Vamos conhecer Sovana – Aldeia Medieval na Toscana
A região da Toscana é recheada de pequenas cidades incríveis e tantas delas são da era Medieval. Hoje trago para vocês uma cidadezinha que merece atenção especial: Sovana! Com seus 500 habitantes, a cidade é um encanto e vai te surpreender! Hoje vamos conhecer Sovana – Aldeia Medieval na Toscana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Sovana é o tipo de cidade pouco conhecida pela grande massa turística, o que fez com que ela se preservasse de forma quase impecável. Sua aparência de “cidade de livro de conto de fadas” é surpreende e, embora seja muito discreta, vai fazer com que você se apaixone, pois se apresenta de uma forma simples, porém única!
1) Vamos conhecer Sovana? VISITE A ROCCA ALDOBRANDESCA
A Rocca Aldobrandesca que foi construída no século XII pelos Aldobrandeschi. Essa fortaleza integra as muralhas da cidade e são muito bonitas, merecem uma visita!
Ao pé da fortaleza estão os restos das muralhas construídas na época etrusca e vale citar que as muralhas foram restauradas na época do domínio de Siena, mas foi Cosimo I dei Medici quem a trouxe de volta à sua antiga glória, com uma importante (e grande!) reforma em 1572. Já no final de 1600 a fortaleza perdeu sua função de defesa e foi lentamente abandonada.
Piazza del Pretorio
Percorrendo toda a Via del Pretorio – que era a única via de acesso à vila até 1558 – você chega até a Piazza del Pretorio, cujo piso em espinha de peixe ainda é parcialmente o original.
2) Vamos conhecer Sovana? VISITE O PALAZZO DELL´ARCHIVIO
No centro da cidade, visite o Palazzo dell’Archivio, que é o Palazzo Comunale da cidade. Ele fica na Piazza del Pretorio e possui um belo campanário, além de um interessante relógio no centro da fachada. Esse palácio foi erguido entre os séculos XII e XIII, período de maior crescimento de Sovana, e algumas décadas após a sua construção, o edifício foi destinado ao uso público.
3) Vamos conhecer Sovana? VISITE A LOGGIA DEL CAPITANO E O DUOMO
Merece destaque também a Loggia del Capitano: edifício característico com estrutura em pórtico, que nos apresenta dois arcos apoiados em um único pilar. O grande brasão de armas de Cosimo I dei Medici foi adicionado em 1570 e é de uma beleza que impressiona!
Não deixe de ir até a Catedral de São Pedro e São Paulo! O Duomo de Sovana fica localizado no final da vila e foi erguido entre os séculos XI e XII, começando com uma igreja do século VIII ainda visível hoje na cripta subterrânea.
4) Vamos conhecer Sovana? VISITE O PALAZZO DELL´ARCHIVIO E A IGREJA DE SANTA MARIA
O edifício situado no centro, com um grande relógio na fachada e uma pequena torre sineira, é o Palazzo dell’Archivio (século XII), outrora sede do município.
Do lado esquerdo da praça, encontra-se a Igreja de Santa Maria do Românico Tardio; no interior, acima do altar, pode admirar o cibório pré-românico, que parece estar entre os mais antigos cibórios pré-românicos intactos de toda a Toscana (supõe-se que tenha sido retirado da antiga igreja de San Mamiliano).
Também alguns afrescos valiosos do século XV. Incluindo um atribuído à escola de Andrea di Niccolò; a fachada e a entrada original estão agora escondidas, pois se tornaram uma parede que bordeja o adjacente Palazzo Bourbon Del Monte, construído na primeira metade do século XVI.
5) Vamos conhecer Sovana? VISITE A IGREJA CRISTÃ DE SAN MAMILIANO
Uma igreja muito bonita e bem antiga é a primitiva Igreja Cristã de San Mamiliano, cuja torre sineira está incorporada ao referido do palácio. Esse é um dos edifícios mais antigos de Sovana e foi construído em cima de uma estrutura etrusca pré-existente; segundo alguns estudiosos essa foi a primeira catedral da cidade, mas a tese que a vê como uma igreja cemitério construída no século IX parece mais provável.
6) Vamos conhecer Sovana? VISITE O MUSEU DE SAN MAMILIANO
Dizem que ela foi erguida para preservar as relíquias de San Mamiliano da ilha de Giglio e, atualmente, o local é um museu: o Museo di San Mamiliano. O local também abriga o Tesouro de Sovana, que foi encontrado em 2004 durante a restauração do edifício.
O Tesouro de Sovana são 498 moedas de ouro maciço que datam do século V e estão expostas no Museu San Mamiliano. O ouro maciço circulou no Império Bizantino entre os séculos IV e X, e sua descoberta é muito importante tanto pelo número de peças quanto pelo número de imperadores representados nas moedas, sem contar seu incrível valor histórico.
7) Vamos conhecer Sovana? VISITE O PALAZZO PRETORIO
Do lado direito da praça, encontramos o Palazzo Pretorio, um edifício do século XIII com diversos brasões na fachada referentes aos capitães do povo e comissários de Siena que governaram Sovana entre os séculos XV e XVII; hoje o Palazzo Pretorio abriga o centro de documentação sobre a história e arqueologia de Sovana.
O que ver perto de Sovana?
Por ser uma cidade pequena, Sovana te dá a possibilidade de se deslocar para outras cidades próximas. Dali você pode ir para as famosas Termas de Satúrnia, Pitigliano, e até mesmo Sorano.
Que tal se hospedar em um Castelo na Toscana?
Por falar em Sorano, é nessa cidade que você pode se hospedar em um castelo dos sonhos! Quer se sentir um nobre dormindo em um lugar muito especial? Então, leia esse post: Castelo para se hospedar na Toscana – Hotel della Fortezza em Sorano!
Vamos conhecer a história de Sovana?
Vou deixar para vocês um pouco sobre a História de Sovana e será em ordem cronológica de datas.
Início no século VII a.C
Originalmente Sovana era um assentamento de agricultores e pastores com base nas margens do antigo rio Armine – atualmente o Fiora. Sovana se tornou uma cidade muito próspera e cheia de riquezas; etrusca, sua história teria tido início no século VII a.C. com o nome de Suana.
Suana era aliada dos Vulci nas lutas contra o expansionismo territorial romano e, no terceiro século a.C., com a super conquista romana da Etrúria pelo cônsul Caio Tibério, Sovana tornou-se um “Municipium” sob o domínio de Statonia.
Politicamente Sovana era romanizada, porém seus habitantes preservaram a própria cultura, sua arte, seu idioma e suas tradições, isso tudo até o primeiro século a.C.. Prova disso são as inúmeras necrópoles etruscas encontradas nessa zona.
Por volta do 4 a.C
Já por volta do 4 a.C., o cristianismo foi fincado na graças ao trabalho de evangelização realizado por S. Mamiliano; embora a religião já começasse a mudar e a dividir os etruscos, as leis etruscas seguiam firmes e fortes.
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!
Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!
Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.
Quero o meu roteiro!
A partir do século IX
Já a partir do século IX a cidade foi o berço da família Aldobrandeschi e a pátria do Papa Gregório VII. O auge de Sovana foi durante o século XIII sob o comando dos condes Umberto e Guglielmo, que se uniram a Ildebrandino Il Rosso, herói nas batalhas de Montaperti, Benevento e Tagliacozzo.
Nessa época foram erguidos na cidade os principais edifícios da história da cidade na praça principal, incluindo o Palácio Pretoriano.
Em 1243
No ano de 1243, Sovana teve que se render ao cerco das tropas de Frederico II comandadas por Pandolfo di Pasarella. Guglielmo Aldobrandeschi foi obrigado a aceitar guarnições imperiais na cidade e, assim, começou o declínio de Sovana. Com a morte da Condessa Margherita a dinastia Aldobrandesca acabou e, durante um século, foram os Condes Orsini que dominaram o território. Isso até 1411, quando a cidade foi conquistada e saqueada por Siena.
Em 1555
Em 1555 passou sob o domínio dos Médici, mas a queda da cidade foi cada vez mais acelerada, o que causou diversas invasões, destruição e epidemias causaram seu despovoamento.
Em 1640
Em 1640, Fernando II de ‘Medici fez uma tentativa de repovoamento, dando hospitalidade a 160 famílias gregas da Morea (Peloponesa) que fugiram de suas terras por conta da guerra em Candia in Sovana, mas alguns anos depois, em 1660, o bispo Gerolamo Borghesi transferiu a sede episcopal de Sovana para Pitigliano, o que fez com que muitos se transferissem.
Em 1814
A tentativa de Fernando II caiu por terra e a malária continuou a assolar Sovana, assim, os poucos gregos que ali ficaram, foram exterminados pela doença. Em 1814 Pietro Leopoldo di Lorena suprimiu a comunidade de Sovana e a agregou ao povoado de Sorano.
Atualmente Sovana é uma charmosa e característica Vila da Maremma Toscana, possui cerca de 500 habitantes, e é destino de estudiosos e turistas que vêm de todo o mundo para admirar a necrópole etrusca e a fascinante Vie Cave.
Curiosidade: O que é a Maremma Toscana?
A Maremma estende-se por cerca de um quarto de todo o território da Toscana. Essa zona compreende as províncias de Livorno e Grosseto e o que torna Maremma única é a diversidade de seu território. Maremma significa “distritos marítimos”, mas no dialeto toscano serve também para expressar sensação de espanto e, às vezes, como um xingamento para evitar a blasfêmia: maremma!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo uma belíssima Aldeia Medieval na Toscana: Sovana!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer Sovana – Aldeia Medieval na Toscana. Sovana é uma cidade que vai te encantar! Apesar de ser pequena: tire um tempo para ficar por ali! Os ares medievais, calmos e tranquilos, farão com que você se apaixone ainda mais pela belíssima Sovana.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!