Como dirigir com neve na Itália?
O inverno italiano, em algumas regiões, pode ser bem rigoroso e vir acompanhado de chuva, neve e o combo completo (risos) principalmente em áreas montanhosas, como nos Apeninos (montanhas), onde fica a maioria das Estações de Esqui. Chegar até lá nem sempre é tão simples porque as estradas ficam todas cobertas de neve o que pode assustar alguns “motoristas de primeira viagem”, mas há algumas dicas e cuidados que podem ajudar a tornar sua experiência única. Vamos saber hoje como dirigir com neve na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
Quando falamos sobre dirigir na neve, muitas pessoas pensam que é uma missão impossível! Claro que requer muito mais atenção e cautela, porém não é algo que deve nos assustar. Atualmente os veículos são muito bem equipados e apresentam diversos itens de segurança, inclusive para quem vai dirigir na neve. Leia também: Onde ver neve perto das principais cidades italianas?
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) Como dirigir com neve na Itália? PNEUS PARA NEVE x CORRENTES
Vamos saber agora a diferença entre os pneus para neve e os com correntes. Se você for dirigir fique bem atento a esse item e entenda bem sobre o assunto antes de alugar o carro.
Saiba a diferença entre pneus para Neve e os com Correntes
- A diferença entre eles é que os pneus para neve tem maior aderência, inclusive no asfalto molhado, o que facilita quando a neve está fresca;
- As correntes são utilizadas quando a neve já congelou e o pneu não consegue aderir adequadamente, colocando em risco a segurança dos passageiros e é para ser usada SOMENTE em terrenos com grandes quantidades de neve.
- NÃO UTILIZE CORRENTE SEM NECESSIDADE! Pode ser extremamente perigoso, principalmente se não for instalada adequadamente. Na dúvida peça ajuda nos postos de gasolina: por conhecerem a região eles podem te orientar em relação a qual é a melhor opção, O.K.?
- Como chamam em italiano o Pneu de inverno? É gomma invernale. E corrente para a neve? É catena di neve.
- Quando for alugar um carro no inverno solicite um carro com tração! Em alguns trechos de montanha íngreme um carro sem tração sofre pra subir, o que pode ser perigoso, já com um carro com tração você não correrá tantos riscos.
Importante Saber
- Outro item importante é o líquido especial que limpa o para-brisas. Pergunte para o atendente se o carro já está com esse líquido. Caso não esteja, peça ao atendente para colocar o líquido especial no compartimento de água do para-brisas, assim evita que o gelo congele no vidro, ou seja, ajuda MUITO a não criar aquela camada de gelo que é bem chatinha de tirar.
- No inverno, quando você vai alugar um carro na Itália, preste atenção nesses dois itens: se o carro está equipado com pneu para neve e se ele tem correntes no porta mala.
Dica
- Como reconheço um pneu para neve? Super simples, aproxime-se do pneu e verifique seus vincos: eles são maiores dos que aqueles nos pneus comuns e apresenta pequenas “garrinhas” onde o pneu não tem vincos, quase imperceptíveis, mas se você passar os dedos com delicadeza, você vai sentir “pinicar”, alguns deles possuem “pregos” visíveis, que também indicam que aquele pneu é adequado para dias de neve. Do lado do pneu, geralmente, há um floco de neve, indicando que aquele pneu é invernal.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
- Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Dica de Ouro: Quais são os melhores carros para montanha?
- Segundo o omobile.it, entre os melhores carros de montanha estão: Alfa Romeo Stelvio, Mercedes G-Class, Audi A4 Allroad, Fiat Panda Cross e Land Rover Defender.
2) Como dirigir com neve na Itália? SAIBA COMO FREAR NA NEVE…
Com muita, muita, muita, MUITA delicadeza! Por mais que o carro tenha tração e esteja adequadamente preparado para a neve, essa “preciosidade fofinha e branca” pode ser bem traiçoeira. O ideal é dirigir com uma distância ENORME do carro da frente, deixe um espaço onde caberiam 3 ou 4 carros. Lembre-se que na neve nem sempre o freio “segura” o carro, o que pode fazê-lo derrapar e girar na pista.
Importante Saber
- Se você perder o controle do carro tire o pé do acelerador e vire a direção toda para o lado oposto daquele que o carro estiver girando;
- Não pise com força total no freio, pois as rodas podem travar e fazer o carro capotar;
- Coloque o carro em ponto morto (REZE!) e pise no freio BEM devagar!
3) Como dirigir com neve na Itália? RETIRANDO A NEVE DO CARRO!
Retire a neve do carro antes de viajar! No mercado há diversos tipos de pás para tirar a neve acumulada no carro, mas por onde começar? Pelo para-brisas dianteiro, retire o excesso de neve e, com auxílio de uma escovinha, retire toda a neve acumulada nos faróis, janelas laterais, para-brisa traseiro e faróis de freio. Quando entrar no carro ligue os desembaçadores para os vidros não embaçarem.
Importante Saber
- Mantenha sempre uma pá no porta malas; em alguns lugares a neve pode ser densa ou cair em abundância, o que pode cobrir parte do pneu. Para não ser pego de surpresa, tenha sempre a pá para te auxiliar caso você precise se livrar da neve acumulada próxima aos pneus.
4) Como dirigir com neve na Itália? VELOCIDADE PARA DIRIGIR NA NEVE
Velocidade para dirigir na neve. Devagar! BEM devagar! Não tenha pressa e não faça ultrapassagens. Se o amiguinho da frente está indo “devagar, quase parando”, há um motivo para isso! É comum as concessionárias informarem, através de placas, as condições das estradas e não é difícil encontrar um comboio em trechos mais críticos, portanto segura a vontade de “brincar de Ayrton Senna” e vai “piano, piano” (devagar, devagarinho), O.K.? Em alguns trechos você não vai ultrapassar os 10 Km/h! Leia também: Como é o clima na Itália?
Dica
- Mantenha a marcha baixa, assim você evita o uso do freio constantemente e não corre riscos de derrapagem.
5) Como dirigir com neve na Itália? COM ESTRADAS ABERTAS, FECHADAS, COM ALERTA…
Como dirigir no inverno com estradas: fechadas, abertas, com alerta, e etc? O serviço de informações das estradas é atualizado constantemente durante o inverno (principalmente quando está nevando) e os avisos são sempre muito precisos! Caso haja informação de estrada fechada, não tente “encontrar alternativa”, pois geralmente eles fecham as estradas principais e seus principais acessos, ou seja, as “alternativas”.
Alerta para fechamento de estrada
Se foi emitido um alerta para fechamento de alguma estrada é porque, realmente, as condições são adversas e podem apresentar perigos aos motoristas. É RARO encontrar alguma estrada fechada, afinal há a disposição itens de segurança que permitem dirigir na neve, mas pode acontecer. No site das Autostradas, é possível saber, em tempo real, quais as condições de todas elas, se há trânsito, se está fechada, etc. Na dúvida, pergunte na recepção do seu hotel como está a situação. Leia também sobre Placas de Sinalização.
Importante Saber
- Sempre se informe ANTES de sair para o seu destino! Veja com a Recepção do Hotel, ou pelas mídias, ou até mesmo com o pessoal local. Nunca se arrisque a uma aventura sem ter todas as informações importante e necessárias para sua SEGURANÇA;
- Vira e mexe as estradas são FECHADAS por questões de segurança. Em algumas há riscos de desmoronamento, quedas de árvores por causa do peso da neve na copa delas, etc, etc, etc; ou seja: ninguém entra e ninguém sai!
ATENÇÃO – PARTE 1!
Dicas e Conselhos Importantes de como dirigir com neve na Itália:
- Esteja sempre com a bateria do celular bem carregada, leve bateria extra e tenha sempre os principais números de emergência (bombeiros, polícia e ambulância) salvos no celular e anotados em um papel.
- Leve sempre, além da pá no porta mala, o raspador de gelo, água, algum tipo de alimento e cobertores no carro. Pode acontecer de você ser pego de surpresa durante o trajeto e encontrar estradas fechadas e quando isso ocorre, sabe Deus que horas a estrada será liberada! Esteja preparado e bem alimentado. Leve um lanche no carro e água.
- Mantenha o tanque de gasolina CHEIO! Pense que, pode haver desvio na estrada e isso pode acabar aumentando sua rota programada.
- Faróis SEMPRE acessos!
- É muito comum ver grandes veículos que jogam sal pela estrada para diminuir a neve! Não os ultrapasse, pois se ele está na estrada é porque há muita neve e gelo acumulados, tenha paciência!
Importante Saber
- Caso as condições não estejam tão boas ou você estiver inseguro em relação a pegar a estrada com neve: NÃO INSISTA! Segurança SEMPRE em primeiro lugar é melhor não arriscar! (Ninguém vai te ‘julgar’ por não saber dirigir na neve, MUITOS daqueles que estão acostumados também optam por não sair de casa quando a neve cai de forma mais pesada, é mais normal do que se imagina, ok?!)
- Cuidado para estacionar! Estacione de modo visível para os outros motoristas, nunca pare em local proibido e memorize onde está o carro, pois uma “nevicata” durante a noite pode cobrir seu carro COMPLETAMENTE!
ATENÇÃO – PARTE 2!
- SEMPRE dê uma olhada no mapa antes de pegar a estrada. Conheça as principais saídas e locais de parada como postos de gasolina ou centros de serviços e fique atento sempre as Placas de Sinalização.
- Utilize SEMPRE roupas adequadas para o inverno. Pense que, em caso de emergência, você precisará se manter aquecido, ou seja: esqueça roupas “leves” como jeans e roupas que não sejam impermeáveis.
- Tenha sempre a mão fluido anti congelante para combustível. Leve no porta mala, nunca se sabe!
- Se você atolar na neve, não entre em pânico. Abra a janela para ventilar e não deixe nenhum passageiro DORMIR! Tente utilizar a pá para tirar a neve acumulada do pneu e, caso não consiga, chame socorro. SINALIZE SEMPRE SE ESTIVER ATOLADO PARA EVITAR ACIDENTES.
- Cuidado quando estiver MUITO frio e chuviscando. É uma combinação super perigosa, pois esse clima cria uma fina camada de gelo no asfalto o que aumenta a falta de aderência dos pneus.
Importante Saber
- Evite a neve “escura”, com lama. A cor marrom clara, indica que a neve ali já derreteu e ela fica MUITO escorregadia. É muito comum encontrá-las nos acostamentos.
- Como já dissemos, faça movimentos muitos delicados! Tudo fica mais lento na neve ou no gelo: a aceleração e a frenagem, então tome cuidado sempre, tá?!
- APRENDA a instalar as correntes! Como? Há diversos vídeos no YouTube que te ensinam de forma bem fácil. Caso queira ter uma ideia, CLIQUE NESSE LINK e lembre-se que há diversas formas de correntes, mas quase todas são bem simples de se instalar.
- Nunca, jamais, em hipótese alguma consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir e nem utilize o celular enquanto dirige!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba quais são as placas de sinalização de trânsito na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como dirigir com neve na Itália? Dirigir na neve requer alguns cuidados, mas seguindo nossas dicas, você não terá nenhum grande problema.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Boa tarde! Vou para a Itália no final de março e parte do meu roteiro é pela região das Dolomitas. Onde posso descobrir se o uso de pneus de neve nessa região e nessa época é obrigatório? Não gostaria de ter um gasto (alto) desnecessário alugando o carro com esse pneu…
Renan vc vai encontrar ainda nesse nesse periodo nas Dolomitas, de qualquer forma pode verificar com o teu hotel ou diretamente na concessionaria se serà necessario.. grande abraço, Ana