Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza?
Uma excursão na jornada para Veneza o levará a descoberta das Dolomitas, cadeia montanhosa famosa em todo o mundo por sua beleza. Poderá visitar vales intocados e lagos fora do tempo, admirando panoramas impressionantes até chegar à famosa Cortina: um tour realmente inesquecível! Retomaremos uma pausa das maravilhas de Veneza, para visitar as Dolomitas de Belluno, e conhecer uma outra excelência da região de Vêneto. Mas afinal como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Esta visita inédita às Dolomitas partida e chegada em Piazzale Roma em Veneza, inclui alguns dos famosos e encantadores lugares para se visitar das Dolomitas, como Cortina d’Ampezzo, o Lago de Misurina, os Três Cumes do Lavaredo e o Lago de Auronzo. Leia também Os Lagos mais Lindos das Dolomitas!
Informações úteis
Aconselha-se usar calçados e roupas cômodas. No verão, aconselha-se levar um protetor solar, óculos de sol e uma garrafa d’água, enquanto que nos períodos invernais, precisa lembrar de um guarda-chuva e um vestuário adequado às temperaturas das montanhas. Leia Também Qual o pior período para viajar para a Itália?
1) Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? COM O TREM E/OU ÔNIBUS
Temos duas opções para chegar as Dolomitas sem utilizar o carro ou tour em grupo. Vocês poderão chegar com o trem o e/u ônibus. Veja a seguir como fazer esse deslocamento.
Utilizando o Trem…
As estações dos trens mais próximas em Cortina são Calalzo di Cadore (35 km) e Dobbiaco. Chegando ali tem um serviço de ligação com chegadas e partidas, em coincidência para as principais cidades das Dolomitas. Trens, cômodos e velozes é o serviço da empresa transportadora que liga Cortina até a estação de trens de Veneza – Mestre (em apenas duas horas). A viagem de Veneza Mestre a Cortina (trem mais ônibus) dura cerca de três horas e meia.
Ao norte a linha ferroviária é a Fortezza – Dobbiaco, também neste caso o transferimento para Cortina vem feito por um serviço de ônibus. O tempo do percurso de Fortezza a Cortina é de cerca duas horas (trem mais ônibus). É normal que também ao resto do percurso, como o Lago de Misurina, os Cumes do Lavaredo e o Lago de Auronzo devem ser feitos de acordo com as ligações com os trens ou ônibus, e alguns circuitos pode-se fazer facilmente a pé.
Trens da Montanha
Uma novidade dos serviços da Trenitalia “Os trens da montanha”: viajar em Eurostar Italia do Roma Termini e de Milão para Veneza Mestre, onde estão a espera ônibus especiais para Cortina ligados com os horários de chegada e partida do trem. A única estação ferroviária de Veneza é aquela de Santa Lucia que se encontra próxima a Piazzale Roma, (onde estão as estações de ônibus). A estação de Veneza Mestre é a estação anterior a Estação de Venezia Santa Lucia que é a estação de Veneza cidade. A estação de Santa Lucia é ligada ao resto da Itália e ao exterior com trens Eurostar, Intercity, Inter regionais e locais.
Você sabia?
A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?
Vantagens
- Opção ideal para pessoas que gostam de fazer as coisas no seu próprio ritmo.
- Para pessoas que estão acostumadas a viajar, principalmente de trem.
- Para jovens, para quem está fazendo mochilão.
- E principalmente para pessoas que querem economizar e estão sem pressa!
Desvantagens
- Para famílias com crianças pequenas e para pessoas idosas acaba sendo muito cansativo. NÃO RECOMENDO MESMO!
- Ter que se adaptar aos horários fixos dos trens de ida e de volta.
- Ter que ir até os pontos turísticos sozinho, sem conhecer a cidade e nem falar a língua local.
- Tempo que se perde com ônibus públicos das estações ferroviárias para os lugares onde estão os pontos turísticos ou dinheiro que gastará a mais com táxi uma vez que chegar ao destino.
- Outro detalhe que vale citar: prepare-se porque, geralmente, os trens da ferrovia regionais são muito ruins e algumas vezes bem sujos, por isso, não crie grandes expectativas! Caso use o trem, escolha sempre o trem de alta velocidade para evitar esse tipo de problema.
- Mais uma coisa: o tempo que se perde com todos esses deslocamentos, poderia ser usado para aproveitar mais a cidade visitada!
Utilizando o Ônibus
As vantagens e desvantagens são as mesmas expostas acima. Vou deixar uma lista abaixo com as empresas de ônibus que fazer o trajeto até as Dolomitas. ATENÇÃO: Fiquem sempre atentos aos horários porque durante o dia têm menos partidas para as Dolomitas e atenção também as mudanças de horários, pois a cada estação do ano isso pode ser alterado.
Empresa ATVO
ATVO SpA oferece um serviço de conexão de Veneza, Mestre e Treviso com Cortina d’Ampezzo e as principais cidades Dolomitas de Tai di Cadore e San Vito di Cadore. Além disso, no período de verão, estão programadas as ligações com a Dolomitibus Company, na localidade de “La Secca” para Cansiglio e Puos d’Alpago e em Longarone para Colle Santa Lucia e Caprile. De Cortina d’Ampezzo existe a possibilidade de seguir para Dobbiaco e San Candido com a empresa SAD. Site Oficial da ATVO!
Empresa FLIXBUS
A FlixBus oferece um sistema de reservas muito simples e a uma rede em constante expansão, eles oferecem aos viajantes a oportunidade de descobrir o mundo, com uma oferta adequada para todos os orçamentos. Com os mais altos padrões de conforto, segurança e sustentabilidade, FlixBus representa uma alternativa de viagem ecológica e econômica. Site Oficial da FlixBus!
Empresa Cortina Express
Conexões diárias das principais cidades do norte da Itália aos lugares mais bonitos das Dolomitas. Saia também de ônibus com a empresa Cortina Express para chegar às encostas da área Dolomiti Superski e as esplêndidas paisagens da Rainha das Dolomitas. Site Oficial da Cortina Express!
2) Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? COM UM TOUR EM GRUPO
Em um tour em grupo que oferece, mais ou menos, o que oferece um tour privativo, a diferença é que o city tour tem dias fixos para realizar os passeios. Esse tipo de proposta é única, em termo de qualidade e benefício, pois você conseguirá um preço muito melhor, uma vez que os valores poderão ser divididos com mais pessoas. Os passeios em grupo são uma ótima alternativa para quem não quer gastar tanto e para quem não está acostumado a viajar sozinho e, por isso prefere estar em um grupo, onde terá uma pessoa que organizará todos os passeios do dia! Dessa maneira você não precisa se preocupar como nada! Apenas em estar descansado e disposto para conhecer lugares magníficos!
Cortina e Dolomitas: Excursão de 1 Dia saindo de Veneza!
CLIQUE AQUI SEM COMPROMISSO!
Vantagens
- Opção IDEAL se você está sozinho, em casal ou com até sete amigos!
- Economize tempo que, provavelmente, perderia indo para as estações ferroviárias para pegar os trens, ou com o transporte para chegar aos lugares turísticos a serem visitados.
- Visite mais cidades no mesmo dia!
- Gaste menos tempo para deslocamentos, táxis, trens e ônibus.
- Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois :), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois de beber!
- Você viaja com segurança e comodidade!
Desvantagem
- Praticamente não há! Apenas a questão de se adaptar ao programa do dia, e o cumprimento do horário do tour!
Importante
- Lembre-se de controlar sempre os depoimentos dos clientes antes de prosseguir com a reserva.
3) Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? COM UM CARRO ALUGADO
Caso prefira fazer as coisas com mais tranqüilidade e liberdade de horários pode escolher alugar um carro para fazer esse tour. Mas leia com atenção todas as nossas dicas e informações para alugar o carro!
Como chegar de Carro?
Para chegar às Dolomitas devemos alcançar a província de Belluno, ao longo da qual se encontram duas saídas
Primeira Saída
A primeira é para Belluno, que permite chegar a algumas localidades de Belluno como Feltre, Agordo, Alleghe, la Marmolada e Arabba.
Segunda Saída
A segunda (e última estação do A27) a Pian di Vedoia que permite alcançar rapidamente Longarone, indo direto se chega a região do Cadore com Pieve, Calalzo e Domegge. Cerca da altura de Pieve a estrada se propaga: a esquerda se prossegue para San Vito di Cadore e Cortina d’Ampezzo, a direita se chega a Auronzo di Cadore e Misurina, o Comelico e Sappada. Devemos escolher a segunda e prosseguir para San Vito di Cadore e Cortina d’Ampezzo.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha!
Bom Saber…
- Importante para evitar de ganhar multas por falta de informações. Não se esqueça que para dirigir na Itália é necessária a Carteira Internacional (PID) ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Leia também nossos Posts na sessão sobre Exemplos de Roteiros de Viagem de Carro
- Entre as primeiras opções, justamente por não ter horários fixos com certeza o carro de aluguel é a escolha ideal. É sempre complicado dirigir por estradas que não conhecemos, isso depende de pessoa para pessoa e do tipo de viagem que você está acostumado a fazer. Essa opção é ideal se você gosta de dirigir!
Atenção
- Além disso, é importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (centros históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR, e só pode ser usado por moradores da região! Por isso é importante não ir nesses lugares para não tomar multas desnecessárias. FIQUE ATENTO! Na Itália é comum eles guincharem o carro ou colocar aquela calota que bloqueia a saída do veículo! Tome cuidado!
- Como entender quais são estes lugares? Veja esse post que fala sobre isso, mas de qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.
Vantagens
- Se estiver em 4 ou 5 pessoas será uma ótima opção em relação ao trem;
- Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
- É o melhor meio de transporte para pessoas que estão acostumadas a dirigir em qualquer lugar e tem facilidade para se ‘localizar’!
Desvantagens
- Gastos imprevistos com estacionamentos e combustível que, infelizmente, não dá para calcular, mas isso é normal, em minha opinião a desvantagem maior é a falta de conhecimento do território, o que às vezes pode resultar em perda de tempo para encontrar as principais cidades, e fazer de uma viagem agradável um íncubo!
- Geralmente, quem dirige, não consegue apreciar a belíssima vista ao redor, pois não pode se tirar os olhos da estrada!
- Gastos extras com o GPS (preço médio de € 15,00) para não se perder tanto.
4) Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? COM UM TOUR PRIVATIVO
A última opção é um passeio privativo. A vantagem do tour privativo está na total liberdade de decidir o seu próprio tempo, não ter que ficar esperando para partir, perdendo tempo desnecessário e utilizando-o para conhecer outros lugares. Além disso, o tour parte com toda comodidade do seu próprio hotel, coisa importante quando você tem pouco tempo à disposição para conhecer poucos lugares. Além disso, obviamente, a chegada não será na estação de trem ou de ônibus, mas diretamente no ponto turístico que você deseja visitar. E se você reservar com antecedência, muitas vezes poderá ter a possibilidade de ter o motorista na sua própria língua, desta forma você poderá facilmente pedir esclarecimentos sobre a viagem.
Benefícios do Tour Privativo
Esse tipo de tour é ideal para pessoas VIPs e para pequenos grupos de amigos ou para pessoas da terceira idade. Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente se deverá somente aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, nem se preocupar onde estão os lugares principais a serem vistos! Você explorará as Dolomitas e a sua natureza intocada, passando através de paisagens e panoramas impressionantes para se chegar a Cortina d’Ampezzo, uma das mais notáveis localidades turísticas italianas. Conhecida também como “a rainha das Dolomitas”, Cortina é a maior comune da região, e além disso um notável lugar em todo o mundo pelo seu turismo exclusivo e de elite.
Tem interesse em Tour Privativo?
Peça um orçamento sem compromisso e veja como vale a pena;) Acesse Aqui!
Vantagens
- Opção IDEAL se você está em casal ou com até sete amigos!
- É seguro, cômodo e você faz seus próprios horários!
- Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
- Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool);
- Você não precisará se preocupar com os horários dos trens ou dos ônibus, não precisará se preocupar se conseguirá retornar para Roma ou não.
- Não precisar se ‘prender’ a horários e itinerários.
- Você vai economizar MUITO tempo, que perderia com os deslocamentos com o ônibus e trem.
- Chegar às Dolomitas diretamente de Veneza, com um cômodo passeio durante a jornada.
- Para descobrir fascinantes lugares como, Cortina d’Ampezzo, o Lago de Misurina e os Três Cumes do Lavaredo, que de certo têm abordagem diferente das belezas artísticas de Veneza, mas que nos irão oferecer emoções e tanta natureza espetacular.
- Para transcorrer uma jornada inesquecível, admirando cenários que são únicos ao mundo imersos na quietude das paisagens alpinas.
Desvantagens
- O valor é um pouco mais elevado, mas um investimento que vale a pena! Principalmente se você gostar de fazer tudo no seu próprio tempo.
As Atrações das Dolomitas
Poderemos visitar o seu característico Centro Histórico, talvez colhendo a oportunidade também para se fazer um pouco de compras ao longo do renomado Corso Itália, ou um petisco em um dos numerosos locais à moda, ou também se preferir a natureza, aconselho a Funivia Faloria, considerada uma das mais belas excursões em Cortina d’Ampezzo, que os levará a mais de 2.000 metros de altitude para ter um panorama inigualável.
Dentre os inumeráveis cumes das Dolomitas, os Três Cumes do Lavaredo são um dos lugares mais espetaculares e conhecidos, presentes em milhares de cartões postais para a sua particular conformação que a torna única ao mundo, onde permanecerão encantados pelo panorama impressionante dos cumes que a circundam. A terça e última parte da excursão chegará ao lago de Auronzo di Cadore, pitoresco espelho d’água contornado por característicos vilarejos de montanha. A visita irá terminar com o retorno a Veneza. Após a pausa, a última etapa do tour será próximo ao lago de Auronzo, lago artificial encaixado entre as montanhas mais belas das Dolomitas e se voltará a Veneza.
Nota
- A descrição do tour obviamente é sugestiva, o que será feito dependerá única e exclusivamente de cada pedido do cliente!
Dicas
- A dica para economizar MUITO é reservar com antecedência.
- Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!
Assista esse vídeo e saiba: [SURPREENDENTE] UMA DAS VISTAS PANORÂMICAS MAIS LINDAS DE VENEZA: CONHEÇA O FONDACO DEI TEDESCHI! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como ir até as Dolomitas a partir de Veneza? Aqui você encontrou todas as opções para chegar as Dolomitas a partir de Veneza, pense bem e faça a que mais se encaixa em seu perfil de viagem. Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Boa noite estarei com meu esposo de 9 a 15 de março peço verificar se tem algum tour as dolomitas neste período. DIAS LIVRES: DE 10 A 14/03
Respondo por email:)
Abraços
Ana Patricia
Estaremos em Verona no mes de Novembro e gostariamos de ir ate Cortina D,Ampezzo .É preciso pernoitar?Ja conhecemos parte da Italia .É belissima
Bom dia Concheta, vou colocar o teu pedido entre os posts a serem feitos.. mas de modo geral você pode utilizar os mesmos transportes que se usa com partida de Venezia. Lembra de se registrar no blog para receber nossas newsletteres, de modo que seja informada quando eu faço esse post:) Grande abraço, Ana Patricia
Patty, parabens pelo post, me ajudou bastante. Obrigada.
De nada querida:) Abraços, Ana
de bicicleta 🙂
Boa noite ! Gostaria de informacoes sobre transfer Bologna -cortina d’ampezzo . Somos em 4 pessoas
Obrigada
Boa noite Patrícia, vamos para Itália em Janeiro e gostaríamos de passar uns dois dias nas Dolomitas partindo de Veneza e depois partimos para Milão. Somos em 4, com duas crianças. Tem dicas de lugar para ficar e atrações. Obrigada
Mara essa semana estarei publicando um post sobre esse argumento.. Fique de olho no blog:) Abraços, Ana
Boa tarde, Ana! Td bem? Gostei muito do seu Blog. Parabéns! Eu vou passar 15 dias na Itália, mas estou com muita dificuldade pra montar o roteiro. Vou chegar em Roma. Gostaria de fazer uma parte mais cultural e outra de praias paradisíacas. Pensei em fazer Roma, Florença e Veneza, sendo que tb amei fotos das Dolomitas. E a segunda semana de alguma praia. Poderia ser Sardenha ou Sicílias … sei q está muito corrido pra só 15 dias. Teria como me auxiliar?
Marcia, realmente 15 dias vai bastar para visitar as cidades.. não dá para colocar uma semana de praia:) Vai na categoria exemplo de roteiros e veja os exemplos de roteiros de 10 e 15 dias para entender como organizar a tua viagem:) Se tiver interesse em uma ajuda especializada eu ofereço um serviço de consultoria para a criação de roteiros. Veja a categoria Serviços na Itália. Grande abraço e obrigada por me seguir, Ana