5 lugares para ver uma ópera em Roma

Um dos gêneros mais elegantes e expressivos da música, desde a antiguidade é, sem dúvida, a ópera. Uma das expressões musicais mais esplêndidas do mundo, as óperas nos presenteiam com emoções, belezas e detalhes impressionantes. Hoje vamos saber aonde assistir a um espetáculo de ópera em Roma.

0 139

5 lugares para ver uma ópera em Roma

A ópera é uma expressão artística que nos apresenta diversos tipos de emoções em um único espetáculo. Podem ser românticas, dramáticas, alegres, mas todas são sempre belíssimas, intensas e inesquecíveis. Hoje vou apresentar para vocês 5 lugares para ver uma ópera em Roma. Vamos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Poderíamos ficar horas dissertando sobre o assunto, pois é um assunto fascinante, mas, hoje, trago para vocês 5 lugares em Roma para você poder assistir a uma ópera.

Importante

Faça sua reserva com antecedência, pois são espetáculos muito procurados. Saiba aqui: como comprar ingressos para os principais monumentos da Itália?

1) 5 lugares para ver uma ópera em Roma: I VIRTUOSI DELL´ OPERA DI ROMA

Apresentando uma das óperas mais tradicionais da Itália, La Traviata di Verdi, o grupo se apresenta de maneira impecável em dois dos lugares mais tradicionais de Roma: o Teatro Salone Margherita e na Chiesa di San Paolo entro le Mura. La Traviata foi inspirada no romance de Alexandre Dumas A Dama das Camélias, e conta a trágica história de amor entre dois jovens de classes sociais e estilos de vida distintos: Violetta e Alfredo. É um dos romances mais celebrados da história e se passa na cidade do amor, Veneza.

  • Para maiores informações sobre esse espetáculo e para comprar seus ingressos, você pode clicar aqui!
  • NOTA: esse link é para a apresentação na Chiesa di San Paolo entro le Mura.

2) 5 lugares para ver uma ópera em Roma: OS TRÊS TENORES

Outro clássico italiano! Também apresentado na Chiesa di San Paolo entre le Mura, essa é uma das apresentação mais lindas de todos os tempos. Ficou mundialmente famosa nas vozes dos icônicos José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Nesta apresentação, no entanto, quem dá vida às famosas óperas históricas como Tosca, La Traviata e L’Elisir d’amore, além de nos presentar também com músicas lendárias como O sole mio e Torna a Surriento, são os esplêndidos Giancarlo Polizzi, Vincenzo Tremante e Emil Alekperov.  É uma apresentação inesquecível!

  • Para maiores informações sobre esse espetáculo e para comprar seus ingressos, você pode clicar aqui!

3) 5 lugares para ver uma ópera em Roma: PALÁCIO DE SANTA CHIARA

Localizado na Praça homônima, o Palácio de Santa Chiara nos oferece um espetáculo muito especial: um tenor e um soprano encantam nossa audição com óperas clássicas e cheias de elegância. Com tradicionais óperas como La Traviata, Turandot e Rigoletto, eles são acompanhados por um quarteto de cordas que parecem pintar a mão cada nota musical. É algo, de fato, mágico!

  • Para maiores informações sobre esse espetáculo e para comprar seus ingressos, você pode clicar aqui!

4) 5 lugares para ver uma ópera em Roma: PALAZZO PAMPHIJI – ROOFTOP BAR

Não preciso nem dizer que, além de tudo, daqui você tem uma das vistas mais lindas da capital, não é mesmo? Se você prefere algo mais ‘casual’, mesmo quando falamos de ópera, uma excelente opção é assistir a uma ópera ao ar livre, no topo de um dos palácios mais belos de Roma: o Palazzo Panphilj. Com músicas de grandes nomes como Verdi, Puccini, Rossini e Bellini o espetáculo “La Grande Bellezza” é espetacular!

  • Para maiores informações sobre esse espetáculo e para comprar seus ingressos, você pode clicar aqui!

5) 5 lugares para ver uma ópera em Roma: LA GRANDE OPERA

No belíssimo Sant’Agnese in Agone — Sagrestia del Borromini, na Piazza Navona, você pode desfrutar desse espetáculo muito especial! O espetáculo é na Sacristia da Igreja de Sant’Agnese, que foi projetada por Francesco Borromini e possui uma acústica excelente! Além da beleza do conjunto da obra, claro! A apresentação inclui óperas famosas, elegantes, clássicas e que irão fazer você cair de amores!

  • Para maiores informações sobre esse espetáculo e para comprar seus ingressos, você pode clicar aqui!

Vamos falar um pouco de ópera?

Etimologia da palavra

Antes de tudo vamos saber onde ela nasceu, a etimologia da palavra e conhecer uma breve história de um dos gêneros musicais italianos mais celebrados no mundo. A palavra ópera vem do latim opus, que quer dizer “trabalho”. Em italiano a palavra significa “obra”, portanto uma “opera d’arte” pode se referir a, por exemplo, um famoso quadro, mas em termos musicais, a palavra manteve sua escrita italiana original e foi disseminada no mundo, justamente, como ópera.

O berço da ópera

A ópera nasceu em Florença, no final do século XVI, quando a chamada Camerata Florentina, um grupo de poetas, músicos e escritores, se reuniu na casa do conde Giovanni Bardi. O objetivo do grupo era reviver os antigos números teatrais gregos os adaptando para o gosto dos italianos.

Os antigos números teatrais gregos

Os antigos números teatrais gregos eram magníficos e, artisticamente, muito completos, pois reuniam poesia, música, dança e atuação cênica; eles agrupavam todos os elementos ideais para o entretenimento: ao mesmo tempo em que era um espetáculo muito variado – com diversos tipos de música – contava uma história, ou seja, era um espetáculo completo. A ideia principal destes números, porém, era criar músicas de forma poética, destacando a voz principal de quem a cantasse. Eis que os italianos ‘desafiaram’ tudo e todos, criando uma música monódica, ou seja, longe do tradicional estilo polifônico predominante na época, a polifonia.

As discussões e encontros da Camerata florentina criaram um novo gênero de espetáculo musical onde predominava temas como a literatura greco-latina “revisada” através de um novo ponto de vista. Através dos tons e das letras, surgiu uma expressão de arte que conseguia mexer com o público e com suas emoções. Nasceu assim a ópera. Em Veneza, em 1637, a inauguração da primeira casa de ópera pública serviu para disseminar o estilo na Itália, especialmente nas cidades de Nápoles e Roma. Dali o estilo musical caiu no gosto europeu e começou a ganhar espaço em vários países como Rússia, França, Alemanha, Áustria e Inglaterra. A primeira ópera italiana conhecida foi Dafne, criada por volta de 1598 e com versos de Ottavio Rinuccini e música de Jacopo Peri.

Curiosidades

A ópera italiana mais famosa do mundo

Qual é a ópera italiana mais famosa do mundo? Embora venha a mente de muitos a tradicional La Traviata, de Verdi, a ópera italiana mais famosa do mundo é “Madama Butterfly”, de Puccini. A ópera conta a história de uma tragédia que se desenrola a partir do momento em que a protagonista decide deixar para trás todas suas tradições culturais japonesas por conta do amor que ela sente por um soldado estrangeiro.

Os espetáculos de ópera são chamados por nomes diferentes…

Os espetáculos de ópera são chamados por nomes diferentes e, a seguir, veremos alguns exemplos: algumas óperas são denominadas de drama, outras de ópera séria, ópera cômica, interlúdio – que é colocado entre um ato e outro da ópera séria – Singspiel alemão, que consiste em cantar e atuar e pode incluir partes de diálogos; tragédie-lyrique, que é uma ópera da corte francesa com coros e danças; opereta que, geralmente, são mais leve e divertidas; ópera-ballet, grand-opéra – que é um suntuoso espetáculo musical em cinco atos com danças, cenários diversos, coros e um grande número de cantores; ópera farsa entre tantos outros. Conforme mudam os gêneros, muda também a formação da orquestra que, em cada um dos tipos de espetáculo, utiliza diferentes instrumentos para poder “emoldurar” a música cantada.



Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

5 lugares para ver uma ópera em Roma! Ao contrário do que muitos pensam, as óperas são muito acessíveis ao grande público e são ideais para quem gosta de programas diferentes e que, com toda certeza, irão marcar sua viagem de uma maneira muito especial!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?




Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!