Onde estacionar em Roma?

Pretende usar o carro em Roma? Então você precisa saber que deve manter distância da ZTL – para evitar multas indesejáveis – e, claro, onde estacionar. Hoje vamos saber onde estacionar em Roma.

0 970

Onde estacionar em Roma?

Roma é uma cidade imensa e seu trânsito, especialmente em horários de pico, como em toda grande cidade, é caótico! Cheia de história, nossa capital abriga verdadeira joias artísticas, culturais e arquitetônicas. Pode ser tranquilamente percorrida a pé, mas se você alugou um carro no aeroporto e pretende explorar a região, além de outros lugares próximos, é bom saber onde estacionar. Hoje vamos te contar onde estacionar em Roma. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Roma, por ser uma metrópole, oferece excelentes opções de transporte público. O que é ÓTIMO para quem não tem pressa e possui horários flexíveis, pois o transporte é utilizado por muito romanos para ir e voltar do trabalho, por isso, é bom evitar os horários de pico. Para saber mais detalhes sobre transportes públicos em Roma, você pode ler este post!

Você também pode conhecer Roma caminhando, especialmente se viajar durante uma estação que ofereça temperaturas agradáveis. Porém, se você pretende alugar um carro em Roma, é importante estudar um pouco melhor a cidade. Como muitas cidades italianas, Roma apresenta algumas ZTLs, mas sabendo como evita-las, dificilmente você receberá uma multa. Abaixo você encontra o mapa das ZTLs em Roma. Como você pode observar, é uma área bem ampla, portanto: fique esperto, porque caso você receba uma multa: pode demorar, mas chega! Leia também O que visitar perto de Roma?

Onde estacionar em Roma?
Fonte: Google Maps – 2020

Siga nossas dicas…

  • Você encontra alguns aplicativos que te avisam caso você esteja entrando em ZTLs ou se você estiver se aproximando de alguma delas. Vale a pena? MUITO! Lembre-se de que o GPS NÃO TE PASSA essa informação, pois moradores e carros autorizados podem trafegar por ali, O.K.?!
  • Outro ponto importante que você precisa saber: onde estacionar. Roma oferece inúmeras opções de estacionamentos espalhados pela cidade. Uma dica para você: estacione o carro e explore a cidade de metrô! Vale a pena, é econômico e você não precisa se preocupar com multas indesejadas. Saiba como utilizar o metrô em Roma lendo este post!

Mas, vamos ao que interessa: onde estacionar em Roma. Em Roma você vai encontrar estacionamentos pagos, garagens privadas, algumas vagas em algumas ruas e estacionamentos fora da cidade propriamente dita. Vamos saber mais?

Vamos aprender um pouco sobre as Faixas?

As FAIXAS AZUIS são pagas (depois que estacionar você vai ter que procurar uma máquina para pagar o estacionamento que fica perto de uma placa azul com um enorme P branco, não é difícil nem encontra-la e nem utilizá-la!). Já o estacionamento nas FAIXAS BRANCAS é gratuito, porém, indicam vagas reservadas para os residentes; já as FAIXAS AMARELAS limitam os lugares reservados ao estacionamento gratuito para deficientes ou inválidos – se você encontrar FAIXAS ROSAS, são vagas para grávidas e puérperas, e elas podem estacionar gratuitamente, SOMENTE se estiverem perto de ambulatórios e hospitais. Onde você encontra essas faixas? Perto dos principais hospitais romanos como Bambino Gesù, Santo Spirito, San Giovanni-Addolorata, Oftalmológico, Nuovo Regina Margherita e Policlinico, e nas zonas tarifárias espalhadas pela cidade.

Resumindo…

Você só pode estacionar em FAIXAS AZUIS! Lembre-se de deixar o comprovante no painel do carro, O.K.? Senão: dá-lhe multa! Vamos falar dos custos: essas vagas são pagas entre às 8h00 e às 20h00, de segunda a sábado, exceto feriados e custa, na primeira hora, 2 euros. Depois desse período, paga-se 3 euros por hora subsequentes. Lembre-se de pagar de acordo com o tempo estimado de estacionamento, O.K.?! Se você estacionar nesses lugares durante a noite, verifique o dia da semana em que há LIMPEZA DA ESTRADA – há indicações com horários e dias – o risco de desrespeitar essa regrinha é ter o carro guinchado! Então, não dê bobeira, tá?! Se você encontrar uma vaga com muita facilidade durante a noite, desconfie e lembre-se disso que acabamos de dizer!

Dica

  • Se deixar o carro na rua, não deixe NENHUM OBJETO À MOSTRA! Apesar da baixa criminalidade, Roma também tem pessoas de má índole e, algumas vezes, eles quebram o vidro do carro para roubar algum objeto que está dentro do veículo.
Abaixo, um mapa de onde você encontra as linhas azuis para estacionar:
Onde estacionar em Roma?
FONTE: ACT Roma.

1) Onde estacionar em Roma? PERTO DE ROMA TERMINI

Roma Termini é um ponto de referência para toda a Itália. É uma das principais estações de trem e metrô e oferece deslocamento para toda a Itália. É, na realidade, a maior estação em termos de número de passageiros de onde partem e chegam os trens regionais e os de alta velocidade. Se você chegar a Roma Termini de carro, esteja ciente de que, dependendo do horário, será bem difícil encontrar uma vaga para estacionar: a maior parte das vagas ali perto é azul, mas há um local que pode ser opção para você estacionar: Garbatella, onde encontrará estacionamento gratuito nas vias; dali basta que você pegue o metrô linha B e desça cinco paradas depois para chegar ao centro de Roma.

Bom Saber…

  • O estacionamento na zona de Termini é pago de segunda a sábado; aos domingos, são totalmente gratuitos – o que torna ainda mais difícil de encontrar lugares disponíveis.
  • Se você for pegar o trem na Estação Termini não deixe de conhecer o Incrível Mercado Central de Roma.

Dica de Ouro…

  • Do lado esquerdo da estação, próximo da Via Giolitti, as chances de você encontrar uma vaga são maiores! Já na Piazza Vittorio, você tem mais chance de encontrar vagas, pois é uma zona menos ‘visitada’ em Roma. Ah, opte por isso somente se estiver de passagem por Roma de carro, pois o deslocamento com bagagens pode ser complicado.

2) Onde estacionar em Roma? NA ZONA DE PRATI OU PERTO DO VATICANO

Para quem chega a Roma de carro e deseja estacionar gratuitamente na área de Prati ou perto do Vaticano, aconselhamos uma coisa: paciência! Especialmente se preferir estacionar na rua. Querer estacionar em uma zona assim, movimentadíssima por turistas, requer ousadia e, um toque de sorte!

Algumas Alternativas de Ruas

Se quiser estacionar por ali, busque as ruas paralelas à Via Cola di Rienzo, que é uma das principais zonas comerciais da Cidade Eterna; boas opções são: Via Virgilio, Via Ovidio e Via Tibullo. Em alternativa, pode tentar encontrar uma vaga na Piazza dei Quiriti e em seus arredores; na Via Pompeo Magno, Via Attilio Regolo ou ainda na Via Marco Colonna; outro lugar ótimo você pode encontrar nas ruas paralelas da Via Pomponio Leto. Indo em direção ao Castelo de Santo Ângelo, você pode encontrar uma boa concentração de vagas gratuitas na Via Cassiodoro ou na Pietro della Valle. Lembramos que estamos falando de espaços bem disputados, então, dependendo do horário que você chegar a Roma, pode ser que você não encontre nenhuma vaga e precise optar por estacionamentos pagos.

Estacionamento Particular perto do Vaticano

Se pretender ficar perto do Vaticano e dos seus museus, a melhor solução é recorrer a um estacionamento pago. Boa opção por ali é o Parking Prati (recomendamos realizar reserva antecipada – ele integra a lista do Parking Roma, que veremos adiante) perto da Piazza dell’Unità. Custa cerca de 20 euros por dia e possui seguro.

3) Onde estacionar em Roma? PERTO DO CENTRO

Para quem quer ficar perto do centro, mas fora da ZTL, ótima opção é o Parking Rome. O Parking Roma também é excelente opção e eles possuem diversas unidades em pontos estratégicos da cidade. No centro, outra excelente opção é o Park Via, que fica pertinho do Coliseu, além de, também, oferecer outras opções para quem precisa estacionar em diversos pontos da cidade.

Dicas e Informações Úteis

Qual a diferença entre garagens privadas e estacionamentos pagos? Preço, espaço e segurança. Enquanto os estacionamentos a pagamento você paga um pouco menos, mas nem sempre tem seguro caso aconteça algo com o carro, nas garagens privadas (que normalmente são empresas), você paga um pouco mais caro, mas recebe um serviço muito superior. Custa, em média, de 20 a 30 euros (período de 12 horas). Neste link você pode inserir onde ficará em Roma e fazer uma busca geral para encontrar a melhor opção para você estacionar o carro em estacionamentos por toda a cidade.

Atenção!!!!!!!!

Caso você escolha um estacionamento em ZTL ou caso seu hotel ofereça serviço de estacionamento, mas está localizado em uma ZTL, solicite que eles informem à polícia antecipadamente. Eles darão uma autorização para a placa do carro ser reconhecida pelo radar e, quando você chegar, essa autorização já deve estar em vigor. TENHA CERTEZA de que isso aconteceu, O.K.?! Confirme logo que pegar o carro e antes de entrar na ZTL.


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar em Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Onde estacionar em Roma? Se você está indo para Roma de carro e quer estacionar com comodidade: opções não irão faltar! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!