As Termas de Chianciano na Toscana

Na província de Siena, na região da Toscana, encontramos um verdadeiro oásis de águas termais. Vamos conhecer as Termas de Chianciano?

0 78

As Termas de Chianciano na Toscana

A Toscana é uma das regiões mais esplêndidas de toda a Itália e aqui, precisamente na província de Siena, encontramos uma preciosidade chamada Termas de Chianciano. Com diversas propriedades incríveis, as águas termais de Chianciano são famosas e nos oferecem momentos de extremo relaxamento. Vamos conhecer Termas de Chianciano? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Quando falamos de Toscana, muitos elementos nos surgem em mente: vinhos, Renascimento, arte, cultura, natureza e tantos outros, mas hoje te levo para a província de Siena para que você possa se encantar com um lugar magnífico: as Termas de ChiancianoAs Termas de Chianciano é uma cidade termal que nos oferece águas curativas e panoramas belíssimos. A cidade fica no topo de uma típica colina toscana e nos encanta por sua simplicidade com toques de elegância inegáveis.

Localização das Termas de Chianciano

As termas ficam na província de Siena, em uma posição estratégica bem no meio do Val d’Orcia e do Valdichiana, o que significa que você está a apenas alguns quilômetros de cidades famosas da região. Chianciano está em uma área que era já habitada pelo homem desde os tempos pré-históricos. Se fossemos reconstruir a história do local, as colinas que vão do Monte Cetona a Montepulciano, veríamos que desde o período Neolítico até a Idade do Bronze, já havia civilização naquele território.

Vamos conhecer um pouco da História de Chianciano?

Na Idade Média, Chianciano foi subjugado pelos Condes Rimbotti-Manenti que reduziram a cidade a um estado de pobreza e miséria nunca antes vistos. Expulsos da cidade, Chianciano conseguiu, em 1287, tornar-se um município livre e, assim, a cidade foi dividida em três, ficando conhecida como Terzieri. Tínhamos o Terziero dos Burgueses, que era representado pelos comerciantes e empresários locais; o Terziero dei Militi ou Cavalieri, representado pelos cavaleiros e soldados, e, finalmente, o Terziero dei Pedoni ou dos artesãos, que era, justamente, representada pelos camponeses e servos.

Durante os séculos XV e XVI, Chianciano ainda passou por tempos complicados: com Montepulciano aumentando suas relações comerciais com outras localidades, chegou à cidade uma epidemia de peste, em 1476. Após o período obscuro a cidade foi conquistada pelos florentinos e reconstruída sob o domínio de Cosimo I de Medici. No século XVII, após estudos do hidrólogo Andrea Baccio, a cidade de Chianciano foi reconhecida como uma cidade termal, pois foi comprovado que suas águas tinham, de fato, propriedades curativas.

As Termas de Chianciano

Chianciano possui três nascentes de água: Santa, Fucoli e Sillene. Há ainda outra fonte presente no território de Chianciano, é a fonte de Sant’Elena, que flui a uma temperatura de 13°C e é indicada no tratamento de doenças renais. As Terme di Chianciano são o local perfeito para quem quer descansar, cuidar do corpo e da mente! É um dos Spas mais famosos da Itália e nos oferece momentos de total paz e tranquilidade. As termas oferecem uma infinidade de opções para os hóspedes: Termas Sensoriais, Piscinas Termais Theia, Termas Sillene e os Parques Acqua Santa e Fucoli circundantes. Clique aqui adquirir Ingresso Sensorial Spa em Chianciano Terme

As termas de Chianciano: TERMAS SENSORIAIS

As Termas Sensoriais ficam na Piazza Martiri Perugini, bem na entrada do parque Acqua Santa. Aqui você encontra serviços de fusão de tratamentos de spa clássicos e filosofias orientais. Também é oferecido o pacote “20 maravilhas”, que são 20 tratamentos incluindo a sala de sal, um passeio no rio, e trilhas desenvolvidas por naturopatas.

As termas de Chianciano: PISCINAS TERMAIS 

Nas Piscinas Termais, encontramos mais de 500 metros quadrados de piscinas que são, estrategicamente divididas, sendo 4 piscinas exteriores e 3 interiores, porém todas interligadas. As piscinas termais de Theia são muito especiais. O local também é conhecido como “o banho dos etruscos”, já que as propriedades de suas águas já eram conhecidas pela população antiga. Clique aqui para adquirir Ingresso para as Piscinas Termais Theia!

As termas de Chianciano: TERMAS SILLENE

As Termas Sillene também merecem destaque: são especializadas em tratamentos médicos e fisioterapêuticos, todos relacionados com a reabilitação dos sistemas muscular e esquelético. Aqui há também médicos que são especializados em reumatologia e ortopedia, além da área de lamaterapia, ótima para tratar problemas gastrointestinais, biliares e melhorar a pele. As águas de Sillene, que teve seu nome derivado do deus etrusco Sethlas, fluem da fonte a uma temperatura de 38,5°C e é indicada para problemas em gerais; a lama presente ali é excelente para a pele.

As termas de Chianciano: PARQUE ACQUA SANTA

Os parques dessa zona são, de fato, muito especiais! O Parque Acqua Santa é centenário. É uma fonte de energia que jorra a água da fonte termal homônima e já era bem conhecida por etruscos e romanos. As águas aqui são ricas em bicarbonato, sulfato e cálcio, o que a torna uma água ideal para purificação do fígado. A nascente de Acqua Santa jorra a uma temperatura constante de 33°C. As águas da cidade são indicadas em diversos distúrbios, especialmente no tratamento de problemas no fígado e melhorar a função digestiva.

As termas de Chianciano: PARQUE FUCOLI

O Parque Fucoli é diretamente ligado ao Parque Acqua Santa por uma passagem subterrânea. É uma área verde magnícia e é onde fica o Palamontepaschi que é uma estrutura tensionada com 990 lugares, ideal para espetáculos com grandes produções técnicas, para eventos como convenções, reuniões, congressos, eventos esportivos. Muito usado, especialmente, durante o verão. A nascente Fucoli nos apresenta águas a baixas temperaturas, 16,5°C, e é muito indicada para regular a motilidade intestinal, ativando a diurese e exercendo ação anti-inflamatória na mucosa gastroduodenal.

Visite também o Centro Histórico

O centro histórico da cidade de Chianciano é um espetáculo a parte. Localizado dentro de muralhas, passando da Porta Rivellini, você já pode admirar grande parte do Castello dei Conti Manenti também chamado de “Mosteiro”. No final dessa mesma rua, você encontra a bela Torre do Relógio, emoldurada de uma maneira muito charmosa pelos picos das montanhas de Cetona e Amiata.

Passando pela Torre, chegamos até a praça principal, a Piazza Matteotti. Aqui fica a sede da Associação Geo-Arqueológica. Nos últimos anos, para garantir uma melhor ligação entre a cidade velha e a cidade termal, a cidade está passando por diversos trabalhos de modernização urbanística. O grande desafio? Manter história e arte de maneira harmoniosa com a natureza.

Vale lembrar que…

  • A estrutura das Termas de Chianciano é IMPECÁVEL! Muito bem organizada, as instalações são fantásticas a atendem toda a família, desde os adultos até os pequeninos. Ou seja: é um local ideal para quem está com crianças! Para outras dicas de roteiros com os pequenos, clique aqui.

Dica de Ouro:

  • Usufrua as termas à noite! Como assim? A magia do spa à noite é uma delícia! E, sim! É possível tomar banho ali durante a noite. Para uma noite diferente, aproveite as opções que o spa disponibilizada para seus hóspedes; há diversos pacotes, desde os mais simples até os mais elaborados. Para TODAS as informações, você pode clicar AQUI!

Mapa Informativo com as Termas de Chianciano



Como chegar a Chianciano?


1) Como chegar a Chianciano? DE CARRO

Não é difícil chegar a Chianciano Terme. A poucos quilômetros da saída de Chiusi-Chianciano Terme, vindo da autoestrada A1, basta seguir para a estrada SP146 em direção ao oeste.

Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber
  • Além disso, é importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (centros históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR, e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a nesses lugares para não tomar multas desnecessárias.
  • Como entender quais são estes lugares? Veja esse post  clicando aqui, que fala sobre isso, mas de qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.

2) Como chegar a Chianciano? DE TREM

Para quem pretende vir de trem, a estação ferroviária mais próxima daqui é a de Chiusi Scalo, também chamada de Chiusi-Chianciano Terme, e os trens regionais fazem o trajeto entre Florença-Chiusi e Florença-Roma. O terminal de trens regionais de e para Siena também chegam até aqui, mas para seguir para as termas, é necessário utilizar um ônibus da empresa Tiemme, a linha FT4 Montepulciano-S.Albino-Chianciano-Chiusi, que circulam com frequência. O trajeto dura cerca de meia hora e você pode conferir todos os horários AQUI!

Você sabia?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.


Vai se hospedar em Chianciano?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Chianciano? Hotel Del Buono Wellness & Spa

Localizado no balneário de Chianchiano, a hospedagem conta com piscina na cobertura, banho turco, tratamentos de bem-estar e vista para os 3 lagos de Chiusi, Montepulciano e Trasimeno.

  • Avaliação: 8,6 (Fabuloso!)
  • Localização: Localizada a poucos passos do spa termal de Chianciano Terme e a cerca de 1 hora de Siena.
  • Endereço: G. Baccelli 224, 53042 Chianciano Terme, Itália

Para saber mais e reservar este hotel clique aqui!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As Termas de Chianciano na Toscana: para quem quer fugir da grande massa turística, descansar, cuidar da mente e do corpo, as Termas de Chianciano são perfeitas! É um verdadeiro presente pode passar o máximo de tempo possível nesse lugar tão especial!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!