dessas preciosidades é o Foro Romano. Quer saber mais? Então esse post é pra você!

0 14.365

Visitar o Fórum Romano em Roma?

Vamos conhecer o Foro Romano uma das principais atrações turísticas de Roma? A região que fica exatamente ao lado da praça Veneza, depois do monumento Vittoriano, abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo: o Foro Romano (ou Fórum Romano). Vamos visitar o Fórum Romano em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O Foro Romano é um verdadeiro mergulho na Roma dos Césares, tanto pelo visível interesse arqueológico das ruínas imponentes quanto pelo testemunho do poder de Roma e da grandeza de seu Império. Entre eles estão o Capitólio e o Palácio do Quirinal, área desminada através de processo de drenagem e também com a construção de um canal que vai direto ao Rio Tibre (conhecido como “Cloaca Maxima”) por obra de Tarquínio, o Soberbo, responsável pelo centro político, religioso e comercial da cidade de Roma. Leia também: Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?

1) Visitar o Fórum Romano em Roma? SUA HISTÓRIA

“Foro” era o termo do qual os romanos chamavam, na verdade, a praça central de um assentamento urbano, onde se concentravam as funções administrativas, jurídicas, comerciais e religiosas. No início, o Foro Romano era o coração da Roma antiga, um espaço onde aconteciam várias atividades da cidade. Leia também: O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

Ponto de Encontro

O foro era o ponto de encontro dos cidadãos de todo o território da República e do Império, que se reuniam para participar ou assistir aos negócios políticos, administrativos e econômicos referentes à comunidade da qual faziam parte. O mais grandioso e importante era, claro, o de Roma, que constituía o centro do mundo até então conhecido. Em mais de mil anos de exercício interrupto, o Foro Romano foi testemunha de acontecimentos históricos importantes e decorado por monumentos de uma beleza excepcional, da qual podemos admirar até hoje. A área referente ao Foro ia do Capitólio até o Palácio do Quirinal.

Mudanças e o Declínio do Império Romano

A região mudou de configuração em 200 a.C., com a construção dos edifícios para a administração pública e o palácio da justiça. Foram os imperadores César e Augusto a dar o formato definitivo ao Foro Romano. A “caída” do foro foi acompanhada do declínio do Império Romano a partir do século IV. Os templos e os diversos monumentos e edifícios construídos pelos imperadores e senadores caíram em ruína e a grama tomou conta, virando pasto. 

Negligência

Durante o período Medieval, o Foro Romano teve o mesmo destino do Coliseu: a negligência. Contudo, este estado de abandono contribuiu para a preservação de grande parte dos monumentos, soterrados por uma densa camada de terra. Após o chamado “Papado de Avinhão”, com o retorno da sede papal a Roma, o Foro Romano compartilhou novamente o mesmo caminho do Coliseu, tornando um grande buraco para extração gratuita de mármores e pedras preciosas para as vilas e os palácios da Cúria Romana.

Tudo isso determinou a completa destruição dos inúmeros monumentos antigos, dos quais permaneceram apenas as ilustrações dos desenhistas da época renascentista. Assim, o Foro, que é o maior complexo de monumentos da Roma antiga, permaneceu coberto por séculos sob uma densa camada de terra, grande parte utilizada como pasto, conhecido como “Campo das Vacas”. Da antiga grandiosidade, permanecem apenas alguns monumentos, como o Arco de Sétimo Severo e a Coluna de Focas, que saíram já degradados da terra.

As Escavações

No início do século XIX, os ventos mudaram; foi dado início aos primeiros trabalhos de escavação, desde lá não pararam de escavar. Até hoje, quando parece termos descoberto tudo o que restou do Foro Romano, os arqueólogos continuam a investigar meticulosamente o terreno, sempre restabelecendo uma posição mais precisa daquilo que foi um dia o coração da Roma antiga.

São muitos os monumentos que podemos observar no Foro Romano, dentre eles estão: a Cúria, a Basílica Emília, o Templo de Saturno, o Templo de Vesta, o Templo de César e as Casas das Vestais, do período antes de Cristo. Já o Arco de Tito, a Basílica de Constantino e a Coluna de Focas são do período depois de Cristo.

Localização

Localizado no vale entre o Monte Palatino e o Capitólio, a dois passos da Praça Veneza e do Monumento Vittoriano, o Foro é uma atração imperdível para todos os turistas de passagem na capital. A entrada é pelo Largo Rômulo e Remo, que fica no lado da rua dos Foros Imperiais, vindo do Coliseu.

Ao entrar no Foro, de repente temos a sensação voltar ao passado. As antigas colunas que surgem nos outeiros cobertos de grama e os frontões trazidos na sua posição original ajudam no nosso trabalho de imaginação. Entre as coisas das quais não se pode perder estão o Arco de Sétimo Severo, o Templo de Saturno, as Casas das Vestais, o Templo de Antonino e Faustina e o Arco de Tito.

2) Visitar o Fórum Romano em Roma? AS ATRAÇÕES

Visitar o Foro Romano é uma experiência fenomenal!! Poucos lugares do mundo referentes à antiguidade estão localizados assim, no meio da cidade moderna, com pedras milenares que ainda hoje cumprem sua função de sustentar a arquitetura e testemunham a grandeza do império, bem pertinho dos prédios modernos e do vai-e-vem dos ônibus e automóveis.

Vista Maravilhosa do Foro

Os projetistas romanos tinham um grande senso de proporção e harmonia, souberam criar um espaço grandioso, cenográfico e espetacular, digno de desfiles triunfais e cerimônias coletivas. Ainda hoje nos sentimos pequenos e insignificantes frente a tanta grandeza. Do terraço do Capitólio há uma vista maravilhosa do Foro. É possível ver a Basílica Emília, a antiga sede do Senado, o antigo e intacto Santuário Lápis Níger (dedicado a Rômulo), o Templo de Antonino e Faustina, o Arco de Sétimo Severo, entre outros.

Via Sacra

A rota mais antiga e mais importante do Foro é a chamada “Via Sacra”, onde Rômulo assinou o tratado de paz com os sabinos após a guerra desencadeada pelo infame Rapto das Sabinas. Hoje, o local faz parte de um roteiro único entre os depoimentos épicos do passado, tão perto fisicamente e tão longe pela data em que foram construídos.

Arco de Tito

Se começar o passeio pelo Foro Romano partindo de frente ao Coliseu, o primeiro monumento que se vê é o Arco de Tito. O Senado de Roma decidiu dedicar o monumento ao imperador após a conquista de Jerusalém no ano de 71 d.C. Mais à frente damos de cara com a enorme Basílica de Constantino (também conhecida como “Basílica de Magêncio”), com dimensões colossais. Foi ela que serviu de inspiração para Bramante quando construiu a Basílica de São Pedro.

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete do Coliseu online? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Por mais que estudemos a história, não conseguimos vivenciar a emoção de conhecer os nossos antepassados e seu cotidiano. É preciso respirar o ar de séculos atrás, trabalhar com eles e ouvir a conversa deles, ao menos uma vez. É como se fosse uma grande viagem da alma humana através do tempo.

Eis o motivo de a Roma ter sido rebatizada de “Cidade Eterna”. Não é por nada, mas querer dar um passo para trás aqui é quase impossível. Não apenas por ser um museu a céu aberto, nem por ser uma região repleta de monumentos separada da vida real; mas sim por ser o cenário onde o destino do povo se entrelaçava, as questões políticas e também os simples hábitos de cada dia. Ainda hoje, se olharmos bem aquelas ruínas, temos a ilusão de vê-las revivendo e sentimos que fazemos parte de um império que fez história.

A história do Fórum Romano como você percebeu é muito importante, aproveite a tua estadia em Roma e conheça o Coliseu, o Fórum Romano e os Fóruns Imperiais com uma guia em língua portuguesa, ela vai saber te encantar e render esse passeio único e memorável.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!