Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa?

A viagem para a Roma cristã não pode deixar de contemplar a Basílica de San Giovanni in Laterano. Estou certa de que a Basílica de San Giovanni in Laterano, a primeira residência papal, e a Escada Santa, vão impressioná-lo com a sua atmosfera mágica.

0 6.971

Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa?

A viagem para Roma Cristã não pode deixar de contemplar a Basílica de San Giovanni in Laterano. Considerada uma das obras-primas de Borromini, essa magnífica Catedral, fundada pelo Papa Melquíades, situa-se na colina Celio e é, sem dúvida, um imperativo para turistas e peregrinos de todo o mundo. Mas afinal por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa? Estou certa de que a Basílica de San Giovanni in Laterano, a primeira residência papal, e a Escada Santa, vão impressioná-lo com a sua atmosfera mágica. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Basílica de San Giovanni, juntamente com a Basilica Santa Maria MaggioreBasilica São Pedro, São João em laterano e São Paulo fora dos Muros) é uma das quatro grandes basílicas da cidade. Chamada de ‘mãe de todas as igrejas do mundo’, a Basílica de San Giovanni in Laterano é o intermediário entre o pagão e tempos cristãos. Na verdade, essa construção nasceu para reuniões públicas e para administrar a Justiça, mas com a difusão do cristianismo tornou-se um lugar imponente de culto. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

Foi a primeira grande Basílica cristã construída no século IV d.C., pelo Imperador Constantino, que visava a criação de uma base forte para o poder imperial através da religião. A nova Basílica foi usada para afirmar que a vitória do Imperador tinha tido lugar em nome de Cristo, como diz a lenda. Leia também 5 Igrejas imperdíveis em Roma? e Vamos conhecer a Roma religiosa?

Terremoto e Incêndio

Sua estrutura teria sido o modelo para muitas outras Basílicas cristãs. A Basílica passou por um terremoto e por um incêndio, que destruiu muitas das decorações que os papas tinham confiado, há séculos, a artistas importantes como Pisanello, Arnolfo di Cambio e Giotto. Em 1650, o Papa Inocêncio X encomendou a Borromini a restauração da igreja, como a vemos hoje. Dentro dela há muito para se ver: a Capela Cesi, a estátua da Rainha da Paz, a Capela Sforza. Também há o venerável “Presépio”, de Arnolfo di Cambio. Ao lado do altar há o túmulo de um dos maiores artistas italianos de todos os tempos, Gian Lorenzo Bernini. A simplicidade de sua lápide é impressionante, em comparação com as obras-primas que o artista produziu em sua carreira.

Obras de Arte e Monumentos

A Basílica de San Giovanni, ao longo dos séculos, foi enriquecida por numerosas obras de arte e monumentos entre as quais o famoso afresco de Giotto, que representa o Papa Bonifácio VIII no ato do primeiro Jubileu, o teto de caixotões em forma de arco, projetados por Pirro Ligorio e o piso, tipo Cosmatesco. A Basílica, também chamada de Belém do Ocidente, tem um importante museu de prestígio. O Museu foi inaugurado e abençoado pelo Papa João Paulo II, em 8 de dezembro de 2001, em Solenidade da Imaculada Conceição. O Museu fica aberto diariamente, das 09h00 às 18h30.

Claustro Lateranense

Além da Basílica imperdível também é o Claustro Lateranense, que apresenta uma das obras arquitetônicas cosmatescas que é um tesouro de elegância e simplicidade, e com seus 36 metros de cada lado é, de longe, o maior claustro em Roma. O claustro é decorado com lápides e materiais de escavação romana e cristã primitiva.

Santuário da Escada Santa e para Sancta Sanctorum

Uma vez fora da basílica, vá para o Santuário da Escada Santa e para Sancta Sanctorum (Santo dos Santos), um local de peregrinação para os católicos de todo o mundo. Todos os anos, milhões de pessoas passam por ela em oração, de joelhos, para pagar pecados e invocar graças. É na Escada Santa, com seus vinte e oito degraus, como proferido, onde Jesus teria subido, já espancado e ensanguentado, para acessar o palácio pretoriano de Pilatos.

Santuário Pontifício da Escada Santa

A Roma não há nenhum peregrino que deixa de visitar o Santuário Pontifício da Escada Santa, que está entre os mais conhecidos e mais ilustres do mundo católico. Ela está localizada na Basílica de San Giovanni in Laterano, e preserva a preciosa capela dos papas, chamada Sancta Sanctorum, onde se venera a imagem do Santo Salvador. Hoje, essa escada é composta por vinte e oito degraus que podem ser subidos de joelhos. Claro que quem não quiser subir de joelhos, pode usar as escadas laterais, que também permitem o acesso à Capela do Santo dos Santos, sem dúvida, um dos santuários mais importantes da Igreja Católica de Roma, bem como a primeira capela privada do Papa.

Sancta Sanctorum

Um lugar de culto extraordinário onde você pode ver, no interior, a Capela preciosa dos Papas, chamada Sancta Sanctorum, testemunha do Patriarcado e de um milênio de história do Pontificado Romano. Além de tudo isso você também pode observar os afrescos do século XIII, um mosaico acima do altar e o chão cosmatesco suntuoso, e no ano do Jubileu, é uma viagem imperdível.

A fim de facilitar o fluxo de fiéis na Escada Santa, o arquiteto construiu outras quatro escadas, laterais, na ‘Sancta Sanctorum’ e novas capelas, como as de São Lourenço e São Silvestre. Em 24 de maio de 1590 o Papa Sisto V, através de um documento oficial, anunciou o encerramento dos serviços e a subsequente abertura da Escada Santa. Ainda hoje esses 28 degraus é um lugar de profunda devoção e penitência, que lembra o período da Paixão de Cristo e que os fiéis percorrem, uma vez por ano, a fim de obter perdão de seus pecados.

Informações Úteis

A seguir algumas informações úteis para conhecer a Basílica e a Escada Santa.

Horários de Funcionamento

A Escada Santa fica aberta das 06h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h10. Para rezar e ir de joelhos a Escada Santa não é necessário fazer reserva e a entrada é livre. A Capela Papal Sancta Sanctorum está aberta das 09h30 às 12h40 e das 15h00 às 17h10 (exceto aos domingos e feriados), a visita é de cerca de 20 minutos. Para aqueles que querem visitar a Capela Sancta Sanctorum, é necessário a comprar de um ingresso, que custa € 3,50 por pessoa. Faça um Tour pela Roma cristã e pelas catacumbas, clique aqui para saber mais!

Como Chegar a Basílica?

A Basílica de San Giovanni está localizada ao sul da cidade. Fica a cerca de cinco minutos a pé da Estação de Metro San Giovanni, na linha A, apenas três paradas, ao Sul da Estação de Termini e há muitos serviços de ônibus que servem a Basílica de San Giovanni. Digno de nota é o número 3 (ônibus elétrico), que liga a Basílica de San Giovanni com o Coliseu, e o ônibus 218, que vai da Via Ápia até a Basílica. As outras soluções de ônibus, dependendo da área de partida, passam muito perto da Piazza San Giovanni in Laterano e são as linhas: 186, 218, 665, 850, 16, 81, 85, 571, 650, 117, 650, 714, 85 e 87. Leia também Como se locomover em Roma com Transporte Público?



Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar a benção ao Papa? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa? Eu acredito que não há outras palavras para concluir esse texto além de visitar, em breve, essas belezas que só Roma pode oferecer. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!