Visitar o Fórum Romano em Roma
Vamos visitar o Fórum Romano em Roma, uma das principais atrações turísticas de Roma? A região que fica exatamente ao lado da Praça Veneza, depois do monumento Vittoriano, abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo: o Foro Romano (ou Fórum Romano). Vamos visitar o Fórum Romano em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Fórum Romano é um verdadeiro mergulho na Roma dos Césares, tanto pelo visível interesse arqueológico das ruínas imponentes quanto pelo testemunho do poder de Roma e da grandeza de seu Império. Entre eles estão o Capitólio e o Palácio do Quirinal, área desminada através de processo de drenagem e também com a construção de um canal que vai direto ao Rio Tibre (conhecido como “Cloaca Maxima”) por obra de Tarquínio, o Soberbo, responsável pelo centro político, religioso e comercial da cidade de Roma. Leia também: Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?
Um pouco da História do Fórum Romano
“Foro” era o termo do qual os romanos chamavam, na verdade, a praça central de um assentamento urbano, onde se concentravam as funções administrativas, jurídicas, comerciais e religiosas. No início, o Fórum Romano era o coração da Roma antiga, um espaço onde aconteciam várias atividades da cidade. Leia também: O que visitar perto de Roma? Os melhores bate e volta a partir de Roma.
Você sabia? O foro era ponto de encontro!
O foro era o ponto de encontro dos cidadãos de todo o território da República e do Império, que se reuniam para participar ou assistir aos negócios políticos, administrativos e econômicos referentes à comunidade da qual faziam parte.
O mais grandioso e importante era, claro, o de Roma, que constituía o centro do mundo até então conhecido. Em mais de mil anos de exercício interrupto, o Fórum Romano foi testemunha de acontecimentos históricos importantes e decorado por monumentos de uma beleza excepcional, da qual podemos admirar até hoje. A área referente ao Foro ia do Capitólio até o Palácio do Quirinal. Visite também os Museus Capitolinos, clique aqui para saber mais!
Mudanças e o Declínio do Império Romano
A região mudou de configuração em 200 a.C., com a construção dos edifícios para a administração pública e o palácio da justiça. Foram os imperadores César e Augusto a dar o formato definitivo ao Fórum Romano. A “caída” do fórum foi acompanhada do declínio do Império Romano a partir do século IV. Os templos e os diversos monumentos e edifícios construídos pelos imperadores e senadores caíram em ruína e a grama tomou conta, virando pasto.
Negligência
Durante o período Medieval, o Fórum Romano teve o mesmo destino do Coliseu: a negligência. Contudo, este estado de abandono contribuiu para a preservação de grande parte dos monumentos, soterrados por uma densa camada de terra. Após o chamado “Papado de Avinhão”, com o retorno da sede papal a Roma, o Fórum Romano compartilhou novamente o mesmo caminho do Coliseu, tornando um grande buraco para extração gratuita de mármores e pedras preciosas para as vilas e os palácios da Cúria Romana.
Tudo isso determinou a completa destruição dos inúmeros monumentos antigos, dos quais permaneceram apenas as ilustrações dos desenhistas da época renascentista. Assim, o Fórum, que é o maior complexo de monumentos da Roma antiga, permaneceu coberto por séculos sob uma densa camada de terra, grande parte utilizada como pasto, conhecido como “Campo das Vacas”. Da antiga grandiosidade, permanecem apenas alguns monumentos, como o Arco de Sétimo Severo e a Coluna de Focas, que saíram já degradados da terra.
As Escavações
No início do século XIX, os ventos mudaram; foi dado início aos primeiros trabalhos de escavação, desde lá não pararam de escavar. Até hoje, quando parece termos descoberto tudo o que restou do Fórum Romano, os arqueólogos continuam a investigar meticulosamente o terreno, sempre restabelecendo uma posição mais precisa daquilo que foi um dia o coração da Roma antiga.
Monumentos no Fórum Romano
São muitos os monumentos que podemos observar no Fórum Romano, dentre eles estão: a Cúria, a Basílica Emília, o Templo de Saturno, o Templo de Vesta, o Templo de César e as Casas das Vestais, do período antes de Cristo. Já o Arco de Tito, a Basílica de Constantino e a Coluna de Focas são do período depois de Cristo.
Localização
Localizado no vale entre o Monte Palatino e o Capitólio, a dois passos da Praça Veneza e do Monumento Vittoriano, o Fórum é uma atração imperdível para todos os turistas de passagem na capital. A entrada é pelo Largo Rômulo e Remo, que fica no lado da rua dos Foros Imperiais, vindo do Coliseu.
Ao entrar no Fórum, de repente temos a sensação voltar ao passado. As antigas colunas que surgem nos outeiros cobertos de grama e os frontões trazidos na sua posição original ajudam no nosso trabalho de imaginação. Entre as coisas das quais não se pode perder estão o Arco de Sétimo Severo, o Templo de Saturno, as Casas das Vestais, o Templo de Antonino e Faustina e o Arco de Tito.
O que ver no Fórum Romano?
Visitar o Foro Romano é uma experiência fenomenal!! Poucos lugares do mundo referentes à antiguidade estão localizados assim, no meio da cidade moderna, com pedras milenares que ainda hoje cumprem sua função de sustentar a arquitetura e testemunham a grandeza do império, bem pertinho dos prédios modernos e do vai-e-vem dos ônibus e automóveis.
Vista Maravilhosa do Fórum Romano
Os projetistas romanos tinham um grande senso de proporção e harmonia, souberam criar um espaço grandioso, cenográfico e espetacular, digno de desfiles triunfais e cerimônias coletivas. Ainda hoje nos sentimos pequenos e insignificantes frente a tanta grandeza. Do terraço do Capitólio há uma vista maravilhosa do Fórum. É possível ver a Basílica Emília, a antiga sede do Senado, o antigo e intacto Santuário Lápis Níger (dedicado a Rômulo), o Templo de Antonino e Faustina, o Arco de Sétimo Severo, entre outros.
Via Sacra
A rota mais antiga e mais importante do Fórum Romano é a chamada “Via Sacra”, onde Rômulo assinou o tratado de paz com os sabinos após a guerra desencadeada pelo infame Rapto das Sabinas. Hoje, o local faz parte de um roteiro único entre os depoimentos épicos do passado, tão perto fisicamente e tão longe pela data em que foram construídos.
Arco de Tito
Se começar o passeio pelo Fórum Romano partindo de frente ao Coliseu, o primeiro monumento que se vê é o Arco de Tito. O Senado de Roma decidiu dedicar o monumento ao imperador após a conquista de Jerusalém no ano de 71 d.C. Mais à frente damos de cara com a enorme Basílica de Constantino (também conhecida como “Basílica de Magêncio”), com dimensões colossais. Foi ela que serviu de inspiração para Bramante quando construiu a Basílica de São Pedro.
Mapa com as atrações no Fórum Romano
Um pouco mais sobre a Cidade Eterna…
Não é por nada, mas querer dar um passo para trás aqui é quase impossível. Não apenas por ser um museu a céu aberto, nem por ser uma região repleta de monumentos separada da vida real; mas sim por ser o cenário onde o destino do povo se entrelaçava, as questões políticas e também os simples hábitos de cada dia. Ainda hoje, se olharmos bem aquelas ruínas, temos a ilusão de vê-las revivendo e sentimos que fazemos parte de um império que fez história.
A história do Fórum Romano como você percebeu é muito importante, aproveite a tua estadia em Roma e conheça o Coliseu, o Fórum Romano e os Fóruns Imperiais com uma guia em língua portuguesa, ela vai saber te encantar e render esse passeio único e memorável.
Gostaria de uma Guia em Língua Portuguesa em Roma?
Clique aqui e peça sem compromisso um orçamento!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba quais são as 5 atrações imperdíveis em Roma, na opinião de uma guia turística!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Visitar o Fórum Romano em Roma? Por mais que estudemos a história, não conseguimos vivenciar a emoção de conhecer os nossos antepassados e seu cotidiano. É preciso respirar o ar de séculos atrás, trabalhar com eles e ouvir a conversa deles, ao menos uma vez. É como se fosse uma grande viagem da alma humana através do tempo. Eis o motivo de Roma ter sido rebatizada de “Cidade Eterna”.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!