As melhores trilhas em Cinque Terre
E hoje trago um guest post muito especial de uma das integrantes de uma organização da qual eu também faço parte, a Associação Travel Blog na Italia. Nossa convidada de hoje é a Stefania Ciocconi que traz pra gente as melhores trilhas em Cinque Terre. Vamos lá? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo da nossa convidada Stefania Ciocconi!
Um pouco sobe Cinque Terre e suas Trilhas…
Cinque Terre são cinco cidades localizadas na costa norte da Itália, mais precisamente na região da Ligúria. Cheias de encanto, beleza e magia, as Cinque Terra são pedacinhos de terra muito especiais e repletas de trilhas.
As Cinque Terre são famosas pelas características aldeias com casas em tons pastéis e pela maravilhosa costa, que contam com enseadas e praias que nos convidam a um mergulho. Os passeios por ali são uma excelente maneira de descobrir esta área que fica na província de La Spezia e se estende por todo o Parque Nacional Cinque Terre, que oferecem ótima estrutura para todos os tipos de turistas, incluindo – até mesmo – ótimas opções para os turistas mais exigentes.
Se você pretende visitar Cinque Terre por apenas um dia, não perca a oportunidade de percorrer um dos caminhos bem sinalizados – que ligam as diferentes aldeias – para apreciar a beleza das vinhas e as paisagens sempre em mutação a cada estação do ano.
O Sentiero Azzurro de Corniglia a Vernazza
O Sentiero Azzurro (Trilha Azul) já ligou todas as aldeias de Cinque Terre, mas alguns deslizamentos de terra tornaram parte da rota do caminho original intransitável e, para preservar a segurança dos visitantes, alguns trechos foram fechados. Isso deixa claro o quão frágil é esta área, mas ao mesmo tempo como é fascinante, justamente, pela presença de paredes de pedra seca construídas para dar espaço ao cultivo de vinhas e oliveiras.
O caminho que une Corniglia a Vernazza tem pouco mais de três quilômetros e leva apenas uma hora e meia para ser percorrido. Este é um dos trajetos mais panorâmicos das Cinque Terre e no período entre abril e outubro, dada a necessidade de manutenção constante, é necessário pagar um ingresso para acessar o Parque.
Importante:
- Não é um caminho difícil, mas é sempre bom usar sapatos de trekking ou com solado antiderrapante.
Partindo de Corniglia
Partindo de Corniglia, você sobe pelos vinhedos encontrando uma representação artística feita de pedras, chamada Terceiro Paraíso. Essa arte foi inspirada no projeto de Michelangelo Pistoletto.
Em Prevo, quase na metade do percurso, você pode parar e saborear uma granita de limão enquanto admira a vista de Corniglia empoleirada no promontório.
Chegando a Vernazza
Depois de algumas subidas e descidas chega-se, finalmente, a Vernazza, e perto da torre de pedra pode-se admirar uma das vistas mais sugestivas da pequena aldeia que se abre diante dos nossos olhos em toda a sua majestade.
O passeio pode ser concluído com a degustação do bom vinho Schiacchetrà, de sabor inebriante, em uma das localidades da rua principal. Essa rua desce em direção ao pequeno porto onde se ergue, sobre as rochas, a Igreja de Santa Margherita di Antiochia.
Bom Saber:
- As duas aldeias podem ser facilmente alcançadas de trem, e se quiser subir até Corniglia, que é a única aldeia das Cinque Terre que não está localizada à beira-mar, você pode pegar o ônibus ou subir a escadaria Lardarina, encarando 400 degraus baixos de tijolos vermelhos.
O Caminho do Infinito de Riomaggiore a Portovenere
Outro caminho bem sugestivo e panorâmico é o que liga Riomaggiore a Portovenere. Uma caminhada de cerca de 13 quilômetros (que requer cerca de cinco horas para percorrer) é recomendado apenas para caminhantes experientes devido à considerável diferença de altura.
Partindo de Riomaggiore
Partindo de Riomaggiore, suba a bela trilha em direção ao Santuário da Madonna di Montenero, de onde você pode admirar as primeiras vistas panorâmicas deste trecho costeiro. O caminho está bem sinalizado e é indicado com as iniciais SVA. Esse trajeto passa pelos vinhedos em socalcos e na primavera entre uma explosão de flores para chegar ao Colle del Telegrafo após pouco mais de duas horas a uma altitude de 514 metros acima do nível do mar. Esse nome se deve à presença de uma emissora que ficava ali no século XIX chamada Telegrafo Ottico.
Caminho AV5T
A partir daqui o caminho passa a se chamar AV5T, e é um caminho de terra largo e plano que, passando por um bosque, chega à Igreja de Sant’Antonio onde fica um pequeno local onde se pode parar e almoçar.
Chegando a Campiglia
A rota mais simples continua na cordilheira entre as árvores e chega até Campiglia, um pequeno aglomerado de casas com vista panorâmica da cidade de La Spezia e da costa abaixo.
O caminho em direção a Portovenere é chamado de Caminho do Infinito pela beleza da vista no horizonte que, em dias mais claros, nos oferece as belas ilhas do arquipélago toscano, a Córsega e, do outro lado, os Alpes na fronteira com a França.
Importante Saber!
Este percurso é para passeios para quem já está acostumado a fazer trilhas, isso porque o trajeto não tem a presença de escadinhas e rochedos, e por isso é necessário ter atenção e cuidado para caminhar por ali, mas compensa-se com a vista espetacular da costa com as falésias que descem inesperadamente para o mar.
A melhor vista daqui é a de um afloramento rochoso localizado pouco antes de Sella dei Derbi, que arremata a beleza selvagem deste trecho costeiro sob o Monte Muzzerone (foto acima).
Chegando a Portovenere
Depois de percorrer esse trecho, siga em direção a Portovenere e aproveite a última descida, que nos oferece uma vista sugestiva da pequena Igreja de San Pietro, do Castelo Doria e da Ilha Palmaria, bem em frente.
Portovenere se apresenta com suas casas torre construídas como defesa contra os ataques do mar, e é uma das cidades mais características do Golfo de La Spezia, ou seja: merece uma caminhada até a igreja e a praça do castelo onde se erguem dois antigos moinhos circulares.
Bom Saber:
- Ao longo do caminho você encontra pontos de paradas perto da Igreja de Sant’Antonio, em Campiglia, em Sella dei Derbi e no refúgio Muzzerone, mas esteja ciente de que alguns deles fecham nos meses de inverno.
- Para voltar para La Spezia siga de ônibus, que têm saídas a cada 15 minutos ou, nos meses de verão, siga de ferry que chega e sai das cidades de Cinque Terre. Aproveite para admirar este território de outra perspectiva.
O Caminho do Amor
A Via dell’Amore conecta Riomaggiore a Manarola, mas, no momento, apenas dois trechos estão abertos no início e no final do caminho pavimentado com pouco mais de um quilômetro de extensão.
Esta estrada foi criada durante a construção da linha férrea no final do século XIX, e depois disponibilizada para quem quisesse fazer um belo passeio panorâmico por um caminho com a falésia escarpada atrás.
Bom Saber:
- As duas zonas panorâmicas permitem a quem não está habituado a percorrer caminhos acidentados a apreciar a beleza da costa pontilhada de uma infinidade de agaves e pequenas plantas típicas do maqui mediterrâneo que conseguem crescer entre as rochas.
Um pouco mais sobre Cinque Terre…
As Cinque Terre são conhecidas por esta bela rota à beira-mar, mas como você viu, existem muitas rotas para fazer neste destino recomendado para trekking na primavera e nos belos dias ensolarados de outono e inverno.” Para saber mais sobre as trilhas em Cinque Terre clique aqui!
Guest Post por Stefania Ciocconi – www.girovagandoconstefania.it
Instagram: www.instagram.com/girovagandoconstefania
Pagina Face: www.facebook.com/girovagandoconstefania
Youtube: www.youtube.com/c/StefaniaC-GirovagandoconStefania
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como chegar a Cinque Terre a partir de Florença!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
As melhores trilhas em Cinque Terre, por Stefania Ciocconi. Cinque Terre é um encanto de localidade. Ao mesmo tempo em que se apresenta de forma simples, possui uma beleza majestosa e uma natureza que impressiona!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!