O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha?

Na província de Nuoro, hoje te levo para uma das cidades mais interessantes de toda a grande ilha da Sardenha: vamos conhecer a colorida Orgosolo.

0 40

O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha?

Orgosolo é uma cidade na província de Nuoro, na Sardenha, e é muito famosa por seus belíssimos murais. Com pouco mais de 4.000 habitantes, é discreta, colorida e abriga muita história. Vamos ao nosso post do dia? O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Vídeo de Orgosolo, na Sardenha!

(Fonte: Mate Hajas)


Nossa Introdução

Quando falamos de Sardenha, é inevitável que nos venham em mente as esplendidas praias sardas com suas areais brancas, brisa fresca e águas transparentes, mas a região da Sardenha vai muito além e nos oferece muito mais: nos oferece uma verdadeira aula de história e belezas pouco conhecidas pelo grande público. Hoje te levo para uma cidade na província de Nuoro, conhecida por seus famosos murais, hoje nós vamos conhecer Orgosolo.

Um pouco sobre Orgosolo

O nome Orgosolo vem de ‘orgosa’ ou ‘orgas’, e significa “terra rica em água”. Rodeada pela natureza, a cidade é perfeita para quem quer ar puro, mata abundante e panoramas incríveis! Orgosolo fica no sopé do Supramonte, na zona de Barbagia e na fronteira com a província de Ogliastra. Orgosolo nos oferece alguns pontos turísticos bem interessantes, mas o ponto alto da cidade são, sem dúvida, seus belíssimos murais.

Conheça os Famosos Murais de Orgosolo

O primeiro mural da cidade foi assinado em 1969 por Dionísio, nome de um grupo de anarquistas local; passados alguns anos, para homenagear a Resistência e a Libertação da Itália do Nazi-Fascismo, um professor de Siena e seus alunos do ensino médio criaram outros murais espalhados pela cidade e, assim, a ‘tradição’ começou a nascer, fazendo com que artistas e grupos locais colorissem a cidade com sua arte em forma de belos murais. As técnicas são muito simples: os artistas usam tintas à base de água, mas usadas para pintar interiores, e, por isso, acaba sendo muito perecível às ações do clima, porém, segundo eles, é a melhor tinta para a prática das pinturas e, por isso, é normal que elas sejam ‘retocadas’ frequentemente, para que mantenham suas cores vivas.

Os estilos de pintura

Os estilos de pintura são os mais variados e vão do impressionismo ao hiper-realismo, passando pela pintura ingênua ao realismo, tem para todos os gostos. Os murais da cidade representam uma nova forma de ‘decoração’ urbana, uma arte de rua, e na maioria dos casos mantêm inalterada a mensagem de uma arte coletiva e popular, sujeita ao julgamento de quem a observa todos os dias sem o medo de ser criticada.

Cada mural conta uma história intelectual

Cada mural conta uma história intelectual, que se mantém viva nas tradições da cidade; contam a história de um território fervoroso, rebelde e politicamente ativo, sem medo de batalhar pelo bem da sociedade em que vivem! Orgosolo dialoga e cria laços eternos com habitantes e visitantes, é, de fato, mágica.

Dica

  • Contrate um guia local para fazer um tour detalhado e conhecer os murais mais interessantes do local! É surpreendente! A cidade possui cerca de 150 murais espalhados por seus muros.

1) O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha? VISITE A CASA MUSEO

Um lugar imperdível para visitarmos na cidade é, sem dúvida, “Sa Dommo e sos Corraine”, chamado de Casa Museo Orgosolo. Esse museu é, na verdade, uma casa com quatro andares e está mobiliada com móveis dos séculos XIV e XX. A casa nos lembra muito da cultura  agropastoril do país e o passeio é feito pelos donos da casa,  a Sra. Maria Corraine e seu gentilíssimo marido. Eles te guiam por todos os cômodos e te contam histórias extraordinárias sobre toda a região e, claro, Orgosolo.

2) O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha? VISITE AS IGREJAS

Orgosolo também nos oferece belas igrejas. Entre elas podemos citar a de Santa Croce, a de Santo Antonio Abate – do século XIV – que fica no centro da cidade; a de Santo Antonio de Padova, a de San Pietro Apostolo, que é o padroeiro da cidade e de onde podemos ver um belíssimo campanário do século XV com seus dois relógios; a de San Nicola di Mira, a igreja paroquial do Santíssimo Salvatore e, por fim, o santuário da Beata Vergine Assunta, de 1634. Todas são simples, mas em toda sua simplicidade abrigam verdadeiras obras de arte.

3) O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha? FAÇA EXCURSÕES COM TRILHAS

Se você gosta de aventura e quer algo mais ‘radical’, você não pode deixar fazer uma excursão de 4×4 no Supramonte. Com trilhas deliciosas e que nos oferecem vistas de tirar o fôlego, é ideal para quem quer conhecer uma Orgosolo totalmente diferente! O passeio nos leva pelas estradinhas pouco conhecidas e, do topo, podemos vislumbrar toda a zona onde está localizada a cidade! Se preferir você também pode subir a pé, sem nenhum problema! Lembre-se de utilizar roupas e sapatos confortáveis, passar protetor solar e se hidratar durante o trajeto, O.K.?!

DICA DE OURO:

  • Quer um almoço típico da Sardenha? Então, você está no caminho certo, literalmente! A empresa responsável pelos passeios citados acima é a Montes Orgosolo e eles também oferecem um típico almoço na montanha. IMPERDÍVEL! Tudo vai te encantar: a localidade, os sabores, os aromas! É, realmente, magnífico!

Conheça as praias perto de Orgosolo

É quase impossível falar de Sardenha e não citarmos suas praias e, se você está em Orgosolo e quer dar uma passada pelo mar, você encontra diversas opções à sua disposição!

Cala Gonone

De Orgosolo você pode ir até algumas das praias ais famosas e bonitas de toda a ilha, entre elas podemos citar a famosa Cala Gonone, que fica a cerca de 50 quilômetros de distância dali.

Cala Goloritze, a Cala Mariolu e a Cala Sisine

Do pequeno porto de Cala Gonone você pode explorar ainda mais a região e visitar outras Calas esplêndidas, como a Cala Goloritze, a Cala Mariolu e a Cala Sisine, todas alcançadas somente via mar. Vale lembrar que, essa zona, abriga algumas das praias mais paradisíacas de toda Sardenha! A água transparente contrasta com o céu azul e com o dourado do sol de maneira poética, mágica e única!

Dica:
  • Não deixe de visitar a Grotta del Bue Marino. É um gruta com um túnel de 8 quilômetros de extensão dentro da montanha.  Uma vez ali você pode fazer uma caminhada pelas passarelas disponíveis e se encantar com uma cartela de cores incríveis, que variam entre o verde esmeralda e o azul turquesa. É, realmente, impressionante! Até mesmo para os turistas mais exigentes.

Costa di Baunei

Perto de Orgosolo você também pode ir para a famosa Costa di Baunei. Embora seja um pouco mais longe, vale MUITO a pena! A Costa di Baunei é um das mais famosas do mundo todo e fica a cerca de 1h40 de carro partindo de Orgosolo. Ali você encontra 40 quilômetros de praias intocadas e panoramas cinematográficos! Ali você também encontra a já conhecida Cala Luna. No Golfo de Santa Maria Navarrese, a Cala Luna, é de uma ‘construção’ natural constituída por altas rochas calcárias que formam uma costa saliente sobre águas profundas; o local é rodeado por grutas e desfiladeiros que chegam ao mar, e emoldurados, claro, pelo mar fantástico e pelas incríveis areias brancas. Vale a visita? DEMAIS!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o nosso Novo Roteiro de Viagens para a Itália! Belíssimo!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Orgosolo na Sardenha? Para quem pretende visitar Orgosolo, é bom saber que a cidade vai te encantar! Mais do que isso, vai ganhar seu coração de uma forma impressionante e quase inacreditável, uma vez que, à primeira vista, a cidade tem pouco a nos oferecer. Tenha certeza de que seu passeio pela cidade e, por suas redondezas, te fará se apaixonar ainda mais por essa ilha fantástica chamada Sardenha.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!