Como escolher um bom lugar nos trens italianos ?

Viajar de trem é uma ótima opção na Itália: é rápido, barato e seguro! Mas muitas pessoas ficam na dúvida na hora da reserva: qual lugar escolher? Como escolher? Hoje vamos te ajudar a tirar essa dúvida que assola muitos viajantes!

0 1.475

Como escolher um bom lugar nos trens italianos ?

Bom, uma das questões mais recorrentes é: vale a pena viajar de trem? A resposta é: depende! O trem é ideal para quem quer conhecer muitas cidades em um espaço de tempo mais curto, mas se você quer conhecer a ‘vera Italia’, as cidades menores, os vilarejos e alguns lugares mais isolados, opte por outro meio de transporte. Mas afinal de contas como escolher um bom lugar nos trens italianos ? Aqui vamos te ajudar a escolher e também vamos tiras todas as dúvidas da sua cabeça! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça nossa seção sobre Transportes na Itália.

1) Como escolher um bom lugar nos trens italianos ? LEVE POUCA BAGAGEM

O trem é ótimo? Sim! Mas, principalmente nas grandes cidades, os horários de pico podem ser um problema. Se você está pensando em viajar de trem, uma das dicas mais preciosas que posso te dar é: leve pouca bagagem! E bagagem leve! Uma porque o espaço para bagagens em alguns trens são mínimos; outra porque se você viajar com bagagens passadas e muitas delas, você vai chegar ao destino EXAUSTO e não vai ter forças pra sair para passear hahaha… Leia também nosso post Há um a limite de bagagens nos trens italianos?

2) Como escolher um bom lugar nos trens italianos ? ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS TRENS

Muitas pessoas acham que os trens mais econômicos não são confortáveis. Sim! Eles são! Claro que não se pode comparar com a primeira classe ou com a classe executiva, mas não é desconfortável. Já falamos sobre os tipos de trens italianos no Post “Qual a diferença entre os trens na Itália?“, vale a pena dar uma lida para entender melhor.

3) Como escolher um bom lugar nos trens italianos ? ENTENDA SOBRE OS ASSENTOS E OS VAGÕES

Os assentos mais procurados são aqueles que ficam no meio do trem, bem como os vagões: também são os que ficam no meio da composição.

Os melhores assentos

  • Sempre dou a dica pra evitar os assentos próximos das portas, pois se o trem tiver uma ou mais paradas no meio do caminho, o entra e sai de passageiros pode incomodar, sem contar o barulho externo. Se na hora da compra você não especificar a poltrona desejada, o site vai escolher automaticamente o lugar onde você vai sentar, só que é óbvio que eles vão te colocar nos piores lugares possíveis, por isso: escolha seu assento!
  • Se você vai muito ao banheiro, opte pela poltrona do corredor: é mais cômodo pra você e para quem estiver ao seu lado. E evite trocar de assento, pois alguém pode embarcar para aquele assento numa próxima parada, então sempre permaneça no seu assento escolhido, O.K.?
  • Se você não se importa com o movimento de outras pessoas, escolha uma poltrona perto do vagão restaurante, é mais fácil se der fome ‘do nada’, mas se prepare para os mais variados cheiros que vão dos deliciosos aos enjoativos. Outro ponto importante para se considerar, O.K.?
  • Se você estiver viajando de primeira classe, enquanto espera o trem, algumas estações disponibilizam lounges especiais para esses passageiros: aproveite! Há vários comes e bebes e o atendimento é sempre muito cordial.

Os melhores vagões

  • Os melhores vagões são os do meio. São os mais silenciosos. Evite escolher os vagões perto dos restaurantes, banheiros ou transito intenso de pessoas: é super barulhento. Normalmente eles são os primeiro e o último vagão. Tenha essa dica em mente, O.K.?! 😉 Claro que se a distância não é grande entre as cidades, não precisa de toda essa ‘manobra’, mas se a viagem for noturna, ou mais longa, evite!

4) Como escolher um bom lugar nos trens italianos ? SEGURANÇA E COMODIDADE

Os trens são seguros, mas não aconselho a ficar ‘zanzando’ pra lá e pra cá. De repente o trem pode reduzir a velocidade bruscamente por algum motivo e você pode se machucar. Algumas poltronas possuem tomadas perto, principalmente na classe executiva, pois algumas pessoas trabalham do computador e o mantem conectado na energia, mas não são todos os trens que oferecem essa facilidade, nem todas as classes, portanto leve um Power Bank.

O que fazer para se distrair?

Ler, ouvir música, dormir. Há alguns trechos onde as paisagens, belíssimas, nos distraem de forma eficiente, mas se você viajar à noite, não vai ser bem assim.

Voltando a falar de segurança…

  • Segundo alguns especialistas em segurança ferroviária, os vagões mais ‘perigosos’ são os da frente e os últimos; isso porque, em casa de acidente, os da frente e os de trás são dos primeiro a descarrilar, enquanto os do meio se mantém mais estáveis, embora também sofra com o impacto.
  • Para você que já ativou a chavinha da ‘paranoia’: CALMA! O trem é um dos transportes mais seguros do mundo e o meio de transporte menos propensos a sofrer acidentes. Dito isso, PORÉM, quando escolher a poltrona, verifique todas as opções de saída de emergência. Ser seguro não significa ser ‘imune a acidentes’ e é sempre bom estar preparado!

Importante Saber

  • Não jogue seu bilhete fora, pode ser que alguém passe solicitando para verificar os tickets, portanto sempre os mantenha em um local de fácil acesso até o final da viagem.
  • Reforço: atento com a bagagem! Não leve muita coisa, principalmente se você for fazer um bate e volta rápido em alguma cidade perto daquela que você está.
  • Viajar de trem é, sem dúvida, uma experiência única! Se organize, pesquise muito de acordo com o seu roteiro – para ver se vale a pena – e se optar pelo trem sempre chegue com antecedência na estação, pois se tem uma coisa pontual na Itália, são os trens! (Há exceções, claro! Mas no geral, são bem pontuais!).

Assista esse vídeo e saiba: Como comprar uma passagem de trem online na Itália (no site da Trenitalia)? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

OU COMPRE COM O SITE DA ITALO…


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Sabendo se organizar direitinho e com antecedência, é possível fazer uma viagem incrível e inesquecível de trem! É rápido, eficiente e a malha ferroviária italiana é fantástica, mesmo, cobre quase todo o território italiano! Como já disse anteriormente: pesquise MUITO, de verdade, inclusive preços, distâncias, tempos de viagem.

Coloque na mochila um lanchinho, celular, uma garrafa de água, sua boa vontade e seu lado ‘Dora, a aventureira’, e boa viagem! Não se esqueça de me contar como foi sua experiência quando voltar; lembre-se que sua viagem pode inspirar e ajudar muita gente que lê o nosso blog! No mais: boa viagem!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!