Itinerário na Sardenha com carro?
Olá! Participo da revista Mala para Dois como convidado especial, não deixe de ler o meu primeiro post “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez a Itália! E os posts da seção: Viagem de carro na Itália, onde a a cada mês estarei escrevo sobre um tour de carro em uma região Itália. Gostaram da ideia? Então não deixem de me seguir!! Mas vamos ao nosso Post de hoje? Itinerário na Sardenha com carro? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo da Costa Esmeralda feito através de um Drone
( Fonte: Francesco Pignataro)
Nosso Itinerário
Começamos por alugar um carro no aeroporto, que no nosso caso será em Olbia e, desde ali começar o nosso passeio! Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
1) Itinerário na Sardenha com carro? PRIMEIRO DIA
Primeiro dia: chegada ao aeroporto de Olbia e locação de veículo. O primeiro dia será dedicado basicamente a chegar ao aeroporto e alugar um automóvel. Para relaxar da viagem, eu recomendo uma parada em uma das inúmeras praias que rodeiam esta cidade, uma pausa para o almoço, bem-merecido, em algum restaurante típico de Olbia e depois uma visita a esta pequena cidade em geral. Buscamos acomodação em um B&B, jantamos e, em seguida, a descansar muito para no dia seguinte estar revigorados e descontraídos.
2) Itinerário na Sardenha com carro? SEGUNDO DIA
Segundo Dia: Costa Smeralda, Porto Cervo, Palau, Santa Maria Teresa di Gallura. Logo cedo, e depois de um bom café da manhã, nos dirigimos ao norte para Porto Cervo, e o que se abre diante dos nossos olhos, depois de deixar Olbia. As paisagens são mágicas, o mar azul e o verde da mata mediterrânea revelam-se diante dos nossos olhos, uma curva atrás da outra.
Costa Smeralda Yacht Club
Deixe-se levar ao longo dos vários caminhos estreitos que levam desde a estrada principal ao mar, para desfrutar da costa, que só antecipa o que esta terra vai oferecer. Uma vez que você provou o mar e o sol da Sardenha e se sente revigorado, talvez com um bom sanduíche, dedique um momento a Porto Cervo, o verdadeiro centro da Costa Esmeralda. Capital indiscutível da Costa Smeralda, nascida da genialidade e inspiração do príncipe Aga Khan, seu porto é um dos maiores e mais bem equipados da região do Mediterrâneo, e abriga o famoso Costa Smeralda Yacht Club organizador de importantes regatas. No verão, Porto Cervo é um desfile extraordinário de barcos, iates e celebridades. Cada dia é uma sucessão contínua de compromissos com o jet-set internacional, eventos esportivos, festas, ou jogos no Pevero Golf Club.
Palau
Passado Porto Cervo, seguimos ao longo da costa, entre o Mediterrâneo e as rochas brancas típicas desta região, que nos levará a Palau. Desde aqui continuamos dando a volta em Capo Orso: uma formação de granito majestosa que, devido aos agentes atmosféricos, tomou uma forma que se assemelha de fato a um urso. A subida a este promontório tem um panorama de tirar o fôlego e uma vez chegando ali, no “urso”, vamos nos encontrar na frente da que, segundo muitos, é considerada uma das mais belas vistas do Mediterrâneo. Neste ponto, eu sugiro que você passe a noite em algum dos muitos estabelecimentos da zona, mas não se afaste de Palau, porque o objetivo do terceiro dia será o Arquipélago de La Maddalena.
Santa Maria Teresa di Gallura
É precisamente desde Palau que saem barcos que nos levarão em direção a estes lugares maravilhosos. Uma vez resolvido o tema da noite, podemos fazer uma visita a Santa Maria Teresa di Gallura. Se chegarmos lá ao pôr-do-sol, poderemos desfrutar da vista do mar e dos penhascos brancos de Bonifácio tingidos com um vermelho ardente que nos chega à alma.
3) Itinerário na Sardenha com carro? TERCEIRO DIA
Terceiro Dia: Arcipelago della Maddalena – Castelsardo. Saindo logo de manhãzinha do porto de Palau, em um dos muitos barcos que oferecem passeios de um dia para descobrir todo encanto do Parque Nacional Maddalena, eu tenho certeza que você vai passar um dia espetacular em uma sucessão de praias de areia branca, pequenas ilhas e rochas que se projetam no mar cristalino.
Aldeia Castelsardo
As emoções que você sente durante uma viagem como essa são muito intensas e deixam uma marca indelével na mente. Quando você voltar a Palau, em torno das 17h00min, pare um momento na aldeia Castelsardo que será, também, o lugar onde pernoitaremos. A estrada que nos conduz ao objetivo final do dia é cheia de personalidade, ladeada aqui e ali, de nuraghis e ovelhas, e nos conduzirá a uma Sardenha mais genuína, mais real, menos difundida da que vimos até agora.
4) Itinerário na Sardenha com carro? QUARTO DIA
Quarto Dia: Castelsardo – Stintino – Alghero. Despertar é sempre mágico se você está em um lugar como Castelsardo. A visita ao seu “Su Casteddu”, no cume de uma falésia, com vista para o mar, nos levará de volta no tempo: íngremes ruas estreitas repletas de redes de pesca emaranhadas, um cheiro pungente de peixe, essa é a alma da Sardenha. Envolve-nos e apresenta a Sardenha real, a sua cultura e as suas tradições. Não é difícil encontrar restos da Idade Média, a história e beleza que compõem Castelsardo, não por acaso considerada uma das mais belas aldeias da Itália. Alghero: excursão a pé privada de 2,5 horas com um guia local
A Cidade e suas Muralhas
Além de vislumbrar as vistas fabulosas que a velha cidade tem para oferecer, você pode desfrutar de um passeio ao longo da cidade amuralhada, agora restaurada, e que também garante fácil acesso ao mar. O melhor momento para vê-la é ao entardecer: o sol tem um encanto especial, e em dias agradáveis de mar calmo é possível ver todo o Golfo de Asinara e Córsega. Vagueando por estas ruas vislumbrando o mar, vamos começar o dia da melhor maneira. Depois de visitar a cidade, vamos continuar caminho a Stintino, outro lugar especial da Sardenha, cujo encanto ha escapado da invasão de turistas, você vai desfrutar de uma praia e um mar de cores quase irreal…
Alghero
Embora o grande número de turistas o vá tornar mais difícil, necessitamos encontrar estacionamento e um lugar na praia. Terminamos o dia em esta bela praia e depois nos dirigimos, no final da tarde, a Alghero onde, graças à ampla disponibilidade de instalações, passaremos a noite. Uma vez instalados, Alghero nos espera! Nesta cidade, parada no tempo, com uma arquitetura visivelmente influenciada pela cultura catalã, desfrute de uma bebida num dos muitos terraços que estão espalhados ao longo das muralhas majestosas, e depois jante, ao pôr-do-sol, um grande prato de espaguete feito a partir de ovas.
5) Itinerário na Sardenha com carro? QUINTO DIA
Quinto Dia: Capo Caccia – Bosa. Chegamos ao quinto dia de nossa viagem, e é um daqueles dias onde as coisas para ver e fazer são tantas que o alarme soará cedo e nossa primeira parada será Capo Caccia. Já no dia anterior, chegando a Alghero, pudemos ver os penhascos brancos que mergulhavam direto no azul do mar da Sardenha. Essas rochas são o primeiro alvo deste quinto dia. Desde Alghero, até o topo da falésia, a estrada corre entre belas paisagens e sítios arqueológicos bem preservados, e caracteriza-se pelos nuraghi típicos, distribuídos por toda a ilha e aos quais, aliás, recomendamos pelo menos uma visita.
Capo Caccia
Chegando ao topo do maciço calcário Promontório de Capo Caccia, temos de enfrentar-nos aos 656 degraus da “Escala del Cabriol” que, insinuando-se na falésia, gradualmente leva você à bela Gruta de Netuno. Cada passo será uma emoção profunda, uma descida vertiginosa em um mar azul cujas ondas quebram nas falésias brancas dominadas por um belo farol. Depois de visitar as cavernas, nos dirigimos aos elevadores, não com pressa, desfrutando de cada momento, cada rajada de vento. Certas emoções devem ser vividas até o fim. Apesar do esforço, no final deste caminho você vai se sentir um pouco de tristeza por deixar para trás todo esse espetáculo.
Bosa
É hora de retomar a viagem, no sentido de Bosa. A partir deste momento, iremos visitar esta parte da Sardenha que é apenas salpicada pelos fluxos turísticos, mas certamente não é desprovida de atrações, como os 45 quilômetros de estrada que ligam Alghero a Bosa. Esse é o primeiro dos espetáculos inesperados que esta parte da Sardenha vai nos dar: serpentear por uma grande altitude, em uma costa verde, com vista para o mar. Ao redor nada, só a natureza, o mar e paisagens desérticas, aqui e ali algumas ovelhas ao lado das casas aparentemente abandonadas.
A surpresa que você vai ter em Bosa será grande: situada às margens do rio Temo, você vai ficar impressionado com as cores de suas casas e o imponente castelo que a domina, merece um agradável passeio que pode ser seguido de uma visita à torre espanhola situada no lado da praia de Bosa Marina, e onde você vai desfrutar de um belo pôr do sol. Ainda que o quinto dia terminasse, a Sardenha tem muitos mais lugares para nós descobrirmos.
6) Itinerário na Sardenha com carro? SEXTO DIA
Sexto Dia: S’Archittu, Is Aruttas, Penisola del Sinis ,Orgosolo. Partimos de Bosa para dirigir-nos mais ao sul, à primeira parada do dia: S’Archittu, localidade próxima que, como o nome sugere, você pode contemplar um arco natural majestoso esculpido pelo mar dentro de um cume da pedra calcária: a branca Rocha e o mar azul irão hipnotizá-lo.
Península Sinis
Em seguida, continuaremos em direção à Península Sinis onde vale a pena uma parada, inclusive prolongada, na praia Aruttas (grãos de arroz, um nome que vem da semelhança de areia branca com grãos de arroz). Aqui vamos desfrutar de um mar maravilhoso associado a uma praia tranquila e longe da multidão de Stintino. Quando já estivermos relaxados o suficiente, voltamos de novo a Capo San Marco, a ponta da Península de Sinis, onde vamos fazer uma visita às escavações arqueológicas de Tharros que remontam ao tempo dos fenícios. Para terminar o dia, nós nos dirigimos a Cabras e, desde aqui à estrada nacional que atravessa a Sardenha, chegando a Orgosolo, onde nos hospedaremos.
7) Itinerário na Sardenha com carro? SÉTIMO DIA
Sétimo Dia: Orgosolo, Orosei e volta para o aeroporto de Olbia. Este é o último dia de nossa viagem, e visitaremos Orgosolo, a cidade dos murais, que talvez não dê uma boa impressão à primeira vista: casas de tijolos vermelhos que parecem abandonadas, roupas penduradas um pouco “em todos os lugares”, os sinais, aparentemente de perfuração feita por balas de todos os tamanhos, mas não se deixe enganar por impressões, entrando na cidade, se abre aos nossos olhos uma paisagem inesperada.
Suprammonte e Orosei
Encontraremos murais em cada esquina, a denunciar e testemunhar os acontecimentos atuais, a representação das tradições do povo da Sardenha, ou simplesmente uma forma de decoração, mas tudo fascinante e cheio de significado. Esta pequena cidade, erroneamente ignorada pelo turismo, merece ser vista e também é o ponto de partida ideal para excursões a Suprammonte. Uma vez terminada a visita à cidade dos murais, seguimos para Orosei, agradável aldeia, onde você pode ter uma estadia agradável, algo para comer e entreter-se em pequenas lojas de souvenirs. Em seguida concluímos nossa maravilhosa viagem através da Sardenha, e estamos nos movendo em direção ao Aeroporto Olbia, aonde chegaremos antes das 21h00min, hora de devolver o carro e voltar para a nossa realidade!
Sardenha “On the Road” as muitas faces da ilha
A Sardenha não precisa de introdução, mas existem diferentes maneiras de visitá-la. É uma ilha incrivelmente rica e variada, e essa rota “em sete dias na estrada”, nos leva a descobrir muitos aspectos. A Sardenha é uma ilha italiana, que atrai milhões de turistas todos os anos, de todo o mundo, graças à sua deslumbrante paisagem de montanhas e praias idílicas. Esta região não tem apenas grandes iates, lojas de luxo e festas elegantes, não é só a Costa Esmeralda, é muito mais, é a cultura de um povo que se respira no ar.
Rotas Especificas para Automóveis
Mas poucos sabem da existência de rotas especificas para automóveis que permitem viver um tipo diferente de férias, viajando pelo comprimento e a largura desta bela ilha, para descobrir lugares bonitos. Esta rota, ao mesmo tempo concentrada e intensa, é projetada para que você desfrute, em sete dias, tanto da Sardenha mais conhecida pelas rotas turísticas, como a que não tanto, pois está mais à margem.
As Estradas da Sardenha
Então, por que não fazê-la em seu carro? Antes de organizar a viagem, temos que considerar que a Sardenha é desprovida de rodovias. A rede viária é composta exclusivamente por vias expressas que podem atingir os principais locais da ilha. A estrada principal é a SS 131 Carlo Felice, que liga Cagliari a Sassari e Porto Torres. Uma estrada secundária pela qual você pode facilmente chegar até Olbia. Caminhando ao longo deste caminho, vamos atravessar a ilha de norte a sul, encontrando lugares espetaculares em nosso caminho.
Rota Curta
Em rota curta: Olbia, Porto Cervo, Palau, S. Maria Teresa di Gallura, Arcipelago della Maddalena, Castelsardo, Stintino, Capo Caccia, Alghero Bosa, S’Archittu, Penisola del Sinis , Orgosolo, Orosei, Olbia.
Dicas para aproveitar a Sardenha
Tenha em mente, contudo, que umas férias de carro, obrigam a passar muitas horas dirigindo e pode ser estressante. Faça pausas frequentes. Nunca fique sem nada: tenha sempre com você água e alimentos (há muito poucas estações de serviço na Sardenha), tome-se o tempo necessário para esticar-se e visitar os lugares calmamente. Seguindo estas regras simples, você pode organizar uma viagem que promete uma experiência incomum, inovadora e inesquecível, para descobrir um pouco de um paraíso que nunca deixam de surpreender os seus visitantes, nem os locais.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Como chegar à Sardenha?
1) Como chegar à Sardenha? DE TREM
A Infraestrutura ferroviária na Sardenha abrange um total de 400 km de linhas, cerca de quarenta estações. Fazem parte da rede complementar: a linha Cagliari – Oristano – Macomer – Chilivani – Olbia, e a “dorsal Sarda”, que cruza de norte a sul a ilha inteira. Completa a infraestrutura ferroviária da região: A linha de Olbia – Olbia M.ma / Ilha Branca, com ligação direta desde Olbia para o mar, A linha Porto Torres – Porto Torres Cristóvão Colombo.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
2) Como chegar à Sardenha? DE AVIÃO
Na Sardenha há seis aeroportos conforme listados abaixo:
- Aeroporto de Alghero-Fertilia;
- Aeroporto de Cagliari-Elmas;
- Aeroporto de Decimomannu;
- Aeroporto de Olbia-Costa Smeralda;
- Aeroporto de Oristano-Fenosu;
- Aeroporto de Tortolì.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
Assista esse vídeo e saiba: Qual a melhor opção de transporte na Sardenha? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Itinerário na Sardenha com carro? Esta rota foi feita com diferentes objetivos para cada dia, diferentes acomodações a cada noite; desta viagem, talvez você não volte descansado, mas sim enriquecido, sua mente e seu coração estarão plenos de energia e com uma sensação de bem-estar que só uma terra como a Sardenha pode dar.
Visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas. Revista de Outubro! (você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais e conheça e faça parte da comunidade de Mala para Dois!
Está inseguro?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!