Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana?

Uma das termas mais bonitas da Itália fica na Toscana. Estamos falando das especiais Termas de Saturnia. Vamos conhecer?  

2 1.814

Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana?

A água termal é poderosíssima! Além de servir como tratamento terapêutico para diversos problemas de saúde, relaxa e renova. Uma das termas mais lindas de toda a Itália!!!! Vamos ao nosso Post do dia: Vamos conhecer as Terme di Saturnia  na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

1) Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana? SUAS ÁGUAS

As águas da nascente de Terme di Saturnia faz uma viagem pelas profundezas da terra do Monte Amiata. A água das termas é mineral porque durante o caminho subterrâneo é mineralizada e absorve dióxido de carbono, o descarregando sobre mármores ‘enterrados’, a 200 metros de profundidade; lá há dissolução do CO2 o que libera na água enxofre, cálcio, sulfatos e magnésio. Além de tudo, a água passa a conter vitaminas, gases e sua temperatura é sempre constante: 37,5C°. O fluxo da água chega a 800 litros por segundo, o que permite que a piscina natural esteja sempre limpa, uma vez que a água é totalmente substituída, naturalmente, a cada 4 horas, várias vezes ao dia. Leia também Quais são os 5 Castelos imperdível para dormir na Toscana?

2) Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana? SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

A água de nascente possui propriedades terapêuticas específicas e são ótimas, pois promove a vasodilatação da pele, ajuda na redução da pressão arterial, atua como relaxante muscular e anti-inflamatório, dilata os brônquios e facilita a respiração aumentando a ventilação pulmonar, fluidifica secreções, possui efeitos antioxidantes, esfolia a pele de forma delicada e eficiente, possui ação antisséptica e diminui diversas dores. Conheça também As mais lindas termas da Itália!

3) Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana? AS REGRAS

Há também um guia de algumas regras a serem seguidas para aproveitar as piscinas naturais; entre as mais importantes:

  • Não entrar na piscina logo após ter se alimentado;
  • Não permanecer na água por mais de 20 minutos;
  • Não ficar debaixo da cascata por mais de cinco minutos, pois a concentração de alguns componentes minerais, aqui, é máxima!
  • Aguardar entre 30 e 45 minutos entre um banho e outro;
  • Para as crianças utilizar somente a piscina destinada a eles;
  • Deve evitar os banhos pessoas com problemas de coração, pressão arterial alta, pessoas que tenham asma, pessoas com problemas de epilepsia, grávidas ou pessoas alérgicas a minerais.

Informações Úteis

Para passar o dia por lá, o ingresso custa 31 euros, mas há diversas opções de valores e acessos. Para maiores informações e compra de ingressos, clique aqui! O local é MUITO bem estruturado: tem restaurante, duchas e até hotel. Tem também uma charmosa lojinha onde você encontra vários produtos cosméticos produzidos com a água termal do lugar.

Dicas Importantes

  • O lugar fica aberto o ano todinho, mas, claro, vive lotado, principalmente no verão, já que tem enorme movimento, inclusive, à noite. Uma excelente época para conhecer as Termas de Saturnia é o outono, pois o grande fluxo de turistas já passou.
  • Ah, não utilize joias e bijuterias, a água mineralizada pode estragar algumas peças.
  • Não deixe de fazer um passeio pela cidade. É encantadora!

Endereço e Horários

  • Onde fica: Terme di Saturnia SPA & Golf Resort, 58014 – Saturnia (GR) – Toscana.
  • O acesso ao local é feito de carro, para chegar até lá siga pela estrada que vai para Siena e siga para: Grosseto – Scansano – Montemerano – Saturnia. A estrada é bem sinalizada e não é difícil encontrar seu destino.
  • Horários: no inverno, das 09h30 às 17h00; no verão, das 09h00 às 19h00.

Vamos saber maios sobre As Termas?

As Termas de Saturnia fica na Toscana, em um antigo local que já servia de spa desde a época etrusca-romana. É um lugar imerso na natureza e pouco conhecido pelos turistas brasileiros. O nome Saturnia se dá pela antiga lenda que envolve o deus Saturno. Dizem que em um gesto de fúria por causa das guerras entre os humanos, Saturno jogou um raio com toda sua força o que causou a abertura de uma enorme cratera. Conheça também Os dez agroturismos imperdíveis na Toscana!

Da cratera surgiu uma fonte de água sulfurosa, quente e com propriedades terapêuticas. Conta a lenda que a água acalmou os guerreiros e os levou a conviver com um período de paz, tranquilidade e relaxamento; foi quando a abundancia retornou aos homens: riquezas, ouro e fartura passou a fazer parte da rotina de todos e, seu soberano, era Saturno. Todos os viajantes que passavam por ali, pela Via Clodia, se apaixonavam pelo lugar e o escolhiam para passar suas férias. Em épocas remotas, os banhos romanos, bem como as termas, eram considerados centros sociais; era nesses lugares que aconteciam reuniões políticas e festas.

As Disputas

As termas de Saturnia sempre tiveram uma enorme importância estratégica; prova disso são as disputas, na Idade Média, entre Aldobrandeschi de Santa Fiora e os religiosos de Sovana. Em 1188 o Papa Clemente III, dos Cânones de Sovana, decidiu que as termas de Saturnia seria patrimônio da Diocese de Sovano. Já em 1216 a propriedade foi transferida para o feudo das contagens de Aldobrandeschi. Durante o primeiro século XIV, Siena e Orvieto de um lado e Aldobrandeschi, Pannocchieschi com Orsini, do outro, contavam Saturnia como parte de seus territórios.

O Projeto de Recuperação

Após um período de abandono e deterioração devido à contínua devastação territorial e pela falta de regulamentação, em 1572 os Banhos (termas) foram restaurados dentro de um grande projeto de recuperação e ‘renasceram’ de forma esplendorosa e moderna. Entre o final dos anos 1700 e o começo dos anos 1800, a salubridade das águas de Saturnia passa a integrar o Repetti, que no ‘Dicionário da Toscana’ é um edifício térmico ‘que se eleva ao pé da colina e forma uma grande piscina natural’. A fonte, agora chamada de ‘pool de fontes’, dentro da área do resort, recebeu investimento da Família Ciacci e, posteriormente, a propriedade foi assumida pela Família Panciatichi.

Em 1919, a família Ciacci construiu o primeiro hotel da área, o que define até hoje o papel turístico das Termas. O foco era, e é, hospitalidade, bons serviços, excelência e uma ótima estrutura. Em 1920, a Universidade de Pisa realizou a primeira análise química moderna das águas da região; uma nova análise foi feita em 1947 pelo Instituto de Química da Universidade de Roma e uma das passagens chave da região é aquela em que os Ciacci cederam os banhos aos Passalacqua, em 1946.


Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer as Termas de Saturnia na Toscana? Destino certo para os apaixonados por natureza, as Termas de Saturnia farão você se apaixonar! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!