Qual é o melhor período para visitar as Dolomitas?

Uma das belezas naturais mais lindas da Itália, as Dolomitas se apresentam aos turistas de forma impecável durante todo o ano! Mas qual é o melhor período para visitar as Dolomitas?

0 232

Qual é o melhor período para visitar as Dolomitas?

As Dolomitas possui seu território dividido em três regiões italianas: Trentino Alto Adige, Veneto e Friuli Venezia Giulia; seja qual for a região escolhida para explorar esse lugar tão especial, muitos me perguntam: posso ir para as Dolomitas em qualquer estação do ano? E é isso que vou te contar neste post! Vamos lá? Qual é o melhor período para visitar as Dolomitas?  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Antes de começarmos este post, te convido a ler este outro post: Conhecer as Dolomitas. As Dolomitas estão em uma área bem extensa da Itália, e é bom conhecer, pelo menos um pouco, quais são essas áreas antes de organizar sua viagem; dessa maneira você pode escolher o seu destino de acordo com sua necessidade, O.K.?! Leia também Onde dormir nas cidades das Dolomitas?

Bom, mas o que são as Dolomitas?

As Dolomitas são uma cordilheira formada pelos Alpes orientais, e fazem parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Dividida em três regiões (Trentino Alto Adige, Veneto e Friuli Venezia Giulia), as Dolomitas estendem-se por cinco províncias, que são Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone.

A cordilheira apresenta nada mais, nada menos do que dezoito picos que se elevam acima dos 3.000 metros de altura acima do nível do mar: não preciso nem dizer que todos os lugares são incríveis por ali, não é mesmo? As montanhas cobrem uma área de mais de 90 km, de norte a sul, e 100 km de leste a oeste. Em meio às montanhas você encontra rios, vales, lagos e passagens. Os rios mais importantes da região são: o Isarco e o Adige, a oeste; o Rienza, no norte; o Piave, a leste; e o Avisio e o Cordevole, que fluem de norte a sul pelas Dolomitas. Conheça com nossos parceiros uma excursão em Grupo a partir de Veneza! Clique Aqui para saber mais!!!

Curiosidades:

  • As Dolomitas são divididas por grupos e a oeste do Adige fica o grupo Brenta, em forma oval, e é o único que permanece um pouco separado do resto das Dolomitas.
  • As Dolomitas também são muito famosas pelo chamado ‘Turismo Bianco’, o famoso turismo de neve, apreciado, principalmente, pelos amantes do esqui e dos esportes de inverno. Mas engana-se quem pensa que a cordilheira pode ser visitada somente no inverno! Com o passar das estações, as montanhas ‘mudam de cor’ e se apresentam, durante todo o ano, de maneira esplêndida, mágica e poética. Evidente que, por conta de sua posição geográfica, nos pontos mais altos, você ainda encontrará resquícios de neve e isso torna a paisagem ainda mais interessante!
  • Qual é o ponto mais alto das Dolomitas? A chamada Rainha das Dolomitas: Marmolada! Possui magníficos 3.348 metros de altura!

Vamos saber qual é o melhor período para visitar as Dolomitas?

Para te ajudar a escolher o melhor período para sua viagem, vamos fazer uma breve análise do clima nas Dolomitas durante o ano. O clima predominante das Dolomitas é, evidente, alpino. O que isso significa? Que é caracterizado por temperaturas invernais geladas, com a queda de temperatura conforme se aumenta a altitude. Clique aqui para saber mais sobre o Clima na Itália!

O Período das Chuvas é durante o Verão…

O período das chuvas é durante o verão (entre Junho e Agosto – o que não significa que não chova em outros períodos do ano; sim, as chuvas são mais raras em outros períodos, mas acontecem! Chove por lá todos os meses, mais ou menos, depende do clima.). Como estamos falando de montanhas, o clima pode mudar repentinamente durante o verão; de meados de junho ao início de agosto, o clima durante o dia é quente e, pasmem, as temperaturas podem bater a casa dos 30°C; já à noite, sentimos o clima refrescar, e a temperatura pode ir até os 10 graus sem nenhuma cerimônia! Média de temperatura durante o verão: 29°C durante o dia; 13°C durante a noite.

Bom saber…

  • De meados de julho a meados de agosto, podem acontecer violentas tempestades durante a tarde, ou seja, no meio de um dia com temperaturas por volta dos 30°C e com um sol esplêndido brilhando imponente, de uma hora para a outra o tempo simplesmente ‘muda de ideia’ e você se encontra diante de um céu cinza, rabugento, com ventos frios e temperaturas que despencam para perto dos 15 graus! Se você pretende sair para fazer trekking, caminhadas ou andar de bicicleta: VERIFIQUE A PREVISÃO DO TEMPO ANTES DE PARTIR DO HOTEL, O.K.!?!
  • Saiba mais sobre o verão nas Dolomitas aqui!

De Setembro a Outubro (outono)…

De setembro a outubro (outono), e às vezes até novembro, o tempo tende a ser mais claro, com noites bem frescas (algumas vezes frias) e grande chance de neve nos picos mais altos. É nesse período que você vê as árvores da região, com suas folhas largas e elegantes, ‘mudarem de cor’; os bosques se tingem de cores fascinantes que mesclam dourado, marrom, amarelo e tons terrosos! Média de temperatura durante o outono: 15°C durante o dia; 4°C durante a noite.

Durante o Inverno…

Durante o inverno, os belos dias de sol representam 80% do período no total.  O mau tempo geralmente vem do sul e sudoeste e, quando aparece, surge acompanhado de ventos gelados, o que, muitas vezes, pode fechar estações de esqui por questões de segurança (lembre-se de que estamos nos pontos mais altos da Itália, então venta, e venta MUITO!); em compensação, quando o vento passa, o tempo fica limpo e o sol volta a reinar.

No alto inverno, de dezembro a março…

No alto inverno, de dezembro a março, é possível, de fato, entender por que as Dolomitas dominam o cenário do Turismo Bianco na Itália: forma-se nas montanhas um esplêndido manto branco de neve que, novamente, muda totalmente a paisagem. Sim!

Neste período as temperaturas, tanto durante o dia quanto durante a noite, caem abaixo de zero! Mas, como já citamos anteriormente, nosso Astro Rei, brilha em 8, de 10 dias na região! Vale citar que, o sol de inverno, quando encontra com a neve branquinha como algodão, nos oferece uma paisagem que parece ter sido tirada de um filme de conto de fadas! É lindo demais, pessoal! Durante o inverno, para quem AMA esportes de inverno, pode se considerar no paraíso: as Dolomitas vão te encantar! Média de temperatura durante o inverno: 6°C durante o dia; -5°C durante a noite.

Dica

  • Em dias de sol, utilize óculos de sol tanto para esquiar quanto para brincar na neve, de preferência os espelhados, pois o reflexo do sol na neve pode incomodar os olhos mais sensíveis!

Na Primavera…

Finalmente chegamos à primavera, que retorna com força total e nos apresenta um clima mais ameno, dias mais longos, chuvas e cores que irão te impressionar! A primavera ‘limpa’ o ar e traz de volta o verde da natureza abundante que circunda toda a área das Dolomitas. As cores das flores também atraem nossos olhos e tudo, aos poucos, renasce! É um dos momentos mais bonitos para visitar as Dolomitas, tenha certeza! Média de temperatura durante o verão: 18°C durante o dia; 3°C durante a noite.

Dolomitas mês a mês…

Abaixo apenas uma referência do clima nas Dolomitas mês a mês; IMPORTANTE LEMBRAR de que as médias podem sofrer alteração sem aviso prévio por parte de São Pedro hehehe, portanto, reforço: SEMPRE verifique a previsão do tempo antes de sair do hotel para o seu passeio, O.K.?!

Importante Saber…

  • Se, por acaso, for emitido aviso de atenção – especialmente durante o inverno – siga as orientações passada pela equipe (ou do hotel ou da pista de esqui) e respeite a decisão e imposições! Tudo é feito por questão de segurança e, por favor, não insista.

JANEIRO

A temperatura média máxima do mês é de 11°C, e a mínima 2°C graus. Em termos de chuva, em janeiro chove 11 dias com total acumulado de 75 mm e 19 dias sem chuvas.

FEVEREIRO

A temperatura média máxima em fevereiro é de 14°C, enquanto a temperatura média mínima fica por volta dos 4°C. Fevereiro apresenta cerca de 12 dias de chuva com acumulado total de precipitação na casa dos 77 mm. O sol aparece por quase 15 dias.

MARÇO

A temperatura média máxima é de 18°C e a média mínima de 8°C. Com quase 14 dias de chuvas, acumula um total de 72 mm no período e, por 17 dias não chove nas Dolomitas em março.

ABRIL

Temperaturas médias máximas sempre na casa dos 23°C; quando falamos de médias das mínimas, chegamos a 12°C. Abril apresenta 13 dias de chuva com um total de 80 mm e 17 dias sem chuvas.

MAIO

Temperaturas médias máximas 28°C; mínimas com média de 16°C graus. Em maio as Dolomitas apresentam 14 dias de chuva, com 63 mm no total e são 17 dias sem chuvas

JUNHO

Chegamos à média de 32°C de máxima e 20°C de média com temperatura mínima, em termos de chuvas: são 17 dias de chuva com acumulado de 65 mm e 13 dias no mês sem chuvas.

JULHO

Temperaturas médias máximas são de 33°C; a média mínima fica na casa dos 22°C. É um dos meses mais chuvosos, com 22 dias de chuva e um acumulado de 68 mm. Nos outros 11 dias, não há chuvas.

AGOSTO

As temperaturas médias máximas chegam aos 32°C e a média mínima fica na casa dos 22°C. Também é um mês chuvoso: 19 dias de chuva com média de 75mm; os outros 12 dias não apresentam precipitações.

SETEMBRO

As médias começam a declinar: média de máxima é de 24°C e a média mínima chega a 12°C. As chuvas começam a diminuir e chove por 14 dias, com acumulados de 65mm. Em setembro, em média não chove por 16 dias.

OUTUBRO

As médias das temperaturas começam a cair, chegando a média máxima de 24°C e média mínima de 12°C. Em relação às chuvas, o tempo começa a ficar mais seco: chove, em média, 44 mm – 9 dias – e nos outros 22 o sol brilha esplendoroso.

NOVEMBRO

Em novembro as temperaturas já caíram bem: a média máxima total é de 17°C enquanto a média mínima chega aos 7°C! Quando falamos de chuvas, novembro apresenta cerca de 9 dias chuvosos e outros 21 secos. Média de chuva acumulada por volta dos 60 mm.

DEZEMBRO

Fechamos o ano com média máxima de temperaturas na casa do 13°C e média mínima de 3°C!  Chove cerca de 93 mm (acumulados) por 13 dias para de chover por quase 17!

E a neve? Quando? Qual quantidade? Quero neve, neve, neve!

Se você é parte da turma que AMA a neve, cá estão as informações: a neve cai com mais força nas Dolomitas entre o final de outubro e final de março. Os acumulados variam entre 50 mm e 450 mm (!!), nos meses mais frios (alguns anos mais, outros menos!)! O recorde de neve registrado nas Dolomitas foi de 14 METROS, em 2004, em San Giorgio. É MUITA, MUITA, MUITA neve!

Pessoal, importante que vocês saibam o seguinte:

Durante o inverno, pode ser que a neve bloqueie algumas estradas, que levam e trazem de algumas localidades das Dolomitas. Ninguém vem e ninguém vai, então: tenha MUITA paciência, O.K.?! Se você for dirigir na neve: CUIDADOS E ATENÇÃO REDOBRADOS, principalmente se você não tiver experiência! Te convido a ler este post: Como dirigir na neve?

Dicas de Ouro


Assista esse vídeo e saiba: Vale a pena visitar as Dolomitas na primavera? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Qual é o melhor período para visitar as Dolomitas? Como pudemos notar, você pode visitar as Dolomitas durante o ano todo e, durante o ano todo, você terá coisas deliciosas para fazer por lá! Se não gosta de temperaturas muito baixas, vá para lá durante o verão ou na primavera; se prefere o frio para ter uma desculpa para se acabar no chocolate quente, inverno ou outono foram feitos para você para visitar esse lugar incrível chamado Dolomitas!

Está inseguro para viajar?

E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!