Quanto custa viajar de carro na Itália?

Saiba aqui as vantagens e desvantagens do aluguel de carro na Itália.

4 17.999

Quanto custa viajar de carro na Itália?

Olá queridos leitores! Tudo bem? É ótimo ter você por aqui 🙂 Hoje vamos saber sobre quanto custa viajar de carro na Itália. Nesse post você poderá saber os valores aproximados, as variações no valor do combustível, quilometragem rodada, tipo de carro e valores dos pedágios e estacionamentos que podem encarecer ou baratear os valores aqui citados! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Dirigindo na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa viajar de carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

Antes de tudo lembre-se de que para dirigir na Itália é OBRIGATÓRIO ter a Carteira Internacional para dirigir, a famosa PID (Permissão Internacional para Dirigir). O certificado não é emitido em italiano, mas é aceito em inglês na Itália! A PID dura 180 dias e é emitido pelo DETRAN (para saber mais informações leia nosso Post Especial Preciso de Carteira Interncional para Dirigir na Itália?. A CNH do Brasil NÃO É VÁLIDA e se você for parado e não tiver a PID, pode ter sérios problemas com a lei italiana! (assista ao vídeo ao longo desse post falando sobre a PID).

Importante Saber

Não nos responsabilizamos caso sejam feitas alterações nos valores, pois mudanças podem acontecer a qualquer momento. Agora vou tentar ser bem sucinta e explicar o porquê sim e o porquê não dessa questão do aluguel de carro, O.K.?

1) Quanto custa viajar de carro na Itália? VANTAGENS

As vantagens são tentadoras para fazer a viagem de carro, veja aqui as principais vantagens:

Vantagens

  • Liberdade de horário;
  • Liberdade na escolha do roteiro;
  • Melhor opção para conhecer o sul da Itália onde o transporte publico não funciona bem;
  • Descoberta de cidadezinhas incríveis;
  • Estradas excelentes para dirigir;
  • Você pode parar sempre que quiser para tirar uma foto;
  • Se estiver em 4 ou 5 pessoas será uma ótima opção em relação ao trem ou ao ônibus;
  • Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
  • É o melhor meio de transporte para pessoas que estão acostumadas a dirigir em qualquer lugar e tem facilidade para se “localizar”.

2) Quanto custa viajar de carro na Itália? DESVANTAGENS

Porém, como nem tudo são flores, vejamos algumas desvantagens que podem te desanimar, mas não pense negativo, apenas faça um bom planejamento que vai valer a pena.

Desvantagens

  • Preocupação com o caminho;
  • Velocidade e indicações estradais;
  • Estacionamento pode ser um grande problema;
  • Dirigir em condições climáticas desfavoráveis (principalmente no inverno); Veja o post: Como dirigir com neve?
  • Gastos imprevistos com estacionamentos e combustível que, infelizmente, não dá para calcular, mas isso é normal, em minha opinião a desvantagem maior é a falta de conhecimento do território, o que às vezes pode resultar em perda de tempo para encontrar as principais cidades, e fazer de uma viagem agradável um íncubo;
  • Geralmente, quem dirige, não consegue apreciar a belíssima vista ao redor, pois não pode se tirar os olhos da estrada;
  • Se dirigir não beba, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!
  • Não é legal para pessoas que não têm segurança em pedir informações, principalmente se não falam italiano, assim como com o trem ou com o ônibus não conhecendo o território pode acabar perdendo tempo precioso que poderia ser usado para as visitas turísticas.

Importante Saber

  • É importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (Centros Históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR (leia sobre as ZTL aqui), e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a nesses lugares para não tomar multas desnecessárias. FIQUE ATENTO! Na Itália é comum eles guincharem o carro ou colocar aquela calota que bloqueia a saída do veículo! Tome cuidado!
  • Como entender quais são estes lugares? Veja o post sobre Aluguel de Carro na Itália que fala sobre isso, mas de qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.

3) Quanto custa viajar de carro na Itália? GASTOS COM ALUGUEL E COMBUSTÍVEL

Como base faremos algumas contas, vamos pegar um Carro Econômico no Aeroporto de Malpensa, em Milão.  Ficaremos uma semana com o carro indo para: Veneza, Florença – visitando algumas vilas como Moltalcino, San Gimignano, Monteriggioni e Siena, Perúgia, Roma e, finalmente, deixaremos o carro no Aeroporto de Nápoles.

O carro escolhido foi um carro médio, no caso um Citroen C3; o valor do aluguel, pelos 7 dias, fica em torno de euro 35 a 60 por dia com o tanque cheio + 10 Euros por dia para alugar o GPS – (quando entregar o carro, o tanque também precisa estar cheio!); De acordo com a montadora, o carro faz, em média, 13 km por litro de combustível. De Milão até Nápoles, a distância é de 820 kmdireto, mas considerando que faremos outras paradas.

Vejamos abaixo a quilometragem aproximada:

Trajetos a serem percorridos

Quilometragem (km)

Milão – Veneza310
Veneza – Florença268
Florença – San Gimignano55
San Gimignano – Monteriggioni33
Monteriggioni – Siena17
Siena – Montalcino43
Montalcino – Perúgia104
Perúgia – Roma171
Roma – Nápoles:220
TOTAL1.221

Fique Ligado!

Se o carro faz 13 por litros, e a capacidade do tanque do C3 é de 50 litros, significa que, com um tanque cheio, você consegue percorrer, mais ou menos, 650 km. Como nossa viagem tem 1.221 km, significa que você precisará reabastecer 2 ou 3 vezes. Claro que vai depender de outros passeios que você possa decidir fazer nas redondezas das cidades visitadas e também para entregar o carro com o tanque cheio na locadora. A gasolina na Itália está custando, em média, EUR 1,55, ou seja: para encher o tanque você gastará por volta de EUR 80 (valor arredondado); enchendo o tanque duas vezes; Assim (considerando dois tanques) você gastaria em torno de EUR 160.

4) Quanto custa viajar de carro na Itália? PEDÁGIOS

E os pedágios? Bom, para cada região tem um valor, assim como cada trecho. Seguindo nosso exemplo de itinerário, a média gasta com pedágio ficou em 80 Euros.

5) Quanto custa viajar de carro na Itália? ESTACIONAMENTOS

Na questão do estacionamento, fica bem difícil fazer uma média de gasto, pois depende de onde você para o carro e em qual região. Em Milão, alguns estacionamentos cobram 4 euros por hora (!!!), em outros lugares, como em Roma, uma diária média custa 20 euros e em Veneza pode chegar a 30 Euros! Então aconselho você a chutar alto e calcular algo em torno de 30 euros por dia, só de estacionamento, o que daria um total de 210,00 Euros em 7 dias. Vamos ver o Resumo de tudo que falamos até agora, lembrando que os valores são aproximados. O.K.?;)

6) Quanto custa viajar de carro na Itália? RESUMO DOS GASTOS

DESPESASEUROS
Aluguel do Carro ( valor médio 50,00 Euros x 7 dias) Esse valor muda de acordo com o carro350,00
GPS (15,00 Euros x 7 dias) – Esse valor muda de acordo com o carro

(aconselho a comprar o chip telefonico para n precisar do GPS

105,00
Combustível160,00
Pedágio80,00
Estacionamento (30 Euros x 7 dias)210,00
TOTAL DOS GASTOS COM O CARRO EM 7 DIAS (valor médio)905,00

Dicas

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha;)

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Acabamos de constatar que viajar de carro na Itália vale a pena se você estiver em grupo de pelo menos 3 pessoas, caso contrário, fica bem caro! As estradas são ótimas, de verdade, e um GPS é muito necessário, apesar da sinalização nas principais cidades ser excelente. O importante é avaliar bem antes de viajar e planejar tudo com calma para depois não se arrepender, afinal não é uma viagem que fazemos a todo momento e não é nada, nada baratinho, não é mesmo ?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!