A Casa de Mona Lisa em Vignamaggio na Toscana?

Um lugar com uma magia que impressiona! Assim podemos definir Vignamaggio, casa de Mona Lisa e cenário do filme: Muito Barulho Por Nada. Hoje vamos conhecer a famosa paisagem onde o quadro foi pintado!

0 914

A Casa de Mona Lisa em Vignamaggio na Toscana?

A história de Mona Lisa, a famosa Gioconda, encanta a todos os tipos de público. A obra prima de Leonardo Da Vinci é cercada de mistério, e muitos já tentaram desvendar todos os seus segredos. O que poucos sabem é onde viveu Mona Lisa e, hoje, vamos te contar um pouco mais sobre Vignamaggio. Vamos saber mais sobre a Casa de Mona Lisa em Vignamaggio na Toscana? Vamos conhecer a famosa paisagem onde o quadro foi pintado! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

A Casa de Mona Lisa em Vignamaggio na Toscana?

Nossa Introdução

Você sabia que a obra prima de Leonardo Da Vinci foi pintada com o fundo de onde viveu Mona Lisa? A paisagem do famoso quadro é Vignamaggio, a casa de Mona Lisa. Vamos até lá fazer uma degustação e viajar no tempo? Fique até o final do Post e confira! Saiba mais sobre a Toscana clicando aqui!

Um pouco sobre Leonardo da Vinci e sua Monalisa

Leonardo Da Vinci era um mestre da arte, disso todo mundo sabe! Entre 1503 e 1506, Leonardo pintou um dos retratos mais famosos do mundo: no quadro surge uma nobre com traços enigmáticos, sensuais, maternais e um sorriso que, até hoje, que ninguém conseguiu desvendar, diríamos enigmático. A expressão da jovem nunca deixou claro qual era o seu “sentimento” exato naquele momento. Durante anos várias teorias sobre a misteriosa identidade da Mona Lisa anima estudiosos e biógrafos, alimentando a imaginação de escritores e cineastas.

Chegou-se a cogitar que Mona Lisa pudesse, talvez, ser um autorretrato de Leonardo, uma figura de fantasia, talvez um álter ego, consideraram também que poderia se tratar de Caterina Sforza, Isabella de Aragon e até mãe de artista. Em meados do século XVI, Vasari reconheceu nessa a nobre jovem Monna Lisa Gherardini (1479-1542), filha de Anton Maria di Noldo Gherardini e esposa de Francesco del Giocondo, da qual deriva o nome atual da pintura. Esse fato só incendiou ainda mais as histórias e o folclore local deu origem à lenda de que Vignamaggio foi o lar da Mona Lisa. Não à toa o vinho principal da linha Chianti Clássico da vinícola foi batizado a Gran Selezione Monna Lisa.

Você sabia?

A Comédia Muito barulho por nada foi filmada em Vignamaggio? Sim!!! Vignamaggio não é famosa só por Mona Lisa: foi ali que em 1992 o cineasta Kenneth Branagh decidiu usar a Vila como cenário para sua adaptação cinematográfica de uma das peças de Shakespeare escrita em 1599, a comédia “Muito Barulho Por Nada” (Much Ado About Nothing). Com um elenco de peso que incluía nomes como Denzel Washington, Keanu Reeves, Emma Thompson, Michael Keaton, Kate Beckinsale e o próprio Kenneth, as filmagens duraram cerca de dois meses e a história gira em torno de casos de amor e intrigas políticas na vida de Don Leonato.

Apesar da história da peça de Shakespeare se passar na Sicília, em Messina, Kenneth escolheu filmar na Toscana por causa de sua beleza sem igual. Vignamaggio apresentou a estrutura e cenários perfeitos e, assim, em 1993 o filme foi lançado e aclamado pela crítica e pelo público. O longa foi indicado a diversos prêmios, entre os mais importantes: Globo de Ouro de Melhor Filme em comédia/musical e à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Vamos conhecer agora a História…

Tudo começa lá atrás, em 1250. Os Gherardini, nobre e conhecida família toscana, decidiram construir seu próprio castelo em Montagliari, no topo de uma colina que oferecia uma belíssima vista do Vale do Rio Greve. Devotos, a família decidiu, então, construir a igreja de Santa Maria della Neve ao lado de sua vila.

Em 1300 os Gherardini foram expulsos de Florença pelos Guelfos Negros, assim, a família se estabeleceu permanentemente no castelo de Montagliari. Forçadas pelo exílio, a família se reuniu a outros clãs toscanos, em Val di Greve, para combater a hegemonia política dos Guelfos Negros. Assim, eles se organizaram e promoveram ataques violentos para impedir o transporte de alimentos e mercadorias para Florença.

A Mudança para Vignamaggio

Em 1302 Florença se cansou dessa situação e destruiu com o Castelo dos Gherardini, que foram forçados a se mudar para o outro lado do vale, Vignamaggio. No início dos anos 1400, o desenvolvimento econômico e social do campo teve um boom e o antigo assentamento de Vignamaggio foi transformado em mansão. Com um terreno privilegiado, em 1404 foi firmado o primeiro documento que testemunha a presença de plantação de uvas de Vignamaggio: o pergaminho de 1404 é de Amidio Gherardini e permite, simbolicamente, celebrar o começo da história que liga Vignamaggio à vinificação. Ou seja, a história teve início há mais de 600 anos. No entanto as coisas não foram tão bem para a família Gherardini: em 1421, cheia de dívidas, a família precisou entregar a propriedade para outra importante família, a Gherardi.

Eis que surge Leonardo da Vinci

Em 1473, surge em cena Leonardo da Vinci, que pintou “Paisagem com o rio”, destacando a igreja de Santa Maria della Neve. Seis anos depois, em 1479, nasceu, em Vignamaggio, Monna Lisa Gherardini, a nobre que serviu de modelo para Leonardo da Vinci em sua obra prima, La Gioconda.

Em 1500, Vigmaggio surge no mapa do povo de San Niccolò, em Montagliari, já em 1600 Andrea Gherardi consegue manter sua fazenda por um longo tempo e compra novas fazendas e terras, aumentando consideravelmente sua produção vinícola. A vila de Vignamaggio se torna um centro cultural para quem habitava naquela área, além das vinhas foram feitos pomares, olivais, castanhais e foi erguida também uma pequena capela privada, perto de moinhos, fornos, estábulos e galinheiros. O local também apresenta um pátio charmoso e uma sala de queijos.

Comercialização dos Produtos e a venda da Vila

Em 1700, com a produção a todo vapor, a família decidiu vender os itens produzidos ali como vinho, azeite, trigo, frutas, etc. No início dos anos 1800, toda a região passou por uma grave crise agrícola e em 1831, a família Gherardi teve que vender a vila, e a propriedade passou pelas mãos de vários donos. Apesar de tudo, em 1900 os vinhedos e olivais se destacaram como elementos únicos do panorama de Chianti e em 1926 o Conde Sanminiatelli faz de Vignamaggio um importante centro cultural e artístico.

O Turismo

A história mais recente conta que em 1987, a propriedade, definitivamente, foi para a família Nunziante, que reestruturou todos os edifícios, jardins, adegas e, finalmente, abriu a propriedade ao público. Vignamaggio se tornou referência turística e, até hoje, é um dos lugares mais visitados da Toscana. Em 2014, a administração da Vila de Vignamaggio foi parar nas mãos do arquiteto Patrice Taravella, que criou um novo design de recepção e hospitalidade e que compartilhar Vignamaggio como uma experiência de vida.

Que tal uma degustação especial com o fundo real do Quadro da Monalisa?

Villa vignamaggio – Località Petriolo, 5, 50022, Greve in Chianti FI. Saiba mais clicando nesse link


Assista esse vídeo e saiba: O que incomoda os brasileiros que viajam para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A Casa de Mona Lisa em Vignamaggio na Toscana? Hoje a Vignamaggio é hotel, restaurante, cantina e oferece aos seus visitantes uma experiência única, que vai além de panoramas fantásticos, cenários cinematográficos e histórias sobre criador e criatura. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!