Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma?

Roma é rodeada por Praças e hoje vamos falar de uma das mais bonitas delas: Piazza Del Popolo. Vem coma gente conhecer a história desse lugar incrível em Roma!

0 793

Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma?

Conhecida pelo Coliseu, por suas inúmeras igrejas e fontes, Roma também é conhecida por suas belíssimas Praças. Uma das mais lindas é, sem dúvida, a Piazza Del Popolo. Quer saber mais? Então esse post é para você! Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Piazza del Popolo aparece grandiosa e solene aos olhos dos turistas e é uma das praças mais famosas de Roma. Ela representa a porta de entrada para a Roma mais antiga, perto de uma das estradas consulares de Roma, a Via Flaminia. Pode ser considerada a última grande realização da Roma papal, fechada ao norte pela Porta del Popolo e dominada a leste pelas rampas do calçadão de Pincio. Esta praça é a entrada urbana mais interessante do mundo e é o maior acesso ao coração de Roma. À primeira vista, pode parecer que não há atrativos significativos, no entanto, preserva notáveis ​​obras visuais e arquitetônicas de grande impacto visual. É um dos centros nervosos de Roma, bem como um destino para muitos turistas e lar de muitos eventos.

O Obelisco Flaminio, a Fonte de Netuno e as Igrejas

Com o passar do tempo a Piazza del Popolo, sofreu muitas mudanças e o que você vê hoje é o resultado do trabalho dos vários papas que se sucederam. Nesta Praça estão importantes igrejas e monumentos como o grande Obelisco Flaminio, a Fonte de Netuno, a Igreja de Santa Maria del Popolo e as duas igrejas gêmeas de Santa Maria em Montesanto e Santa Maria dos Milagres. Você apenas tem que conhecer a história e admirar este quadrilátero.

O acesso elegante a esta praça é através da Porta del Popolo ou Porta Flaminia. O portão mais ao norte das muralhas de Aureliano, deve seu primeiro nome à Via Flaminia, que começa a partir deste ponto, enquanto o segundo nome , como o da famosa Piazza del Popolo, não tem origem certa. Pensa-se que é devido à presença dos muitos álamos que povoaram a área da praça ou pela presença da Igreja de Santa Maria del Popolo, construída por decisão do povo romano.

A Porta de Popolo

A porta é caracterizada por um único arco com uma inscrição que lembra a última restauração e o brasão papal. Dos lados há quatro colunas provenientes da antiga Basílica de São Pedro, entre as quais estão as estátuas dos Santos Pedro e Paulo. O edifício é decorado com ameias. Externamente a fachada é obra de Gian Lorenzo Bernini. Em vez disso, o nome da praça deve estar ligado à construção da Igreja de Santa Maria, chamada de Popolo, porque foi construída às custas do povo na época do Papa Pasquale II, em 1099, embora outra interpretação sustente que a palavra latina ‘popolus’ significa álamo, provavelmente luxuriante nesta área em eras passadas.

A Lenda

A lenda, entre outras coisas, diz que o papa escolheu para construir a igreja neste momento para substituir uma nogueira cultivada na tumba que manteve as cinzas de Nero, cujo fantasma, dizem, ainda incomoda os transeuntes. Em qualquer caso, esta Igreja é de extraordinária importância porque contém obras de imenso valor, como as duas pinturas de Caravaggio (a ‘Crocefissione di San Pietro’ e a ‘Conversione di San Paolo’) e obras de Pinturicchio, Raffaello, Del Bramante e Bernini. No centro da praça está toda a sua grandeza, um dos maiores obeliscos de Roma, vindos do Egito. O Obelisco Flaminio que foi trazido para Roma por Augusto, que o colocou no Circo Máximo, mas o Papa Sisto V, em 1589, o queria no meio da praça, onde ainda podemos admirá-lo hoje.

1) Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma? CONHEÇA O OBELISCO FLAMINIO

O obelisco, de 24 metros de altura é o mais antigo de Roma depois do Lateranense, foi erigido em Eliopoli, em frente ao Templo do Sol, na época dos faraós Ramsés II e Mineptah, seu filho a quem se referem os hieróglifos. A elegância e o requinte da Piazza del Popolo, no entanto, deve-se a Valadier, o arquiteto que, no início do século XIX e a mando do Papa Pio VII, cuidou de sua arquitetura no geral. De fato, ele colocou ao pé do obelisco a fonte particular formada por quatro bacias com leões de mármore de estilo egípcio.

2) Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma? CONHEÇA A FONTE DA DEUSA ROMA E A FONTE DE NETUNO

Nos dois semicírculos da praça, fica a Fontana della Dea Roma (ao pé da Pincio) e no lado oposto da Fonte de Netuno, finalmente, dedicou-se à realização da grande fonte de Água Virgem, que se mostra nas encostas das colunas. A praça representa o vértice a partir do qual partem três ruas muito importantes: Via del Babuino, encomendada por Clemente VII e completada por Paulo III que leva à Piazza di Spagna; Via del Corso, correspondente à antiga Via Lata, onde ficam os Palácios dos Poderes até o Campidoglio e via di Ripetta, que flanqueia o Tibre até San Pietro, conhecido por todos como o Tridente. E durante o século XVII há as intervenções de Bernini e Fontana para a construção das duas igrejas ‘gêmeas’. As igrejas gêmeas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dos Milagres, são os dois pilares do tridente, quase um convite para explorar o centro da cidade através da sempre lotada Via del Corso, com suas lojas e seus artistas de rua.

Fonte da Deusa Roma

A Fonte da Deusa Roma é a fonte colocada no semicírculo direito da praça em direção ao Pincio. Foi projetado por Valadier em 1823 e representa a deusa de Roma com a Lupa Capitolina a seus pés, ladeada por estátuas sentadas que simbolizam o Tibre e o Aniene. A bacia de travertino, em forma de concha grande, recolhe a água da base do monumento. No centro da fonte, ao lado do Tibre, encontramos a Fonte de Netuno, construída no hemiciclo esquerdo, concluída em 1823.

Fonte de Netuno

Localizado exatamente ao lado oposto ao da Deusa Roma no outro semicírculo, há a Fonte de Netuno, que é composta de uma grande bacia de travertino semicircular acima da qual fica uma grande válvula em forma de concha, também de travertino, que recolhe a água e a derrama em um pequeno local colocado um pouco mais no alto. A Fonte de Netuno é decorada com esculturas desenhadas por Giuseppe Valadier e esculpidas por Ceccarini, sendo a mais importante a estátua de Netuno segurando um tridente com a mão direita. Ao pé de Netuno, há duas estátuas de tritões, colocadas acima dos golfinhos. 

3) Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma? CONHEÇA A IGREJA SANTA MARIA EM MONTESANTO

A igreja de Santa Maria em Montesanto é também conhecida como a Igreja dos Artistas, onde desde 1941 uma missa é celebrada todos os domingos em homenagem aos artistas. Também nesta igreja são realizadas muitas vezes o funeral de personagens relacionados ao mundo do entretenimento e da cultura. Santa Maria dos Milagres, em vez disso, projetada pelo arquiteto Carlo Rainaldi, em 1611, foi concluída por Bernini com a colaboração de Carlo Fontana. Embora pareçam idênticas na realidade, a cúpula da igreja é circular, ao contrário da igreja gêmea de Santa Maria di Montesanto, que é oval. A visita à bela Piazza del Popolo termina com as duas fontes em frente aos semicírculos da Piazza del Popolo, como a Fonte da Deusa Roma e a Fonte de Netuno.


Como Chegar a Piazza del Popolo?


1) Como Chegar a Piazza del Popolo? DE AVIÃO

Roma tem dois aeroportos: o Leonardo da Vinci, Fiumicino e o Pastine di Ciampino. Fiumicino é o aeroporto mais importante no qual chegam voos regulares domésticos e internacionais. Ciampino, nos últimos anos, tornou-se o aeroporto de referência para voos de baixo custo.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Piazza del Popolo? DE TREM

Roma tem duas estações principais, Roma Termini e Roma Tiburtina. A chegada a uma ou outra estação depende da cidade de partida, do horário e do tipo de trem. Trens regionais e trens nacionais sem ser os de alta velocidade, geralmente, chegam a Roma Termini. Os trens de alta velocidade Frecciarossa e Italo chegam a Roma Termini e / ou Tiburtina.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a Piazza del Popolo? DE CARRO

Para aqueles que chegam do norte, a melhor maneira de chegar a Roma é a rodovia A1 Milano Roma. Do sul, a rota obrigatória é a autoestrada A1. Todas as autoestradas atravessam o anel rodoviário Grande Raccordo Anulare, no qual existem todas as saídas para o centro e subúrbios de Roma.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Quais os 5 pontos imperdíveis de Roma de acordo com a opinião de uma guia turística? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer a Piazza Del Popolo em Roma? Não é de se admirar que este quadrado seja chamado de ‘povo’, porque sua grande parede decorada com estátuas e esfinges parece querer acolher e abraçar toda a multidão que por muitos séculos neste ponto, para e caminha, em uma ‘Piazza’ que se tornou uma verdadeira sala de estar para todas as pessoas. Grande parte da história de Roma se passa precisamente desta praça. É o lugar certo para passar uma tarde divertida, de onde partem as principais ruas comerciais e subir as escadas até chegar à Terrazza del Pincio, onde você pode admirar Roma de cima em todo o seu esplendor.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!