Quais são as melhores escolas de culinária da Itália?

Famosa no mundo todo, a gastronomia italiana é uma das mais difundidas no mundo e hoje nós vamos conhecer as melhores escolas de culinária da Itália.

0 551

Quais são as melhores escolas de culinária da Itália?

A Itália é famosa por muitos motivos e, um deles, sem dúvida, é sua culinária! Hoje nós vamos conhecer as cinco melhores escolas de culinária italiana na Itália! Vamos ao nosso Post do dia: Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Quando falamos de cozinha, o mundo se divide em duas partes: os que amam cozinhar e os que odeiam! Quem cozinha sabe que não basta somente reunir os ingredientes e torcer para dar certo, é preciso uma boa dose de paciência, carinho e dedicação. Para quem gosta de cozinhar, conhecimento nunca é demais e, mesmo que você não seja um grande chef, um curso de culinária pode te ajudar a refinar técnicas e combiná-las para alcançar pratos nível Michelin três estrelas. Evidente que a comida caseira (em minha opinião) é imbatível, mas, inclusive para pratos mais simples, algumas técnicas podem ser de grande ajuda! Conheça nossa Seção Alimentação na Itália!

Chef de Cozinha

Se você quiser ser chef de cozinha (ou trabalhar nesse meio), porém, conhecimento é essencial e vocês podem optar por muitos caminhos diferentes: se especializar em um único tipo de cozinha, ou fazer cursos que abranjam conhecimentos gerais, que mesclem vários tipos de culinária e que sirvam como uma introdução para uma futura especialização.

Mercado da Gastronomia

Para quem pensa em ingressar no mercado da gastronomia, escolher uma escola de culinária reconhecida e respeitada no meio é uma garantia para poder aprender com os melhores chefs italianos e internacionais, e preparar-se para trabalhar em hotéis e restaurantes renomados (ou quem sabe abrir o seu próprio!) e dar destaque ao seu currículo, pois um nome forte conta muito! A maioria das escolas de culinária italianas oferecem cursos de treinamento com técnicas básicas (mas de grande relevância, pois a partir delas você pode desenvolver outras habilidades) de culinária, além de cursos especializados em doces, cozinha regional e tantos outros.

Quanto custa?

Vamos lá: não é algo barato! Considere também que quanto mais renomados e mais ‘estrelados’ os chefs que lecionam, mas cara ela fica, porém mais prestígio ela tem! Considere também que, quando você concluir o curso, quanto melhor a escola, mais facilidade de poder trabalhar em um restaurante bem conceituado você terá. Em valores, para um curso de poucas semanas, você investirá em média EUR 2.000,00 (na cotação atual – maio 2020 – cerca de BRL 12.000,00).

Vale a pena?

Depende do seu objetivo! Como dito anteriormente: quem está nesse meio PRECISA de um bom curso, precisa também estar sempre atualizado e acompanhar as mudanças do setor, portanto, acaba valendo a pena! Sem contar a experiência internacional e a chance de aprender uma nova língua! Quem trabalha com gastronomia há uma imensa gama de mercado de atuação: restaurantes, hotéis, navios, hospitais, presídios e por ai vai. Comida é algo que nunca sai de moda e todos PRECISAM comer, portanto, é uma área excelente e, sim: trabalha-se muito! Mas quando fazemos o que amamos, deixa de ser trabalho, não é?! ; ) Sem mais delongas, vamos conhecer as cinco melhores escolas de culinária da Itália.

1) Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? EM COSENZA

Maccaroni Chef Academy – Focado em gastronomia regional, visam melhorar a excelência em comida e do vinho de cada região, especialmente da culinária calabresa – tão rica! Eles acreditam que alimentos e bebidas contam histórias e é assim que eles direcionam o curso: valorizando ingredientes locais, pequenos produtores e pequenas estruturas que envolvam gastronomia, mas que ofereçam aos consumidores a essência local!

Com uma proposta mais humanizada, eles acreditam que os ingredientes precisam ser ‘entendidos’ antes de serem consumidos, por isso eles valorizam o conhecimento da, especialmente, origem de tudo que será utilizado na preparação de determinado prato. Com uma fantástica estrutura, dizem que “a comida nutre o corpo, mas também a mente”, por isso eles focam, também, no processo de conhecimento da região e dos ingredientes que ela tem a oferecer. Oferece cursos rápidos, cursos para profissionais e para amadores, além de cursos específicos e cursos mais abrangentes. SAIBA MAIS SOBRE COSENZA!

Você sabia?

Sou Guia e Interprete Promoter da Calábria! Se tiver interesse em fazer algum curso ou conhecer a Calábria pode me contratar.
Clique aqui sem compromisso para maiores informações! 

2) Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? EM MILÃO

Food Genius Academy (FGA) – Uma das escolas de culinária mais celebradas e respeitadas da Itália é a FGA, a Food Genius Academy! Com seus mais de 750 metros quadrados de espaços, reúne o supra sumo da área hoteleira incluindo, claro, a gastronomia! Com uma estrutura fantástica, a escola oferece laboratórios completíssimos e profissionais para aulas práticas; todos estão equipados com o top dos utensílios presentes nas melhores cozinhas industriais e nos melhores restaurantes ao redor do mundo. Os cursos e oficinas são oferecidos para amadores e profissionais e o orgulho da escola é seu Bacharelado em Artes Culinárias e Gerenciamento de Serviços de Alimentação; este curso específico nasceu da necessidade de responder às demandas de um mercado cada vez mais competitivo, formando uma nova figura profissional, a do Gerente de Cozinha ou do Consultor de Alimentos.

Esses dois cargos precisam reunir habilidades culinárias e técnicas, além de combiná-las com habilidades empresariais e administrativas, ou seja, um curso completo! O curso de pós-graduação também foca na mesma ideia, dura dois anos e conta com nomes consagrados em seu quadro de docentes como jornalistas, chefs e outros excelentes profissionais! A escola também oferece cursos para fotógrafos – que queiram se especializar em fotografias gastronômicas, e cursos de Pasticceria! Alguns dos nomes de peso desse time de primeira que torna a FGA uma das melhores escolas de culinária da Itália são: Alberto Tassinato – Gerente do Alchimia Ristorante; Daniele Bonzi – Pastry chef do Four Seasons Milano; Giorgio Donegani – especialista em Educação e Ciência de alimentos, Conselheiro e Ex-Presidente da Fundação Italiana para Educação em Alimentos; Giovanni Mineo – Mestre Panificador, entre tantos outros! SAIBA MAIS SOBRE MILÃO!

3) Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? EM PARMA

ALMA La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – A escola de culinária italiana mais famosa do mundo! Localizada dentro Reggia di Colorno, um dos monumentos mais representativos da região da Província de Parma, é referência quando falamos de gastronomia italiana! ALMA foi fundada por iniciativa do município de Parma com a participação do maior chef italiano de todos os tempos, Gualtiero Marchesi, que foi seu primeiro reitor. Possui um corpo docente de grande prestígio internacional e possui inúmeras parcerias que ajudam a colocar seus alunos no mercado de trabalho em restaurantes e hotéis renomadíssimos.

A escola apresenta cursos em todas as áreas de restauração, incluindo cursos de doces, bar e para sommelier, além de cursos – excelentes – voltados para administração e salão, treinando estudantes visando as mudanças, e demandas, do mercado de trabalho atual, que sempre busca figuras altamente qualificadas e com diferencial. Um dos alunos mais famosos formados pela ALMA é o Chef Rubio, um dos chefs mais celebrados da Itália. SAIBA MAIS SOBRE PARMA!

4) Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? EM FLORENÇA

Escola de Arte Culinária Cordon Bleu Italia – Diria que dispensa apresentações! Uma das escolas de culinária mais famosas no mundo, a Escola de Arte Culinária Cordon Bleu em Florença se orgulha de ser a academia culinária mais antiga da Toscana ainda ativa. Pessoal, essa Cordon Bleu NÃO tem relação nenhuma com a Cordon Bleu de Paris, O.K.?! A Cordon Bleu de Florença é liderada desde 1985 por Cristina Blasi e Gabriella Mari.

Localizada em um palácio florentino estonteante do século XVI, é uma academia culinária de grande renome internacional e é o local ideal para redescobrir as tradições e a história da cozinha, não só italiana, além também de apresentar aos alunos todas as novidades do mundo da gastronomia atual. A escola organiza e segue um laboratório de pesquisa que visa alimentar a relação entre ciência e prática de culinária, o chamado C.A.R.L.A. (C.ulinary AR.t LA.b). O foco é mesclar técnicas tradicionais e modernas para oferece ao aluno amplo conhecimento culinário. Com cursos fantáticos, oferece modernos laboratórios e possui um grupo de professores muito respeitados no mundo gastronômico do cenário internacional como Vito Molica, Maria Probst, Marco Romei entre outros! SAIBA MAIS SOBRE FLORENÇA!

5) Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? EM CUNEO

Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo – Também entra na lista uma das mais renomadas universidades de gastronomia da Itália, a Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo. Com uma ampla gama de cursos que visam formar profissionais de excelente qualidade, também oferece cursos para amadores, que querem somente aumentar seus conhecimentos gastronômicos com técnicas e história da gastronomia. Na província de Cuneo, junto com os cursos tradicionais, os especialistas do setor se colocam à disposição dos alunos e ensinam segredos, história, técnicas e muito mais sobre a arte de cozinhar. Em seu quadro de profissionais, a escola conta com nomes famosos no meio gastronômico como seu reitor, Andrea Pieroni, Nicola Perullo e Michele Antonio Fino.


Assista esse vídeo e saiba: Como tomar café da manhã em um bar italiano? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais são as melhores escolas de culinária da Itália? Cozinhar é um prazer, mas não é só para quem ‘tem o dom’: estudando, se aprimorando e buscando conhecimento, você pode surpreender, inclusive, a você mesmo! A cozinha pode ter uma infinidade de releituras, novas ideias, novas receitas; você pode criar, ou, quem sabe, misturar o antigo e o moderno; fugir da tradição, ou até mesmo mantê-la, com um toque diferente… seja como for, sempre que entrar na cozinha para preparar uma comidinha, lembre-se de que, apesar de todo conhecimento, técnicas e bons ingredientes, o amor continua sendo essencial!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!