Visitar o Santo Sudário em Turim?

Um dos símbolos religiosos mais importantes da Igreja Católica, fica em Turim. Saiba aqui como pode ser visitado e fique com nossas dicas e informações para você colocar no seu roteiro de viagem para a Itália!

2 1.632

Visitar o Santo Sudário em Turim?

O Santo Sudário é uma relíquia religiosa e fica muito bem guardado em Turim. Símbolo que, para muitos, prova a existência de Jesus Cristo, foi sempre cercado de mistérios, lendas e belas histórias. Hoje vamos contar um pouco sobre a história do Santo Sudário dando dicas e informações importantes para você realizar essa visita. Vamos ao nosso post do dia? Visitar o Santo Sudário em Turim? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O Sudário é uma atração religiosa para turistas de todo o mundo, ansiosos por visitar este testemunho do cristianismo. O que é o Santo Sudário? É a relíquia por excelência, a demonstração clara para os fiéis, um mistério impresso durante séculos no imaginário coletivo. Representa um dos grandes enigmas do cristianismo, é uma folha de linho funerária na qual se pode vislumbrar a imagem de um homem, torturado e crucificado. Os traços e sinais dessa figura são compatíveis com os descritos na Paixão de Jesus Cristo. Por esta razão, os fiéis e até mesmo alguns especialistas afirmam que a folha foi usada para envolver Jesus no túmulo. Essa tradição, embora tenha encontrado numerosas descobertas de investigações científicas, ainda não pode ser considerada definitivamente provada. Saiba aqui o que fazem em um dia em Turim?

1) Visitar o Santo Sudário em Turim? CONHEÇA A HISTÓRIA 

O termo ‘sudário’ deriva do grego e significa em ‘tecido amplo’, lençol. Usado geralmente como um rito funerário do Oriente Médio, estes tecidos podem ser muito valiosos, feitos com linho ou tecido indiano. De acordo com a história, o Sudário foi descoberto em 1353 por Sir Geoffrey de Charny, na verdade, o lençol de linho foi encontrado na França e chegou a Turim em 1578, quando a cidade se tornou a capital do Ducado de Savoia. Saiba aqui onde se hospedar em Turim?

A Trajetória do Santo Sudário

O Sudário correu o risco de se perder em um incêndio, mas felizmente foi salvo. Nos anos seguintes o pano viajou com os duques de Savoia para fugir das guerras, passando pela primeira vez de Turim, depois Vercelli, Nice, para voltar novamente a Chambéry. Em 1578, após o deslocamento da capital da Savoia em Turim, o Sudário também foi transferido para a capital do Piemonte e ainda está aqui. Em 1694, então, o pano é colocado na capela dedicada, dentro da Catedral de Turim. A partir daqui, ele se deslocou dali apenas duas vezes, uma primeira vez em Gênova, durante o cerco de Turim, em 1706, e, em seguida, na Abadia de Montevergine, na Campânia, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1946 que o pano de linho que conta a Paixão de Cristo é preservada na Catedral de San Giovanni Battista, em Turim.

2) Visitar o Santo Sudário em Turim? NAS EXPOSIÇÕES

O sudário é apresentado aos observadores como uma folha de linho de cor amarela ocre, retangular, tecida à mão com um padrão de espinha de peixe e apresenta os danos devidos aos incêndios sofridos e remendados às queimaduras. Hoje, o Sudário é mantido em uma posição horizontal e estendido em uma caixa estanque, isolado do ar e na presença de um gás inerte. O Sudário NÃO pode ser visto e só é ‘movido’ durante festejos públicos, quando autorizado pelo Papa. Os peregrinos podem chegar à capela e parar em oração em frente à janela da capela, onde há bancos e genuflexórios. Para ver o Santo Sudário você terá que esperar pela nova Exposição, estes momentos duram vários dias e é absolutamente aconselhável reservar a visita no site sindone.it.

Como saber quando haverá exposição pública?

Em relação a esse assunto deve-se dizer que não há regra e a decisão cabe ao Papa, que é o proprietário do Sudário e que foi legado à Santa Sé por Umberto II de Savoia. Então, como ninguém sabe quando haverá a próxima exposição, alternativamente, você pode visitar o Museu do Sudário, localizado na cripta da igreja da SS. Sudário. Aqui está uma reprodução perfeita do Santo Sudário e um caminho de exibição entre ciência e história.

No museu você pode ter acesso a uma série de informações sobre as pesquisas sobre o Sudário que foram realizadas nos anos a partir do século 16 e que acontecem até hoje, na verdade, eles são o resultado de estudos aprofundados e pesquisas científicas meticulosas. O Museu do Sudário de Turim está localizado na Via San Domenico 28, a cerca de dez minutos a pé da Catedral. O horário do museu é o seguinte: todos os dias, das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00.

Outras Informações Úteis

  • Também é útil algum tipo de informações como, por exemplo, que o Duomo está localizado no centro histórico de Turim, muito perto da Piazza Castello e adjacente ao complexo monumental do Palácio Real. Pode ser alcançado por um grande número de transportes públicos, enquanto o acesso a carros particulares é regulado.
  • Além disso, a Catedral de Turim está aberta todos os dias das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00. Na mesma época, os voluntários do Sudário estão presentes; eles têm a tarefa de receber e supervisionar os visitantes. Durante as missas e outras celebrações, não é possível visitar a Capela do Sudário. A visita ao Sudário é totalmente gratuita, mas a reserva é obrigatória no site sindone.it.

Como Chegar a Turim?


1) Como chegar a Turim? DE AVIÃO

A cidade é servida por um aeroporto urbano, o Aeroporto internacional de Turim Sandro Pertini (ou ‘Torino Caselle’), que fica a 15 km do centro da cidade e é o ponto principal de chegada para o turismo internacional, especialmente no inverno para se acessar as entradas para os resorts de montanha do Piemonte e Valle d’Aosta As cidades europeias com voos diretos para Turim são: Amsterdã, Barcelona, Bruxelas, Düsseldorf, Frankfurt, Lisboa, Londres, Luxemburgo, Madri, Mônaco, Paris, Stuttgart.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Turim? DE TREM

Turim é um importante entroncamento ferroviário, o terceiro na Itália e utiliza uma rede ferroviária multifacetada, incluindo linhas internacionais, suburbanas e locais. As estações ferroviárias são diferentes, a principal delas é a estação de Torino Porta Nuova, que é a estação central, a partir da qual os trens chegam e partem de e para todas as direções. Está localizado no centro da cidade e pode ser facilmente alcançado a pé ou de transportes públicos.

Depois, há a Porta Susa, a tradicional estação deslizante para Milão e, em geral, trens de e para o leste e de e para o oeste. Ela está localizada na Piazza XVIII Dicembre e permite conexões fáceis com ônibus e meios interurbanos e suburbanos. Por último, a Torino Lingotto, que é uma estação estrategicamente importante, antes ligada apenas a terminais de carga, agora liga Turim ao sul da Itália. Alguns comboios interurbanos também param por aí. Completo com todos os serviços e recentemente construído está localizado no sul da cidade perto de Moncalieri e do Centro de Congressos.

Você sabia?

A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?

3) Como chegar a Turim? DE CARRO

Turim pode ser alcançada por um extenso sistema rodoviário. Existem cinco autoestradas que convergem para Turim: a A4 (Turim – Milão – Bréscia – Verona – Veneza – Trieste), a A5 (Turim – Ivrea – Aosta), a A6 (Turim – Fossa – Savona), a A21 (Turim – Alessandria – Placência – Brescia), a A31 (Turim – Susa – Bardonecchia – Túnel Frejus). Além de rodovias, Turim tem muitas estradas secundárias disponíveis.

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como estacionar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Visitar o Santo Sudário em Turim? Turim sempre foi uma cidade com uma atmosfera mística que você pode respirar a qualquer momento, mesmo, ou especialmente, nos momentos da exposição do Sudário, o linho sagrado que envolveu o corpo de Cristo, mantido na catedral renascentista de San Giovanni. Se acontecer de você estar na elegante cidade de Turim, uma parada quase obrigatória para visitar é este importante símbolo do cristianismo.

Se você ainda sim se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!