O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna?

Quem conhece sabe que Reggio Emilia é um charme só, quem não conhece: vai se apaixonar agora! Preparamos uma lista com as trações de Reggio Emilia para você não perder nada da bela Itália!

0 755

O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna?

Se perder pelas ruas de Reggio Emilia é delicioso! Mesmo que você não tenha ideia de onde esteja, sempre vai descobrir um cantinho especial nessa cidade tão amada por locais e turistas! Vamos ao nosso post do dia: O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna?  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Reggio Emiliana na Região da Emilia Romagna é uma cidade que, principalmente, nas últimas décadas, entrou em cena de forma definitiva e pôde se reavaliar, se reanimar e chamar muito a atenção: além de ter se tornado uma líder em serviços de cuidados infantis do mundo (é em Reggio onde ficam as consideradas melhores escolas e creches da Europa), foi capaz de tirar o máximo, também, do ponto de vista turístico, apesar de não possuir a popularidade das cidades vizinhas.

Mesmo assim, Reggio se firmou e se tornou uma das cidades mais visitadas da região e hoje vamos saber o porquê. As ruas de paralelepípedos dão um toque charmoso e antigo às ruas cheias de prédios históricos, igrejas, lojas, bares e restaurantes. E depois, claro, também daremos dicas sobre a gastronomia local, afinal pular uma refeição por ali seria um verdadeiro sacrilégio! Falar de Reggio Emilia sem uma curiosidade histórica é impossível: foi em Reggio Emilia que nasceu a bandeira italiana, quando os representantes da cidade, juntamente com os de Modena, Bolonha e Ferrara, proclamaram a bandeira branca, vermelha e verde como a bandeira da República Cispadana. Você sabia disso? Pois é… O resto é história!

1) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? VISITE MEDIOPADANA

Vamos começar com Reggio Emilia do futuro, aquela parte da cidade revisitada pelo arquiteto mais pop de todos os tempos, estamos falando de Santiago Calatrava. A poucos quilômetros do centro, praticamente em campo aberto, fica o complexo branco e ondulado da nova estação de alta velocidade Mediopadana.

O design futurista impressiona e chama a atenção, a estrutura, juntamente com as Velas e com as três pontes assinadas por Calatrava presentes ao longo da autoestrada A1, representa a nova e prestigiada porta de entrada para a cidade. Infelizmente, as pontes são apenas parcialmente visíveis se você chegar de trem, a maior emoção é atravessá-las de carro. A partir da estação de alta velocidade no centro você pode pegar o ônibus ou um táxi. É perto!

2) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? VISITE O BECO DE VENEZA

Uma vez no centro, siga em frente para uma rua lateral da Via Roma, o estreito Beco de Veneza. No número 13, pouco antes da entrada do parque que fica ali, podemos ver uma escrita bem desbotada na parede onde se lê: “Il Popolo Giusto vuole la neve“. Acredita-se que ele tenha sido construído por volta de 1940 e tenha recebido alguns significados, isso porque nesta área da cidade viveu o chamado Popol Giost, que é a parte pobre da população que vivia de bicos, incluindo pá de neve: um dos dois significados da escrita está realmente ligado a esse fato, mas dizem também que a escrita seria política e pediria, em código, o fim do regime fascista.

As Escolas e o Parque

Seguindo, a dois passos para o parque, encontramos diversas escolas e creches. A Reggio Emilia é famosa em todo o mundo por sua inovadora abordagem educacional. Graças ao pedagogo Loris Malaguzzi desenvolveu-se a chamada Abordagem Reggio Emilia, uma filosofia educacional que dá à criança um papel central e cuja criatividade deve ser trazida à tona e valorizada. Um papel muito importante é desempenhado neste pelo ambiente circundante, que se torna uma ferramenta pedagógica: isso acontece na próxima etapa do nosso itinerário, ou seja, a bela Escola de Diana que fica dentro do Parque do PovoO parque, que é a maior área verde da cidade, ocupa o espaço onde ficava a cidadela de Gonzaga e lá dentro, você pode ver cedros libaneses que atingem 15 metros de altura e são centenários. Muito interessante!

3) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? VISITE A PIAZZA DELLA VITTORIA E PIAZZA DEI MARTIRI

Do Parque vamos para a Piazza della Vittoria e Piazza dei Martiri.

A Piazza della Vittoria

A Piazza della Vittoria abriga o belo Teatro Municipal (ou Teatro Valli) que rouba a cena de tudo, mas apenas quando a fonte oposta está com seus jatos que saem do chão e conta com luzes coloridas à noite, não está ligada (a fonte fica na Piazza Martiri). O exterior do edifício do Teatro é rosa e tem um estilo neoclássico. O interior também é belíssimo e, se possível, não deixe de visitar!

A Piazza Martiri

A Piazza Martiri foi renomeada desta forma após um evento triste que aconteceu por aqui em 7 de julho de 1960: cinco trabalhadores de Reggio foram mortos pela polícia durante uma manifestação sindical e, em memória às vítimas, durante a revitalização da área, em 2010, foram colocadas placas onde os trabalhadores foram mortos e 5 árvores foram plantadas. Um gesto que, definitivamente, mexeu com os habitantes da cidade que têm grande apreço por esse local.

4) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? VISITE O TEMPLO DA VIRGEM ABENÇOADA DA GHIARA

Antes de chegarmos ao coração da cidade, siga para o Templo da Virgem Abençoada da Ghiara. É um dos principais edifícios religiosos da cidade e foi erguido após um milagre em Reggio no dia 29 de abril de 1596: um jovem surdo e mudo estava rezando em frente a uma imagem da Madonna, pintada por Bertone (que pode ser vista dentro da igreja, na segunda capela à direita), e, milagrosamente, ele começou a falar e ouvir.

O interior não pode ser fotografado, mas é surpreendente. O santuário foi definido como “o monumento mais importante do maneirismo italiano”. Impossível não citar também são os claustros da basílica: o maior deles agora abriga uma pousada e no belo pátio, durante o verão, são instalados alguns pequenos e incríveis restaurantes.

5) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? VISITE A PIAZZA PRAMPOLINI

Do templo podemos seguir para a suntuosa Piazza Prampolini que também é conhecida como Piazza Grande. Apesar do nome, foi chamada assim apenas porque, comparando com a Piazza San Prospero que fica ali perto, a Piazza Grande é maior! Hahaha…  Nos quatro lados da praça estão algumas das principais atrações da cidade.

O Duomo

Começaremos pelo Duomo, que é dedicado a Santa Maria Assunta e tem uma fachada imponente e curiosa: visivelmente inacabada, podemos notar que ela é ‘dividida’ em duas; é dominada por uma torre octogonal que contém uma grande estátua em bronze dourado, do século XVI, representando Nossa Senhora com Jesus e os patronos. O interior da Igreja tem várias obras, mas o elemento mais interessante é, sem dúvida, a cripta, que data do século XII ou XIII, a data exata nunca foi confirmada. Temos também o Batistério, um edifício que não é particularmente chamativo, mas tem seu charme.

O Palazzo del Monte di Pietà

Na Piazza Prampolini a beleza que mais chama atenção é o Palazzo del Monte di Pietà, reconhecível pela torre do sino acima dele. Na frente do edifício há uma estátua de um jovem bonito com uma ânfora na mão: este é o Crostolo e a ânfora representa o riacho que uma vez passou por Reggio Emilia, mas o curso foi desviado ao longo dos anos por causa de obras. A estátua vem da Villa Ducale de Rivalta, onde uma vez, juntamente com as estátuas dos rios Secchia e Panaro, fazia parte do complexo ornamental da vila.

Palazzo Municipale

Em frente ao Palazzo del Monte di Pietà, do outro lado da praça, encontra-se o Palazzo Municipale, onde está localizada a Sala del Tricolore, ou seja, o local onde, em 7 de janeiro de 1797, nasceu a bandeira italiana. Em suma, uma parte significativa história italiana e que merece ser conhecida. Nos dois andares superiores da sala desenvolve-se o pequeno, mas interessante Museo del Tricolore, onde todas as alternativas da bandeira italiana ficam reunidas para documentar o contexto histórico e político em que o seu nascimento é colocado.

Torre del Bordello

Ainda na Piazza Grande fica a Torre del Bordello, na esquina entre a Prefeitura e o Duomo. É uma torre cívica construída em 1489 e recebeu esse nome porque, ali, funcionava um bordel. Claro que é impossível falar de todos os edifícios e atrações da Praça, mas se tiver tempo, dê uma volta mais atenta, com mais carinhos: há muita coisa para vermos por ali!

Piazza San Prospero e a Via Emilia

De lá siga para a Piazza San Prospero e, depois, siga para a Via Emilia, que atravessa a Via Roma. Aqui, no chão, há uma placa que representa o que, antes, era o cruzamento entre o Cardo e o Decumanus e foi identificado como o centro físico de Reggio Emilia, o ponto de onde a cidade foi projetada, onde foi colocado seu primeiro paralelepípedo: foi aqui que tudo começou para Reggio Emilia!

6) O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? CONHEÇA A GASTRONOMIA LOCAL

Vamos falar de comida? Vá no Cappelletti com Brodo, Erbazzone (torta de verduras com queijo), ou gnocco frito (um tipo de massa de pastel frita acompanhada com frios), para beber, claro: vá de Lambrusco (Não tem erro! ).

Dicas do Dia

  • Visite um produtor de Parmigiano Reggiano na região de Reggio Emilia neste fantástico passeio culinário e cultural com um guia profissional. Aprenda sobre todas as etapas de produção deste produto histórico e experimente até mesmo algumas! Reggio Emilia: Os Segredos de Parmigiano Reggiano, clique aqui para saber mais!
  • Tour com Experiência de degustação de vinagre balsâmico, clique aqui para saber mais!

Assista esse vídeo e saiba: A Itália é segura? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em Reggio Emilia na Emilia Romagna? Reggio Emilia é uma delícia de cidade! Tudo por ali chama a nossa atenção de forma suave, delicada e marcante ao mesmo tempo; se estiver por perto, não deixe de visitar essa cidade sem igual! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!