Rota do vinho em Piemonte
Hoje vamos falar da Rota do Barolo (Strada del Barolo), uma das mais famosas e visitadas do mundo. Não há uma ‘ordem’ para começar a visita às cidades e nem atrações ‘obrigatórias’ (a não ser degustar um vinho produzido ali! Não deixe passar essa chance!), mas Alba e Turim (Torino), especialmente, merecem uma visita. Aqui vamos apresentar o melhor da Rota do vinho em Piemonte. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista o vídeo e conheça a Rota do vinho em Piemonte!
(Fonte: Strada Barolo)
1) Rota do vinho em Piemonte: VISITE LANGHE E GRINZANE CAVOUR
As estradas ali são sinuosas e apresentam paisagens espetaculares que mesclam o verde das plantações de uva com o branco do topo dos Alpes, vistos ao fundo. A parte que merece destaque é a montanhosa Langhe, uma região vitivinicultora na província de Cuneo. Outra cidade que encanta é Grinzane Cavour, onde fica um Castelo magnifico, além de La Morra. Conheça aqui a vinícola Fontanafredda, em Langhe!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o Centro Histórico de Grinzane Cavour!
2) Rota do vinho em Piemonte: VISITE ALBA
Não deixe de visitar Alba! Com seus 30.000 habitantes a cidade é uma das mais famosas, e movimentadas e é famosíssima por suas trufas brancas, sendo, inclusive, sede de uma feira internacional desta iguaria.
É lá também que fica um dos restaurantes mais celebrados do mundo, o Piazza Duomo que, além de ser belíssimo com um cardápio típico e uma carta de vinhos extraordinária, produz muitos dos ingredientes usados em seus pratos. Não à toa, recebeu três estrelas do Guia Michelin. Leia aqui tudo sobre Alba e suas preciosas trufas brancas!
3) Rota do vinho em Piemonte: VISITE SERRALUNGA D´ALBA E MONFORTE D´ALBA
Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba também são aldeias encantadoras, cheias de charme. Os vinhedos de ambas são Patrimônio Universal da UNESCO e suas paisagens parecem ter sido desenhadas a mão, tamanha a perfeição e a total harmonia com o terreno irregular. As uvas produzidas ali são as nebbiolo, usadas para os ‘vinhos reis’ Barolo e Barbaresco.
Dicas de Ouro:
- Que tal uma excursão guiada a uma vinícola do Barolo com bicicleta e aplicativo? Clique aqui para fazer esse Tour de 4 horas!
- Que tal uma Excursão Gastronômica de apenas 3 horas em Alba? Clique aqui para fazer esse Tour com Vinho!
4) Rota do vinho em Piemonte: VISITE BAROLO
Passando por Barolo é possível visitar a vinícola mais importante e antiga da região, a Marchesi di Barolo. A vinícola tem 200 anos de história e é a mais conhecida e tradicional produtora de Barolo. O bacana da região é que, independente da época do ano, as vinícolas nunca ficam lotadas, pois trabalham com hora marcada, então o passeio por qualquer uma delas é muito tranquilo! Saiba mais sobre Barolo aqui!
Dica de Ouro:
- Que tal uma visita a uma vinícola incrível? Aconselho uma visita a Vinícola Marchesi di Barolo – Clique aqui para saber mais!
5) Rota do vinho em Piemonte: VISITE TURIM
Turim (Torino em italiano) é a maior cidade da região e a mais cheia de vida, o Centro Histórico abriga relíquias e é cheia de charme. Com vários pontos turísticos como a Piazza Castello, a Basílica de Superga e Parque Valentino, somente para citar algumas, é lar também do famoso (e delicioso!) chocolate Gianduia.
O chocolate Gianduia, é feito com farinha de avelãs torradas, e conhecidos também como giandujotti, você precisa experimentar aqueles feitos por mestres chocolateiros como os da casa Guido Gobino: são de outro mundo! Ótima opção de lembrancinha também! 😉 Interessante também seria fazer um tour em Turim de Bicicleta, o que acha? Clique aqui para fazer esse tour!
Um pouco sobre os Vinhos do Piemonte
Com uma panorâmica da região, vamos agora falar dos reis da região, os amores de todos os enólogos do mundo: os vinhos!
Os principais rótulos da região são:
Barolo, Barbaresco com suas variações Barolo Asti e Barolo Alba, Dolcetto (que, apesar do nome, é seco) e Moscato. Todos são produzidos com tipos específicos de uvas e existem algumas regras para a produção destes rótulos: o Barolo, por exemplo, é feito exclusivamente com uvas Nebbiolo e é imprescindível que o vinho envelheça por, pelo menos, 38 meses antes de ser comercializado, sendo que 18 desses meses devem ser em barris de carvalho.
Os considerados ‘Reserva’, precisam de 62 meses no barril para poder envelhecer adequadamente e, só então, ser consumido. Além disso, somente as uvas produzidas em determinadas cidades podem ser usadas na elaboração desta joia da enologia. As cidades produtoras são: Barolo, Serralunga D’Alba, Cherasco, Verduno, Roddi, La Morra, Grinzane Cavour, Castiglione Falletto, Diano D’Alba, Novello e Monforte D’Alba. Leia também Como trazer vinhos da Itália para o Brasil? e Onde comprar vinhos em Roma, Florença e Milão?
Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?
A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Rota do vinho em Piemonte – Fã, ou não, de vinhos, a Rota do vinho de Piemonte nos convida de forma mágica a conhecer todas as suas cidades (que são próximas umas das outras!), encantos e vinhos! É um passeio realmente único!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!