Visitar a Fontana di Trevi?
“A maior e mais famosa” A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma. A pracinha ao seu redor é talvez o local mais lotado de turistas que se encontram na cidade. Milhares de pessoas visitam todos os dias o monumento para jogar uma moedinha na fonte – que, como reza a lenda, garante ao turista a possibilidade de voltar para a capital da Itália. Vamos visitar a Fontana di Trevi? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo e se encante com a Fontana di Trevi em Roma!
(Fonte: Comunicando Leader)
Nossa Introdução
Roma a Cidade Eterna, famosa por suas tantas igrejas e monumentos. A Fontana di Trevi é um dos monumentos mais procurados por turistas. Cheia de charme, história e encantos, Roma é uma das cidades mais lindas do mundo! Em nenhum outro lugar do mundo se celebra o maravilhoso e inconstante mundo das águas como na Fontana di Trevi.
Localização da Fontana di Trevi
Esta extraordinária obra de arte é muito mais do que uma escultura: é o triunfo da estética barroca personificada em formas naturais, e contempla no próprio movimento a alma do mundo. Foi projetada por Nicolò Salvi em uma feliz união do classicismo com o barroco. Localizada na lateral do Palácio Poli, na Piazza di Trevi, 00187 Roma RM (estação mais próxima do Metrô é a Barberini), Itália, é a mais imponente e estrondosa estrutura na pequena praça em que se encontra – o espaço é limitado e é preciso atravessar a multidão nas agitadas ruas dos arredores, fazendo com que a fonte se torne ainda mais emocionante. Saiba aqui: como usar o metrô em Roma? e Como se locomover em Roma?
Um pouco da História da Fontana di Trevi
A história da fonte é paralela à construção do aqueduto Água Virgem (da era do Imperador Augusto), quando em 19 a.C. o general Agripa, genro do Imperador Augusto, mandou levar água corrente até o Panteão e às suas termas. Tal galeria foi construída com o intuito de se criar termas gratuitas para os cidadãos romanos, consagradas ao Deus Netuno. O encanamento central ainda circula pelo subterrâneo até hoje e a Fontana di Trevi é testemunha disso, marcando o fim do aqueduto.
Segundo a lenda, o termo “Virgem” teria vindo de um caso ocorrido com os soldados de Agripa. Estando eles com sede, foram guiados à nascente por uma moça (virgem, é claro) – talvez tenha sido a deusa Diana, irmã de Apolo, que amava tomar banho nas fontes junto com suas ninfas após as exaustivas caças. O nome também pode ter sido simplesmente uma associação às águas tranquilas e puras, livres de calcário. A Fonte de Agripa era circundada por uma enorme muralha, onde se apoiavam três tanques de retenção, e se manteve assim até 1453, quando o Papa Nicolau V confiou o restauro da fonte a Leon Battista Alberti.
A Reforma da Fonte
Foi com o Papa Urbano VIII Barberini que se pensou em uma reforma para a fonte. Na verdade, o Papa queria uma fonte cenográfica para poder vê-la de sua residência no Palácio Quirinal. Em 1625, o Papa Urbano VIII encarregou Bernini de demolir a antiga fachada e iniciar uma nova fonte, dessa vez mais grandiosa. Após quatro anos, com a morte do Papa, a obra foi suspensa. Noventa anos depois, foi o Papa Clemente XII, em 1730, quem anunciou um concurso para a realização da fonte. Quem venceu foi um desconhecido, chamado Nicola Salvi – dizem que fez sua obra de arte roubando o primeiro projeto de Bernini. As obras duraram trinta anos e foram concluídas em 1762, sob o papado de Clemente XIII. Foi Giuseppe Pannini a colocar a última pedra.
Vamos conhecer um poucos dos detalhes da obra…
A fachada da Fontana di Trevi é baseada em três elementos arquitetônicos: a frente é de mármore travertino, as estátuas são de mármore de Carrara e o chafariz também de travertino. O tema dominante de todas as esculturas da fonte é o mundo marinho. A grande estátua de Oceano, o Deus Netuno, foi esculpida por Pietro Bracci. De igual beleza e elegância está a carruagem em forma de concha, puxada por alguns cavalos marinhos, que por sua vez são procedidos por tritões. Tais personagens mitológicas dão movimento e dinamismo à composição.
As Estátuas da Fonte
Bem no centro do complexo monumental, na frente ao palácio, está a estátua de Oceano, representado em uma carruagem em forma de concha içada por cavalos alados. Há também, entre outras esculturas, as figuras dos tritões e animais marinhos, mitológicos e reais. As esculturas que compõem esta maravilhosa fonte narram uma sequência de eventos ligados à descoberta da mesma fonte, de onde provém a água que alimenta o chafariz. As quatro estátuas alegóricas localizadas no topo da mansarda representam os benefícios das chuvas em relação à fertilidade da terra e as quatro maiores produções que dependem da disponibilidade de água, são elas:
- A primeira estátua à esquerda carrega uma cesta de frutas, que exprime a Fartura.
- A segunda traz nas mãos espigas de milho, representando a Fertilidade do Solo.
- A terceira tem uma taça e uvas, símbolos da Colheita do Outono.
- A última representa a Alegria dos Prados e Jardins e é toda decorada em flores.
Algumas Curiosidades sobre a Fonte
Esta fonte representa tudo de mais magnífico em uma verdadeira obra de arte. Não faltam curiosidades e lendas ligadas a ela. Ao centro do chafariz vemos uma mitra em mármore travertino, que mais parece ter sido jogado sem cuidado – provavelmente uma crítica contra o papado. A fonte foi cenário de vários filmes, vale lembrar a inesquecível cena de “A Doce Vida”, de Fellini, em que a sensual Anita Ekberg usa um vestido preto e se molha nas águas da fonte, chamando Marcello Mastroianni.
Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!
Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!
A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico
Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni
Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!
Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano
Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini
Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).
Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho em Trastevere
Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.
O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Visitar a Fontana di Trevi? Símbolo italiano mundialmente conhecido (como tantos outros monumentos igualmente famosos), a fonte tornou-se um dos ícones de Roma e agora volta com todo o seu esplendor, para ser vista pelos milhares de turistas que lotam a cidade todos os dias. A história da fontana é maravilhosa por isso aproveite a tua estadia em Roma e conheça a Fonte Trevi junto com outros monumentos como: o Panteão, Praça Espanha e Praça Navona.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Amo a Itália! Ela é pura mitologia grega que eu adoro. À Itália é uns dos países que sou apaixonada pela, gastronomia, cultura, mitologia, patrimônio histórico, museus, artes e idioma belissimo. Itália está de parabéns. Amo! Bjs.
🙂 Obrigada querida! Concordo absolutamente!
Adorei as dicas.
Obrigada querida! 🙂
A Fontana reabriu em Nov 2015 e estive lá em fevereiro 2016 e ela esta linda, branquinha, um espetáculo!
Houve alguma coisa desde entao? Nao entendi nada!
Ciao!
Oi querida, esse post fiz justamente para a inauguração da Fonte Trevi:) Grande abraço, Ana Patricia
Parabéns Ana Patrícia, estamos por fechar uma viagem para Itália e tuas orientações foram maravilhosas e esclarecedoras.
🙂 obrigada querida!