O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?

Conheça paisagens maravilhosas e sinta os encantos que essa terra tem para o espírito. É um misto de cores e perfumes da terra, de alegria, de música, cinema e arte. Saiba aqui o que fazer em uma semana nesse lugar fascinante.

0 11.785

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?

A Emilia Romagna oferece aos visitante paisagens maravilhosas, encantos para os olhos e para o espírito em um misto de cores e perfumes da terra, de alegria, de música, de cinema e de arte. Situada entre o curso do Po ao Norte e aos relevos Apeninos no Sul, essa região é considerada entre as mais férteis e produtivas da Itália, graças também à influência do Mar Adriático que suaviza o clima na zona costeira. Vamos descobrir o que fazer na Emilia Romagna em uma semana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Mala para Dois

Lembrando aos meu querido leitores que participo da revista Mala para Dois como convidada especial. Não deixe de ler o meu primeiro post Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez”: a Itália!! E os posts da seção do meu blog: Viagem de carro na Itália – Exemplos de Roteiros, onde a a cada mês estarei escrevendo sobre um tour de carro em uma região da Itália. Gostaram da ideia? Então não deixem de me seguir;)

Nossa Introdução

A Emilia Romagna está entre as regiões com maior fluxo turístico seja nacional que internacional. Isso graças as numerosas aldeias históricas, às esplêndidas cidade de arte e à costa romagnola que atrai todo ano, principalmente no período estivo, centenas de milhares de turistas. Notável é a qualidade e quantidade de serviços turísticos e das estruturas receptivas ao longo da costa que permite satisfazer as exigências de cada turista, do grupo de jovens até as famílias com crianças. Magníficas são as cidades de arte com um grandíssimo patrimônio artístico e arquitetônico como Bolonha, Ravenna e Ferrara em primeiro lugar, mas sem esquecer outras cidades importantes da província como Parma, Modena e Piacenza.

Nosso Roteiro

Aterrissando o avião, alugaremos um carro em Bolonha e começamos a nossa viagem para as colinas romagnolas, ficando nos hotéis-fazenda ao redor da zona de Bolonha, até chegar a Rimini. Será uma semana dedicada à Romagna, apreciando o verde e a zona das colinas dessa região, além da sua costa.


Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! 🙂

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Carro alugado e começamos agora nosso tour pela Emilia Romagna! O nosso itinerário parte para a esplêndida cidade de Bolonha.

1) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? VISITE A BOLONHA

Primeiro dia na Bolonha: Chegamos ao aeroporto de Bolonha, alugamos um carro e vamos conhecer Bologna la Dotta. Depois prosseguimos até Dozza e Castel San Pietro Terme. O tour na cidade emiliana se inicia na Piazza Maggiore, ponto de encontro da cidade e dos acontecimentos civis, religiosos e lúdicos. Ao lado, podemos admirar a imponente Basilica di San Petronio, ali perto tem o Duomo di Bologna que é a Catedral de San Pietro. Em volta da Basilica di San Petronio existem edifícios históricos belíssimos como, o Palazzo Del Podestà, Palazzo dei Notai e Palazzo dei Banchi. Continuamos o passeio no centro de Bolonha, à procura dos aspectos típicos gastronômicos.

Produtos Locais

Paramos perto de uma das mais antigas lojas de ótima gastronomia bolonhesa para experimentar alguns dos produtos locais que fizeram a história de Bolonha, onde degustaremos mortadela EGP, torresmos, linguiças. Almoçamos em uma típica taberna no centro. DICAS SOBRE BOLONHA?

Aldeias Medievais

À tarde vamos para Dozza, uma das aldeias medievais mais belas da Itália, onde depois de um agradável passeio pelas suas ruas, entraremos na Rocca Sforzesca, os subterrâneos desse edifício hospedam a Enoteca Regional da Emilia-Romagna, com 800 etiquetas e produtos típicos regionais. Prosseguimos para o Castel San Pietro Terme, onde nos arrumaremos para o jantar e a reserva em um dos hotéis fazenda da zona.

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Panorâmica de Bolonha

2) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? VISITE FERRARA

Segundo dia em Ferrara: Depois do café da manhã, partiremos para uma volta pela culta cidade de Ferrara. Paramos em Minerbio para visitar Rocca Isolani e na cidade de Soverzano, para visitar o esplêndido Castelo de San Martino ou dos Manzoli. Chegando a Ferrara, utilizaremos outro meio de transporte, a bicicleta, que é ótimo nessa cidade maravilhosa. DICAS SOBRE FERRARA?

Sobre Ferrara

Existem tantas ciclovias, algumas das quais com um itinerário turístico, seja no centro da cidade que nos partes ao redor. Não pode perder o Castello Estense, que pode ser visitado também no seu interior, a mesma coisa vale para as torres e as prisões subterrâneas. De notável interesse é também a Cattedrale di San Giorgio, iniciada em estilo românico, e até hoje prevalece na fachada anterior. Em seguida, nos dirigimos em direção à planície de Ferrara, com uma parada no Quartesana em uma fazenda, para saborear salames e frios de produção própria, incluindo a típica Salama da Sugo de Ferrara. O dia terminará em Ostellato, onde poderemos saborear os produtos típicos da zona acompanhados por um bom vinho, e claro, passar a noite aqui.

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Castelo em Ferrara

3) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? VISITE OS VALES DE COMACCHIO

Terceiro dia nos Vales de Comacchio: Depois de um bom café da manhã no hotel fazenda, partimos para Pomposa, onde faremos uma parada para visitar a sua Abadia. Prosseguimos depois para os vales de Comacchio para dedicar o dia às visitas com excursões ao Parque Regional do Dolta Del Po, considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Em particular, vamos nos concentrar nos Vales de Comacchio, um dos mais importantes complexos de lagoas presentes na Itália e na Europa.

Sobre Comacchio

Comacchio é uma cidade italiana na província de Ferrara. As suas praias são definidas como sete estrelas que brilham na Costa Adriática, são sete luminosos centros para o turismo de praia, esportivo e natural. Não faltam os momentos culturais com o pitoresco centro histórico e os museus. Além da visita do centro histórico, é possível fazer também passeios de barco ao interno dos vales, onde podemos ver os Casoni, típicas construções para as equipes de pecas que ali viviam durante as estações de pesca.

Quem visita Comacchio não pode perder os produtos típicos locais, de modo que seu paladar pode saborear um bom peixe, o primeiro entre todos é a enguia, a rainha dos vales. Outro clássico imperdível da enogastronomia de Comacchio é o Vino delle Sabbie (Vinho das Areias). Para o almoço existem muitíssimas possibilidades graças aos vários restaurantes e degustar pratos a base de peixe, preparados de acordo com a tradição de Comacchio.

4) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? RAVENA

Quarto dia em Ravena: Depois de um bom café da manhã vamos para a cidade de Ravenna.  Ravenna é conhecida como a cidade dos mosaicos bizantinos, presentes na Igreja de Sant’Eufemia e no Palazzo Teodorico. Os monumentos cristãos foram declarados como Patromônio da Humanidade da UNESCO. DICAS SOBRE RAVENA?

Sobre Ravena

Cidade culturalmente realmente rica e fascinante, a notoriedade de Ravenna é, muitas vezes, obscurecida pela ressonância de outras renomadas cidades de arte italiana. São poucos, na verdade, que sabem que é aqui que estão os restos mortais de Dante, assim como poucos sabem que Ravenna detêm oitos monumentos que hoje são Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ravenna tem um passado glorioso, foi por três vezes capital de três diferentes impérios (do Império Romano do Ocidente depois de Teodorico, o Grande, enfim, do Império bizantino na Europa), como testemunha temos as fascinante basílicas e os batistérios da cidade, local onde se conserva o mais rico patrimônio de mosaicos dos séculos V e VI. As obras primas da cidade são exemplo da magnificência adquirida durante a sua longa história. Entre os monumentos imperdíveis, incluem a Basílica de S. Apollinare Nuovo, o Mausoléu de Teodorico e a Basílica de S. Apollinare in Classe.

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Ravenna

5) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?  VISITE MARANELLO E MODENA

Quinto dia em Maranello e Modena: Depois do café da manhã, deixamos Ravenna para chegar a Maranello e depois Modena. Uma das paradas que eu aconselho para quem ama os sabores, as belezas italianas e os automóveis é a zona de Maranello, depois vamos para Modena. Leia também sobre os Museus das Motos e dos Carros na Itália!

Museu Ferrari (Maranello)

Na zona de Maranello, os amantes de automóveis podem visitar o Museu Ferrari, apresentado à poucos anos, e degustar plenamente a história  dessa terra e da sua família. Maranello é a pátria dos motores e por isso é chamada também de Motor Valley. Imperdível é a visita à casa das Ferrari. Depois de deixar Maranello, chegamos a Modena, uma cidade com um importante passado, ao longo da histórica via Emilia, primeiro foi um assentamento etrusco, depois gálico, então em 183 a.C., uma colônia romana. DICAS SOBRE MODENA?

Catedral Românica (Modena)

A cidade que foi capital do ducado por um longo período, construiu pequenos tesouros de arte, como a Catedral Românica, no coração de Modena, na Piazza Grande, e listada pela UNESCO, junto  mesma praça e a Ghirlandina no elenco da lista do Patrimônio da Humanidade. Modena é considerada a cidade do gosto e a pátria do tortellini, impossível parar de apreciar esse típico. Depois de desfrutar dessas delícias, merecemos uma boa noite de sono.

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Modena

6) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? VISITE PARMA E PIACENZA

Sexto dia em Parma e Piacenza: Depois do café da manhã, deixamos a cidade de Modena para chegar a Parma e Piacenza. Uma parada imperdível para os turistas é Parma, em particular o Teatro Regio que não tem nada para invejar na mais célebre Scala di Milano, em outubro acontece o Festival Verdi com concertos durante o mês todo.

Sobre Parma e Piacenza

Em Parma será possível conhecer os diversos tons que a história, a arte, a cultura e a tradição deixaram nessa cidade, começando pela época medieval, da rica hereditariedade da arte do Renascimento, dos esplendores da época dos Farnese, a reconstrução borbônica do estado, o feliz período do governo da duquesa Maria Luigia d’Austria. O itinerário é todo no coração da cidade e permite um passeio pelas ruas do centro histórico entre suas praças e as fachadas de outros monumentos como o Teatro Regio, a Prefeitura e o Palácio do Governador na Piazza Garibaldi, a Catedral e o Batistério. Entre Parma e Piacenza existem mais de vinte e dois castelos e fortalezas que formavam um Ducado e que são até hoje liberados para visita. DICAS SOBRE PARMA?

Castello di Rivalta

São todos muito belos, mas se tem mesmo que escolher, então o nosso preferido é o Castello di Rivalta que se localiza ao interno de uma pequena aldeia, bem no coração de Piacenza. O Castello di Rivalta é uma parada desejada por personagens ilustres para passar as férias no mais complexo relax, circundado por historia e beleza. Depois de fazer uma pequena parada para ver o castelo, prosseguimos para visitar a cidade de Piacenza, onde dormiremos. Símbolo do esplendor do antigo Ducado de Parma e Piacenza é o majestoso Palácio Comunal ou Gótico (séc. XIII) e Piazza del Duomo, dominada pela Catedral no estilo românico. Entre os numerosos e prestigiosos monumentos se destaca a Igreja de San Sisto, a Igreja de Santo Antonio e o neoclássico Teatro. Depois de rodar por toda a cidade, paramos para um jantar em uma taberna local e logo em seguida: cama. DICAS SOBRE PIACENZA?

O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Parma

7) O que fazer na Emilia Romagna em uma semana? RIMINI

Sétimo e último dia em Rimini: Depois de tomar um ótimo café da manhã, deixamos Piacenza e vamos para a costa, mais precisamente para Rimini, com essa cidade terminamos nosso itinerário.

Centro Histórico

Rimini e a zona costeira da Romagna oferecem muito, muito mais, mas a diversão e a piadina (um pão típico) são duas coisas que são frequentemente lembradas e mencionadas. Obviamente não podemos esquecer o belíssimo Centro Histórico da cidade de Rimini, onde de organizam atividades culturais durante todo o ano. Não pode perder o Templo malatestiano. Inicialmente era convento franciscano, depois transformado no mausoléu pessoal de Sigismondo Malatesta. Nunca uma terra foi tão atenta ao turismo como a província de Rimini, a hospitalidade por esses lados é um orgulho que deveria ser exportado para todo o mundo. Tradição, cultura, festas e espetáculos são partes integrantes de Rimini, com um calendário que abrange o ano inteiro. Apesar de ser essencialmente um resort, não tem como ficar entediado em nenhum período do ano. DICAS SOBRE RIMINI?

O nosso itinerário termina em Rimini, deixamos o carro alugado no aeroporto e retornarmos para casa.
O que fazer na Emilia Romagna em uma semana?
Rimini

Vai se hospedar em Bolonha? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Bolonha e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

O centro histórico de Bolonha é belíssimo! Os prédios centenários são extremamente bem conservados e de um encanto fenomenal. É ali que fica o coração da cidade: monumentos, bares, restaurantes. Se hospedar ali é uma ótima opção porque você estará perto dos principais pontos da cidade. Claro que não é das opções mais baratas, mas ainda assim é de se considerar, uma vez que você pode conhecer a cidade a pé e economizar com o transporte. No centro histórico é possível admirar a estátua de Netuno que, imponente, domina a Praça homônima. É ali também que fica o Duomo da cidade, dedicado a San Pietro.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho perto da Região Uiversitária

Como já dissemos Bolonha é casa de uma das universidades mais renomadas da Itália: a Universidade de Bolonha. A Universidade de Bolonha (Università di Bologna) é considerada a universidade mais antiga da Europa. Foi fundada em 1088 e sua história é impressionante! O forte da Universidade eram os cursos de Humanas e de Direito Civil. Em 1364, vários teólogos começaram o ensino de Teologia e ali estudaram Dante Alighieri, Cino da Pistoia, Cecco d’Ascoli entre outros importantes nomes italianos. No século XV os ensinamentos de grego e hebraico merecem destaque e em pleno século XVI, merece destaque os ensinamentos da ‘magia natural’, que hoje seria a ciência experimental para descoberta de curas, remédios, etc.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho perto da Área da Estação Central

A 20 minutos de caminhada do Centro Histórico, é uma excelente região se você escolheu Bolonha como cidade base para viajar para outras cidades de trem. Não é uma região tão bonita, mas também é muito funcional! É uma região bem segura e há diversas opções de hospedagem por ali: para todos os gostos e bolsos! Uma das ruas mais famosas da região é a Via dell’Independienza, que além de hotéis excelentes, oferece ampla escolha de restaurantes, bares e lojas.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Foi só um gostinho da região e o que cada província pode oferecer em qualquer estação do ano, mesmo sendo espetacular no verão temos todas as estações do ano para aproveitar o que esse lugar tem de melhor.

Veja a revista de Abril agora e descubra tantas novidades de lugares maravilhosos!! Visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas (você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais e conheça e faça parte da comunidade de Mala para Dois!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!