O que é o Ferragosto na Itália?

Um dos feriados mais aguardados pelos italianos é, sem dúvida, o Ferragosto; ganha até do Natal.

0 1.197

O que é o Ferragosto na Itália?

A Itália é o berço do catolicismo e os feriados religiosos são muito aguardados por lá, mas tem um que é mais aguardado do que o Natal: é o Ferragosto! Você sabe o que significa esse feriado? Quando é? Por que é tão esperado? Hoje vamos te contar TU-DO! Vamos ao nosso post do dia? O que é o Ferragosto na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Se você quiser ver os olhos de um italiano brilhar, é só dizer Ferragosto! O feriado mais aguardado pelos italianos é também um feriado de grande valor religioso. Hoje vamos entender a importância do Ferragosto para os italianos e te dar um panorama geral do que funciona e do que não funciona no precioso 15 de agosto! Fazer uma excursão em Sinea, San Gimignano e Chianti? Clique aqui para saber mais!

A festa, originalmente, era no dia 1º de agosto, mas a Igreja Católica mudou a data para o dia 15 de Agosto, e não foi por acaso: nesse dia comemora-se também a Assunção de Maria, que é a ascensão de Nossa Senhora ao céu para que ela viva com seu filho não só com a alma, mas também com o corpo. Ou seja: não é só um dia de descanso, Ferragosto é, acima de tudo, um dia de oração e reflexão para os católicos. Conheça nossa seção Turismo Religioso na Itália!

Vamos saber mais sobre o nome Ferragosto?

O termo deriva de Feriae Augusti; em 27 a.C., o então Imperador Augusto decidiu declarar todo o mês de agosto como feriado (Feriae Augusti significa ‘feriados’ de agosto, ‘férias’ de Agosto). Inclusive o mês de Agosto foi batizado em homenagem ao citado imperador e já incluía uma série de festivais religiosos, dos quais o mais importante era a Festa de Diana, que era no dia 13 de agosto. Durante todo o mês houve momentos de descanso (Augustali) e diversas celebrações originadas da Consualia, que eram festas que celebravam o fim do trabalho agrícola em homenagem ao Conso, deus da terra e da fertilidade. Em 21 a.C., as festas religiosas do mês e todas as outras comemorações que ocorriam em Agosto, foram incorporadas em uma única celebração, a Feriae Augustales.

As Celebrações

Eles celebravam com corridas de cavalos e utilizavam também muitos animais de tração, como bois, jumentos e mulas que aguardavam para serem enfeitados com coroas de flores. Os trabalhadores faziam os melhores desejos aos seus mestres e, em troca, recebiam uma dica, um conselho, que podia ser sobre a plantação ou qualquer outro assunto ou recebiam um presente que podia ser dinheiro ou comida; era assim que os mestres reconheciam o duro trabalho de seus funcionários e os recompensavam por isso.

Embora as festividades durassem o mês inteiro, o dia oficial de Augusti Feriae foi fixado em 1º de agosto, até a Igreja Católica mudar a data para que o dia fosse celebrado no mesmo dia da Assunção de Maria. Vale lembrar que o aniversário de Assunção de Maria, só foi assimilado pela Igreja Católica no século VII, no entanto o dogma da Assunção só foi reconhecido como tal em 1950.

As Festividades pela Itália

As festividades pela Itália são sempre comemoradas com festa e peregrinações e podem durar a semana toda, até porque eles estão no auge do verão; Não no dia 15, mas no dia 16 de agosto, em Siena, por exemplo, acontece o Palio della Assunta (talvez você o conheça como o Palio de Siena). O palio, em latim pallium, celebra o primeiro cavalo que cruza a linha de chegada na Piazza Del Campo; já em Argentario, por exemplo, há o palio com barcos, que vai de Saracino até Sarteano; enfim, em todas as cidades há compromissos para celebrar o verão. Conheça nossa Seção Festividades na Itália!

Um pouco mais sobre o Ferragosto…

O Ferragosto também tem a fama de ser o dia mais quente do ano; claro que nem sempre isso é fato, mas eles adoram pensar que é e é a metade do mês (embora Agosto tenha 31 dias); então tem muita cosia envolvida nesse dia especial para os italianos.

O feriado de Ferragosto não é só comemorado na Itália! Agosto é um mês tradicional de férias na Europa e em grande parte do mundo. Na República do Congo é o dia da independência, bem como na Índia. É também o dia da libertação dos coreanos e da restituição de Taiwan; é um feriado nacional também no Liechtenstein e na Espanha e em vários outros países católicos como na Costa Rica. Já no Canadá, Ferragosto é também o Dia Nacional do Acadian, celebração estabelecida em 1881 que lembra os primeiros colonizadores franceses que se estabeleceram na então Acadia, no norte do Canadá.

Na Irlanda, na língua gaélica, a Assunção é chamada Féile Mhuire ‘sa bhFomhar e o Ferragosto é uma festa que sempre teve uma importância particular. Uma lenda antiga diz que banhar-se no mar em 15 de agosto tem um efeito benéfico na saúde e que o ato traz sorte para o resto do ano; portanto muitas pessoas optam para ir a praia no dia. Não preciso nem dizer que as praias europeias ficam LO-TA-DAS, não é?!?!

O que abre e o que fecha dia 15 de Agosto?

Bom, é bem difícil dizer com certeza quais estabelecimentos trabalham normalmente; nas cidades pequenas já adianto: quase tudo fecha! Se você tiver sorte, pode encontrar algo aberto até meio dia, depois: esquece! Por isso é importantíssimo se informar antes de partir. Faça reservas no restaurante com antecedência, pois não são todos que funcionam e os que abrem lotam em questão de minutos, tanto para o almoço quanto para o jantar. Informe-se no hotel se o restaurante deles (caso eles tenham disponível) funciona, pois muitos hotéis também fecham a cozinha. Nas grandes cidades, a maioria dos pontos turísticos funciona normalmente, bem como grandes lojas, bares e restaurantes; no entanto, monumentos religiosos, como Museus do Vaticano, por exemplo, não funcionam! Então se organize bem, O.K.!

Transporte Público

O transporte público funciona normalmente, mas com uma frota reduzida em alguns locais, nada drástico, mas é possível que você pegue trens, ônibus e metrôs mais cheios do que o normal; evite viajar no final do dia e de manhã, que é quando o movimento é maior. Uma faixa de horário boa é entre às 10h00 e às 15h00, mais tranquilo! Leia também sobre os metrôs de Roma e Milão!

Importante Saber!

Aliás, é bom lembrar que a semana toda do dia 15 é meio ‘lenta’! Muitos lugares fecham a semana inteira, outros só funcionam em determinados horários, outros fecham o mês todo; um dica é: se possível, evite viajar nesse período, vá uma semana antes ou uma depois, é mais tranquilo e a chance de você pegar alguns locais fechados é menor.


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que é o Ferragosto na Itália? Ferragosto é mais do que um simples feriado, tem um significado que vai além do descanso para os italianos e é, sem dúvida, um dos mais aguardados na Itália.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!