Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma?
Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? A Piazza Navona, em Roma, é uma das mais bonitas da Itália. Famosa no mundo inteiro é quase um museu a céu aberto e merece uma visita!
Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma?
A Praça Navona é uma das mais famosas de Roma e foi construída a pedido da família Pamphili. Seu formato lembra os antigos estádios, ela foi construída em estilo monumental a pedido do Papa Incocêncio X. A Praça Navona é uma das obras barrocas mais bonitas da cidade e ocupa o lugar do antigo “Estádio de Domiciano”, do qual conservou o formato retangular alongado. Construído pelo Imperador Domiciano, o estádio era utilizado para competições de ginástica. Vamos lá? Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? CONHEÇA SUAS FONTES
A praça é decorada com três fontes: a Fonte do Mouro (chamada assim pela estátua de um etíope lutando com um golfinho), a Fonte dos Caldeirões (também conhecida como a Fonte de Netuno) e a Fonte dos Rios (uma das mais belas e criativas de Bernini). A Fonte dos Quatro Rios é composta por uma barreira de pedra que representa a terra, formando uma gruta – de onde surgem um leão e outros animais fictícios e um obelisco que representa o céu (recuperado do Circo Máximo na antiga Via Ápia). Ao redor da gruta, estão as estátuas dos quatro rios: o Ganges, o Nilo, o Rio da Prata e o Danúbio, que simbolizam os quatro continentes. Que tal fazer um Tour pelo Melhor de Roma a pé? Clique aqui para saber mais!
2) Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? CONHEÇA O PALÁCIO PAMPHILI
A configuração atual da praça (com as três fontes, a igreja de Santa Inês, o Palácio Pamphili e os prédios que a circundam) foi definida entre 1600 e 1700. Desde então, nada foi alterado – o que torna o lugar ainda mais charmoso. Foi Papa Inocêncio X, da família Pamphili, quem mandou reestruturar a praça com a construção do palácio da família (de estilo simples e elegante). O arquiteto encarregado foi Girolamo Rainaldi.
O Interior do Palácio
O interior do palácio (que hoje abriga a embaixada do Brasil) é enriquecido pela famosa Galeria Nacional de Arte Antiga, com os afrescos de Pietro da Cortona. Também ao Papa Inocêncio X se deve a reconstrução da antiga igreja dedicada a Santa Inês, como capela anexa ao palácio da família, localizada no local de martírio da santa – que, segundo a lenda, ficou milagrosamente coberta com os próprios cabelos após ter sido exposta nua no pelouro. A prova dessa estreita ligação é a abertura no tambor da cúpula, que permitia ao pontífice de assistir às celebrações diretamente de seu apartamento.
3) Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? CONHEÇA A IGREJA DE SANTA INÊS
Como dito anteriormente, em frente à fonte está a Igreja de Santa Inês. Com formato de cruz grega, o projeto inicial foi realizado por Carlo Rainaldi, posteriormente seguido por Francesco Borromini – autor da grande fachada da praça. Borromini agregou uma grandeza vertical incomum na época, construindo um tambor bem alto, cercado por duas torres que emolduram a cúpula (alterando a fachada já iniciada com um arco).
4) Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? CONHEÇA A LENDA
A lenda relacionada ao ríspido contraste entre Borromini e Bernini (autor da Fonte dos Quatro Rios, localizada diante da igreja), que conta que o gigante do Rio da Prata teria estendido a mão para defender-se da iminente queda da igreja é infundada, pois a fonte foi construída antes da finalização da fachada de Borromini. No subsolo da igreja há um oratório medieval e as relíquias do Estádio de Domiciano. As outras duas fontes da Praça Navona, a de Netuno (que luta contra um polvo) e a do Mouro são de Giacomo Della Porta.
O que fazer na Praça Navona?
A Praça Navona é uma das praças mais amadas pelos romanos, há séculos um local de diversão do povo e de aristocratas, é aqui que as crianças jogam bola e as famílias romanas se encontram com parentes e amigos. Nas noites de verão, quando o pôr-do-sol colore os telhados de vermelho, a Praça Navona vira um dos lugares mais lindos para reunir as pessoas. O retângulo de céu sobre a praça escurece lentamente, enquanto as luzes amarelas vão se acendendo nas casas e nos restaurantes. Agora, a Praça Navona é repleta de sorveterias e cafeterias excelentes. De dia, é frequentada por intelectuais e pintores, já a noite, é o destino preferido dos jovens e artistas de rua. Como falei a Praça Navona é animada todos os dias por vários artistas que, com sua arte, conseguem em pouco minutos capturar as expressões e características físicas de quem deseja ser retratado.
Visite a Feira de Natal
Durante os anos, sempre foi um dos pontos de encontro preferidos dos romanos durante o Carnaval, no Natal e no Dia de Reis. É tradição iniciar a Feira de Natal em 8 de dezembro, com barraquinhas repletas de presépios artesanais, inovações e, é claro, doces típicos. A feira fica até a festa da Epifania do Senhor, na noite entre 5 e 6, quando adultos e crianças se reúnem para participar da chegada da Befana. Não dá para perder a Praça Navona no Natal, quando fica repleta de banquinhas que vendem meias de Natal e docinhos. Um espetáculo único.
Como chegar a Praça Navona?
Como Chegar na Praça Navona? Muitos turistas, ao planejar a própria viagem, se perguntam como chegar à Praça Navona,
Usando o Metrô
Realmente, assim como outras praças famosas de Roma, a Praça Navona NÃO TEM acesso pelo metrô, nem pela linha A, nem pela linha B. Porém, isso não quer dizer que o acesso seja difícil, pois a Praça Navona é bem conectada aos serviços de ônibus de linha que transitam nas imediações. Não há um ônibus que desce direto na Praça Navona (e nem poderia, visto que é um calçadão fechado).
Linhas de Ônibus
A praça fica quase atrás da Corso Vittorio Emanuele II (exatamente um dos pontos de maior acessibilidade para a praça). Nesta rua param as linhas de número: 46 /571 / 492 / 62 / 628 / 64 (perfeitas para quem vem da Estação Termini) e também 70 / 81 / 87 / 916 / C3.
Quanto às linhas de ônibus noturnas, é possível contar com os itinerários de número: n15 / n20 / n5 / n6 / n7. Se estiver hospedado no centro de Roma, você tem a possibilidade (que a meu ver, é a melhor), de ir para a Praça Navona a pé. Não só é uma forma de passear, mas também terá a sensação de literalmente caminhar pela história.
Do ponto de ônibus da Estação Termini
Pegue a linha 64 sentido Praça São Pedro e desça após 9 paradas (na corso Vittorio Emanuele) e siga a pé até a Praça Navona. Da estação Tiburtina, pegue a linha B do metrô sentido Laurentina por quatro estações e desça na Termini (pegando a linha 64, conforme as instruções indicadas acima).
Do Aeroporto de Fiumicino
Vá à estação de trem de Fiumicino, pegue a linha FR1 (sentido Settebagni) por seis estações e desça na Trastevere. De lá, pegue o bonde 8 (sentido Argentina) por oito paradas e desça na Argentina. Siga a pé por 750 metros até a Praça Navona.
Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!
Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!
A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico
Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni
Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!
Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano
Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini
Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).
Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho em Trastevere
Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.
O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Assista esse vídeo e saiba: Onde fazer compras gastando pouco no centro de Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma? Lá você encontrará o verdadeiro dia a dia do italiano. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!