As Termas de Monsummano na Toscana

Imersa na natureza, Monsummano é uma cidade que emana tranquilidade com uma beleza sem igual. Preparamos um post especial com as atrações da cidade e dica para você conhecer uma das melhores termas da Itália!

0 193

As Termas de Monsummano na Toscana

As Termas de Monsummano é uma pequena cidade em Pistoia na Toscana famosa por suas águas; a cidade reúne natureza, paz, história e cultura e é um destino pouco procurado por brasileiros. Vamos ao nosso post do dia? As Termas de Monsummano na Toscana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Com seus quase 22.000 habitantes, as Termas de Monsummano é uma das cidades mais charmosas do circuito das termas italianas. A história da cidade conta que, nos tempos etrusco-romanos, os viajantes buscavam um lugar para descansar, e esse pedaço de paraíso na Terra foi um dos escolhidos por eles. Uma estátua de bronze do século 3 a.C. de Hércules, descoberta em 1887, prova que em tempos remotos a cidade era considerada terra sagrada. Leia também Rota do Vinho na Toscana!

1) As Termas de Monsummano na Toscana – VISITE O CASTELO DE MONSUMMANO ALTO

O Castelo de Monsummano Alto data de 1260, mas há muita probabilidade de que a cidade já existisse desde o século anterior; aliás esse mesmo Castelo ficou no centro das lutas entre Florença e Lucca e acabou somente em 1331 com a vitória dos Florentinos. Na segunda metade do século XVI começaram a serem construídas fazendas e mansões de férias que pertenciam a duques. A cidade baixa remonta ao século XVII. Ali, após a aparição de Virgem Maria, em 9 de junho de 1573, o Grão-Duque Ferdinando I ordenou a construção do Santuário, o Santuário de Nossa Senhora de Fontenova (erguido entre 1602-1605) e outros edifícios religiosos destinados aos fiéis que iam visitar a cidade. Leia também Os cinco castelos para dormir na Toscana!

2) As Termas de Monsummano na Toscana -FAÇA A TRILHA GEOLÓGICA DE COLLE DI MONSUMMANO

Na cidade fica também a Trilha Geológica de Colle di Monsummano, excelente para quem gosta de caminhadas, trekking e natureza. Interessante também é a Colina de Monsummano Alto, que se ergue em forma de um cone truncado com 340 metros de altura onde a corrente de Nievole flui para a planície. Ali ficava o Castelo com uma imponente muralha, hoje é possível vir somente os restos do círculo elíptico das muralhas, duas das três portas de acesso, as torres pentagonais e uma simples igreja dedicada a São Nicolau.

3) As Termas de Monsummano na Toscana -VISITE O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FONTENOVA, OS MUSEUS E O TEATRO

Ali perto da Colina também é possível visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fontenova, onde fica a imagem de Maria, no altar principal. Há também o Museu do Santuário de Fontenova que abriga o crucifixo de marfim feito por Giambologna. Também vale a pena visitar o Teatro Yves Montand, do final do século XIX, além do local de nascimento de Giuseppe Giusti, estudioso e poeta dos anos 1800. A casa tem um aspecto rococó tardio e, hoje, é também um museu para descobrir com dois andares. Um aspecto toscano típico e rústico é o da Villa Martini, também com dois andares, salas decoradas e tetos em caixotão caracterizados por valiosas riscas de cerâmica policromada, é uma construção belíssima. Rodeada por um grande parque, a Villa abriga o Museu de Arte Contemporânea.

4) As Termas de Monsummano na Toscana -VISITE A TERMA GROTTA GIUSTI

Vamos falar das Termas: em Monsummano existem cavernas com águas quentes naturais, hoje ladeadas por modernos estabelecimentos com toda estrutura para visitantes. As águas possuem propriedades curativas para diferentes patologias e também são ótimas para tratamentos de pele; os locais oferecem massagens, terapias, massagens e muito mais.

Um pouco mais sobre a Grotta Giusti

Merece destaque a Grotta Giusti, onde também é possível praticar mergulho. O local foi descoberto em 1849 e é formado pela comunicação de cavidades naturais por onde atravessam uma torrente de águas salinas-sulfato-alcalino-terrosas. Este paraíso chega a 200 metros abaixo do solo e é dividido em três áreas chamadas Paraíso, Purgatório e Inferno: quanto mais embaixo, mais quente a água fica, por isso a denominação.

A temperatura da água varia entre 28°C e 34°C e os ambientes são ricos em estalactites e estalagmites e labirintos subterrâneos com cavernas espaçosas para o bem-estar total. As largas abóbadas naturais na rocha são ideais para parar para um banho de vapor natural. No fundo da caverna há o Limbo, que é um belo espelho cristalino de águas quentescom uma temperatura constante, de 36°C, tanto no verão quanto no inverno. Aliás, um excelente local para se hospedar é no Hotel Grotta Giusti Spa, acima da caverna. Ali fica um parque incrível e a estrutura hoteleira é excelente! (não funciona em Fevereiro).

5) As Termas de Monsummano na Toscana -VISITE A PIAZZA GIUSTI

Já no centro histórico, na Piazza Giusti (Monsummano Terme), é possível encontrar lojas de artesanato e várias lojas de produtos locais. Ótima pedida é o conhecer o mercado semanal que é realizado nas manhãs de segunda-feira e se ‘divide’ em seis Praças. É no centro que a cidade ‘vive’ com lojas, bares, restaurantes e um agradável fluxo de pessoas.

6) As Termas de Monsummano na Toscana -VISITE OS ARREDORES

Já nos arredores de Monsummano Terme, não deixe de visitar o Padule di Fucecchio, uma área pantanosa que preserva várias espécies de animais e vegetais, como a otricularia, uma planta aquática carnívora, além de lírios d’água e orquídeas selvagens. Aqui também fica um pequeno paraíso onde é possível observar pássaros de diversas espécies; se quiser sair da cidade, a 25 minutos dali, fica Vinci, cidade natal de Leonardo Da Vinci.

7) As Termas de Monsummano na Toscana -VISITE A VILLA MONTEVETTOLINI

Perto da Grotta Giusti fica Montevettolini, uma vila do século XII, também fortificada, onde você pode conhecer o Palazzo Comunale e o Pieve di San Michele. Aqui fica a Villa Medici construída pelo grão-duque Ferdinando I entre o final do século XVI e os primeiros vinte anos do século XVII. Em Le Case fica a Fazenda Medicea, também chamada de a Casa Grande que fazia parte das posses da Villa e que agora é da família Borghese, onde são realizadas cerimonias diversas como batizados e casamentos. Outra visita que vale a pena é no Oratório da Nossa Senhora da Neve, do século XIV.  Ali fica um afresco de Nossa Senhora com o menino Jesus com os Santos, é do século XV e atribuída à Gentile da Fabriano.

Informações Úteis

Para saber mais sobre como chegar, valores e horários, visite o Site Oficial: Banhos Termais de Monsummano.

Onde comer?

L’Osteria – uma restaurante com opções excelentes no cardápio, preços justos e atendimento ótimo!. Endereço: Via Antonio Boninsegni 112 – Monsummano Terme. Horários: de segunda a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Leia também sobre a Enograstronomia Toscana!


Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As Termas de Monsummano na Toscana – Termas de Monsummano é o lugar ideal para quem quer paz e tranquilidade. O contato com a natureza, a paz e belezas que a cidade oferece, com certeza, irão te encantar! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!