Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!

Conhecida por seu requintado vinho Nobile, Montepulciano nos encanta também de outras formas. Hoje vamos apresentar as melhores atrações de Montepulciano!

0 6.202

Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!

Que Bacco ilumine este post! Hahaha… O vinho Nobile (Nobre em português) é considerado um dos melhores vinhos do mundo, mas sua cidade natal vai além: história, beleza e cultura fazem parte dessa pequena cidade Toscana. Já degustou um vinho Nobile? Não? Então é porque você ainda não conhecer Montepulciano. Vem com a gente conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! Não deixe de conhecer também a belíssima Montalcino! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Bom, vamos começar contando um pouco da história deste lugar belíssimo! Os primeiros registros apontam que a cidade foi abitada na idade etrusca que, durante muitos séculos de guerras entre Siena e Florença, dominaram Valdichiana e Val D’Orcia. A guerra entre Florença e Siena se seguiu até 1232, quando Siena, finalmente, conseguiu conquistar o território. A base da economia local é, além da produção de vinhos, a produção agrícola. O turismo é outro ponto forte da região, já que é uma das mais visitadas por turistas do mundo todo. Mas enfim, vamos conhecer Montepulciano? Leia também Os cinco castelos imperdíveis na Toscana? e Rotas do vinho na Toscana?

1) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CONHEÇA A PIAZZA GRANDE

O Centro Histórico da cidade é um espetáculo a parte! Pequena, a cidade possui uma rua principal que leva até a Piazza Grande. Na Piazza, o grande destaque fica com duas atrações: o Duomo, dedicado a Santa Maria Assunta (construída entre 1592 e 1630) e o Poço Medieval. Ali fica também o Palazzo dei Capitano del Popolo. Dentro das enormes muralhas, ficam a Igreja Sant’Agnese com seu imponente portal gótico original, a Fortaleza Del Sangallo e a Porta de Gracciano, restaurada em 1500. Dali, é possível chegar até a Porta di Gracciano onde, à esquerda, é possível ver a coluna de Marzocco, toda feita de mármore. Leia também Castelos para se hospedar na Itália?

2) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CONHEÇA A PIAZZA SAVONAROLA

Adiante, na Piazza Savonarola, fica a pequena Igreja dedicada a São Bernardo. Do lado direito da rua fica um dos palácios renascentistas mais belos de toda a Itália, o Palazzo Avignonesi del Vignola, uma das maiores famílias produtoras de vinho da cidade. As inscrições que aparecem ali são de origens etruscas e latinas. Belíssimas! Depois continue até o Palazzo Bucelli, onde é possível ver algumas urnas funerárias em seu muro. Que tal um Tour a Montalcino, Pienza e Montepulciano? Clique aqui para saber mais!

Outras Atrações

Outro destaque da cidade é a Igreja de Sant ‘Agostino, a fachada, imponente, é cheia de detalhes. A Torre dell’Orologio, que bate as horas de hora em hora, fica ali perto e é digna de visita. Um dos bares mais antigos, tradicionais e procurados de Montepulciano é o Café Poliziano. Vive lotado, mas vale a pena a espera! Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco  outro lindo edifício, o Palazzo Aragazzi. Leia também Roteiro do vinho na Val d´Orcia e as principais vinícolas de Montalcino e de Montepulciano!

3) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CONHEÇA O TEMPIO DI SAN BIAGIO

Outro local que merece seu tempo é o Tempio di San Biagio onde, até 1518, ficavam o que restou de uma igreja. Pouco ficou de pé por ali, mas em uma das paredes é possível observar um afresco do século XIII que mostra Nossa Senhora com o menino Jesus. Dizem que, em 1518, a imagem já realizou alguns milagres, por isso foi decidida a construção do templo, em forma de cruz grega, neste local.

4) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CONHEÇA A CHIESA S. MARIA DEI SERVI

Por último não deixe de conhecer a Chiesa di Santa Maria dei Servi, que é a igreja mais antiga da cidade, do século XIII, e que possui diversas obras de arte em seu interior. O destaque principal é uma pintura feita na pedra e intitulada de Madonna della Santoreggia.

5) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CONHEÇA O NOBILE DE MONTEPULCIANO

Falar de Montepulciano sem citar o Nobile é uma heresia! O Nobile di Montepulciano tem a denominação de D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) o que significa que o vinho precisa seguir uma série de regras durante todo o processo de produção: desde a colheita das uvas até seu engarrafamento e, inclusiva, sua comercialização.  Para fiscalizar esse processo existe um consórcio que faz auditorias constantes em todos os produtores e faz com que todas as regras sejam respeitadas a risca.

Principais Exigências

As principais exigências são: o vinho deve ser feito de, pelo menos, 70% de uva sangiovese (prugnolo gentile) e 30% de outras variedades, é permitido também utilizar uvas brancas, mas a porcentagem não pode ser superior a 5%. O Nobile só pode ser colocado a venda após dois anos de maturação, para vinhos comuns, e 3 anos para os tipo Riserva. Todas as uvas utilizadas no processo devem ser autorizadas pelo consórcio.

Para o vinho ser nomeado Nobile, todo esse processo deve ocorrer na cidade de Montepulciano. Suas melhores harmonizações acontecem com pratos à base de carnes vermelhas assadas, mas é possível também harmonizá-lo com queijos de sabor forte como o pecorino, feito com leite de ovelha, e o Parmigiano Reggiano maturato, ou seja, envelhecido. A temperatura de serviço ideal é de 18 a 20 graus e seu sabor e marcante e seco.


Assista a esse vídeo e conheça Montepulciano!

(Fonte: Aer Drone)


Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! Vinho, belezas e culturas. Montepulciano é capaz de capturar nossos corações sem nem nos rendermos conta, além de nos proporcionar lembranças inesquecíveis! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!