Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma?
A Praça Navona é uma das mais famosas de Roma e uma das obras barrocas mais bonitas da cidade. Digo com certeza que uma visita por aqui é imperdível! Vamos lá? Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Um pouco sobre a Praça Navona, em Roma…
A Praça Navona foi construída a pedido da família Pamphili, seu formato lembra os antigos estádios, ela foi construída em estilo monumental a pedido do Papa Incocêncio X. A Praça Navona ocupa o lugar do antigo “Estádio de Domiciano”, do qual conservou o formato retangular alongado. Construído pelo Imperador Domiciano, o estádio era utilizado para competições de ginástica.
As Três Fontes da Praça Navona
A praça é decorada com três belíssimas fontes:
A Fonte do Mouro
Chamada assim pela estátua de um etíope lutando com um golfinho.
A Fonte dos Caldeirões
Também conhecida como a Fonte de Netuno.
Fonte dos Quatro Rios
Uma das mais belas e criativas de Bernini, a Fonte dos Quatro Rios é composta por uma barreira de pedra que representa a terra, formando uma gruta – de onde surgem um leão e outros animais fictícios e um obelisco que representa o céu (recuperado do Circo Máximo na antiga Via Ápia). Ao redor da gruta, estão as estátuas dos quatro rios: o Ganges, o Nilo, o Rio da Prata e o Danúbio, que simbolizam os quatro continentes.
Que tal fazer um Tour pelo Melhor de Roma a pé?
Clique aqui para saber mais!
O Palácio Pamphili na Praça Navona
A configuração atual da praça (com as três fontes, a igreja de Santa Inês, o Palácio Pamphili e os prédios que a circundam) foi definida entre 1600 e 1700. Desde então, nada foi alterado – o que torna o lugar ainda mais charmoso. Foi Papa Inocêncio X, da família Pamphili, quem mandou reestruturar a praça com a construção do palácio da família (de estilo simples e elegante). O arquiteto encarregado foi Girolamo Rainaldi.
O Interior do Palácio
O interior do palácio (que hoje abriga a embaixada do Brasil) é enriquecido pela famosa Galeria Nacional de Arte Antiga, com os afrescos de Pietro da Cortona. Também ao Papa Inocêncio X se deve a reconstrução da antiga igreja dedicada a Santa Inês, como capela anexa ao palácio da família, localizada no local de martírio da santa – que, segundo a lenda, ficou milagrosamente coberta com os próprios cabelos após ter sido exposta nua no pelouro. A prova dessa estreita ligação é a abertura no tambor da cúpula, que permitia ao pontífice de assistir às celebrações diretamente de seu apartamento.
A Igreja de Santa Inês na Praça Navona
Como dito anteriormente, em frente à fonte está a Igreja de Santa Inês. Com formato de cruz grega, o projeto inicial foi realizado por Carlo Rainaldi, posteriormente seguido por Francesco Borromini – autor da grande fachada da praça. Borromini agregou uma grandeza vertical incomum na época, construindo um tambor bem alto, cercado por duas torres que emolduram a cúpula (alterando a fachada já iniciada com um arco).
Curiosidades: A lenda
A lenda relacionada ao ríspido contraste entre Borromini e Bernini (autor da Fonte dos Quatro Rios, localizada diante da igreja), que conta que o gigante do Rio da Prata teria estendido a mão para defender-se da iminente queda da igreja é infundada, pois a fonte foi construída antes da finalização da fachada de Borromini. No subsolo da igreja há um oratório medieval e as relíquias do Estádio de Domiciano. As outras duas fontes da Praça Navona, a de Netuno (que luta contra um polvo) e a do Mouro são de Giacomo Della Porta.
O que fazer na Praça Navona?
A Praça Navona é uma das praças mais amadas pelos romanos, há séculos um local de diversão do povo e de aristocratas, é aqui que as crianças jogam bola e as famílias romanas se encontram com parentes e amigos.
Nas noites de verão, quando o pôr-do-sol colore os telhados de vermelho, a Praça Navona vira um dos lugares mais lindos para reunir as pessoas. O retângulo de céu sobre a praça escurece lentamente, enquanto as luzes amarelas vão se acendendo nas casas e nos restaurantes.
Aproveite as Sorveterias e Cafeterias
Agora, a Praça Navona é repleta de sorveterias e cafeterias excelentes. De dia, é frequentada por intelectuais e pintores, já a noite, é o destino preferido dos jovens e artistas de rua. Como falei a Praça Navona é animada todos os dias por vários artistas que, com sua arte, conseguem em pouco minutos capturar as expressões e características físicas de quem deseja ser retratado. Saiba aqui: Quais são as 5 melhores sorveterias da Itália? e As melhores cafeterias em Roma!
Aproveite as Feirinhas de Natal na Praça Navona
Durante os anos, sempre foi um dos pontos de encontro preferidos dos romanos durante o Carnaval, no Natal e no Dia de Reis. É tradição iniciar a Feira de Natal em 8 de dezembro, com barraquinhas repletas de presépios artesanais, inovações e, é claro, doces típicos. A feira fica até a festa da Epifania do Senhor, na noite entre 5 e 6, quando adultos e crianças se reúnem para participar da chegada da Befana. Não dá para perder a Praça Navona no Natal, quando fica repleta de banquinhas que vendem meias de Natal e docinhos. Um espetáculo único. Saiba tudo sobre o Natal na Itália, clicando aqui!
Como chegar a Praça Navona?
Como Chegar na Praça Navona? Muitos turistas, ao planejar a própria viagem, se perguntam como chegar à Praça Navona,
1) Como chegar a Praça Navona? COM O METRÔ
Realmente, assim como outras praças famosas de Roma, a Praça Navona NÃO TEM acesso pelo metrô, nem pela linha A, nem pela linha B. Porém, isso não quer dizer que o acesso seja difícil, pois a Praça Navona é bem conectada aos serviços de ônibus de linha que transitam nas imediações. Não há um ônibus que desce direto na Praça Navona (e nem poderia, visto que é um calçadão fechado).
2) Como chegar a Praça Navona? COM O ÔNIBUS
A praça fica quase atrás da Corso Vittorio Emanuele II (exatamente um dos pontos de maior acessibilidade para a praça). Nesta rua param as linhas de número: 46 /571 / 492 / 62 / 628 / 64 (perfeitas para quem vem da Estação Termini) e também 70 / 81 / 87 / 916 / C3.
Quanto às linhas de ônibus noturnas, é possível contar com os itinerários de número: n15 / n20 / n5 / n6 / n7. Se estiver hospedado no centro de Roma, você tem a possibilidade (que a meu ver, é a melhor), de ir para a Praça Navona a pé. Não só é uma forma de passear, mas também terá a sensação de literalmente caminhar pela história.
Do ponto de ônibus da Estação Termini
Pegue a linha 64 sentido Praça São Pedro e desça após 9 paradas (na corso Vittorio Emanuele) e siga a pé até a Praça Navona. Da estação Tiburtina, pegue a linha B do metrô sentido Laurentina por quatro estações e desça na Termini (pegando a linha 64, conforme as instruções indicadas acima).
Do Aeroporto de Fiumicino
Vá à estação de trem de Fiumicino, pegue a linha FR1 (sentido Settebagni) por seis estações e desça na Trastevere. De lá, pegue o bonde 8 (sentido Argentina) por oito paradas e desça na Argentina. Siga a pé por 750 metros até a Praça Navona.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba onde comer o melhor e o verdadeiro Tiramisù na Piazza Navona!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? Lá você encontrará o verdadeiro dia a dia do italiano e conhecerá umas das mais belas praças de Roma. Com certeza você vai amar essa praça!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá Ana Patricia. Me chamo Marcelo e estou indo para Roma com minha mulher e filha daqui a 10 dias. Adoro seus posts, me ajudam muito. O fato é que já estive em Roma há 6 anos, falamos italiano fluente, mas ainda não reservei nosso quarto de hotel. Vai acabar ficando para quando chegarmos… Vc pode me ajudar a escolher hotéis bons e baratos? Tanto faz se for hotel, pousada ou b&b… Pensamos na região entre a stazione término e o Vaticano. Além disso, de lá seguiremos para Catania, também vamos comprar os bilhetes na hora. Vai ser uma aventura… Muito obrigado!!
Marcelo, veja no banner do lado direito os hotéis que recomendo em Roma:) Te recomendo comprar um vôo para Catânia.. não compensa ir com trem.. você vai viajar um dia inteiro e as vezes custa mais caro que os vôos low cost. Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
Ana, obrigada pelas dicas maravilhosas!
Me ajude com uma dúvida? Estarei em Roma em Junho apenas por uma conexão de 8 horas. Eu gostaria de visitar apenas a Linda Fontana Trevi, atéporque não terei muito tempo, quero ficar um tempão apreciando-a e voltar com tranquilidade pra almoçar no aeroporto.
Pode me ajudar com a rota fácil do aeroporto e da forma mais econômica?
Obrigada 🙂
Roma Fiumicino até estação Termini com o trem ou com o ônibus (ver o post onde ensino como ir do aeroporto até o centro).. dali dá para ir a pé (Max 15 minutos) ou pegar o metro Linha A e descer na estação Barberini (dali 5 minutos a pé).. Abraços, Ana