Vamos visitar o Lago de Garda e seus principais vilarejos?
O Lago de Garda oferece aos seus hóspedes uma variedade enorme de opções para férias e vários tipos de estadias. Não se trata apenas do lago, do sol e de passeios, mas também é rico em história e belos locais, muitas vezes com pequenas distâncias um do outro, mas todos de fácil acesso. Vamos visitar o Lago de Garda e seus principais vilarejos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Aconselho que esse itinerário no Lago de Garda seja feito em dois ou três dias. Você pode optar por visitar várias localidades turísticas que oferecem todos os tipos de diversão, como admirar pitorescas aldeias com vista para o Lago que oferece belas praias e recantos de paz e natureza, ou decidir visitar lugares ricos em história e cultura, com castelos, vilas, museus e igrejas. Todas as minhas fotos no Lago di Garda foram feitas pela Fotógrafa Kátia Carlessi, se quiser saber mais e contratar o serviço, clique aqui!
Como você pode ver é um lugar cheio de atrações e valor, com grandes monumentos históricos, que deixaram seus vestígios em vinte lugares ao redor do lago e ao seu entorno, de fato, os castelos, palácios, fortalezas e vilas ainda são uma característica desses lugares.
As águas do Lago de Garda…
As águas do Lago de Garda chegam a muitos lugares de três províncias italianas, na província de Verona, há as cidades de Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torres del Benaco, Brenzone e Malcesine, antes de passar para a província de Brescia, com as cidades de Lonato, Sirmione, Desenzano del Garda, Padenghe del Garda, Moniga del Garda, San Felice, Manerba del Garda, Salò, Toscolano-Maderno, Gardone Riviera, Gargnano, Tignale, Tremosine e Limone sul Garda. Finalmente, Trento, com Riva del Garda e Nago-Torbole.
Que tal uma excursão de meio dia saindo de Verona para o Lago di Garda? Clique aqui para saber mais!
1) Primeira Vista no Lago di Garda: SIRMIONE
Começando nosso tour com base de estadia em Sirmione. Entre os muitos lugares bonitos que têm vista para as águas deste lago, esse texto vai visitar apenas o principal. Supondo que, por exemplo, a partir da margem Oeste, na Lombardia, você pode começar a partir de Sirmione que é, talvez, um dos lugares mais peculiares, encontrando-se no final da estreita península que se dirige para o lago.
Castelo de Sirmione – Lombardia
Este lugar é famoso pela beleza de seu centro histórico de origem medieval, e também porque é onde ficam as notáveis Grutas de Catullo, que são, na verdade, os restos de uma vila romana onde o poeta viveu. A península de Sirmione pode ser a primeira etapa de sua viagem que, por sinal, é também um centro de águas termais e turístico, e, devido à sua localização, é facilmente acessível pela estrada Gardesana e pela rodovia, que foi submetida a um rápido desenvolvimento no últimos anos. Leia também: O que fazer em um dia em Sirmione? A Pérola do Lago de Garda.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!2) Segunda Visita no Lago di Garda: DESENZANO DEL GARDA, MANERBA DEL GARDA, SALO E LIMONE SUL GARDA
Você poderá visitar as proximidades de Desenzano del Garda, histórica localidade à beira-mar, para uma visita fugaz e, em seguida, fazer uma parada em Manerba del Garda, onde se pode apreciar a fortaleza espetacular que parece observar o lugar do alto.
A apenas 10 km mais ao Norte você vai visitar a cidade de Salo, famosa não só pelo seu centro histórico, mas também por ter sido, durante um ano e meio, a capital da República Social Italiana de Mussolini, quando a Segunda Guerra Mundial se aproximava do fim.
Um pouco mais sobre Salo…
Salo situa-se no golfo de mesmo nome, na ‘Riviera Bresciana’ e no meio de uma exuberante vegetação mediterrânica. Além do turismo estrangeiro, há também uma boa afluência de turistas italianos. Salo está localizada não muito longe de Limone sul Garda, que está entre as montanhas e o Lago di Garda, conhecida por seus jardins de limões, chamados limonaias.
Esta pequena e tranquila aldeia está repleta de charmosos restaurantes à beira do Lago, que valem pela linda vista que oferecem. Te aconselho a caminhar sem destino pelas suas vielas coloridas e obviamente não deixar de comprar Limoncello e outros produtos a base de limão, que são típicos dessa cidade.
3) Terceira Visita no Lago de Garda: RIVA DE GARDA, MALCESINE E BRENZONE
Em seguida encontraremos Riva de Garda, que se desenvolve, entre vivendas antigas com belos parques e modernas instalações do hotel, numa pequena baía protegida dos ventos e pelas colinas do interior. Nos últimos anos, Garda foi transformada a partir de uma vila de pescadores em um dos principais centros turísticos de ‘Riviera das Oliveiras’.
Depois se avança para Malcesine um dos lugares mais famosos do Lago, que deve a sua fama à sua posição geográfica magnífica. Hotéis, parques de campismo e vilas turísticas, tornam o lugar uma das estâncias de férias mais elegantes e completas. Você pode praticar muitos esportes, como vela, windsurfe, tênis e minigolfe. A partir de Malcesine você poderá ir fazer o passeio no teleférico que vai até o topo do Monte Baldo (clique aqui para saber mais)! Passeio imperdível para ter toda a vista panorâmica do lago!!!
4) Quarta Visita no Lago de Garda: BRENZONE, TORRES DEL BENACO E PUNTA SAN VIGILIO
A viagem pode continuar na direção de Brenzone, uma pérola situada na margem Veronesa do Lago de Garda. Localizada no centro do lago, é historicamente uma zona turística de trânsito para o comércio entre a Planície Padana e os Alpes.
Um pouco mais sobre Brenzone de Garda…
Brenzone de Garda possui pequenas aldeias, oliveiras centenárias, igrejas antigas e bosques, com séculos de idade, que se estendem desde as margens do lago para os prados e para os picos do Monte Baldo. Um interior que permite excursões panorâmicas nas colinas entre as oliveiras, nas montanhas e de onde você pode alcançar os abrigos de montanha característicos.
Torres del Benaco e Punta San Vigilio
Vem, então, outra aldeia encantadora no Lago de Garda, a Torres del Benaco, um lugar característico que manteve a sua aparência medieval no centro histórico com o porto e suas lojas. A partir do antigo nome latino do Lago e da localização possui um rico passado histórico, feito de dominações, que deixaram um legado de construções extraordinárias, como um Castelo.
Uma fortaleza romana com três torres que dão o nome à cidade e uma torre onde, dentro, há um museu etnográfico sobre a tradição local dos pescadores de Garda (Benaco) e sobre os habitantes do interior de Alto Garda. A três quilômetros de distância fica Punta San Vigilio, uma pequena península da propriedade privada da família Guarienti, considerada talvez um dos locais mais belos e românticos ao redor do lago, com um parque exuberante e uma casa de campo em estilo veneziano.
5) Quinta Visita no Lago de Garda: PESCHIERA DEL GARDA
Finalmente Peschiera del Garda conclui a viagem ao redor do Lago, como um local adequado para todas as necessidades, que pode variar de enogastronomia a caminhadas pela natureza, através dos passeios culturais aos spas relaxantes ou nadar nas águas frias do Benaco. Na verdade, ao longo do Lago de Garda, há uma sucessão de locais que apresentam paisagens encantadoras com vista para as águas deste maravilhoso lago. É uma das três principais cidades do Lago, não vive só de turismo, mas isso não quer dizer que não há boas razões para escolhê-lo para as suas férias.
Um pouco sobre Peschiera del Garda…
O pitoresco porto, na verdade, tem muito a oferecer, tanto do ponto de vista cultural quanto arquitetônico. Com a atmosfera especial da cidade, pode-se desfrutar um agradável passeio através do centro, que se estende em forma de estrela e é dominado por paredes, muralhas e uma poderosa fortaleza. O Forte hoje está parcialmente destruído e coberto com vegetação.
Peschiera ainda é um importante centro de transporte, de fato, e fica aqui a estrada de saída, além de ser também o ponto de acesso a muitos lugares ao redor do Lago. Daqui retornaremos para o ponto inicial do nosso tour, Sirmione. Lembrando que o tour necessita de dois ou três dias para ser bem completa e sem grandes correrias. Importante saber que as aldeias são pequenas, portanto, podem de modo geral serem visitadas rapidamente.
Mapa do Lago de Garda e seus principais vilarejos
Como Chegar ao Lago de Garda?
O Lago de Garda pode ser facilmente alcançado de diversas maneiras, por seus próprios meios ou através de transportes públicos, de avião, de trem, de ônibus.
1) Como Chegar ao Lago de Garda? DE AVIÃO
Via ar é definitivamente o caminho mais rápido para chegar ao Lago de Garda. Perto do Lago de Garda, existem muitos aeroportos, o primeiro dos Aeroportos é o Valerio Catullo, em Verona, ou o Aeroporto Orio al Serio; há também o Aeroporto Marco Polo, em Veneza, tudo muito bem ligado ao Lago de ônibus e trem. Mas se você está chegando por outros aeroportos, leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar ao Lago de Garda? DE TREM
Você pode chegar de trem ao Lago de Garda. Você pode, de fato, alcançar a Riviera dei Limoni, sem qualquer problema, não importa de qual direção você venha. Vindo do Norte, você pode sair em Rovereto. Entre as estações de Rovereto e Verona Porta Nuova há um conveniente serviço de ônibus para o Lago de Garda.
Saiba que a Trenitalia, é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?.
3) Como Chegar ao Lago de Garda? DE CARRO
No Lago de Garda você pode chegar com segurança de carro. As autoestradas A22 correm paralelo à Costa Leste do Lago, de Norte a Sul. Saia em Rovereto Sul ou Norte do Lago de Garda, podendo chegar a vários lugares do Lago. Durante os meses de verão, você pode encontrar uma grande quantidade de tráfego nos fins de semana. Leia aqui alguns Exemplos de Roteiro de Viagens de Carro pela Itália.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo Sirmione, a pérola do Lago di Garda!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar o Lago de Garda e seus principais vilarejos? Destino de viagem de apelo internacional, o Lago de Garda recebe os visitantes a cada ano do mundo inteiro. Vistas deslumbrantes, natureza, cidades pitorescas e infinitas oportunidades para relaxamento, esportes e entretenimento são o sonho de todo turista que escolheu passar as suas férias aqui.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Ola, Ana Patricia! Td bem?
Tenho lido seus posts sobre a Italia e estou pegando muitas dicas legais, mas ainda estou com algumas duvidas sobre a visita ao lago de guarda. Estou planejando a viagem sozinha e ja tenho um roteiro na cabeça e devo ir de MIlao a Desenzano del Guarda e de la tomarei um onibus para Sirmione onde farei minha base. Minha duvida eh se consigo de la ir para outras localidades de onibus visto que nao encontro trem (acho que nao deve ter ne?). Eu nao dirijo por isso queria fazer algo bacana mas funcional, estou considerando inclusive conhecer apenas desenzano, sirmione e Peschiera del Guarda pois pelo mapa eh o que faz mais sentido. Queria mto conhecer Riva mas nao estou conseguindo entender como fazer pra ir de Sirmione ate la, nao sei se tomaria mto tempo ou se consigo fazer um bate e volta… vc poderia me ajudar por favor? Apos Sirmione seguirei para Verona de trem.
Mto Obrigada
Camila Bonadio