Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige?

Norte da Itália: Bolzano, um pouco da Áustria na Itália! Porta de entrada para as Dolomitas, Bolzano vai além do que podemos imaginar em termos de cultura, beleza e atrações turísticas.

0 130

Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige?

Bolzano é a capital da região Trentino-Alto Adige. Apesar de Mussolini ter tentado deixa-la ‘o mais italiana possível’ na época do fascismo, as influencias alemãs e austríacas foram mais fortes e, até hoje, a cidade é considerada um pedaço da Áustria na Itália. Também chamada de Bolzan ou Bozen, é um território cheio de belezas naturais principalmente por apresentar diversos ângulos das Dolomitas, cadeia montanhosa muito procurada no inverno.  A montanha Il Catinaccio chama atenção no centro da cidade e só encanta ainda mais seus visitantes. Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco mais sobre Bolzano

Dizem que o nome Bolzano deriva do antigo povo celta que ‘fundou’ a cidade, chamado de Bautius (ou Baudius) do qual derivou de Braedium Bautianum ou Baudianum, que significa ‘fazenda de Bautius / Baudius’; depois se tornou Bauzanum e, mais tarde, em italiano, foi chamada de Bolzano; em alemão Bozen e em ladino Bulsan ou Balsan.

Outra hipótese diz que o nome deriva de Castellum Balteanum ou ‘acampamento em terra pantanosa’, do indo-europeu balt (a mesma raiz da qual a palavra Báltico vem); fato é: Bolzano é uma pequena joia! Na cidade a língua oficial é o alemão, uma vez que a região já pertenceu a Áustria, mas a maior parte também fala italiano. No fim do ano a cidade ganha um perfume especial e tons vermelhos e verdes, vindo dos encantadores mercadinhos de Natal. Que tal uma Excursão a Pé na Cidade Velha e no Castelo Roncolo? Clique aqui para saber mais!

1) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE A PIAZZA WALTHER

É uma cidade que parece ter saído de um livro de conto de fadas e sua Praça Principal é o centro nervoso para turistas e moradores. A Piazza Walther reúne diversão, excelentes bares e restaurantes e animação, tanto no verão quanto no inverno. A Praça foi construída no século XIX e foi dedicada a Walther von der Vogelweide, poeta e sátiro. Ali fica uma estátua do poeta e que ganha destaque no centro da praça.

Com a igreja e as montanhas ao fundo, o monumento é um ponto maravilhoso para tirar belíssimas fotos. Durante a era fascista em 1935, a escultura foi removida, mas restabelecida após a Segunda Guerra Mundial. Por ali, aproveite para se perder nas charmosas ruas adjacentes. O local é ideal para encontrar lembrancinhas e visitar os mercadinhos cheios de agradáveis surpresas. Que tal uma Excursão com raquetes de neve nas dolomitas: excursão privada perto de Bolzano, clique aqui para saber mais!

2) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE A CATEDRAL

Na mesma Praça fica a impressionante Catedral (Duomo) erguida no século XIII com sua combinação impecável e impressionante de duas arquiteturas: românica e gótica. A sua fachada de pedras amarelas e vermelhas, apresenta gárgulas e é coroada com um enorme campanário. No espaçoso interior da igreja, há três naves. Contam que a primeira igreja da cidade foi erguida aqui no fim do século XII, e ganhou sua versão gótica no século XIV. A torre do sino foi incluída no século XVI e foi criada pelo escultor Hans Lutz von Schussenried.

Impossível não notar os belos pilares e ornamentos. Outro atrativo são os afrescos que representam imagens bíblicas. A pintura da Nossa Senhora é impressionante! O teto, em forma de abobada, parece se mesclar com o púlpito, com painéis nos pedestais decorados com querubins e diversos ornamentos. No museu que fica abrigado na Catedral, é possível ver peças medievais e barrocas. Muitas delas em ouro, prata, além de vestimentas e bíblias luxuosas do período do Renascimento. O museu também conta um pouco da história da cidade e explica a importância da igreja para a região. A Catedral abre de segunda a sábado, o museu de terça a sábado.

3) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE O MUSEU ARGE KUNST E A IGREJA DOMINICANA

Por ali ficam também o Museu Arge Kunst e a Igreja Dominicana. Na Igreja é possível observar alguns afrescos; os claustros adjacentes são restos de um monastério medieval e a igreja, do século XIII, mescla o gótico com o estilo barroco, que foi adicionado séculos depois.

4) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE A PIAZZA DOMENICANI

Dali você chega até a Piazza Domenicani (Praça Dominicana), uma tranquila praça ao lado da igreja. A fachada é simples, mas encantadora. A igreja e os claustros são conhecidos por sua coleção de pinturas religiosas. Entre os destaques está a Capela de São Giovanni (São João), que contém um ciclo de afrescos da escola de Giotto. A igreja fica aberta todos os dias e os claustros de segunda a sábado. A entrada é gratuita, mas leve algumas moedas para acender as luzes no interior da Igreja.

5) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE O MONUMENTO DA VITÓRIA

Imperdível também é o Monumento da Vitória, encomendado pelo ditador totalitário Benito Mussolini. É onde ficam abrigadas diversas exposições que contam a história da cidade quando ela foi oprimida por ser mais alemã do que italiana, é um importante marco da história do país.   O monumento foi inaugurado em 1928 e há um arco permanece dividindo os grupos alemão e italiano na região. Por anos ele foi isolado e só foi reaberto ao publico em 2014.

O monumento é feito de mármore Zandobbio de Bergamo e apresenta, em latim, uma inscrição na fachada, que significa: ‘Aqui, na divisa da pátria, há um marco. A partir desse ponto, educamos os outros com idioma, leis e cultura’, além de um entalhe de um anjo flutuando. Uma vez ali não deixe de fazer um passeio pelo museu BZ ‘18-’45 dentro do monumento. A exposição documenta toda a tentativa de ‘italianização’ da região e toda a tensão criada por ideologias políticas opostas e de diferentes idiomas.

Piazza della Vittoria (Praça da Vitória)

Relaxe no gramado da Piazza della Vittoria (Praça da Vitória) que, apesar da tentativa da câmara municipal de mudar seu nome para Praça da Paz, após um plebiscito, os moradores votaram a favor de manter seu nome controverso. Aqui também tem um charmoso mercadinho aos sábados, merece uma visita!

6) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE A PIAZZA DELLE ERBE

Também merece uma visita a Piazza delle Erbe, que foi criada no século XIII. Ali é possível encontrar frutas, legumes, queijos, pães, doces e produtos locais como o Speck, um tipo de presunto alemão, salgado e defumado, delicioso! É possível ver também uma belíssima fonte que conta com uma estátua imponente de Netuno.

7) Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? VISITE O MUSEU ARQUEOLÓGICO

Outro ponto turístico importante é o famoso Museu Arqueológico. O Museo Archeologico dell’Alto Adige é quase totalmente dedicado a Ötzi, o homem de gelo que é uma das múmias mais antigas do mundo. O corpo de Ötzi foi descoberto em 1991, nos Alpes Italianos, e tem mais de 5 mil anos! Os acessórios encontrados junto ao corpo, como roupas e armas, também fazem parte da exposição que encanta os ávidos por história!

As Atrações do Museu

No piso térreo é mostrada a repercussão da descoberta pela imprensa; já no primeiro andar, é possível ver os pertences dele como calças de pele de cabra, chapéu de pele de urso, sapatos de camurça, uma tanga de couro, uma adaga, flechas e um machadinho de cobre, tudo da Era do Cobre. Depois de uma breve caminhada, você ficará frente a frente com Ötzi. Ele está ‘conservado’ em uma câmara fria onde a temperatura é de -6°C. As condições são parecidas com as da geleira na qual ele foi encontrado.

O que é Ötzi?

Ötzi é uma múmia natural que não foi passou por nenhum processo artificial, como, por exemplo, os usados para preservar as múmias egípcias. No segundo andar há exposição sobre os estudos e pesquisas feitas sobre Ötzi, além de contar um pouco sobre como ele viveu, quais as possíveis causas de sua morte e doenças que ele pode ter contraído durante a vida. É muito interessante! No último andar há algumas exposições que, de tempos em tempos, mudam.

Informações Úteis sobre o Museu

O Museu fica fechado às segundas, exceto em feriados e em julho, agosto e dezembro fica aberto todos os dias (geralmente das 10h00 às 18h00). Há descontos para idosos, portadores de deficiência, crianças e estudantes. Crianças menores de 6 anos não pagam. O ingresso custa 10 euros.

Faça um dos passeios mais lindos de Bolzano: a Funivia del Renon

Agora vamos falar sobre um dos passeios MAIS LINDOS de Bolzano: a Funivia del Renon, que leva até a parte mais alemã de Bolzano: Soprabolzano e Oberbozen.

Informações Úteis

A passagem do teleférico custa 6,00 euros – só ida; e 10,00 euros – ida e volta. A subida demora cerca de 10 minutos e a paisagem parece mudar como mágica quanto mais avançamos! Atenção aos horários: La Funivia del Renon parte de Bolzano e da Soprabolzano a cada 4 minuti, até às 21h00, e depois a cada 12 minutos, até às 21h48. O último giro é às 22h45.

É disponível também o Ritten Card, que dá direito a passagem para Collalbo, onde ficam as Pirâmides da Terra (Ritten Erdpyramiden), que são formações rochosas cônicas, belíssimas. O valor varia de acordo com os dias de passeio e vai de 14 a 240 euros. Para maiores informações sugiro que acesse o site oficial do Ritten Card, clique aqui para saber mais.

Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige?
Mapa com as Atrações em Bolzano

Vamos conhecer a Rota do Vinho em Bolzano?

Em Bolzano há também a Rota do Vinho, que oferece degustações e passeios pelas melhores vinícolas da região. Os passeios são com hora marcada e, para maiores informações, você pode entrar no site oficial, clicando aqui, ou solicitar informação no próprio hotel. Outro passeio que pode ser interessante para quem gosta de caminhadas é a Rota dos Castelos. Leia também Quais são os tipos de vinhos italianos?

A Rota dos Castelos é feita por trilhas, portanto sugiro que seja uma visita guiada, principalmente para os mais afastados, para evitar se confundir nos caminhos e se perder. Para maiores informações você pode clicar aqui ou solicitar itinerários no seu hotel. O centro de informações turísticas em Bolzano fica na Piazza Walther, 8; Já o escritório de informações gerais, fica na Via Alto Adige, 60.

Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Como chegar a Bolzano?


1) Como chegar a Bolzano? DE TREM

Siga até Trento, de onde há trens diretos para Bolzano. A viagem demora cerca de 50 minutos.

Você sabia?

A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

2) Como chegar a Bolzano? DE CARRO

Bolzano fica a 300 km de Milão. Siga pela A4, até Verona, e de lá pegue a A22, que te levará até Trento. De Trento até Bolzano, siga pela A22 e, 60 km depois, você chega até Bolzano. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS.

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos Conhecer Bolzano em Trentino-Alto Adige? Esse pedacinho mágico de terra vai fazer você se apaixonar pela Itália, pela Áustria e pelas belíssimas Dolomitas! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!