Conhecer o Panteão em Roma?

O monumento mais bem conservado da Roma Antiga, imponente e nos tira o fôlego com sua beleza!

3 10.730

Conhecer o Panteão em Roma?

O Panteão está entre as quinze melhores atrações da Europa, considerado uma “maravilha da engenharia sem igual”!!! O Panteão é o monumento romano mais bonito e mais bem conservado, uma das maiores e mais completadas obras da arquitetura romana, construído entre 25 e 27 a.C. pelo cônsul Agripa, oficial do imperador Augusto. Vamos ao nosso post do dia: Conhecer o Panteão em Roma? Vamos conhecer sua história, o seu significado, os horários e muitos mais;) Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nosso Introdução

O Panteão representa, há mais de dois mil anos, a expressão máxima da glória de Roma. A sua história está ligada de maneira inseparável ao desenvolvimento da cidade eterna, a qual vem refletindo ao longo dos séculos. O Panteão serviu de inspiração aos maiores arquitetos do Renascimento, tanto que Raffaello o quis ter como local de descanso eterno. É a única construção romana que permaneceu intacta através dos séculos. A história do Panteão é única ,por isso aproveite a estadia em Roma e conheça o Panteão junto com outros monumentos famosos da Roma Barroca como a Praça Navona, Fonte de Trevi (onde você poderá jogar a moedinha!!!) e a Praça Espanha. Saiba tudo sobre Roma aqui!

As Reconstruções do Panteão em Roma

Em 80 d.C, Domiciano o reconstruiu após um incêndio. Contudo, passados trinta anos, um raio atingiu o local, que pegou fogo novamente. Então, foi reconstruído para seu formato atual pelo imperador Adriano, reino sob o qual Roma atinge o ápice de seu esplendor. Acredita-se que a estrutura atual seja fruto exatamente desse seu talento versátil de gostos exóticos. Na verdade, ele agregou ao Panteão uma estrutura cilíndrica, em estilo romano, e as grandiosas colunas externas, de inspiração grega. Michelangelo dizia que esta obra teria sido feita pelos anjos, e não por homens. Leia também: o que fazer em Roma quando chove?

A Lenda sobre o Panteão em Roma

O ponto exato onde o monumento está localizado não é mero acaso, mas um lugar lendário da história da cidade. Segundo a lenda romana, este era o local onde o fundador de Roma, Rômulo, no momento de sua morte, foi pego por uma águia e levado ao céu entre os deuses.

O que significa “Panteão”? 

O nome é derivado de duas palavras gregas: pan (“tudo”) e theon (“divino”). Portanto, o Panteão era um pequeno templo dedicado a todas as divindades de Roma. Leia também Como comprar o Roma Pass?

A Atual Construção do Panteão em Roma e suas atrações

A construção atual constitui um templo enorme com um salão circular todo coberto por uma cúpula hemisférica, precedido de um pórtico frontal com um pronau de origem grega de oito colunas coríntias que sustentam o tímpano. Originalmente, a estranha justaposição desses três elementos distintos foi equilibrada por uma passagem retangular que se abria diante do templo. Não é porque o Panteão tem uma estrutura aparentemente simples, que ele não seja magistral. O diâmetro interno da cúpula corresponde exatamente à altura que vai do chão ao topo. Ao ampliar cuidadosamente a curvatura da abóboda, se obtém uma esfera perfeita, que simboliza o globo celeste (com visível referência às divindades as quais o templo é dedicado). Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

Sinta as mesmas sensações que os romanos

Passada a porta de entrada, vemos este enorme espaço vazio que nos faz sentir pequenos. É assim que as pessoas deveriam se sentir diante da presença dos deuses; qualquer um que entra hoje no Panteão tem a possibilidade de viver a mesma sensação que os romanos tinham há dois mil anos. O espaço mostra uma esfera perfeita, que simboliza o globo celeste. Seu formato arredondado serve para colocar todos os deuses no mesmo patamar de importância. Dessa forma, ao redor de todo o espaço estão dispostas sete divindades ligadas ao culto dos planetas como: o Sol, a Lua, Vênus, Saturno, Júpiter, Mercúrio e Marte. Tais deuses ficam separados por sete nichos entre duas colunas coríntias. Com a cristianização, alguns desses nichos foram utilizados para a construção de pequenos altares dedicados aos mártires cristãos.

Sua Majestosa Cúpula

A grandiosidade do Panteão se deve principalmente pela sua majestosa cúpula: até hoje é a maior cúpula de alvenaria jamais construída. Os visitantes podem explorar a história e a arquitetura do Panteão ao ficar parado seja na cúpula, ou no característico óculo (um enorme buraco de 9 metros de diâmetro). O óculo é uma ideia genial, pois o Panteão não tem janelas, e a luz entra exclusivamente pelo alto, clareando o ambiente através do raio de luz interno. Por volta do meio-dia, os raios de sol provenientes do óculo ficam extraordinariamente intensos. O óculo funcionava também como um escape para a fumaça das velas sacras – descartando a crença de que ele teria sido construído para não deixar a água da chuva entrar. Na verdade, quando chove, chove dentro do Panteão também, mas o chão é ligeiramente convexo, fazendo com que a água escoe graças a um sistema de drenagem.

Nossa Senhora dos Mártires

O prédio foi então transformado em uma igreja cristã, chamada Nossa Senhora dos Mártires, no ano de 609 – o que contribuiu para que ele fosse salvo da destruição. É o único edifício romano que conserva ainda hoje o revestimento de mármore, os mosaicos, o estuque e as enormes portas de bronze (que com seus sete metros, são as maiores entre todas as portas romanas).

Informações Úteis

Horário de Funcionamento:

De segunda a sábado das 08:30h às 19:30h, e aos domingos das 09:00h às 18:00h. Nos feriados fica aberto das 09:00h às 13:00h. Pode haver delimitação durante as celebrações religiosas. A entrada é gratuita (mas provavelmente logo será através de pagamento).

Como chegar ao Panteão em Roma?

Ônibus: sempre aconselho andar de transporte público em Roma, porém nem sempre é possível descer exatamente em frente aos monumentos com ônibus ou metrô. Na verdade, o Panteão só tem acesso a pé. É possível ir de ônibus até um certo ponto, ou seja, no Largo di Torre Argentina. Aqui param várias linhas, por exemplo: a 64 (que vem da Estação Termini) e a 62 (ótima para quem está nos arredores da Praça São Pedro). Também tem os ônibus 492/81/40/87/30. O Panteão fica a 400 metros de distância da Torre Argentina.

Metrô: quem vem de metrô pode descer na Estação “Barberini” da linha A, e então seguir a pé ou pegar o ônibus na Via del Tritone até o cruzamento com a Via del Corso. De lá, passando em frente ao Palácio Montecitório e o Parlamento, você já vê o Panteão. Leia também Como usar o metrô em Roma? e Como se locomover em Roma?


Mapa 01 – Da Estação do Metrô Barberini até o Panteão

Conhecer o Panteão em Roma?
Fonte: Google Maps

Mapa 02 – Localização do Panteão

Conhecer o Panteão em Roma?
Fonte: Google Maps

 


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conhecer o Panteão em Roma? O Panteão é o mais bem conservado dentre os monumentos antigos de Roma, sua grandiosidade sempre criou admiração e espanto. Desde o Renascimento, constitui um dos exemplos mais importantes da arquitetura, representando o testemunho máximo da técnica de construção antiga e um imprescindível ponto de referência para os futuros projetos arquitetônicos de planta centralizada.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?




Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!