Conheça a região de Emilia Romagna
Na Emilia Romagna você encontrará cidades ricas em arte, história e paisagens, como: Parma, Maranello, Bolonha, Ferrara, Ravena, Rimini, Riviera Romagnola, entre outras. Nessa região as pessoas vivem uma vida jovial, sempre com um sorriso no rosto recebendo bem os turistas. Há também os seus excelentes vinhos e uma rica gastronomia, onde é maravilhoso cair em tentação.
Vamos ao post do dia? Conheça a região de Emilia Romagna. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Emilia Romagna encanta, principalmente, por sua rica paisagem: resorts à beira-mar, montanhas e planícies coexistem de modo perfeitamente natural e bem misturado. De Piacenza para Rimini há muitas cidades e vilarejos interessantes para explorar. Formada por uma dupla de regiões históricas semelhantes, como o próprio nome, mas diferentes, ficou dividida até o advento da unificação da Itália. Leia também Quais os dez lugares da Emília Romagna que devo conhecer? e Itinerário de carro em sete dias na Emília Romagna?
Entenda um pouco sobre essa divisão…
A parte oriental é a Romagna, que foi parte do Império Bizantino na Idade Média, e a outra parte da região é Emilia, que foi durante grande parte do período, dividida em pequenos estados independentes. As principais cidades da região estão quase todas ao longo da Via Emilia, que é uma importante artéria de comunicação, que começa em Rimini e segue toda a cadeia dos Apeninos. Ao longo dessa estrada romana, há Parma, Bolonha e outras cidades, fora dessa estrada estão Ferrara e Ravenna.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE A BOLONHA!
Começamos esse roteiro a partir da capital regional, ou seja, Bolonha, onde você poderá desembarcar no Aeroporto de Bolonha, que se chama oficialmente, Aeroporto Guglielmo Marconi, que é o principal aeroporto da região da Emilia Romagna.
Um pouco sobre a Bolonha
Cidade de grande interesse histórico, que em seu território passaram as maiores civilizações de todos os tempos, como os etruscos, os celtas e os romanos, tornando-se o centro da cultura em um curto espaço de tempo que, não por acaso, tem como um de seus apelidos Bolonha ‘La Dotta’. Isso se deve graças à sua universidade que é, definitivamente, uma das mais antigas. Clique aqui e veja as opções de passeios em grupo imperdíveis por Bolonha!
As Atrações em Bolonha
A parte que melhor representa Bolonha é, sem dúvida, o seu centro histórico, porque aqui estão os monumentos mais importantes, tais como a bela Fonte de Netuno, situada em frente à praça homônimas em seguida, se sobe para o belo Palazzo di Re Enzo, com características ameias.
Na praça, ou seja, a Piazza Maggiore há vista para os principais monumentos de Bolonha: desde a Basílica de San Petronio, até o Palazzo del Podesta, da Câmara Municipal até o Palácio dos Notários. Da Piazza Grande, em seguida, começa a irradiar as principais ruas do centro histórico, caracterizadas pelas arcadas famosas que te permitem passear, para fazer compras ou ter um momento de lazer e sombra no verão, e estar sob o coberto no inverno. TUDO SOBRE BOLONHA AQUI!
2) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE PARMA!
Depois de visitar Bolonha, é fácil chegar à outra cidade digna de ser notada, Parma, com uma história antiga onde se vê os primeiros assentamentos humanos remetendo à Idade do Bronze.
Aconselho que se hospede em Bolonha para fazer um bate e volta em Parma e Maranello. E aconselho um tour gastronômico de bicicleta por Parma, clique aqui para saber mais!
As Atrações em Parma
Em visita a Parma não se pode perder a vista maravilhosa oferecida pela Piazza Duomo, onde fica a Catedral, o Batistério e o Palácio do Bispo, que cria um canto medieval de rara beleza. A Catedral é uma das mais altas expressões de arquitetura românica padana, com uma bela fachada e uma cruz latina. O interior é rico em obras de arte famosas, como a cúpula com afrescos de Correggio. Também na praça da catedral, está o Batistério, outro exemplar da arquitetura românica muito especial porque foi construído em mármore rosa de Verona.
Parma, não podia deixar de prestar homenagem à ópera, com o Teatro Regio, símbolo musical da cidade e o monumento de mármore e granito dedicado a Verdi. Continuamos a visita por Parma admirando o Palácio Ducal, uma construção do século XVI, rodeado com um belo espaço verde onde você pode fazer uma pausa para um repouso. TUDO SOBRE PARMA AQUI!
3) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE MARANELLO
A Emilia Romagna é também o lar dos motores, por isso também é chamado de Motor Valley. Inevitável é, portanto, uma visita à casa da Ferrari, em Maranello.
Atrações em Maranello
O Museu da Ferrai está localizado a 43 km de Bolonha e a menos de 20 km de Modena, então é possível também fazer um bate e volta a partir de Bolonha. Clique aqui para adquirir ingressos combinados para o Museu da Ferrari e a FICO Eataly!
O Museu encanta os olhos e ouvidos dos muitos fãs do famoso “cavalinho empinado”, que está presente em todo o mundo. Essa região também tem sido sempre considerada como a casa da boa comida. Só aqui você pode saborear especialidades locais, como tortellini de abóbora, piadina, gnocco (massa de pastel) frito e muitas iguarias que existem nesta área magnífica, tudo acompanhado pelo ‘néctar’ típico da região, o Lambrusco. Um vinho espumante, tinto, doce ou seco, que é degustado fresco e é um ótimo complemento para os pratos tradicionais. TUDO SOBRE MARANELLO AQUI!
4) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE FERRARA!
Nossa próxima visita será a Ferrara. Uma cidade espetacular de arte que representa uma das cidades mais importantes do Renascimento italiano. É possível também fazer um bate e volta a partir de Bolonha, pois Ferrara está a apenas 50 km de distância e de fácil acesso viajando com um carro alugado.
Um pouco sobre a Ferrara
Ferrara, foi governada por três séculos pela família Este, que foram os principais arquitetos da atual Ferrara. Graças à família Este, Ferrara foi a primeira cidade moderna na Europa, razão pela qual a UNESCO a reconheceu como Patrimônio Mundial.
As Atrações em Ferrara
O seu Centro Histórico é cheio de verdadeiras maravilhas, como o Palácio Municipal, a casa principal dos Este. Fascinante são os nove quilômetros de muros da cidade de Ferrara, praticamente inalterados, que permitem aos turistas se sentirem transportados de volta no tempo.
Como não mencionar o Castelo Estense, que é o símbolo da cidade de Ferrara, ou as muitas construções civis e religiosas da cidade, tais como Palazzo della Schifanoi, Il Palazzo di Ludovico – il Moro, Palazzo dei Diamanti, enquanto que entre as igrejas estão São Benedito, São Francisco, Santa Maria In Vado, San Cristoforo alla Certosa e, claro, a Catedral de São Jorge. Clique aqui e faça um Tour de Bicicleta por Ferrara!
Ferrara é realmente um tesouro para se ver, e simplesmente não é possível listar todas a preciosidades, então, o meu conselho, é que você faça uma visita e desbrave a cidade sem roteiros. TUDO SOBRE FERRARA AQUI!
5) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE RAVENA!
Imperdível é uma visita a Ravenna, localizada no coração da Emilia Romagna. Se você vai seguir meus conselho visitando as cidades desse roteiro, aconselho que se hospede em Ravena, assim poderá fazer um bate e volta as outras duas cidades que indico no roteiro (Rimini e Riviera Romagnola). Que tal uma visita guiada por Ravena? Clique aqui para saber mais!
Um pouco sobre Ravena
Ravenna é considerada uma das cidades de arte, para se visitar mais interessantes da Itália, muitas pessoas não sabem dos tesouros escondidos nessa pérola da Emilia Romagna, que tem oito monumentos reconhecidos como Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, esse é o lugar onde se encontra o túmulo de Dante Alihieri, o pai da língua italiana.
As Atrações em Ravena
Você poderá começar visitando a Basílica de San Vitale, um templo octogonal que está entre os monumentos mais importantes da arte cristã primitiva. Nessa Basílica, das coisas mais bonitas que há para admirar, há seus belos mosaicos e o túmulo de Dante Alighieri, que morreu em Ravenna durante seu exílio de sua amada cidade natal, Florença.
Outra Basílica vale a pena é a de Sant’Apollinare in Classe, que está entre as igrejas mais impressionantes dessa cidade; aqui há uma imagem de Cristo com os quatro evangelistas. Você não pode perder, nesse ponto, o chamado Palácio de Teodorico, o que resta da antiga Igreja de San Salvatore, com arquitetura que remete ao período gótico. Claro que essas são apenas algumas das opções para você visitar em Ravenna. TUDO SOBRE RAVENA AQUI!
6) Conheça a região de Emilia Romagna: VISITE RIMINI E A RIVIERA ROMAGNOLA
Quando você vai a Emilia Romagna, é vital lembrar-se de Rimini e da Riviera Romagnola, destaque dessa região e que a cada ano atrai uma grande fatia do turismo balneário italiano. Deve ser dito que não há apenas praias e vida noturna. A Costa do Adriático e, principalmente, em Rimini, está cheia de igrejas para se visitar.
Atrações em Rimini
Rimini é conhecida pelas suas discotecas a beira mar e pela suas praias de pouca profundidade. Mas imperdível, ao sul do centro, é o Templo Malatestiano, que foi originalmente um mosteiro franciscano, e depois foi transformado em seu mausoléu pessoal por Sigismondo Pandolfo Malatesta, um nobre local. Nas proximidades, o Castel Sismondo, construído por Malatesta, é uma fortaleza medieval agora utilizada para eventos culturais.
Atrações na Riviera Romagnola
Se você está pensando em um feriado de sol, mar e muita diversão, então você definitivamente está pensando em vir para a Riviera Romagnola.
Quando se trata de férias na costa do Adriático, o que os turistas realmente querem é pura diversão, mas não só, as férias aqui também significa ser capaz de tirar proveito de um relaxamento muito especial. Bom saber que o turismo gastronômico e enoturístico estão evoluindo por aqui.
Mapa Informativo com a localização das cidades
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conheça a região de Emilia Romagna – No final desse texto só podemos acrescentar que Emilia Romagna é uma região rica em história e cultura e, graças à sua variedade de paisagens, oferece ao visitante que está de férias mil facetas; nessa região, é impossível ficar entediado.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Excelente texto e informaçoes incriveis. Parabens pelo conteudo,
Obrigada minha querida companheira e partner!