As melhores cafeterias em Roma
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e um dos mais famosos é o café italiano: aromático, saboroso, encorpado, uma delicia! Os italianos levam a arte do café muito a sério e, dificilmente, você tomará um café ruim na Itália, mas em alguns lugares, o café é o astro mor e hoje vamos te dar o mapa da mina para você tomar um café muito especial em Roma.
Vamos lá?! Vamos conhecer as melhores cafeterias em Roma. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
As “caffetterie” estão por toda a parte na Itália, em todas as cidades. O café é uma das bebidas mais consumidas na Itália e, claro, é um dos melhores lugares do mundo para provar essa “joia” em forma de liquido! Dizem que Voltaire tomava quarenta cafés por dia e ele o chamava de “veneno”, mas, em suas palavras, “um veneno lento, para poder estar atento e ajudar a pensar, a pensar em como combater os tiranos e os imbecis”.
A Igreja considerava o café como a “bebida do Diabo” e, os sultões, proibiam o consumo do café pelas mulheres. Leia mais sobre essa história no decorrer de nosso Post. Vamos agora saber quais as melhores cafeterias em Roma?
Conheça também as melhores cafeterias em: Florença, Nápoles, Veneza e Milão. E, finalmente, seguimos para saber quais são as melhores cafeterias de Roma. Prontos? Vamos lá! Saiba aqui como é o café da manhã na Itália!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) As melhores cafeterias em Roma: CHIOSTRO DEL BRAMANTE
Vamos conhecer uma das cafeterias mais interessantes e lindas de Roma, a Chiostro del Bramante. Essa cafeteria fica dentro de um espaço cultural belíssimo e cheio de histórias. A missão da Dart Chiostro del Bramante sempre foi fazer do Claustro um espaço aberto ao público com uma oferta global de serviços culturais e de convívio.
- Chiostro del Bramante
- Onde fica: Arco della Pace, 5, 00186 Roma RM (próximo a Piazza Navona).
- Horários:Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado e Domingo das 10h00 às 21h00.
- Site Oficial: chiostrodelbramante/caffeteria-it
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça a belíssima Cafeteria Chiostro del Bramante, em Roma!
2) As melhores cafeterias em Roma: SANT´EUSTACHIO IL CAFFÈ
Até hoje mantém o método antigo de torrefacção a lenha nascida em 1938, embora o lugar funcione desde 1800, ao lado do Panteão, perto da Piazza Navona, a cafeteria é uma das mais famosas, bonitas e visitadas de Roma. Mescla o moderno e o tradicional de forma impecável.
- Sant’Eustachio Il Caffè
- Onde fica: Piazza Sant’Eustachio, 82 – Roma.
- Horários: de domingo a quinta, das 07h30 às 01h00; de sexta, das 07h30 às 01h30 e de sábado, das 07h30 às 02h00. Fecha nos dias 25 de dezembro e 15 de agosto.
- Site Oficial: Sant’Eustachio Il Caffè
3) As melhores cafeterias em Roma: CASTRONI
A cafeteria possui várias unidades e em todas elas é possível também encontrar diversos produtos como massas, geleias e, claro, o delicioso café! Apesar de ter várias lojas, a loja mais antiga, famosa e icônica é a do Viale Marconi.
- Castroni
- Onde fica: Viale Marconi 100 – Roma.
- Horários: de segunda a sábado, das 08h30 às 20h00.
- Site Oficial: Castroni
4) As melhores cafeterias em Roma: TAZZA D´ORO
Outra tradicional cafeteria aberta desde 1944 é uma ótima opção na região do Formello. Elegante, combina um café de excelente qualidade com quitutes deliciosos! Vale a visita!
- Tazza D’Oro
- Onde fica: Via degli Olmetti, 5B – Roma.
- Horários: de segunda a sábado, das 07h00 às 20h00; de domingo, das 10h30 às 19h15.
- Site Oficial: Tazza D’Oro
5) As melhores cafeterias em Roma: CAFFÈ GRECO
É um local, realmente, especial! Aberto desde 1760, a cafeteria é decorada com 150 obras de arte e possui quatro salas. O café é IMPECÁVEL o ambiente agradabilíssimo!
- Caffè Greco:
- Onde fica: Via dei Condotti, 86 – Roma.
- Horários: todos os dias, das 09h00 às 21h00.
- Site Oficial: Caffè Greco
6) As melhores cafeterias em Roma: CAFFÈ FLEMING
Apesar do café por aqui ficar em segundo plano por causa dos doces artesanais, eles servem um dos melhores cafés de Roma. No local também funciona uma gelateria, restaurante e um bar que serve ótimos aperitivos. O ambiente é bem decorado, charmoso e o atendimento é um primor!
- Caffè Fleming
- Onde fica: Via Flaminia, 677 A – Roma.
- Horários: de segunda a sábado, das 06h45 às 21h00; de domingo, das 07h00 às 21h00.
- Site Oficial: Caffè Fleming
7) As melhores cafeterias em Roma: CAFFETERIA SCIASCIA
Funcionando desde 1919, é considerado o “melhor café de Roma”. O ambiente é encantador, o aroma do café nos recebe de forma especialíssima e, além de cafés, servem também deliciosas sobremesas. Ótima pedida para visitar depois do almoço!
- Caffetteria Sciascia
- Onde fica: Via Fabio Massimo, 80ª – Roma.
- Horários: todos os dias, das 07h00 às 21h00.
- Site Oficial: Caffetteria Sciascia
8) As melhores cafeterias em Roma: GRAN CEFFÈ ILLY
Dentro do Eataly Roma, o Gran Caffè Illy celebra uma das marcas mais famosas de café do mundo, a Illy. Em um espaço moderno e dedicado ao café, é uma boa opção para um café pós almoço no próprio Eataly.
- Gran Caffè Illy
- Onde fica: Piazzale XII Ottobre, 1492 – Roma.
- Horários: todos os dias, das 09h00 às 0h00.
- Site Oficial: Gran Caffè Illy
9) As melhores cafeterias em Roma: GRAN CAFFÈ LA CAFFETERIA ROMA
Um ambiente delicioso que une café e quitutes além de uma paz sem igual. Servem também doces, pratos rápidos, lanches e oferece um atendimento de primeira!
- Gran Caffè La Caffetiera Roma
- Onde fica: Piazza di Pietra, 65 – Roma.
- Horários: de segunda a sexta, das 07h30 às 21h00; de sábado das 08h30 às 21h00 e de domingo das 09h00 às 21h00.
- Site Oficial: Gran Caffè La Caffetiera Roma
Um Breve Resumo da História do Café
A origem do arbusto coffea arábica ainda é discutida, ao que parece, as primeiras plantas de café foram encontradas na Etiópia em um lugar chamado Caffa (nome que, mais tarde, batizou o ‘café’). Nessa região, entre os séculos XIII e XIV, os etíopes foram os responsáveis pela chegada do café ao Iêmen durante suas ações militares.
Para a surpresa dos etíopes, as mudas encontraram o solo e as condições climáticas ideais para crescerem e, daqui, as plantas, mudas e sementes seguiram para o norte do mundo, por rotas como Mar Vermelho, Meca e Medina, onde no final do século XV foram construídos lugares para degustação da bebida e estudo dos grãos. Conheça também nossa seção sobre Alimentação na Itália!
Centros de Distribuição do Café
Desde o século XVI, Cairo, capital do Egito, foi um dos principais e mais importantes centros de distribuição do café. O café, então, tornou-se um importante produto para os seguidores do Islamismo, uma vez que era proibido tomar vinho, portanto eles tomavam café. Com a expansão do Império Otomano, que levou o café até a Áustria, o café começou a ser espalhado pela Europa.
Bebida Amaldiçoada pelo Diabo
Apesar de ser muito apreciado, o café só superou os preconceitos religiosos entre os cristãos no século XVIII, isso porque a Igreja, inicialmente, considerava o café uma bebida amaldiçoada pelo Diabo. Por quê? Porque, por ser estimulante, o café desinibia e deixava em alerta até os mais tímidos, que ficavam falantes, ativos e poderiam falar demais. Também porque, de acordo com uma lenda, o arcanjo Gabriel ofereceu café ao profeta Maomé e este, depois de bebê-lo, teria “jogado fora quarenta cavaleiros em batalha e feito 40 mulheres felizes no tálamo”.
Ou seja: pelo rumor de seu potencial afrodisíaco, a Igreja condenou o consumo da bebida, que foi chamada de vinho árabe e ganhou o apelido de bebida do Diabo. A proibição teria acabado por causa do Papa Clemente VIII, que no início dos anos 600 se recusou a manter a proibição alegando que a bebida não tinha nada demais e ela não desvirtuava ninguém, eles próprios escolhiam os caminhos dos pecados, com ou sem café.
As Cafeterias
Já no século XVII, as cafeterias surgiram com força total na Europa. Começou no Reino Unido, em Londres, se estendeu para Paris e chegou a Itália em 1615, pelas mãos do veneziano Pietro Della Valle. Ele foi o primeiro a anunciar a abertura de uma cafeteria na Itália. Um século depois, em 1720, o famoso Caffè Florian foi inaugurado na Piazza San Marco e, até hoje, ostenta, com orgulho, o título de “cafeteria mais antiga da Itália”. Embora seja um dos países referência quando falamos de café, o consumo na Itália é menos da metade quando o comparamos com o Norte da Europa.
O Café Espresso
Em 1902, em Milão, nasceu o café espresso, graças à invenção do engenheiro Luigi Bezzera: uma máquina que usava altíssima pressão para filtrar o pó do grão torrado e moído. A famosa cafeteria italiana, a Moka, foi desenvolvida por Alfonso Bialetti, em 1933: ele criou uma cafeteria onde a água ferve e sobe com a pressão, passando pelo filtro com o café e nos proporcionando um café mais cremoso. O café coado, surgiu pelas mãos do napolitano Eduardo De Filippo, que inventou um sistema caseiro utilizando um cone de papel, apoiado em um bule e chamado de coppitello.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo o Belvedere Gianicolo, em Roma!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
As melhores cafeterias em Roma – Os italianos são apaixonados por café e, não à toa, dominam como poucos no mundo a arte de servir e apreciar essa bebida magnífica em suas mais diversas formas. Quando estiver na Itália, não deixe de experimentar o autentico café italiano!
Aconselho a você, amante do cafézin, que escolha visitar várias cafeterias que encontrar ao longo de cada ângulo, elas são muito autênticas e ali você vai gastar realmente o necessário. As cafeterias que mencionei acima, sendo cafeterias históricas, são lindas porém geralmente custam muito “mas” muitooooooooo mais caro que as cafeterias normais.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou? Ainda tem dúvidas? Lembre-se de colocar o seu comentário abaixo que te respondo.
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!