Vamos conhecer a Basílica de São Paulo Fora dos Muros em Roma?
Após a Basílica de São Pedro, a Basílica São Paulo Fora dos Muros é a segunda maior basílica em Roma. Uma das Basílicas mais bonitas de Roma, São Paulo fora do Muros, impressiona por sua grandiosidade e detalhes magníficos. As quatro arquibasílicas de Roma são: São Pedro,São João de Latrão, São Paulo fora dos muros e Santa Maria Maior. Mas afinal vamos conhecer a Basílica de São Paulo Fora dos Muros em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Tudo começou com o Imperador Constantino, que queria realizar escavações, no início do século IV, no local onde os cristãos veneravam o memorial de São Paulo, decapitado na época do Imperador Nero. E é precisamente sobre esse túmulo, localizado na Via Ostiense, a cerca de dois quilômetros fora das muralhas de Aureliano, que Constantino teve que levantar uma primeira basílica dedicada ao Apóstolo, mas logo se tornou muito pequeno para acomodar o afluxo de peregrinos e, portanto, foi destruído para dar lugar a uma segunda igreja, ainda maior e imponente. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma. e Roma para brasileiros em Grupo?
Os Mosaicos
A Basílica, de fato, com sua estrutura bizantina poderosa, é a maior entre as patriarcais de Roma, e é fácil imaginar como o grande número de papas que tiveram que lidar com o seu contínuo aumento, foram capazes de embelezá-la durante o passar dos séculos. Por exemplo, Leão Magno, no século V, fez com que mosaicos cobrissem o Arco do Triunfo, pediu a reconstrução do telhado e começou a famosa série de retratos de todos os papas que é feita no teto e no transepto, com 265 rodadas de mosaico (incluindo o novo, que foi aceso pelo Papa Bento XVI), cuja série original é preservada no museu, ao lado da Basílica. A Gregorio VII fica os créditos pela bela porta da frente, que consiste em cinquenta e quatro painéis gravados em placa de prata que, remetem ao século XI. Leia também Turismo Religioso na Itália! e 5 Igrejas imperdíveis em Roma?
Sua Localização
A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é uma das mais belas igrejas de Roma, talvez a mais bela das quatro basílicas papais, e fica fora do centro histórico, na Piazzale San Paolo, 1, 00146 Roma RM, Itália, é certamente menos visitada pelos turistas e muito menos conhecida pelos romanos, embora, repito, seja muito bonita, por dentro e por fora. Em primeiro lugar, está localizada em um parque. E quando o sol ilumina o lindo mosaico dourado que decora a fachada, é impossível não se apaixonar, você entra no pórtico, ao redor da entrada e ai percebe que vive uma experiência incrível, uma palmeira e uma estátua de São Paulo estão lá para dar as boas vindas de forma imponente.
O Interior da Basílica e suas Atrações
Depois de caminhar ao redor e ver todo o pátio ao ar livre, você entra na Basílica. O interior da igreja é em cruz latina clássica com três arcos, divididos por uma série de colunas e com um teto alto totalmente decorado. O primeiro efeito é muito marcante, temos a impressão de estar em um lugar enorme. O olhar acaba facilmente sendo atraído pelo altar e pelos arcos ao redor, onde está o Túmulo do Santo Apóstolo, mesmo que a atenção seja capturada pelas belas capelas laterais. Eu não vou te entediar com descrições detalhadas da beleza encontradas no interior, porque você mesmo, quando visitá-la, vai ficar impressionado, mas garanto que a igreja é muito bonita e as fotos não fazem justiça.
Gestão da Basílica
Mil e trezentos anos atrás, a gestão da basílica e da abadia anexa foi confiada aos monges beneditinos que ainda vivem lá. Durante séculos foi o lugar favorito de peregrinação dos mesmos cidadãos romanos e de muitos estrangeiros fiéis, especialmente após a realização do primeiro jubileu, em 1300, que também teve participação do grande poeta Dante Alighieri.
O Exterior da Basílica e suas Atrações
Para avaliar plenamente a importância, não é suficiente observar a grandeza e a beleza da construção, mas a visita da Basílica deve incluir também as áreas externas, como o Claustro de São Paulo chamado de Vassalletto, uma das maravilhas da Roma dos anos 300, um pátio com colunas e belos mosaicos que, simbolicamente, une a Basílica à Abadia.
Além do claustro, há para ver a Pinacoteca, a Capela das Relíquias, a Galeria de Exposições e a área arqueológica perto da livraria, há também os numerosos restos da antiga igreja e as obras de grande valor histórico e artístico. Como último passo, finalmente, também vale a pena visitar a área de escavação de Necrópole de São Paulo, na praça em frente, para ver uma pequena parte do vasto cemitério romano que abriga os restos mortais do santo, no lugar onde tudo começou.
Informações Úteis
A seguir algumas informações úteis para você conhecer a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Faça um Tour pela Roma cristã e pelas catacumbas, clique aqui para saber mais!
Horário de Funcionamento
Horário de funcionamento da Basílica: aberta diariamente, das 07h00 às 18h30, a entrada é gratuita. Quanto ao Claustro, a Pinacoteca e o pomar monástico da área arqueológica, o funcionamento é todos os dias, das 08:00 às 18:15 e a entrada custa 4 € por pessoa; para grupos de, no mínimo, 10 pessoas, o valor é de 2 € por pessoa. Site oficial
Como chegar a Roma?
Chega-se até lá por qualquer meio de transporte.
1 ) Como chegar a Roma? DE AVIÃO
O aeroporto principal é o Leonardo Da Vinci – Fiumicino (Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?) e o Ciampino (Como ir do Aeroporto de Ciampino para o Centro de Roma?).
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2 ) Como chegar a Roma? DE TREM
Será ainda melhor, porque o trem é uma das melhores e mais eficazes soluções para chegar à Cidade Eterna.
Estação Termini
É o centro dessa rede de movimento, a principal estação da cidade, moderna e espaçosa, possui diversos serviços. É um centro vital, não só localmente, mas também a nível nacional.
Estação de Tiburtina
Há trens, praticamente, de toda a Itália que chegam até aqui. A estação de Tiburtina é conhecida por suas rotas durante a noite. Um antigo provérbio diz que “todos os caminhos levam a Roma”, na verdade é assim graças ao sistema muito eficiente concebido, precisamente pelos romanos, para conectar os diversos pontos do Império com várias estradas consulares.
Informações Importantes
- Além disso, tudo também é adequado para o transporte por trem, para a estação ferroviária de Termini surgem a cada dia mais opções, de todos os tipos, a Eurostar (capaz de fazer uma distância significativa, em um curto espaço de tempo, como da capital para Florença ou Milão e Turim) até mesmo o Intercity.
- Em alta velocidade, há o Frecciarossa (sem paradas, capazes de percorrer longas distâncias em até três horas), o Frecciargento (para aqueles que querem chegar a cidades como Verona, Veneza, Bari e Reggio Calabria) e o Frecciabianca (para aqueles que preferem a linha mais tradicional).
Você sabia ?
Que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
Estando em Roma use o Metrô
Uma vez que você está na capital, para chegar à Basílica, é bem simples: basta ir em direção ao Metrô B, Laurentina e sair em San Paolo, a poucas centenas de metros, chega-se lá! Leia também Como se locomover em Roma com Transporte Público?
Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar a benção ao Papa? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é um monumento tão imponente e tão cheio de história, uma verdadeira referência para a cristandade internacional. Em virtude do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, ao longo deste ano se terá a oportunidade de atravessar a Porta Santa, mais um motivo para visitar São Paulo Fora dos Muros, há também que se dizer que, além da beleza do próprio site, desde 1980 faz parte da UNESCO, é pouco? Com certeza, não!
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!