Visitar o Santo Sudário em Turim?
O Santo Sudário é uma relíquia religiosa e fica muito bem guardado em Turim. Símbolo que, para muitos, prova a existência de Jesus Cristo, foi sempre cercado de mistérios, lendas e belas histórias. Hoje vamos contar um pouco sobre a história do Santo Sudário dando dicas e informações importantes para você realizar essa visita. Vamos ao nosso post do dia? Visitar o Santo Sudário em Turim? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Sudário é uma atração religiosa para turistas de todo o mundo, ansiosos por visitar este testemunho do cristianismo. O que é o Santo Sudário? É a relíquia por excelência, a demonstração clara para os fiéis, um mistério impresso durante séculos no imaginário coletivo. Representa um dos grandes enigmas do cristianismo, é uma folha de linho funerária na qual se pode vislumbrar a imagem de um homem, torturado e crucificado. Os traços e sinais dessa figura são compatíveis com os descritos na Paixão de Jesus Cristo. Por esta razão, os fiéis e até mesmo alguns especialistas afirmam que a folha foi usada para envolver Jesus no túmulo. Essa tradição, embora tenha encontrado numerosas descobertas de investigações científicas, ainda não pode ser considerada definitivamente provada. Saiba aqui o que fazer em um dia em Turim!
Um pouco de história sobre o Santo Sudário
O termo ‘sudário’ deriva do grego e significa em ‘tecido amplo’, lençol. Usado geralmente como um rito funerário do Oriente Médio, estes tecidos podem ser muito valiosos, feitos com linho ou tecido indiano. De acordo com a história, o Sudário foi descoberto em 1353 por Sir Geoffrey de Charny, na verdade, o lençol de linho foi encontrado na França e chegou a Turim em 1578, quando a cidade se tornou a capital do Ducado de Savoia. Saiba aqui onde se hospedar em Turim!
A Trajetória do Santo Sudário
O Sudário correu o risco de se perder em um incêndio, mas felizmente foi salvo. Nos anos seguintes o pano viajou com os duques de Savoia para fugir das guerras, passando pela primeira vez de Turim, depois Vercelli, Nice, para voltar novamente a Chambéry. Em 1578, após o deslocamento da capital da Savoia em Turim, o Sudário também foi transferido para a capital do Piemonte e ainda está aqui. Em 1694, então, o pano é colocado na capela dedicada, dentro da Catedral de Turim. A partir daqui, ele se deslocou dali apenas duas vezes, uma primeira vez em Gênova, durante o cerco de Turim, em 1706, e, em seguida, na Abadia de Montevergine, na Campânia, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1946 que o pano de linho que conta a Paixão de Cristo é preservada na Catedral de San Giovanni Battista, em Turim.
Como ver o Santo Sudário Original?
O sudário é apresentado aos observadores como uma folha de linho de cor amarela ocre, retangular, tecida à mão com um padrão de espinha de peixe e apresenta os danos devidos aos incêndios sofridos e remendados às queimaduras. Hoje, o Sudário é mantido em uma posição horizontal e estendido em uma caixa estanque, isolado do ar e na presença de um gás inerte. O Sudário NÃO pode ser visto, você apenas passa pela sala onde ele fica protegido e longe dos olhos, e só é ‘movido’ durante festejos públicos, quando autorizado pelo Papa. Os peregrinos podem chegar à capela e parar em oração em frente à janela da capela, onde há bancos e genuflexórios. Para ver o Santo Sudário você terá que esperar pela nova Exposição, estes momentos duram vários dias e é absolutamente aconselhável reservar a visita no site sindone.it.
Quando haverá exposição pública?
Em relação a esse assunto deve-se dizer que não há regra e a decisão cabe ao Papa, que é o proprietário do Sudário e que foi legado à Santa Sé por Umberto II de Savoia. Então, como ninguém sabe quando haverá a próxima exposição, alternativamente, você pode visitar o Museu do Sudário, localizado na cripta da igreja da SS. Sudário. Aqui está uma reprodução perfeita do Santo Sudário e um caminho de exibição entre ciência e história.
No museu você pode ter acesso a uma série de informações sobre as pesquisas sobre o Sudário que foram realizadas nos anos a partir do século 16 e que acontecem até hoje, na verdade, eles são o resultado de estudos aprofundados e pesquisas científicas meticulosas. O Museu do Sudário de Turim está localizado na Via San Domenico 28, a cerca de dez minutos a pé da Catedral. O horário do museu é o seguinte: todos os dias, das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00. Para conhecer o Museu e outras atrações você pagará 15 Euros (veja a seguir em informações úteis).
Informações Úteis
Localização:
Também é útil algum tipo de informações como, por exemplo, que o Duomo está localizado no centro histórico de Turim, muito perto da Piazza Castello e adjacente ao complexo monumental do Palácio Real. Pode ser alcançado por um grande número de transportes públicos, enquanto o acesso a carros particulares é regulado.
O Santo Sudário original fica numa pequena sala ao lado do altar do Duomo. Essa sala é protegida com vidro a prova de balas e o Santo Sudário fica em cima de uma mesa e coberto, então você não consegue ver claramente, você só sabe que está ali. Será uma visita apenas para aqueles que buscam história e viver sensações únicas que depende de cada indivíduo com a sua fé. Você conseguirá ver melhor as reproduções cartográficas e vídeos no próprio Duomo e também nas igrejas de São Lourenço, Maria Ausiliatrice e Espírito Santo.
Horários para visitação:
além disso, a Catedral de Turim está aberta todos os dias das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00. Na mesma época, os voluntários do Sudário estão presentes; eles têm a tarefa de receber e supervisionar os visitantes. Nos horários das missas a visita fica mais restrita e controlada pelos voluntários que organizam as filas para visitação, então você perderá um pouco mais de tempo.
Valores e Ingressos:
A visita ao Duomo e ao Santo Sudário é GRATUITA. Caso você queira visitar mais atrações na cidade, você poderá fazer o percurso do Palácio Real e de todo complexo, basta pagar 15 Euros e seu ingresso terá direito para visitar: o 1º andar do Palácio Real, a Capela do Santo Sudário (que tem acesso ao Duomo, porém está fechado), a Galeria Sabalda, o Museu de Antiguidade, o Teatro Romano, a Biblioteca e o Arsenal Real.
Dica de Ouro
- Que tal adquirir o Torino + Piemonte Card? O cartão turístico de Turim inclui a entrada gratuita a diversos museus tanto da cidade como da região de Piemonte. Você economizará em suas visitas! Clique aqui para saber mais!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Como Chegar a Turim?
1) Como chegar a Turim? DE AVIÃO
A cidade é servida por um aeroporto urbano, o Aeroporto Internacional de Turim Sandro Pertini (ou ‘Torino Caselle’), que fica a 15 km do centro da cidade e é o ponto principal de chegada para o turismo internacional, especialmente no inverno para se acessar as entradas para os resorts de montanha do Piemonte e Valle d’Aosta As cidades europeias com voos diretos para Turim são: Amsterdã, Barcelona, Bruxelas, Düsseldorf, Frankfurt, Lisboa, Londres, Luxemburgo, Madri, Mônaco, Paris, Stuttgart.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como chegar a Turim? DE TREM
Turim é um importante entroncamento ferroviário, o terceiro na Itália e utiliza uma rede ferroviária multifacetada, incluindo linhas internacionais, suburbanas e locais. As estações ferroviárias são diferentes, a principal delas é a estação de Torino Porta Nuova, que é a estação central, a partir da qual os trens chegam e partem de e para todas as direções. Está localizado no centro da cidade e pode ser facilmente alcançado a pé ou de transportes públicos.
Depois, há a Porta Susa, a tradicional estação deslizante para Milão e, em geral, trens de e para o leste e de e para o oeste. Ela está localizada na Piazza XVIII Dicembre e permite conexões fáceis com ônibus e meios interurbanos e suburbanos. Por último, a Torino Lingotto, que é uma estação estrategicamente importante, antes ligada apenas a terminais de carga, agora liga Turim ao sul da Itália. Alguns comboios interurbanos também param por aí. Completo com todos os serviços e recentemente construído está localizado no sul da cidade perto de Moncalieri e do Centro de Congressos.
Você sabia?
A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?
3) Como chegar a Turim? DE CARRO
Turim pode ser alcançada por um extenso sistema rodoviário. Existem cinco autoestradas que convergem para Turim: a A4 (Turim – Milão – Bréscia – Verona – Veneza – Trieste), a A5 (Turim – Ivrea – Aosta), a A6 (Turim – Fossa – Savona), a A21 (Turim – Alessandria – Placência – Brescia), a A31 (Turim – Susa – Bardonecchia – Túnel Frejus). Além de rodovias, Turim tem muitas estradas secundárias disponíveis.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Vai se hospedar em Turim? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!
Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!
A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Turim e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Hospedagens que aconselho no Centro Histórico
Turim tem três excelentes áreas para hospedagem e, uma delas, é sem dúvida o Centro Histórico.
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Hospedagens que aconselho na Estação Porta Nuova
Outra boa opção para se hospedar em Turim é perto da estação Porta Nuova. Com uma caminhada de meia hora é possível chegar ao centro histórico sem nenhum problema, mas, se preferir, pode ir de metrô (14 minutos de metrô).
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Hospedagens que aconselho na Estação Dora
Se você não se importar em ter que se deslocar de metrô, pode optar por se hospedar perto da Estação Dora. É uma das regiões de Turim que apresenta as melhores opções de preços, mas, bem verdade, fica a 40 minutos do centro histórico indo de metrô. Como pode-se notar, é mais longe, mas você vai economizar bastante com o hotel.
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Visitar o Santo Sudário em Turim? Turim sempre foi uma cidade com uma atmosfera mística que você pode respirar a qualquer momento, mesmo, ou especialmente, nos momentos da exposição do Sudário, o linho sagrado que envolveu o corpo de Cristo, mantido na catedral renascentista de San Giovanni. Se acontecer de você estar na elegante cidade de Turim, uma parada quase obrigatória para visitar é este importante símbolo do cristianismo.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Chegarei a Civitavecchia no dia 17/05 próximo, chegada prevista para 7h00 e partida 19h00. Como já estive algumas vezes em Roma, estou pensando em conhecer Vila Adriana e Vila D’ Este. Já pesquisei passeios de um dia a esses locais, com saída de Roma, mas fico preocupada em não conseguir fazer no tempo disponível. Sei como chegar nesses locais por transporte público mas em vista das circunstâncias não sei se devo arriscar. Nenhum dos passeios propostos pelo navio me interessam. Você poderia orçar para mim o passeio, com saída e chegada em Civitavecchia? Iremos eu e minha filha. Obrigada
REspondi por email:) Abraços, Ana