Bagno Vignoni: águas termais, belezas e encantos na Toscana

Na província de Siena encontramos essa cidade deliciosa chamada Bagno Vignoni. Famosa por suas águas termais, a cidade tem muito mais a nos oferecer. Vamos conhecer?

0 58

Bagno Vignoni: águas termais, belezas e encantos na Toscana

A Toscana é uma das regiões mais visitadas por turistas. Com atrações incríveis e cidades mágicas, a região abriga cidades, de fato, muito especiais. Uma delas fica localizada na província de Siena e é deliciosa. Hoje te levo para Bagno Vignoni.  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Nosso destino de hoje é na Toscana, mais precisamente na província de Siena: Bagno Vignoni. Bagno Vignoni é o tipo de lugar que atraia turistas do mundo inteiro por um motivo muito específico: suas esplêndidas águas termais, porém a cidade oferece um pouco mais aos seus visitantes e se apresenta de uma maneira despretensiosa, mas encantadora. Vamos conhecer Bagno Vignoni? Que tal um Tour privado em português por San Quirico d’Orcia e Bagno Vignoni? Clique aqui para saber mais!

Um pouco sobre Bagno Vignoni…

Bagno Vignoni é uma pequena cidade do município de San Quirico d’Orcia. Embora não seja um destino muito conhecido por brasileiros, é uma localidade muito procurada por turistas do resto do mundo. Bagno Vignoni ficou famosa por suas termas, que são consideradas uma das mais bonitas de toda a Europa. Em Bagno Vignoni estamos no coração do Val d’Orcia. Entre colinas, vinhedos e típicas paisagens toscanas, encontramos essa cidade com apenas 30 habitantes. Sua nascente de água termal foi utilizada, inclusive, pelos antigos romanos e, ao longo dos séculos, foi utilizada para abastecer a cidade. A pequena cidade que vemos hoje data de 1500, e era constantemente escolhida como destino de férias por muitos nomes importantes como poetas, artistas e nobres.

As Termas Romanas

Ao sul da cidade ficam as famosas Termas Romanas. As águas termais são utilizadas desde o século XI para o tratamento para diversas doenças, e é nessa zona onde ficam as “águas mágicas” que não são excessivamente quentes e apresentam propriedades espetaculares. Aqui também é possível observar as antigas ‘piscinas’ utilizadas na época romana e todo o percurso natural das águas.

Etruscos e romanos sempre amaram nascentes de águas termais, não somente por motivos de higiene, mas, principalmente, por conta de suas propriedades benéficas, que já são conhecidas há, literalmente, séculos. Vale lembrar de que Bagno Vignoni se localiza a poucos minutos da Via Francigena, que é uma das estradas mais importantes percorridas pelos peregrinos que seguiam para Roma e para a Terra Santa. Desde o século IX, tanto Bagno Vignoni quanto Bagni San Filippo, que fica um pouco mais ao sul, no sopé do Monte Amiata, são mencionados em antigos documentos de viagens registrados por abades.

Vamos entender melhor o poder das águas termais de Bagno Vignoni

As águas daqui correm a uma temperatura em torno dos 52°C e são as mais quentes de toda a Toscana. As águas são alcalinas, ou seja, são consideradas “hiper-termais”, pois são riquíssimas em sulfato, bicarbonato e vários minerais, por isso são indicadas, especialmente, para o tratamento de problemas de pele e para algumas doenças do sistema esquelético, como artrite e osteoporose. As termas de Bagno Vignini são muito indicadas, em especial, para mulheres, pois as águas daqui ajudam a drenar o corpo, alivia dores musculares, cólicas e dores de cabeça causadas pela mudança hormonal por conta do período menstrual.

Parque Natural dos Moinhos – acesso gratuito

Não muito longe dali encontramos o belíssimo Parque Natural dos Moinhos, que é uma área natural protegida e foi criada em 1997. Os moinhos, embora tenham sido abandonados na década de 50, ainda estão ali, mas a atração principal são as águas termais. Aliás, o parque, é um excelente local para tirar o máximo proveito das águas termais da região.

As águas termais ao ar livre são de acesso gratuito e ficam perto do centro histórico; para chegar até lá basta seguir os pequenos canais à esquerda da praça principal e depois o caminho que leva à colina. Importante citar que, quanto mais abaixo da nascente, mais mornas as águas ficam. Embora tenhamos a vantagem de termos a disposição termas gratuitas, o local não possui vestiários e nem banheiros, portanto, organize-se com antecedência, ok?!

Piscina Posta Marcucci (Val di Sole) – privado

Caso você faça questão de ter uma estrutura mais completa para poder aproveitar com mais tranquilidade, sugiro que você utilize as águas termais pagas. Você pode optar pela Piscina Posta Marcucci (Val di Sole), que é moderna, fica nos arredores da cidade e se apresenta em uma posição panorâmica estratégica. Funciona todos os dias das 9h30 às 18h00. O ingresso custa 27 euros e, para maiores informações, você pode acessar o site clicando aqui.

Centro de Bem-Estar Le Terme – privado

Outro local privado, mas que vale o investimento, é o Centro de Bem-Estar Le Terme, bem perto da piscina medieval. O local abre todos os dias das 8h00 às 19h30 e o ingresso pode chegar a 38 euros. A reserva é obrigatória e o tempo de permanência por ali é de 6 horas. Para fazer sua reserva, acesse o site oficial do serviço clicando aqui.

Dica de Ouro:

  • A principal instalação termal de Bagno Vignoni é Santa Caterina, que é também o estabelecimento mais antigo. Essa instalação fica ao lado da praça principal e é o mais indicado para quem busca “tratamento específico” para problemas como artrite, osteoporose e outras enfermidades. Aqui você pode tomar um banho de lama e inalar vapores minerais, o que pode ajudar, também, pessoas com problemas respiratórios.

Que tal aproveitar e conhecer o Centro Histórico?

Que tal conhecermos o centro histórico da cidade? Bagno Vignoni, como dissemos anteriormente, nos oferece mais do que águas termais. A cidade é um charme e merece uma caminhada por suas ruas. Vamos para a Praça central de Bagno Vignoni, a Piazza delle Sorgenti, que é quase toda dominada por uma imensa “piscina” medieval, de onde a água jorra com seus vapores o que dá um ar de conto de fadas para a cidade. A piscina possui 49 metros de comprimento e 29 metros de largura. Essa é uma praça renascentista e que foi construída em cima da fonte original das águas: é aqui que os romanos tomavam seus banhos, mas hoje os banhos aqui são proibidos. A Praça é toda cercada por belos edifícios renascentistas, além da charmosa Loggia de Santa Caterina da Siena, que nos apresenta uma vista linda para a piscina. O conjunto da obra da Praça é, realmente, muito elegante.

Bom saber…

  • Para chegar a Bagno Vignoni, é necessário estar de carro. Há um ônibus que parte de San Quirico d’Orcia, mas deixo aqui a informação de que ele não é pontual e pode demorar até duas horas para chegar até a cidade partindo de Siena, ou seja, pode ser que você organize seu passeio, mas que não chegue ao seu destino. Caso não queira alugar um carro, você pode contratar um motorista para te levar até lá.
  • De carro, para chegar até Bagno Vignoni partindo de Siena, siga pela Via Cassia SR2 em direção ao sul. Após passar por San Quirico d’Orcia (faça uma parada estratégica!) continue na mesma estrada, pois, à direita, você logo irá encontrar a saída para Bagno Vignoni.

Mapa com as Atrações em Bagno Vignoni

Bagno Vignoni: águas termais, belezas e encantos na Toscana
Fonte: Google Maps


Vai se hospedar em Bagno Vignoni?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Bagno Vignoni?

Confira duas ótimas opções para aproveitar o máximo de Bagno Vignoni!

1ª OPÇÃO: La Locanda del Loggiato

O La Locanda del Loggiato está situado em um edifício encantador do século XIV, perfeito para sentir a atmosfera da cidade!

  • Avaliação: 9,0 (Fantástico!)
  • Localização: O hotel fica a 15km das Termas Montepulciano
  • Endereço: Piazza Del Moretto 30, 53027 Bagno Vignoni, Itália

Para saber mais e reservar este hotel clique aqui!

2ª OPÇÃO: Albergo Le Terme

Este hotel 3 estrelas é perfeito para relaxar, porque conta com um centro de bem-estar e localização ideal para viajantes. Ainda, é possível ter vista da antiga piscina termal de Bagno Vignoni.

  • Avaliação: 8,5 (Muito bom!)
  • Localização: O hotel fica a 15km das Termas Montepulciano
  • Endereço: Piazza Delle Sorgenti 13, 53027 Bagno Vignoni, Itália

Para saber mais e reservar este hotel clique aqui!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Bagno Vignoni: águas termais, belezas e encantos na Toscana. Bagno Vignoni é o tipo de cidade que vai encantar seus sentidos. É uma cidade pequena, mas a atmosfera de calma e tranquilidade que nos apresenta, inclusive no centro habitado, é algo espetacular.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!