Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade?

Hoje preparamos um post especial com dicas, informações e opções de como chegar até o centro de Bolonha a partir do Aeroporto!

0 3.580

Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade?

Capital da bela Emilia Romagna, Bolonha é também a maior cidade da região e uma das mais visitadas. A cidade fica entre os rios Reno e o Savena e, apesar de ser antiquíssima e histórica, é uma cidade muito moderna e é onde acontece diversas feiras dos mais diversos setores todos os anos. Mas afinal como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

O Aeroporto de Bolonha

O Aeroporto de Bolonha se chama, oficialmente, Aeroporto Guglielmo Marconi e é o principal aeroporto da região da Emilia Romagna.  Na temporada de 2019 o aeroporto abriu novas rotas com cidades como Filadélfia, Helsinque, Heraklion, Karpathos, Stuttgart, Reggio Calabria, Corfù, Crotone, Marselha e Podgorica (Ryanair), além de novas frequências de chegadas e partidas. Atenção: não há voos diretos para Bolonha saindo do Brasil.

Algumas rotas irão operar somente no verão como voos para e de Amã, Düsseldorf, Kaunas, Londres e Viena. Ou seja: em 2019 o aeroporto de Bologna irá oferecer 113 destinos, trabalhando com 40 companhias aéreas, oferecendo 13 destinos domésticos, 95 internacionais e 5 intercontinentais! Dá pra entender toda sua importância, certo? E, pasme, tem uma pista só!

Conheça as Áreas do Aeroporto

O Aeroporto de Bolonha tem um terminal só e está dividido em dois andares. No andar debaixo ficam os smoking points (fora do prédio), as áreas dos check in das companhias aéreas, que contam com 64 balcões, um balcão de informações gerais, seis restaurantes, quatro bares, dois caixas eletrônicos, farmácia, tabacaria, um supermercado, uma casa de câmbio, um escritório de boas vindas aos turistas, o duty free, as locadoras de automóveis, área de chegada e assistência para bagagens extraviadas. No andar superior, ficam dois bares, lojas, outra casa de câmbio, passagem pela segurança e controle de bagagem e os portões de embarque (são 15 no total). Todas as áreas do aeroporto oferecem pontos com tomadas para recarregar o celular e Wi-Fi grátis.

Opções de Transporte para a cidade

Para chegar ao centro da cidade, saindo do aeroporto, é super fácil e há algumas opções: trem, Autobus, táxi ou transfer. O centro da cidade fica a, apenas, 8 km do aeroporto e as ligações que levam e trazem de forma rápido, segura e confortável.

1) Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? DE TREM

De trem, saindo do aeroporto, desça até o piso 0 e siga pela Via del Triumvirato. De lá, é possível avistar a estação de trem, à direita. Desça na estação Central. O trajeto de trem leva cerca de 5 minutos. Pode não ser tão cômodo por causa das malas, mas ainda assim é boa opção para quem quer economizar. Um dos lados ruins é que o trem sai de hora e hora, então, dependendo do horário, você vai ter que esperar um pouco mais.

Dicas

  • Evite horários de pico, muitos utilizam o trem como meio de transporte principal para ir e voltar do trabalho, então os trens, algumas vezes, aparecem cheios nas estações. Para ir ou vir de trem para o centro e do centro, você vai pagar, mais ou menos, 3 euros.
  • Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

2) Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? DE ÔNIBUS

Um dos melhores meios para ir até o centro é o serviço do Aerobus. É um ônibus que faz conexão direta com a estação central de trem de Bolonha. Eles oferecem o transporte a cada 11 minutos e funciona das 05h00 às 23h35. O serviço custa 6 euros e é possível comprar in loco (você paga direto ao motorista) ou online. Demora de 15 a 25 minutos, dependendo do transito e dos horários escolhidos.

3) Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? COM UM TRANSFER PARTICULAR

Caso queira ainda mais conforto e não queira se preocupar com esperas, compra de passagens ou procurar um táxi, você pode optar por utilizar um transfer particular. É ótima opção para quem está com crianças ou pessoas com problemas de locomoção. Sem contar a comodidade de já ter alguém te esperando na hora que você desembarcar. Mesmo que seja um serviço um pouco mais caro, saber que você já terá alguém te esperando quando chegar no aeroporto dá uma ‘acalmada’, pois ele te levará direto para o seu hotel, sem demora, com segurança e pode, inclusive, te dar algumas dicas sobre a cidade ou sobre a região onde você está.

Acessando o link “Serviço de Transfer“, você poderá obter maiores informações sobre essa opção. É seguro, cômodo e o custo-benefício é excelente!

4) Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? DE TÁXI

Você pode também ir de táxi. O serviço custa cerca de 20 euros e o percurso dura cerca de 15 minutos. Alguns táxis cobram por volume de bagagem, algo em torno de 10 euros por mala ‘extra’, portanto informe-se antes de pegar o táxi para não ter nenhuma surpresa no seu destino final, O.K.?!

Um pouco da História de Bolonha

Bolonha foi uma cidade etrusca do ano 510 a.C.. Se tornou colônia romana no século II a.C., e com a queda do Império Romano, a cidade foi tomada pelo Império Bizantino. Já no século XII era uma cidade independente e em constante crescimento. Entre 1796 e 1815, a cidade foi ocupada por Napoleão Bonaparte e, posteriormente, até 1859, fez parto dos Estados Pontifícios. Já no período da Monarquia, Bolonha era o centro republicano emblemático.

A cidade foi intensamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e, como o final da guerra, se transformou no centro italiano do socialismo e do comunismo. Além do turismo, a cidade é um importante centro de produção de diversos produtos: agrícolas, aço, cerâmica, química e alimentares. Devido a sua excelente localização, Bolonha possui ligações com todo o país e é onde fica uma das universidades mais antigas de Bolonha. Lá estudaram Dante Alighieri e Petraca.

Atrações em Bolonha

A cidade é um museu a céu aberto, com uma arquitetura muito bonita e bem clássica! Suas construções contam uma história fascinante, cheia de momentos chaves para a toda a história da Itália. Podemos começar o passeio pela estação central. Ali, saia pela Via dell’Indipendenza. Dali, caminhando (cerca de três quarteirões), é possível alcançar a principal praça da cidade, a Piazza Maggiore.

Scala Della Montagola, Palazzo Podestà, Palazzo Re Enzo, Torre dell’Arengo e o Palazzo Comunale

É possível saber que chegou até lá quando se deparar com a lindíssima Scala Della Montagola. Superada a escadaria, você vai ver a Praça que é um dos símbolos da cidade e é ali que ficam Palácios famosos e importantes, de uma beleza única como Palazzo Podestà, do século XIII, Palazzo Re Enzo, Torre dell’Arengo e o Palazzo Comunale. Ainda na Via dell’Indipendenza você pode conhecer a Catedral de São Pietro.

Basílica de São Petrônio, Fontana de Netuno e as Due Torri (duas torres)

Bolonha é também a cidade dos Pórticos, aliás, a maioria das cidades da região da Emilia Romagna contam com essas estruturas onde ficam bares, lojas, restaurantes e até hotéis. Ah, não deixe também de conhecer a Basílica de São Petrônio, a Fontana de Netuno e as Due Torri, de onde se tem uma privilegiada visão de toda a cidade! Você vai adorar! A torre mais baixa, Torre Garisenda, tem 48 metros de altura e uma inclinação 3,22 metros  – não pode ser visitada por dentro; já a torre mais alta, Torre Degli Asinelli, possui quase 100 metros de altura (97,20 – para ser exata!), pode-se subir no topo dela (são quase 500 degraus) e sua inclinação é de 2,23 metros.

Vale Lembrar…

Vale lembrar que, enquanto você estiver na cidade, transporte não será um problema: Bolonha é excelente para caminhadas, por ser uma cidade plana não causa grandes dificuldades, nem para você ir do aeroporto para o centro com suas malas. Aproveite e faça uma Excursão a pé pelo Centro da Cidade para conhecer melhor a história do lugar, clique aqui para saber mais!

Vai se hospedar em Bolonha? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Bolonha e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

O centro histórico de Bolonha é belíssimo! Os prédios centenários são extremamente bem conservados e de um encanto fenomenal. É ali que fica o coração da cidade: monumentos, bares, restaurantes. Se hospedar ali é uma ótima opção porque você estará perto dos principais pontos da cidade. Claro que não é das opções mais baratas, mas ainda assim é de se considerar, uma vez que você pode conhecer a cidade a pé e economizar com o transporte. No centro histórico é possível admirar a estátua de Netuno que, imponente, domina a Praça homônima. É ali também que fica o Duomo da cidade, dedicado a San Pietro.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho perto da Região Uiversitária

Como já dissemos Bolonha é casa de uma das universidades mais renomadas da Itália: a Universidade de Bolonha. A Universidade de Bolonha (Università di Bologna) é considerada a universidade mais antiga da Europa. Foi fundada em 1088 e sua história é impressionante! O forte da Universidade eram os cursos de Humanas e de Direito Civil. Em 1364, vários teólogos começaram o ensino de Teologia e ali estudaram Dante Alighieri, Cino da Pistoia, Cecco d’Ascoli entre outros importantes nomes italianos. No século XV os ensinamentos de grego e hebraico merecem destaque e em pleno século XVI, merece destaque os ensinamentos da ‘magia natural’, que hoje seria a ciência experimental para descoberta de curas, remédios, etc.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho perto da Área da Estação Central

A 20 minutos de caminhada do Centro Histórico, é uma excelente região se você escolheu Bolonha como cidade base para viajar para outras cidades de trem. Não é uma região tão bonita, mas também é muito funcional! É uma região bem segura e há diversas opções de hospedagem por ali: para todos os gostos e bolsos! Uma das ruas mais famosas da região é a Via dell’Independienza, que além de hotéis excelentes, oferece ampla escolha de restaurantes, bares e lojas.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Como ir do aeroporto de Bolonha até o centro da cidade? Se estiver pensando em ir para Bolonha, planeje com carinho seu passeio! Bolonha é uma cidade com infinitas possibilidade de atrações, hospedagem, boa gastronomia, história e cultura. É o tipo de cidade para se conhecer com calma, mas, se tiver somente um dia a disposição, não deixe de passear por seu centro histórico: é fantástico!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!