Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa?

A viagem para a Roma cristã não pode deixar de contemplar a Basílica de San Giovanni in Laterano. Estou certa de que a Basílica de San Giovanni in Laterano, a primeira residência papal, e a Escada Santa, vão impressioná-lo com a sua atmosfera mágica.

0 5.977

Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa?

A viagem para Roma Cristã não pode deixar de contemplar a Basílica de San Giovanni in Laterano. Considerada uma das obras-primas de Borromini, essa magnífica Catedral, fundada pelo Papa Melquíades, situa-se na colina Celio e é, sem dúvida, um imperativo para turistas e peregrinos de todo o mundo. Mas afinal por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa? Estou certa de que a Basílica de San Giovanni in Laterano, a primeira residência papal, e a Escada Santa, vão impressioná-lo com a sua atmosfera mágica. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Basílica de San Giovanni, juntamente com a Basilica Santa Maria MaggioreBasilica São Pedro, São João em laterano e São Paulo fora dos Muros) é uma das quatro grandes basílicas da cidade. Chamada de ‘mãe de todas as igrejas do mundo’, a Basílica de San Giovanni in Laterano é o intermediário entre o pagão e tempos cristãos. Na verdade, essa construção nasceu para reuniões públicas e para administrar a Justiça, mas com a difusão do cristianismo tornou-se um lugar imponente de culto. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

Foi a primeira grande Basílica cristã construída no século IV d.C., pelo Imperador Constantino, que visava a criação de uma base forte para o poder imperial através da religião. A nova Basílica foi usada para afirmar que a vitória do Imperador tinha tido lugar em nome de Cristo, como diz a lenda. Leia também 5 Igrejas imperdíveis em Roma? e Vamos conhecer a Roma religiosa?

Terremoto e Incêndio

Sua estrutura teria sido o modelo para muitas outras Basílicas cristãs. A Basílica passou por um terremoto e por um incêndio, que destruiu muitas das decorações que os papas tinham confiado, há séculos, a artistas importantes como Pisanello, Arnolfo di Cambio e Giotto. Em 1650, o Papa Inocêncio X encomendou a Borromini a restauração da igreja, como a vemos hoje. Dentro dela há muito para se ver: a Capela Cesi, a estátua da Rainha da Paz, a Capela Sforza. Também há o venerável “Presépio”, de Arnolfo di Cambio. Ao lado do altar há o túmulo de um dos maiores artistas italianos de todos os tempos, Gian Lorenzo Bernini. A simplicidade de sua lápide é impressionante, em comparação com as obras-primas que o artista produziu em sua carreira.

Obras de Arte e Monumentos

A Basílica de San Giovanni, ao longo dos séculos, foi enriquecida por numerosas obras de arte e monumentos entre as quais o famoso afresco de Giotto, que representa o Papa Bonifácio VIII no ato do primeiro Jubileu, o teto de caixotões em forma de arco, projetados por Pirro Ligorio e o piso, tipo Cosmatesco. A Basílica, também chamada de Belém do Ocidente, tem um importante museu de prestígio. O Museu foi inaugurado e abençoado pelo Papa João Paulo II, em 8 de dezembro de 2001, em Solenidade da Imaculada Conceição. O Museu fica aberto diariamente, das 09h00 às 18h30.

Claustro Lateranense

Além da Basílica imperdível também é o Claustro Lateranense, que apresenta uma das obras arquitetônicas cosmatescas que é um tesouro de elegância e simplicidade, e com seus 36 metros de cada lado é, de longe, o maior claustro em Roma. O claustro é decorado com lápides e materiais de escavação romana e cristã primitiva.

Santuário da Escada Santa e para Sancta Sanctorum

Uma vez fora da basílica, vá para o Santuário da Escada Santa e para Sancta Sanctorum (Santo dos Santos), um local de peregrinação para os católicos de todo o mundo. Todos os anos, milhões de pessoas passam por ela em oração, de joelhos, para pagar pecados e invocar graças. É na Escada Santa, com seus vinte e oito degraus, como proferido, onde Jesus teria subido, já espancado e ensanguentado, para acessar o palácio pretoriano de Pilatos.

Santuário Pontifício da Escada Santa

A Roma não há nenhum peregrino que deixa de visitar o Santuário Pontifício da Escada Santa, que está entre os mais conhecidos e mais ilustres do mundo católico. Ela está localizada na Basílica de San Giovanni in Laterano, e preserva a preciosa capela dos papas, chamada Sancta Sanctorum, onde se venera a imagem do Santo Salvador. Hoje, essa escada é composta por vinte e oito degraus que podem ser subidos de joelhos. Claro que quem não quiser subir de joelhos, pode usar as escadas laterais, que também permitem o acesso à Capela do Santo dos Santos, sem dúvida, um dos santuários mais importantes da Igreja Católica de Roma, bem como a primeira capela privada do Papa.

Sancta Sanctorum

Um lugar de culto extraordinário onde você pode ver, no interior, a Capela preciosa dos Papas, chamada Sancta Sanctorum, testemunha do Patriarcado e de um milênio de história do Pontificado Romano. Além de tudo isso você também pode observar os afrescos do século XIII, um mosaico acima do altar e o chão cosmatesco suntuoso, e no ano do Jubileu, é uma viagem imperdível.

A fim de facilitar o fluxo de fiéis na Escada Santa, o arquiteto construiu outras quatro escadas, laterais, na ‘Sancta Sanctorum’ e novas capelas, como as de São Lourenço e São Silvestre. Em 24 de maio de 1590 o Papa Sisto V, através de um documento oficial, anunciou o encerramento dos serviços e a subsequente abertura da Escada Santa. Ainda hoje esses 28 degraus é um lugar de profunda devoção e penitência, que lembra o período da Paixão de Cristo e que os fiéis percorrem, uma vez por ano, a fim de obter perdão de seus pecados.

Informações Úteis

A seguir algumas informações úteis para conhecer a Basílica e a Escada Santa.

Horários de Funcionamento

A Escada Santa fica aberta das 06h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h10. Para rezar e ir de joelhos a Escada Santa não é necessário fazer reserva e a entrada é livre. A Capela Papal Sancta Sanctorum está aberta das 09h30 às 12h40 e das 15h00 às 17h10 (exceto aos domingos e feriados), a visita é de cerca de 20 minutos. Para aqueles que querem visitar a Capela Sancta Sanctorum, é necessário a comprar de um ingresso, que custa € 3,50 por pessoa. Faça um Tour pela Roma cristã e pelas catacumbas, clique aqui para saber mais!

Como Chegar a Basílica?

A Basílica de San Giovanni está localizada ao sul da cidade. Fica a cerca de cinco minutos a pé da Estação de Metro San Giovanni, na linha A, apenas três paradas, ao Sul da Estação de Termini e há muitos serviços de ônibus que servem a Basílica de San Giovanni. Digno de nota é o número 3 (ônibus elétrico), que liga a Basílica de San Giovanni com o Coliseu, e o ônibus 218, que vai da Via Ápia até a Basílica. As outras soluções de ônibus, dependendo da área de partida, passam muito perto da Piazza San Giovanni in Laterano e são as linhas: 186, 218, 665, 850, 16, 81, 85, 571, 650, 117, 650, 714, 85 e 87. Leia também Como se locomover em Roma com Transporte Público?

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar a benção ao Papa? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Por que visitar a Basílica de San Giovanni em Roma e a Escada Santa? Eu acredito que não há outras palavras para concluir esse texto além de visitar, em breve, essas belezas que só Roma pode oferecer. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!