Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente?

Viajar de trem é rápido e seguro, mas nem sempre é cômodo. Dependendo do lugar que você escolher, a viagem pode se tornar um pesadelo hahaha... Para evitar que isso aconteça, preparamos um post com algumas dicas para você viajar de forma bem confortável!

0 1.873

Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente?

Quando se fala em viajar pela Itália, a primeira opção que nos vem à mente é utilizar o trem. Isso porque é rápido, seguro e cômodo, mas há algumas dicas para tornar sua experiência ainda mais única. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como viajar com comodidade nos trens italianos. Vamos lá? Vamos saber como viajar de trem por toda Itália confortavelmente? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Transportes na Itália!

1) Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente? LEVE MENOS BAGAGEM!

Em primeiro lugar, vamos falar da bagagem! Para viajar com comodidade a dica preciosa é: nunca leve MUITA bagagem, principalmente se você for adotar o trem como meio de transporte principal, inclusive entre as cidades e não só utilizando o trem regional. Quanto menos peso você levar, melhor é, acredite! Se você está indo para Veneza, leve menos bagagem ainda! É terrível se movimentar por lá com grandes e pesados volumes e dificilmente você vai encontrar ajuda! Outra dica clichê, mas super válida é: utilize roupas e sapatos confortáveis. Evite roupas apertadas, saltos altos, sapatos muito apertados. Leia nossos posts de As Estações na Itália: Como fazer as malas? e o Que levar na mala para Itália?

2) Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente? LEVE UM CASAQUINHO NO TREM

Outro ponto importante é o ar condicionado. Muitos trens possuem ar condicionado e se você estiver viajando durante o verão, alguns trens podem estar bem frescos (leia-se frios!) então leve um casaquinho para se proteger, principalmente se você viajar à noite! Por falar em trem noturno, é um dos poucos trens onde, às vezes, os fiscais podem solicitar um documento seu, normalmente o passaporte, então esteja preparado! Além do mais guarde a passagem até o final da viagem em lugar de fácil acesso, O.K.?!

3) Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente?  ESCOLHA O ASSENTO IDEAL

Se a viagem é mais longa e você vai viajar de dia, opte por se sentar perto da janela para poder aproveitar melhor a vista, mas não deixe de levar um livro ou algo que te mantenha distraído em viagens mais longas. E não esqueça, por mais seguro que seja, fique atento a sua bagagem. Não precisa se agarrar a ela como se ela fosse a última bebida gelada do deserto, mas cautela nunca é demais.

O Assento ideal

Não se esqueça de escolher o assento ideal. É importante saber que, geralmente, o primeiro e o último vagão são vagões restaurantes e onde ficam os banheiros, portanto tem muito mais movimentos do que os vagões do meio do trem, por exemplo. Nos dias quentes, as poltronas perto das portas deixam o ar condicionado ‘vazar’ e sobe aquele ar quente quando as portas se abrem. E no frio? Sobe aquele vento gelado! Então opte pelos assentos mais centrais nos vagões.

Se quiser espaço para as pernas, opte pela poltrona do corredor. Na pior das hipóteses você pode esticar as pernas, por um momento – claro, para o corredor. Quando escolher os lugares no trem, observe que há algumas poltronas com ‘espaços’ livres na frente. Ali ficam, geralmente, as saídas de emergência e, como elas não podem ser bloqueadas, elas ‘pulam’ um fileira, ou seja, há espaço de sobra ali para quem for mais alto.

4) Como viajar de trem por toda Itália confortavelmente? ESCOLHA OS VAGÕES CENTRAIS

Falando em vagões: os centrais são os mais indicados. São os mais estáveis, mas também os mais procurados!  Se o movimento de vai e vem não te atrapalhar, pode optar por um vagão perto do vagão restaurante, mas já aviso que ali o barulho é maior do que no resto do trem (por questões óbvias).

Importante Saber

Fique atento as saídas de emergência, fique atento a todas elas. O trem é um meio de transporte super seguro, mas emergências podem acontecer e saber o que fazer em caso de acidente é essencial.


Assista esse vídeo e saiba: Quais são as principais estações de trens italianas? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Informações Úteis

Deixo aqui algumas dicas e sugestões importantes para sua viagem de trem.

Dicas

  • Leve remedinhos básicos na bagagem de mão. O que são remedinhos básicos? Remédio para dor de cabeça e enjoo, pelo menos. O ar condicionado por te dar dor de cabeça e, embora quase mínimo, o movimento do trem pode te dar um leve enjoo, então é melhor não arriscar.
  • Precisa levar blusa de frio em pleno verão se eu viajar de trem? Como citamos anteriormente, alguns trens com ar condicionado podem ficar mais gelados do que o necessário, então se você é mais sensível ao frio, leve uma blusinha. Nada pesado, não precisa levar um casaco pra neve hahaha… Um cardigã, ou pulôver, mais leve dá conta do recado.
  • Por falar em cheiro: se você tem estomago ‘frágil’ ou se incomoda facilmente com cheiros, EVITE os vagões perto do restaurante e dos banheiros. Não estou dizendo que cheiram mal, mas quando a porta do banheiro abre, por exemplo, o cheiro pode se ‘espalhar’ ali perto. O mesmo vale para as poltronas perto do restaurante: de repente você sente um cheiro delicioso e, de repente, outro nem tão bom assim; e viajar com enjoo, não é legal!
  • Evite utilizar cremes para as mãos, perfumes ou desodorantes com cheiro forte dentro do trem. Isso pode incomodar os outros passageiros e, devido ao ar condicionado, o cheiro pode se perpetuar até o final de viagem.

Sugestões

  • Outro ponto importante: hidrate-se! Tome bastante água! Lembre-se de que o ar condicionado, apesar de ser ótimo para amenizar o calor, pode ser péssimo para pele, olhos e sistema respiratório, portanto tome bastante água, principalmente em viagens mais longas, O.K.?! Se você utilizar lentes de contato, lembre-se de levar um colírio junto com os remedinhos que citamos anteriormente. Só quem usa sabe que o ar condicionado resseca a lente e os olhos podem arder e coçar, portanto, esteja pronto.
  • Se você estiver viajando no frio, não se preocupe: há um sistema de aquecimento no trem que te deixar bem quentinho, mas vale também as dicas para o período do ar condicionado: tome água, hidrate os olhos e se proteja bem quando descer na estação de destino, para não ter um choque térmico e pegar um resfriado. A dica de ouro aqui é: em lugares fechados, tire o casaco pesado e o coloque imediatamente antes de sair, O.K.?! Se você viajar durante o inverno, leve um antigripal, pode ser que você precise! ; )

Conheça alguns posts sobre trens na Itália:


Assista esse vídeo e saiba: Quantas bagagens posso levar no trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

 


Conclusão

Viajar de maneira cômoda é mais fácil do que parece. A viagem é segura, rápida e vai ser uma experiência fantástica, tenha certeza! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!