Vamos conhecer Pitigliano na Toscana?

Pitigliano fica no coração da Maremma Toscana e é de uma beleza sem igual. É considerada uma das mais belas aldeias da Itália hoje vamos conhecer essa cidadezinha cheia de encantos.

0 382

Vamos conhecer Pitigliano na Toscana?

Com pouco mais de 3.700 habitantes, Pitigliano é conhecida como a Jerusalém italiana. A cidade parece estar suspensa entre a terra e o céu e, já de longe, se apresenta aos nossos olhos de uma maneira esplêndida. Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo de Pitigliano na Toscana feito com um drone!

(Fonte: Turisti Nati)


Nossa Introdução

Hoje vou te levar para um passeio em uma cidade bem peculiar: Pitigliano, na província de Grosseto. Pouco conhecida pela grande massa de turistas, a cidade merece destaque quando falamos das cidades mais bonitas da Toscana. Vamos conhecer Pitigliano na Toscana?

Um pouco sobre a história de Pitigliano

Pitigliano é conhecida também como a Jerusalém italiana, isso porque – a partir do século XVI – abrigou uma grande comunidade judaica e, hoje, é uma das vilas italianas mais fascinantes, especialmente por sua beleza, herança histórica e cultural. Pitigliano fica na Área do Tufo. A área do Tufo fica no extremo sudeste da província de Grosseto e inclui toda a zona municipal de Pitigliano e Sorano; nas extremidades das cidades se desenvolvem os primeiros sinais das Montanhas Volsini e, ali, uma parte do município de Castell’Azzara também pode ser incluída. Quando chegamos a Pitigliano, logo podemos entender a dimensão da beleza desse lugar fantástico: podemos ver balcões floridos, arcos, escadarias, brasões nobres e detalhes impressionantes ‘divididos’ nas 60 ruelas que cruzam Pitigliano.

As atrações em Pitigliano na Toscana

Pitigliano se apresenta, especialmente ao turista, de uma forma discreta, mas oferecendo inúmeras belezas. Entre elas, podemos ver o belíssimo aqueduto dos Médici, que foi construído entre 1636 e 1639 e é composto por quinze arcos: dois deles, imensos, e outros treze um pouco menores. Caminhando pela antiga porta da cidade, na Piazza Petruccioli entramos no centro histórico.

Becos, ruelas, escadarias e vistas que nos oferecem vistas lindas, fazem de Pitigliano um lugar quase mágico. No centro histórico de Pitigliano, notamos que a cidade se desenvolve ao redor de 3 ruas principais, uma quase paralela à outra. As lojas de produtos típicos se apresentam de forma charmosa e algumas também têm acesso ao outro Pitigliano: o subterrâneo, que é repleto de túneis escavados no tufo e serviram, ao longo dos séculos, como abrigos de proteção e rotas de fuga. Também no centro histórico você encontra o Gueto Judeu que, definitivamente, merece uma visita (veremos adiante), pois tem um importante papel na história da cidade.

1) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA O PALAZZO ORSINI

Da Piazza Petruccioli, você pode contornar o aqueduto à esquerda, chegando, assim, ao Palazzo Orsini. O Palazzo Orsini pertencia aos Condes Aldobrandeschi e, depois, foi passado para a família Orsini, em 1313. Este palácio é uma espécie de fortaleza e tinha o objetivo de proteger a única parte da aldeia que se conectava com a planície; nas outras três áreas, a cidade tem uma proteção natural: grandes áreas íngremes e de difícil acesso.

O Palazzo Orsini foi praticamente reconstruído durante sua reestruturação do século XVI por Antonio da Sangallo, o Jovem. No interior do Palácio, hoje, encontramos o Museu Arqueológico, o Museu do Palazzo Orsini, o Arquivo Diocesano e a Biblioteca. Merece destaque seu pátio com planta hexagonal, que é muito bem decorado com baixos-relevos e nos apresenta os belos brasões da família Orsini.

2) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA A FONTE DAS SETE BICAS

Saindo do Palazzo Orsini, siga para a Fonte das Sete Bicas, erguida em 1545. As bicas ali são cinco e todas estão decoradas com imagens de animais feitos em diferentes épocas e estilos. Siga adiante para ter uma magnífica vista panorâmica e encontrar com o monumento de bronze em homenagem a “Al Villano”, obra de Mario Vinci.

3) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA A CATEDRAL DE PITIGLIANO

Dali da fonte, com uma breve caminhada, chegamos até a Catedral de Pitigliano: na Piazza San Gregorio, a Catedral domina a cena. Dedicada a São Pedro e São Paulo, nos apresenta uma lindíssima fachada do século XVIII que é ladeada pela torre sineira estucada. A Torre mantém a aparência original em tufo e data do período medieval.

4) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA O GUETO E A SINAGOGA DE PITIGLIANO

Agora seguimos para o Gueto Judaico e a Sinagoga de Pitigliano. A cidade de Pitigliano é também conhecida como a “Pequena Jerusalém”, ou “Jerusalém italiana”, isso porque no final de 1500, Pitigliano era uma das poucas aldeias a acolher os judeus.

Um pouco  sobre o Gueto Judeu…

O Gueto Judeu em Pitigliano foi criado por uma comunidade hebraica que vivia em paz com os cristãos, erguendo seu próprio tempo no ano de 1598. Algumas pessoas queriam isolar os judeus, mas logo notaram a importância econômica deste povo para a cidade e, assim, eles tiveram toda a liberdade para fundarem negócios prósperos e bem sucedidos. Já na segunda metade do século XVIII, houve a reforma iluminista da Lorena e os novos Grão-Duques da Toscana, permitiram aos judeus, acesso a cargos públicos. Juntos, judeus e cristãos, combateram tropas francesas que, em 1799, queriam saquear o gueto.

O Tempo Áureo do Gueto Judeu

O tempo áureo do gueto judeu foi em 1800, o que eles chamaram de ‘século de ouro’; isso foi antes do declínio por conta da emigração e das leis raciais fascistas, muito fortes durante o período. Durante a guerra, diversos judeus foram salvos devido a uma espécie de programa de proteção à população local. O legado mais importante dessa comunidade é, sem sombra de dúvida, a elegante Sinagoga, erguida em 1598. Recentemente restaurada, pode ser visitada e é muito bonita. Em seu interior você pode observar móveis sagrados que datam dos séculos XVI e XVII. O destaque fica para o Aron (Arca Sagrada) e para o Tevà (púlpito). No alto, você pode ver inúmeros lustres pendurados em um teto todo decorado com escritos bíblicos, encantador. A Sinagoga abriga diversas salas com exposições permanentes que contam a história judaica; algumas das salas que merecem menção é a sala do banho (mikvé), a tinturaria, o matadouro e a esplêndida adega kosher, além do forno.

5) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA AS VIE CAVE DI PITIGLIANO

Nos afastando um pouco mais do centro, podemos visitar também as Vie Cave di Pitigliano, também chamadas de “tagliate” ou “cavoni”. As Vie Cave são as estradas cavadas por etruscos diretamente na rocha de tufo e servia para conectar os povoados de Pitigliano, Sorano e Sovana. Algumas paredes possuem até 20 metros de altura e têm até 1 km de comprimento, com 3 metros de largura. São caminhos meio escuros e úmidos, por isso ficam repletos de plantas e musgo. Caminhar por ali significa fazer uma viagem no tempo e descobrir um ambiente natural de grande beleza, única no mundo! As Vias mais importantes dali são Via Cava del Gradone, que leva até a necrópole homônima, e a Via Cava della Madonna delle Grazie, que é uma das mais belas de todo o território.

6) Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? CONHEÇA O MUSEU ARQUEOLÓGICO AO AR LIVRE

Outro passeio interessante também é o Museu Arqueológico ao Ar Livre Alberto Manzi. Esse museu ao ar livre foi inaugurado no dia 3 de julho de 2004 e batizado com o nome de Alberto Manzi, famoso pelo programa “Nunca é tarde demais” (tradução livre), que contribuiu para a alfabetização italiana na década de 1960; ele também foi prefeito de Pitigliano entre 1995 a 1997, período em que o projeto do museu foi apresentado.

Mais detalhes sobre o museu…

O caminho desenvolve-se, na sua maior parte, à sombra rodeada por uma vegetação abundante. O museu é dividido entre a “cidade dos vivos” e a “cidade dos mortos”. Na primeira parte você encontra dois tipos de casas – em escala real: uma representa uma cabana da Idade do Bronze, do século XII-XI a.C.; e a outra uma cabana etrusca da era Arcaica, do século VII-VI a.C.. Em seguida, por meio da vegetação dentro da Via Cava del Gradone, chegamos até a “cidade dos mortos”, onde encontraremos a Necrópole de Gradone, mergulhada em uma sugestiva floresta.

Todos os sepultamentos nesta necrópole são dos séculos VII e VI a.C. e se apresentam, principalmente, em túmulos de câmara com um poço retangular nas suas laterais. Uma distinção marcante dessas tumbas é a presença de uma espécie de “travesseiro” esculpido na rocha. Também podemos visitar uma tumba que na qual foi ‘simulado’ o enterro de um casal etrusco com seu equipamento funerário. Continuando nosso passeio, encontramos o riacho Meleta, e, então, alcançamos San Giovanni, uma área com túmulos do período que vai do século VI ao século III a.C. Hora de voltar!


Mapa de Pitigliano e seus principais pontos turísticos

Vamos conhecer Pitigliano na Toscana?
Fonte: Google Maps

BÔNUS

A apenas 30 minutos de Pitigliano (de carro), você pode conhecer umas das Termas mais famosas e bonitas da Itália: as Termas di Saturnia. As cachoeiras termais de Saturnia são incríveis e atraem visitantes do mundo todo, pois as águas da zona já eram, inclusive, conhecidas pelos antigos romanos devido aos seus efeitos benéficos para a pele. A água mantém permanentes 37°C, independente da estação do ano, e faz parte das piscinas naturais mais bonitas do mundo. Quer saber mais? Temos um post completinho sobre as Termas de Saturnia (clique aqui para saber mais) no nosso blog, te convido a dar uma olhada, você vai gostar!


Como chegar a Pitigliano na Toscana?


1) Como chegar a Pitigliano na Toscana? DE AVIÃO

Os Aeroportos mais próximos são: Roma Fiumicino, a 155 km de distância; Florença, a 237 km e Pisa, com 241 km de distância. A partir destes aeroportos podemos chegar a Pitigliano com o trem ou com o carro.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Pitigliano na Toscana? DE TREM

Caso queira ir de trem, você pode utilizar as estações de trem próximas à Pitigliano descendo em: Albinia, Orbetello, Grosseto e Viterbo, porém, chegando às estações, você vai precisar pegar um ônibus até Pitigliano ou com a Linha Tiemme, ou com a linha Cotral.

3) Como chegar a Pitigliano na Toscana? DE CARRO

Pitigliano fica no sul da Maremma Toscana. No meio do caminho, faz fronteira com terras entre Grosseto e Viterbo, passando perto do Lago Bolsena e de Terme di Saturnia. Pitigliano é um dos centros mais importantes da Città del Tufo, que é uma área que também inclui Sovana e Sorano. Para chegar até Pitigliano, você pode ir de carro, utilizando a SS74 – que liga Orvieto e Albinia; de ônibus, utilizando as excelentes conexões de Grosseto, Orvieto e Viterbo. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Pitigliano na Toscana? De uma beleza estonteante, Pitigliano merece ser incluído em seu roteiro, especialmente se você gosta de lugares diferentes, cheios de charme e invocativos! Se você adora destinos assim, Pitigliano é o seu destino ideal!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!