O que ver na Itália em vinte dias com carro?
O nosso “Bel Paese” é um dos mais ricos, pelo ponto de vista do turismo, tanto pela grande quantidade de lugares e de achados históricos quanto pela riqueza das paisagens, isso sem falar da enorme riqueza gastronômica. Exatamente por todos esses motivos, proponho a vocês um passeio de vinte dias pela Itália, para descobrir mais e explorar as belezas de nossa península.
Afinal, o que ver na Itália em vinte dias com carro? Nós montamos um roteiro incrível de carro para você curtir ao máximo a sua viagem pela Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção: Dirigindo na Itália!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona o estacionamento da Itália e entenda as sinalizações!
Nosso Roteiro de 20 dias na Itália
O Post de hoje apresenta um roteiro com o carro e se deseja fazer com o trem leia nosso post: O que ver na Itália em 20 dias com o trem. Gostou da ideia? Bem, então vamos começar nosso roteiro considerando que preferimos rodar a Itália com o carro. Leia também: Conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!
Esse itinerário partirá da cidade de Milão, para depois passar pelas regiões de Vêneto, Emília-Romanha, Ligúria, Toscana, Úmbria, Campania e terminamos com a cidade de Roma, na região do Lazio. Leia também: Viajando de Carro na Itália: Exemplos de Roteiros.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) O que ver na Itália em vinte dias com carro? MILÃO!
PRIMEIRO DIA: chegada no Aeroporto de Milão Malpensa de manhã cedo; pegue o carro (já alugado com antecedência no Brasil), visita da cidade; hospedagem na cidade de Milão e depois no dia seguinte partiremos para o famoso Lago de Garda.
Um poco mais sobre Milão
A cidade de Milão é com certeza diferente daquilo que as arte-cidades e os vilarejos históricos da Itália oferecem, mas mesmo assim é repleta de maravilhas.
Não esperem um centro histórico pequeno e aconchegante, ou ruínas que nos fazem lembrar dos tempos passados, mas sim uma cidade viva, europeia, onde as majestosas igrejas, os grandes castelos, as residências histórias e os museus se misturam com as ruas das compras e a vida noturna. Clique aqui para Dicas de Milão!
Quando reservar o hotel em Milão não deixe de conferir se o mesmo oferece garagem gratuita e se nas proximidades tem estação de metrô. A intenção é deixar o carro na garagem do hotel e se locomover pela cidade com o transporte público. O metrô de Milão tem uma excelente malha ferroviária! Saiba mais sobre o metrô de Milão aqui!
Roteiro de 1 Dia em Milão
Um dia em Milão será o suficiente para explorar as principais atrações do centro da cidade. Clique aqui e veja o mapa do Roteiro de 1 Dia em Milão!
Atrações na Piazza Duomo
Pegue o metrô e desembarque na Estação Duomo, na Praça Domo vamos visitar o Palazzo dell’Arengario (sede do lindo Museu del Novecento), o Palácio Real (que abriga as principais mostras de pinturas de Milão) e a Catedral de Milão (Duomo), obra mais importante da arquitetura gótica na Itália.
Galeria Vittorio Emanuele II
Depois do Duomo de Milão, vamos em direção a Galeria Vittorio Emanuele II. A Galeria é o lugar ideal para fazer um longo e agradável passeio. A Galeria é toda reservada para pedestres, abriga lojas renomadas, cafeterias, gelaterias, restaurantes de luxo e muito mais! Aproveite para comer algo por aqui e tomar é claro um delicioso gelato!
Teatro alla Scala
Agora vamos a outro símbolo importante da cidade, famoso no mundo inteiro: o Teatro alla Scala, berço da ópera lírica e da música clássica. Se quiser visitar o Museu ou assistir uma Ópera, aconselho que se organize com antecedência e compre os ingressos antes da viagem!
Castelo Sforzesco
E para fechar nosso dia com chave de ouro vamos caminhar em direção ao Castelo Sforzesco. O Castello Sforzesco é um castelo de Milão construído no século XV por Francesco Sforza, tornado pouco depois Duque de Milão, sobre restos duma fortificação anterior datada do século XIV. Atualmente acolhe várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade.
Meu Conselho
Agora aconselho que pegue o metrô e retorne para o hotel para fazer uma pequena pausa e depois saia para comer algo na cidade. Clique aqui para dicas de restaurantes em Milão!
2) O que ver na Itália em vinte dias com carro? LAGO DE GARDA!
SEGUNDO DIA: acordaremos cedo em Milão e partiremos direto para um tour no Lago de Garda, iremos conhecer alguns dos vilarejos mais bonitos do Lago de Garda, como Lazise, Bardolino e Peschiera del Garda, que são também os mais próximos de Verona. Depois de conhecer o Lago de Garda, partiremos para um hotel em Verona, jantar e depois repousar. SAIBA TUDO SOBRE O LAGO DE GARDA AQUI!
Principais atrações no Lago de Garda
O primeiro vilarejo do Lago de Garda, famoso pelas suas muralhas e suas portas medievais do centro histórico é Lazise. A marina localizada no centro histórico, é possível admirar antigos pesqueiros e iates modernos. Na grande praça em frente ao porto (em volta do lago) é possível escolher vários restaurantes, bares e cafeterias. A poucos minutos de Lazise fica Bardolino, outro vilarejo encantador. O coração de Bardolino é a sua antiga marina e seu centro histórico. A cidadezinha é tranquila, repleta de lojinhas que vendem o famoso vinho, com uma linda marina, uma igreja encantadora e a beira do lago é bem bonita. Depois seguimos para Peschiera del Garda. Peschiera del Garda é o vilarejo mais característico dos três, com sua muralha cercada de água. Este vilarejo tem um aspecto único e hoje tem um encanto especial. Depois de jantarmos, vamos para o hotel repousar. LEIA TAMBÉM: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DA ITÁLIA?
3) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VERONA
Terceiro dia: tomaremos o café da manhã bem relaxado em Verona e depois vamos fazer um tour de um dia na cidade de Shakespeare, que merece uma visita (até porque fica perto de Veneza, portanto bem acessível). Conhecida no mundo inteiro como a “cidade do amor”, junto com Veneza, Verona é com certeza uma cidade muito bonita e encantadora, no final do dia, sugiro partida para Veneza Mestre. Conheça também o Santuário Madonna della Corona em Verona!
Principais Atrações em Verona
O principal monumento da cidade é a Arena de Verona, um local encantador com uma história milenar. Passear por Verona significa visitar a famosa Casa de Julieta, que logo na entrada há um portão (um pouco deteriorado e destruído, devido a falta de respeito das pessoas). Já o pátio interno é uma graça, e nos faz reviver um pouco do clima dos tempos vividos pela jovem. Após um dia de tour vamos jantar e depois vamos para o hotel, pois o dia foi cansativo e devemos recarregar as energias. SAIBA TUDO SOBRE VERONA AQUI!
Partida de Verona para Veneza…
Vamos pegar o carro e ir para Veneza, ou melhor Veneza-Mestre, onde deixaremos o carro no estacionamento e passar à noite por lá, sairá bem mais barato. Veneza é o destino mais desejado pelos turistas, mas infelizmente para ficar em um dos luxuosos hotéis espalhados pelas vielas da cidade é muito caro e também dormir em albergue barato não compensa. Para isso, é preferível ficar nas regiões vizinhas, como Mestre – que fica a apenas dez minutos de trem do centro de Veneza (com trens que saem de dez em dez minutos).
4) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VENEZA
Quarto dia: depois de um bom café da manhã relaxado em Mestre, vamos deixar o carro no estacionamento e pegar um transporte público até Veneza, que fica a apenas dez minutos de trem do centro de Veneza (com trens que saem de dez em dez minutos). Dica: escolha um hotel bem centralizado em Mestre para que possam pegar o transporte público de forma mais prática.
Opções para visitar Veneza
Chegando a Veneza, uma das cidades mais bonitas do mundo, procuramos a melhor forma de visitar a cidade. Temos duas opções: a pé ou com o vaporetto, é melhor andar de vaporetto. Chegaremos num instante do Grande Canal até San Zaccaria. Durante este percurso, podemos admirar os palácios mais lindos de Veneza: o Ca’ d’Oro e o Fondaco dei Turchi.
Principais atrações em Veneza
A bordo da balsa, atravessamos a Ponte Rialto e ao descer vemos a sensacional Praça São Marcos – com certeza uma das pérolas da Itália, que merece até a última gota da sua fama (junto à maravilhosa Basílica). A Basílica de São Marcos mostra toda a sua magnificência, a mistura de estilos e a riqueza das decorações e dos mosaicos dourados fazem desta catedral única no mundo, ao lado do Palácio Ducal (obra de arte Gótica-Bizantina). Nas redondezas, há os maravilhosos: Palácio Ducal, a Torre do Relógio e o imponente Campanário. Passeando pelas vielas, faremos uma pausa para o jantar em um dos restaurantes (não muito barato, mas com certeza valerá a pena) e depois retornaremos ao hotel em Mestre para terminar a noite relaxando, pois amanhã acordaremos cedo e partiremos para Bolonha. SAIBA TUDO SOBRE VENEZA AQUI!
5) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BOLONHA
Quinto dia: acordaremos cedo e seguiremos com o nosso roteiro para a região da Emília-Romanha. Levaremos cerca de duas horas, portanto vamos logo para o carro para ir para Bolonha. Aqui ficaremos uma noite e depois seguiremos para Ferrara, talvez passaremos em algum dos vários vilarejos medievais que a região oferece. Chegaremos a Bolonha por volta das 11:00h da manhã, deixaremos o carro e as bagagens para dar uma refrescada e logo vamos conhecer a cidade. LEIA TAMBÉM: O QUE FAZER NA ITÁLIA EM 15 DIAS?
Principais atrações em Bolonha
Bolonha oferece uma antologia arquitetônica fascinante e única de seu gênero, isso faz dela uma das cidades mais cenográficas do mundo. Visitar Bolonha significa ir para a Praça Grande, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Seguindo pela via Rizzoli, damos de cara com as Duas Torres (Garisenda e Asinelli), símbolo da cidade e porta de entrada para a cidade universitária. Faremos uma pausa em algum restaurante típico para fazer um lanche, pois aqui a culinária é muito boa. Depois, continuaremos com o nosso passeio visitando a Basílica de Santo Estevão localizada no centro, com uma característica pracinha pavimentada com pedregulhos, o Palácio do Arquiginásio e o Palácio de Mercanzia.
A Gastronomia em Bolonha…
Depois do pôr do sol, Bolonha se transforma em uma cidade cheia de vida. Visitar Bolonha sem se permitir o pecado da gula é quase um sacrilégio. O fumegante tagliatelle al ragù, a lasanha à bolonhesa e a sopa de capelete (principalmente nos meses mais frios do ano) são os melhores cartões postais gastronômicos que a cidade pode oferecer. São inúmeros os restaurantes do centro para experimentar as suculentas receitas bolonhesas. Depois de encher a pança, vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE BOLOGNA AQUI!
6) O que ver na Itália em vinte dias com carro? CASALECCHIO DI RENO E MARZABOTTO
Sexto dia: levantaremos cedo e depois de tomar café vamos visitar alguns vilarejos nas redondezas de Bolonha e à noite vamos para um hotel em Ferrara.
Principais atrações em Casalecchio di Reno
A poucos quilômetros de Bolonha, às margens do rio Reno, encontramos o vilarejo Casalecchio di Reno, que hoje é um agitado centro agrícola e industrial, em uma posição estratégica para o acesso às informações, o destino de férias preferido pela elite e a alta sociedade bolonhesa. Passando para as colinas bolonhesas, é fácil acessar dois locais que se tornaram famosos graças ao homem que foi o último dos grandes cientistas e inventores italianos: Guglielmo Marconi. Pontecchio Marconi e Sasso Marconi são, na verdade, os locais onde ele fez os primeiros experimentos para a transmissão das ondas de rádio.
Fonte:
Principais atrações em Marzabotto
A poucos quilômetros de Sasso Marconi, temos Marzabotto, uma região interessante principalmente por seu passado etrusco. Aqui faremos uma pausa para o lanche e seguiremos para Ferrara. LEIA TAMBÉM: QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?
7) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FERRARA
Sétimo dia: tomaremos café da manhã relaxado e vamos visitar Ferrara. Uma cidade sensacional à margem esquerda do Po di Volano, com seu estilo tipicamente renascentista, acolhe todo o esplendor e ostentação daquele período, tornando uma cidade nobre e grandiosa. Uma cidadezinha onde a vida ainda se desenvolve junto com o homem, assim em plena tranquilidade, será possível ver os vários monumentos interessantes que mesmo com o passar do tempo conseguem despertar tanto fascínio. LEIA TAMBÉM: QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?
Principais atrações em Ferrara
Partiremos do maravilhoso Centro Histórico, onde em cada esquina nos deparamos com maravilhas propriamente ditas, como a Câmara Municipal (inicialmente residência da família Este) com uma típica arquitetura medieval. Com um encanto especial também estão os nove quilômetros de muralha da cidade de Ferrara, que permitem aos turistas de se sentir transportados de volta no tempo. Visitaremos então o monumento símbolo de Ferrara: o Castelo Estense. Grandes artistas trabalharam ao longo dos anos para decorar esta majestosa estrutura, dentre eles: Mantegna, Piero della Francesca, R. Van Der Weyden e Pisaniello – sem dúvidas os maiores representantes da escola de Ferrara.
Fonte:
Merecem também uma Visita…
Além disso, há vários prédios que também merecem uma visita, entre os mais importantes podemos listar: o Palácio de Ludovico – o Mouro e o Palácio dos Diamantes. Uma viagem digna é preciso também momentos de descanso, portanto podemos ir ao lindo Parque Massari para comer alguma coisa típica. Por sorte, há vários bares que oferecem pratos tradicionais, dentre eles: tagliatelle, capelete e torta de macarrão. Terminado o jantar, vamos para o hotel repousar. SAIBA TUDO SOBRE FERRARA AQUI!
8) O que ver na Itália em vinte dias com carro? GÊNOVA
Oitavo dia: acordaremos bem cedo e iremos para a região da Ligúria, onde ficaremos três dias – o primeiro dia será dedicado a Gênova, o segundo a Portofino e o terceiro à maravilhosa Cinque Terre. Vamos de carro e pegaremos a rodovia A12 com acesso a Gênova, levaremos 3h15min. Uma vez na capital da Ligúria, descansaremos uma horinha e depois começamos nossa visita pela cidade. Gênova é linda, cidade natal do navegador Cristóvão Colombo. Petrarca a definiu como “soberba”, já os genoveses a chamam de “Zena”. É um lugar para ser explorado, cheio de encantos, muitas vezes escondidos e misteriosos. Quem aprende a conhecê-la vai levá-la sempre no coração.
Principais atrações em Gênova
Antes de começar nosso passeio, aconselho a vocês uma breve pausa para comer uma ótima focaccia de queijo genovês com especiarias locais. Depois disso, vamos ao centro histórico da cidade para admirar seu patrimônio artístico. Uma das primeiras paradas imperdíveis é com certeza a Catedral Romano-Gótica de São Lourenço. Ela fica na rua homônima e abriga o Museu das Relíquias, onde está o Sacro Catino, que muitos pensam ser o verdadeiro Santo Graal. Subindo a rua, chegamos ao Palácio Ducal. Além disso, não dá para perder o famoso Aquário de Gênova. Agora chegou a hora de um jantar típico e uma bela dormida. SAIBA TUDO SOBRE GÊNOVA AQUI!
Fonte:
9) O que ver na Itália em vinte dias com carro? PORTOFINO
Nono dia: deixamos Gênova e vamos para um destino turístico de grande prestígio: Portofino. Um vilarejo sofisticado de frente para o mar, de uma beleza indescritível, Portofino é a joia do panorama italiano, sempre frequentado por estrelas do cinema e da cultura e personagens ilustres da política.
Principais atrações em Portofino
Chegando a Portofino, ficaremos extasiados diante de tanta maravilha, as casas coloridas ficam uma do lado da outra, como se fossem peças de um rico mosaico, aos pés do penhasco, coberto por uma vegetação verdejante em volta dessas vilas elegantes. Nesse pequeno recuo da costa, se aninha a famosa “pracinha”, coração social de Portofino, que fica de frente a uma marina, repleta de barquinhos de pescadores e embarcações luxuosas. Depois de um bom jantar, vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE PORTOFINO AQUI!
Fonte:
10) O que ver na Itália em vinte dias com carro? CINQUE TERRE
Décimo dia: depois de um bom café da manhã, vamos para a espetacular Cinque Terre, de uma beleza única, neste lugar a generosidade e a perfeição da natureza se une harmoniosamente à intervenção do homem. O encanto destes cincos vilarejos marítimos: Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare; deixa sua marca até no visitante menos atento.
Principais atrações em Cinque Terre
Cinque Terre oferece vários roteiros turísticos, trilhas florestais e rotas urbanas muito características. Entre os itinerários mais espetaculares, com certeza merecem destaque o famoso “Sentiero Verde Azzurro” e “La Via dell’Amore”. O Sentiero Verde Azzurro percorre toda a Riviera de Levante, de Gênova a Portovenere, já o roteiro da La Via dell’Amore vai por um calçadão que une Riomaggiore e Manarola e é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (junto com o Parque Nacional de Cinque Terre). O percurso consiste em prosseguir pelo calçadão de frente para o mar. Depois de termos passeado tanto, faremos um ótimo jantar e o merecido repouso, escolha um hotel em La Spezia. SAIBA TUDO SOBRE CINQUE TERRE AQUI!
11) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FLORENÇA
Décimo primeiro dia: depois do café da manhã, deixaremos o hotel em La Spezia e seguiremos rumo a região da Toscana, mais precisamente na maravilhosa Florença. Florença fica a 150 km de La Spezia, levaremos 2 horas aproximadamente para chegar até Florença, portanto, temos bastante tempo para visitar tranquilamente a cidade. Deixaremos o carro no estacionamento da hotel onde ficaremos hospedados e vamos caminhar até as atrações da cidade.
Principais atrações em Florença
O Centro Histórico de Florença reúne monumentos, edifícios religiosos, obras da arquitetura e jardins únicos no mundo, projetados por artistas geniais como Giotto, Brunelleschi, Michelangelo, entre outros. A Praça Domo é o ponto de partida ideal para a visita à catedral, da magnífica Torre do Sino de Giotto, do Batistério e do Museu de Obras de Arte da catedral. O roteiro continua na histórica Praça da Senhoria, onde fica o Palácio da Senhoria (ou Palácio Velho) e depois vamos ver outras obras-primas da cidade, são elas: a Galeria dos Ofícios, a Basílica da Santa Cruz (toda decorada com afrescos de Giotto), a igreja de Nossa Senhora da Boa Nova (com sua rica decoração) e vários outros monumentos de grande prestígio. A este ponto, faremos uma pausa para o lanche e depois prosseguimos com a visita à Ponte Velha – e quem sabe fazer compras por lá. Fechamos a noite em um restaurante típico e depois vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE FLORENÇA AQUI!
Fonte:
12) O que ver na Itália em vinte dias com carro? SAN GIMIGNANO
Décimo segundo dia: após um bom café da manhã, iremos para o interior de Siena para entrar no clima deste lugar, com tantas paisagens maravilhosas, vilarejos antigos e especiais. Entre eles, faremos uma parada em San Gimignano, famoso por suas inúmeras torres. Por esse motivo, o vilarejo medieval de San Gimignano foi apelidado de a “Manhattan Medieval”.
Principais atrações em San Gimignano
Localizado em Vale de Elsa, na província de Siena, graças à beleza especial deste antigo vilarejo, foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os pontos de interesse são a Praça Domo, a Praça das Ervas, as Torres Gêmeas e a Basílica de Nossa Senhora. SAIBA TUDO SOBRE SAN GIMIGNANO AQUI!
Gastronomia e Beleza…
Além disso, a refeição também é muito gostosa e é possível escolher entradas deliciosas e autênticos pratos principais de carne. Esta é uma viagem perfeita para quem deseja relaxar e aproveitar as maravilhas da natureza, que aqui mudam de cor em cada estação. Nos vilarejos se respira um ar medieval atemporal, é como fazer uma viagem de volta ao passado. Vamos ficar em uma pousada e depois de termos apreciado a culinária local, vamos dormir, pois devemos repousar para nos recarregar.
Fonte:
Vamos esticar um pouco? Vamos conhecer a Val D´Orcia!
Se você ainda tiver tempo podemos conhecer a Vale de Orcia, que também fica na província de Sena. Em Vale de Orcia é fácil se surpreender pelas inúmeras paisagens que a caracterizam, com uma natureza extraordinária, com lindas fazendas e vilarejos medievais encantadores. No centro passa o Rio Orcia, que carrega seu nome. Lá é possível continuar nossa viagem com um bom vinho, como o vinho tinto de Orcia Brunello di Montalcino, o vinho Nobile di Montepulciano e tantos outros vinhos. SAIBA AQUI TUDO SOBRE A VAL D´ORCIA AQUI!
Fonte:
13) O que ver na Itália em vinte dias com carro? SIENA
Décimo terceiro dia: acordaremos cedo e vamos para Siena, onde passaremos uma noite. Levaremos menos de uma hora para chegar a Siena, onde ficaremos em mais uma pousada, sugiro um agroturismo, nas redondezas do centro para poder passear a pé pela cidade. Siena é uma arte-cidade magnífica, com vielas características, distritos, torres, ateliês de artesanato e palácios que fazem dela um destino imperdível tanto para os turistas italianos quanto para os estrangeiros. Famosa pelo seu Pálio, que acontece duas vezes ao ano, a cidade oferece muitas coisas para ver.
Principais atrações em Siena
Antes de todas as outras, a praça que merece uma visita é a Praça del Campo, é exatamente ali onde acontece o Pálio de Sena, que com seu típico formato de concha é talvez o lugar mais conhecido da Toscana. Em volta da praça ficam vários palácios, dentre eles o mais grandioso é o Palácio Público, com tijolos vermelhos e mármore branco. Não muito distante, passeando pelas características vielas da cidade, chegamos ao Duomo de Siena, ou seja, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, elevada por uma plataforma com alguns degraus, com uma fachada especial em mármore branco. Só esta imponente fachada já vale a visita, mas seu interior suntuoso em estilo românico-gótico irá surpreender vocês de imediato. O dia em Siena voou, agora nos resta jantar e ir para o hotel repousar. SAIBA TUDO SOBRE SIENA AQUI!
Fonte:
14) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ASSIS
Décimo quarto dia: vamos acordar cedo para tomar café e seguir caminho para a região da Úmbria, ficaremos em Assis, Nórcia e Cássia. Pegaremos a rodovia A14, levaremos 4h30min, portanto chegaremos a Assis só na hora do almoço.
Principais atrações em Assis
Chegando a Assis, aproveitamos para lanchar e depois de recarregados vamos direto para a imperdível visita à Basílica de São Francisco, que é a base da cidadezinha de Assis. A imponência desta construção faz deste edifício conhecido até por quem nunca foi a Assis, com um clima encantador. O segundo roteiro prevê um passeio que vai da Basílica de São Francisco até a Praça da Prefeitura, onde fica o Templo de Minerva – o antigo santuário romano do século I a.C. Esta praça representa o centro político e administrativo de Assis. A visita desses três lugares levará muito tempo, até porque tem muito que ver, portanto meu conselho é fazer uma pausa em uma das cantinas do centro histórico (a maioria decorada em estilo medieval) e saborear um bom jantar com produtos típicos de Úmbria, como o queijo pecorino e a trufa. Depois disso, iremos para o hotele repousar. SAIBA TUDO SOBRE ASSIS AQUI!
Fonte:
15) O que ver na Itália em vinte dias com carro? NÓRCIA E CÁSSIA
Décimo quinto dia: depois de termos tomado café da manhã, deixaremos Assis e vamos em direção a Nórcia e depois para Cássia. Pegaremos o carro, na rodovia A1 e chegaremos a Nórcia e Cássia em pouco mais de uma hora. As duas cidades ficam na província de Perúgia, quem vai para lá, com certeza é por devoção a Santa Rita.
Principais Atrações em Nórcia
Chegando a Nórcia, aproveitamos logo para visitar as atrações principais deste lugar característico. O núcleo central de Nórcia fica na Praça São Bento, onde é possível admirar os monumentos mais famosos da cidade, como a obra de escultura dedicada a São Bento. Também não dá para perder o Palácio Público do século XIV, a Torre do século XVII, a Igreja de Nossa Senhora Prateada, a Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de São João, a Igreja do Crucifixo e o Oratório de Santo Agostinho. Por fim, também o chamado Tempietto. Já é noite e não deixaremos passar a oportunidade de experimentar os produtos típicos do lugar, começando pela trufa negra, os queijos de cabra, o açafrão, o farro, a lentilha e o cogumelo (também recomendo o famoso presunto e o salame de Nórcia). Depois desse tour iremos direto para Cássia.
Principais Atrações em Cássia
Chegando a Cássia depois do almoço, vamos logo visitar os lugares mais frequentados que são: a Basílica dedicada a Santa Rita de Cássia e o Mosteiro onde ela viveu – é por esse motivo que a cidade virou destino de peregrinação de vários fiéis. A cidade recebe todo ano milhares de devotos da santa que procuram neste lugar os sinais de sua vida, de sua fé e de seus milagres. Perto de Cássia está Roccaporena, local onde Santa Rita nasceu e passou a vida antes de entrar para o convento de Cássia. Aqui é possível visitar a casa onde ela viveu, o jardim e o lugar onde ela costumava se recolher para rezar. A esta hora, vamos para o hotel repousar. SAIBA TUDO SOBRE CÁSSIA AQUI!
16) O que ver na Itália em vinte dias com carro? NÁPOLES
Décimo sexto dia: depois de tomar café, deixaremos Úmbria bem cedo para ir até a região da Campanha. Vamos primeiro para Nápoles, onde passaremos a noite e depois vamos visitar os arredores da cidade. Vamos de carro para pegar a rodovia A1, levaremos mais de quatro horas para chegar à capital da Campanha. Assim que chegarmos a Nápoles deixaremos as bagagens no hotel e depois de descansar um pouco vamos fazer um passeio pelas encantadoras ruas napolitanas.
Um pouco mais sobre Nápoles…
Nápoles é uma daquelas cidades onde dá para voltar dez vezes e ainda entrar com o sorriso de ter visto algo de novo, uma cidade que agrada a todos: tem mar, cultura, natureza, diversão e principalmente uma cidade com uma culinária deliciosa – e não estamos falando apenas da pizza, mas também dos peixes e doces. Além disso, a característica principal é o povo, sua alegria e particularidade.
Principais atrações em Nápoles
O passeio pode começar pela Via Roma, repleta de lojinhas, um calçadão até chegar à Praça do Plebiscito, com sua linda igreja e o Teatro San Carlo. Seguindo em frente, chegamos à praia, não podemos nos esquecer de passar pelo Maschio Angioino, um dos castelos de destaque da cidade, que domina o cenário da Praça Município e o Castelo do Ovo (o castelo mais antigo de Nápoles, localizado no bairro de San Ferdinando em Chiaia). Depois desse lindo passeio, vamos relaxar em um vilarejo atrás do Castelo do Ovo, onde há vários restaurantes e bares legais para aproveitar a noite. SAIBA TUDO SOBRE NÁPOLES AQUI!
17) O que ver na Itália em vinte dias com carro? COSTA AMALFITANA – POSITANO
Décimo sétimo dia: depois de um bom café da manhã napolitano, seguimos nosso passeio nos arredores de Nápoles. Vamos visitar a famosa Costa Amalfitana e suas principais aldeias: Positano, Amalfi e Ravello, que surpreende todos os turistas pela sua particularidade. Considerando que estamos passeando de carro, temos toda a autonomia para nos locomover e isso é importante, principalmente se tratando de lugares a Costa Amalfitana. SAIBA TUDO A COSTA AMALFITANA AQUI!
O Viajando para a Itália preparou o guia definitivo sobre a Costa Amalfitana, com +160 páginas de informação detalhada e inédita, além de dezenas de roteiros para seus passeios! Viaje conosco pelas principais cidades e localidades, descubra os trajetos secretos, os restaurantes mais deliciosos, onde fazer compras e tudo o que você não pode deixar de ver.
Viagem perfeita para a Costa Amalfitana? Todas as dicas estão aqui!
Adquira já o seu e-book!Um pouco sobre Positano…
Positano é uma cidade vertical, completamente perpendicular ao mar e, portanto, atravessada por uma avenida principal (onde passam carros e meios públicos de transporte) e as várias “escadarias”, verdadeiros símbolos da cidade, que levam ao mar e às lojinhas que vendem produtos artesanais e lembrancinhas – parada imperdível que nos permitirá experienciar a cidade mais de perto, saboreando suas cores e perfumes.
Principais atrações em Positano
Entre os lugares de maior interesse estão as Torres Sarracenas, construídas na época medieval, permitindo ao povo de Positano e os habitantes de toda a Costa de se defenderem das invasões dos terríveis sarracenos. Depois do tour podemos tirar uma parte das horas relaxando na praia de Positano e depois jantar por Positano (super aconselho). Depois retornaremos para o hotel em Nápoles para repousar.
18) O que ver na Itália em vinte dias com carro? COSTA AMALFITANA – AMALFI E RAVELLO
Décimo oitavo dia: depois do café da manhã, sairemos para visitar Amalfi e Ravello. A Costa Amalfitana é repleta de pequenos vilarejos característicos e cidadezinhas que vale a pena visitar e admirar – de todas elas, a mais conhecida é Amalfi. Sem dúvidas, é uma pérola da Costa Amalfitana, uma cidadezinha que atrai todos os anos milhares de visitantes, justamente por seu encanto, a alta sociedade que a frequenta, sua cultura e a beleza das paisagens. Fincada no esplêndido Golfo de Nápoles, com certeza merece uma visita, mesmo que apenas por um dia. Por ser muito pequena, conseguimos passear pela cidade inteira em pouco tempo. Na parte da tarde sugiro ver o pôr do sol no famoso terraço de Ravello e depois retornar para o Hotel em Nápoles.
Principais Atrações em Amalfi
Vamos começar nosso passeio pelo Centro Histórico, com sua enérgica e colorida Praça Duomo. Ainda nesta praça, está a maravilhosa Catedral de Amalfi, que fica de frente para o mar. Assim, visitaremos a majestosa basílica que, com sua longa escadaria e seu estilo árabo-siciliano só tende a nos encantar.
Pelo lado esquerdo do pórtico, entramos no lindo Mosteiro do Paraíso, todo decorado em estilo oriental, com arcos e colunas. Aqui é possível aproveitar, além da beleza dos monumentos, também um senso surreal de paz. Terminada a visita da catedral, entramos pelas ruas da cidade, onde o perfume dos limões invadem nossas narinas. C
om muita calma e tranquilidade, vamos passear até a Praça Município, onde fica a Prefeitura, um edifício do século XVI, que antes era um Mosteiro. Agora chegou a hora de fazer uma pausa em um dos restaurantes da região e saborear um delicioso jantar à base de peixe e frutos do mar.
Principais Atrações em Ravello
Começamos o tour pelas atrações mais interessantes, pontos turísticos e experiências que Ravello tem a oferecer ao turista. Começando com a Catedral, dedicada a São Pantaleão, que é crucial. Em seguida, passamos para a verdadeira joia de Ravello, a Villa Ruffolo, uma esplêndida vila, excepcional em termos arquitetônicos e estéticos, que ajuda a criar uma beleza atemporal e fascina qualquer um que passe por aqui. Ela pode ser acessada através de uma abertura no estilo gótico na Torre de Entrada. O jardim florescente da vila, culminando no ‘Terraço do Infinito’ espetacular, um terraço suspenso a 400 metros que permite uma vista incrível. SAIBA TUDO SOBRE RAVELLO AQUI!
Dica de Ouro:
- Caso tenha visitado as 3 aldeias da Costa Amalfitana em um dia (dá pra fazer correndo), você pode ir a Capri ou Pompéia.
19) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
Décimo nono dia: estamos quase no fim do nosso tour. Deixaremos Nápoles e seguiremos para Roma e terminar o passeio pela Itália em grande estilo. Depois de tomarmos café da manhã, pegaremos o carro para ir à cidade eterna, onde vamos ficar até amanhã à noite. Chegando a Roma, deixaremos as bagagens e o carro no Estacionamento e vamos correndo para a cidade.
Principais atrações em Roma
Roma é uma daquelas cidades que devemos visitar pelo menos uma vez na vida. Há algumas coisas que não podemos perder e é isso que vamos fazer – mesmo que em um dia e meio visitaremos poucas coisas, vamos considerar como um gostinho para depois aprofundarmos em outra viagem à capital. A primeira coisa para se ver é um dos símbolos de Roma: o Coliseu – é o anfiteatro mais famoso da história, do qual permanece em pé apenas uma parte, mas é incrível mesmo assim. Outra construção civil que vale a pena ver é a Fonte de Trevi, uma das fontes mais famosas do mundo (e protagonista de tantos filmes). Em relação aos edifícios religiosos, você não pode perder o Panteão (o templo dedicado a todos os deuses). Por hoje é só, vamos jantar em um dos restaurantes típicos de Roma e vamos dormir, amanhã será o último dia do nosso tour. SAIBA TUDO SOBRE ROMA AQUI!
20) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
Vigésimo dia: este é nosso último dia e vamos dedicá-lo inteiramente a Roma, até a noite (quando vamos para o aeroporto para devolver o carro e voltar à realidade – mas com certeza com um ânimo diferente). Tomaremos café da manhã e vamos logo ver outras coisas imperdíveis de Roma.
Principais atrações em Roma
Começaremos a manhã com a Basílica de São Pedro, a majestosa e extraordinária catedral, com sua linda praça. É bom lembrar que a visita ao interior da igreja tem uma fila de horas de espera e nosso tempo não permite. Já que estamos nas redondezas, o Castelo Sant’Angelo merece uma visita. Outra igreja que vale a pena ver em Roma é a igreja de São João de Latrão, junto com a de Santa Maria Maggiore. As outras praças imperdíveis são: a Praça da Espanha e a Praça Navona. A Praça da Espanha ganhou este nome por abrigar a embaixada da Espanha e é famosa por sua escadaria que leva à igreja da Trindade dos Montes. A Praça Navona é ligada ao nome de um imperador, pois era o “Estádio Domiciano”. Agora a vemos com as transformações do período barroco. A este ponto, aproveitamos um ótimo jantar antes de ir ao aeroporto e deixar este lindo país.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST: PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para não pegar multa dirigindo na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que ver na Itália em vinte dias com carro? Ao longo deste roteiro, vimos o que podemos fazer e como passar os vinte dias nas cidades mais bonitas da Itália. Claro que este itinerário é apenas uma sugestão, onde você pode (e deve) fazer modificações com base no gosto de cada um e conforme o tempo disponível. Você pode escolher de fazer esse itinerário em 30 dias (o que seria melhor) ou de tirar algumas cidades para poder ficar mais dias em outras). Tudo depende de você e do teu gosto pessoal:)
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
A itália no geral é bem suja e está bem degradada devido a crise.
Agora os italianos no geral são legais como falo italiano me diverti muito com eles.
Roma é uma sujeira só, lembra o centro velho de são paulo, dá pena de ver os monumentos sucumbindo a horda de turistas e mendigos. Uno pecato come si parla.
Adorei lago di garda,rimini e san marino achei cidades bem limpas. Napoli é um furdunço tipo rio de janeiro.
Polignano a mare ao sul tb vale uma visita tem um restaurante dentro de uma caverna.
Buona viaggio.
Excelente artigo! Parabéns pelo blog! Adoramos
Obrigada querido! 🙂
Oi Ana Patrícia,
Você tem excelente experiência em viagens pela Itália. Assim, estou tomando a liberdade de lhe solicitar uma ajuda, se possível, quanto à montagem de um roteiro pela Itália que pretendemos fazer este ano em setembro, eu, minha esposa e minhas duas filhas, todos adultos.
A partir de Veneza pretendemos alugar um carro e seguir um roteiro até chegar em Roma (8 dias). Gostaria de saber sua opinião sobre o roteiro, se está lógico e se os tempos e locais seriam os mais adequados, etc..É a 1ª vez que iremos à Itália.
O roteiro que imaginamos está abaixo. Desde já ficamos muito agradecidos se puder palpitar. Parabéns pelo belo trabalho que você presta.
Roteiro na Italia – mês de setembro 2016 – 16 dias (15 noites)
1 Qui Chegada à VENEZA no final do dia, vindo de PARIS
2 Sex VENEZA
3 Sab VENEZA
4 Dom Saída de VENEZA (de Carro). Passando por PADOVA. Chegada à VERONA à tarde (Pernoite)
5 Seg VERONA. Saída pela manha (de Carro). Passando por PARMA. À tarde seguir até LA SPEZIA (Pernoite)
6 Ter CINQUE TERRE (de Trem). Saída de LA SPEZIA (de carro), passando por LUCCA e PISA, chegando à FLORENÇA à noitinha (Pernoite)
7 Qua FLORENÇA. Pernoite
8 Qui Saída de FLORENÇA (de carro), passando por SAN GIMIGNANO, VOLTERRA. Chegada à SIENA (pernoite)
9 Sex SIENA pela manha. Saída (de carro) para MONTALCINO, MONTEPULCIANO. Pernoite
10 Sab Saída de MONTEPULCIANO (de carro), passando por PERUGIA, até Assis. Pernoite.
11 Dom Saída de ASSIS (de carro), passando por Orvietto até SORRENTO. Pernoite
12 Seg CAPRI. Pernoite em Sorrento
13 Ter Saída para POMPÉIA (de carro), segiuindo para ROMA. Entrega do Carro à tarde. Pernoite em Roma
14 Qua ROMA
15 Qui ROMA
16 Sex ROMA
17 Sab ROMA pela manhã. À tade saída do hotel. Viagem de retorno à São Paulo
Grato.
Antenor Antonio Rechi
São Caetano do Sul/SP
Ana.
Muito obrigado pelas dicas. Agradeço imensamente. Como temos tempo ainda, iremos analisar melhor nosso roteiro.
Parabéns pela qualidade do seu Blog e pela sua pronta atenção.
Antenor.
De nada querido:) boa viagem!! 🙂 Ana Patricia
Ana to montando um pacote e seu trabalho me deixou interessada, tenho duas opções ir em abril com um casal amigo ou ir em desembro ou janiero e levarmos nossa filha de 13 anos me ajuda num intinerario bom de 12 dias e com um preço acessivel para nos treis
Vânia, envia um email com o teu pedido para [email protected], com cópia para o email [email protected].
Grande abraço,
Ana Patrícia da Silva
Responsável comercial do operador Bonjour Italie,
Pretendo fazer uma viagem de carro pela Italia em 07/2018. Acabei de fazer em Portugal e amei a experiencia. Porisso vou começar a preparar o roteiro com antecedências e achei seu blog muito bom.
Muito obrigada querida:) Boa viagem.. não deixe de passar pela Calábria:) que é maravilhosa durante o verão.. Abraços, Ana
Boa noite Patrícia,
Conforme já falei, que blog show. Tá me deixando com muitas dúvidas aqui, e se possível gostaria de retirar com você. Conforme falei em outra postagem, também tenho vontade de alugar um carro e ficar cerca de 26 dias na Itália. Meu roteiro está até um pouco parecido com o seu, sem eu ter copiado, por isso, seria legal se você me informasse sobre algumas perguntas:
1ª- O que você fez com o carro em Milão, Veneza, Bologna, Florença, Roma e Napoles? Pergunto isso, principalmente, pelo fato das ZLTS, você andou com ele pela cidade, ou você deixou em algum estacionamento específico? E aí nestas cidades você comprou algum “passe” de locomoção diária?
2ª- Mais ou menos quanto você pagou de pedágio num somatório total, e combustível?
3ª – Você recomenda alguma locadora em Milão? Pensei em alugar em Turim, mas Milão também é uma excelente alternativa.
Pergunto isso, para programar o meu bolso. Obrigado pela gentileza,e meus parabéns pelo blog.
1: Se você for utilizar o carro, aconselho sempre a deixar no hotél e se locomover com o transporte público (como metro).. nas várias cidades é super fácil se locomover com transporte público..
2 e 3 : Pergunta dificil, eu moro na Calábria.. e no sul raramente se paga pedágio e a gasolina muda muito os valores de uma zona para a outra, portanto não vou poder te ajudar com essa pergunta..
3: Te aconselho a pegar o carro quando for partir da primeira cidade.. não sei qual é a tua mas imagino que seja Milão..
Um grande abraço,
Ana Patricia
Oi Ana! adorei suas dicas.
Só uma dúvida,você deixou os hotéis pré-reservados ou pegou na hora?
Será que na Itália temos a opção de alugar o carro numa cidade e devolver na outra?
Parabéns pelo trabalho!
Obrigada
Simone
Olá te aconselho a reservar antes… para não perder tempo procurando hotéis.. e em relação ao aluguel de carro pode fazer o que você disse mas acaba pagando algumas taxas a a mais por isso não te aconselho.. melhor pegar um carro do inicio ao fim (para os lugares que será necessário) acaba sempre tendo alguma oferta para alugar por mais dias.. Um grande abraço, Ana Patricia
Olá Ana vou em janeiro a Italia passar 12 dias com minha mulher e filha adolescente. A ideia é Roma, Florença, Cinqueterre e Milão. Você aconselha trem ou carro para fazer o percurso desde Roma? Vale ir a Cinqueterre no inverno ou você não aconselharia?
Cláudio aconselho o trem. Seria mais interessante um bate e volta a partir de Florença para Cinqueterre.. Em Manarolla nesse período você vai encontrar o presépio maior do mundo.. uma atração a parte.. Mais se for visitar somente Cinqueterre dá tranqüilamente para fazer em um dia.
Se tiver interesse em uma ajuda mais profissional controle o meu serviço de consultoria para roteiros na categoria Serviços na Itália 🙂