Turismo de Experiência na Vinícola Ratti no Piemonte
Quando falamos de vinhos italianos é impossível não citarmos o mais celebrado deles: o Barolo. Na área do Langhe, na região de Piemonte, encontramos a excelente Vinícola Ratti, que se apresenta de maneira elegante, cheia de beleza, e poética. Por isso, hoje, vamos conhecer um lugar para Turismo de Experiência na Vinícola Ratti no Piemonte. Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e venha conhecer comigo a Vinícola Ratti, no Piemonte!

Nossa Introdução
Hoje vamos conhecer uma joia do Turismo de experiência: a excelente Vinícola Ratti. É uma vinícola muito especial no coração da região de Piemonte e sua história tem início em 1965 quando o proprietário, Renato Ratti, compra seu primeiro vinhedo dedicado à produção de Barolo. O terreno era pequeno e estava localizado na zona histórica de Marcenasco, sob a Abadia Annunziata em La Morra.
Renato Ratti e sua história de sucesso
Visionário, naquele pequeno pedaço de terra, Renato começou a produzir o Barolo Marcenasco, que teve grande destaque por ser um vinho produzido de uma única vinha. Nascia, de fato, a Vinícola Ratti.
Em 1970
Nos anos 70, Renato passa a trabalhar com seu sobrinho, Massimo Martinelli, que apresenta ao tio novas técnicas de vinificação, maturação e refinamento, todas aplicadas ao Barolo Marcenasco. A partir desse momento, os tempos de fermentação e maceração foram reduzidos, bem como o envelhecimento em barris: o tempo máximo passou a ser de dois anos.
Do barril, já engarrafado, o vinho passou a tomar corpo dentro da própria garrafa: um método extremamente inovador para a época e para a tradicional produção desse tipo de vinho!
Em 1988
Em 1988, após a morte de Renato, seu filho, Pietro Ratti, assume a vinícola. Pietro continua com a expansão e renovação das vinhas familiriares: com estudo, pesquisa, novas tecnologias e muito amor, Pietro segue comandando a vinícola com doçura e determinação, fazendo com que a Vinícola Ratti seja referência na produção dessa joia chamada Barolo, e se tornando uma preciosidade para os amantes do turismo de experiência.
Um pouco mais sobre a Vinícola Ratti, no Piemonte
A Vinícola Ratti foi reestruturada em 2005 e ganhou ares modernos, mas sem perder sua excelência e tradição na produção de seu vinho. Com foco na sustentabilidade, o edifício manteve suas linhas, mas os arquitetos foram capazes de mesclarem a construção com as linhas da colina, e com cores que se unem de forma harmônica e envolvente.
O território de La Morra e a Vinícola Ratti
La Morra produz vinhos que seguem regras precisas e, ao longo dos anos, a Vinícola Ratti manteve seus contornos definitivos de filosofia para a produção de seus vinhos. As peculiaridades do território, entre suas zonas principais e suas subzonas, dá vida a diferentes Barolo, mas sem deixar de lado toda sua qualidade e excelência.
No caso da Vinícola Ratti, localizada em uma atraente colina, é visível todo cuidado e atenção na produção do vinho, que vai desde e vendimia até a comercialização do vinho. As tradições seguem as mesmas, embora modernizadas, e isso nos dá uma dimensão do tamanho do amor e do comprometimento da empresa em entregar um vinho PERFEITO!
O Museu da Vinícola Ratti
A Vinícola Ratti nos oferece um museu dedicado a seu fundador, Renato Ratti. Ali você pode acompanhar não somente a história de Renato Ratti, mas também dos vinhos Barolo e Alba.
Com uma incrível coleção de objetos, documentos, entre outros, o museu nos narra o vínculo antigo entre o povo de Langhe, o território e o vinho. O grande destaque do local fica com a garrafa Albeisa. Em 1973 Renato decidiu criar essa garrafa em homenagem a Alba, e seu formato foi inspirado em algumas formas antigas pré-napoleônicas.

Um pouco mais sobre a Garrafa Albeisa
O projeto foi compartilhado com um pequeno grupo amigos produtores e sua cor original era em tons de marrom, com toques avermelhados. A cor era ideal para proteger os vinhos feitos para serem envelhecidos por um longo período de tempo, como o Barolo e o Barbaresco.
A garrafa é utilizada até hoje e, atualmente, a produção da garrafa supera vinte milhões de peças, sendo distribuída para mais de trezentos produtores. A cor da garrafa, hoje, é o verde e pode ser encontrada em diversos tamanhos: 750 ml, 1500 ml magnum, 3000 ml jeroboam e a medida albese de 5000 ml.
IMPORTANTE
Para visitas e degustações, é necessário realizar reserva com antecedência!
Para maiores informações e reservas, acesse ESTE LINK!
Minha Experiência na Vinícola Ratti
Quem me conhece sabe que eu ADORO turismo de experiêcia e, portanto, fui pessoalmente conhecer a vinícola Ratti. Logo na minha chegada eu fui muito bem recebida pela querida Alice, que é uma das responsáveis por nos apresentar o local. Assim que chegamos à vinícola sentimos uma sensação deliciosa, de total imersão no mundo do Barolo.
Como é feito o Tour na Vinícola Ratti?
O tour começa com uma breve explicação do que veremos por ali e, aos poucos, recebemos uma verdadeira aula sobre o vinho, o território, a importância do Barolo para o mundo dos vinhos, e outras informações bem interessantes.
Vale a pena ir com tempo, embora a visita dure cerca de duas horas, eu sugiro que você tire um tempo para explorar a área a pé, pois é um território belíssimo e que nos apresenta panoramas magníficos. O ambiente por ali é delicioso, mesmo! O atendimento, a cordialidade, a simpatia, a própria vinícola, que é linda! Tudo muito perfeito!
Por que o Barolo da Vinícola Ratti é tão celebrado?
Por conta de sua incrível qualidade! Feito totalmente com uvas do tipo Nebbiolo, o Barolo é um vinho único no mundo, e o Barolo Clássico da Vinícola Ratti vem de apenas uma vinha, ou seja, é um vinho mais do que especial!
O nome Barolo deve seu nome por conta da nobre família Falletti, Marqueses de Barolo, que foram os responsáveis pelo início da produção de vinhas no início do século XIX. Inicialmente, o Barolo era chamado de velho nebbiolo. O envelhecimento de Barolo ocorria no Palazzo Barolo, em Turim, e não em Barolo, como é hoje. Barolo é uma pequena cidade localizada na província de Cuneo, no coração do Langhe.
Curiosidades
Vamos matar um pouco da curiosidade sobre a origem dos vinhos…
O Rei dos Vinhos
Dizem que, durante as comemorações da unificação da Itália, o único vinho servido às autoridades foi o Barolo e, à partir desse momento, o Barolo foi considerado “o Vinho do Rei, o rei dos vinhos e o vinho da Itália!”
A verdadeira origem do Rei dos Vinhos
Vittorio Emanuele II presenteou sua amante, Rosa Vercellana, uma plebeia, com uma vinícola na zona do Barolo. O local servia, também, para que eles pudessem se encontrar longe dos olhares curiosos.
Apaixonados por vinho, ele e sua amada começaram a produzir um vinho para que pudessem degustar quando estava juntos; ambos eram grandes conhecedores de enologia, e uniram seus conhecimentos para criar um vinho a partir da uva Nebbiolo nascendo, assim, o ‘vinho do Rei’: o Barolo.
Tamanha sua perfeição, não demorou para que o vinho caísse nas graças dos enólogos de plantão sendo chamado de ‘o rei do vinhos’. Assim uma história de amor antiga se tornou ‘eterna’ através de um vinho e que, de alguma forma, segue ‘viva’ até hoje.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália! Saiba aqui como funciona a minha Consultoria de Viagem;)

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Turismo de Experiência na Vinícola Ratti no Piemonte. A excelente Vinícola Ratti nos oferece uma verdadeira imersão na história do Barolo e de sua prestigiada produção. Tradicional, nos oferece um vinho impecável, especial, histórico e, tenha certeza: inesquecível.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!