O que ver em Bassano del Grappa em um dia?
Bassano del Grappa é a segunda cidade mais importante da província de Vicenza, no Vêneto. Está localizada na zona alta de Vicenza, no sopé dos pré-Alpes venezianos, e nasce nas margens do rio Brenta. Sendo uma cidade pequena é possível conhecê-la rapidamente e, hoje, nós vamos saber o que ver em Bassano del Grappa em um dia.
Este é um post muito especial escrito por nosso colega Luca Perissinotto , do Capturing The World. No final do post você encontrará todos os contatos dele, bem como os links de suas redes sociais! Mas afinal, o que ver em Bassano del Grappa em um dia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
Bassano del Grappa não é grande; é conhecida pela ponte sobre o Brenta, e por ser a terra natal da famosa bebida italiana Grappa Nardini, hoje difundida no mundo todo. Bassano del Grappa é perfeita para se conhecer em um dia e, hoje, você vai conhecer um pouco melhor essa cidade tão espetacular. E caso você queira mais informações sobre o Vêneto, você pode visitar este link (somente em italiano). Mas afinal, o que ver em um dia em Bassano del Grappa?
1) Visite a Ponte Alpini
Uma visita de um dia a Bassano del Grappa começa na ponte Alpini, que também é conhecida como Ponte Vecchio ou Ponte di Bassano. Essa ponte é dedicada à memória dos Alpini, um corpo militar de guerra que passaram por aqui para escalar o planalto dos 7 municípios de Asiago durante a Primeira Guerra Mundial. Foi dedicado a eles em 1928, e é um dos pontos mais visitados de Bassano.
A ponte é feita de madeira, e pintada de vermelha. Em 2019 foi declarada monumento nacional, mas foi reconstruída várias vezes, Essa ponte é o mais frequentado pelos visitantes, que a atravessam a pé.
2) Conheça o Museu Alpini
Do lado da ponte de Bassano fica a Taverna degli Alpini, e ali você encontra o Museo degli Alpini. Este museu abriga relíquias de guerra, e testemunhos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, e foi organizado graças a diversas doações e alguns achados no Monte Grappa e no planalto de Asiago. Para visitar o local é necessário realizar a reserva – você pode fazer isso clicando aqui!
A taberna Alpini tem uma bela vista do Brenta e para entrar no espírito Vêneto completo sugiro que prove um aperitivo típico local, conhecido como Meso e Meso Nardini. O Meso é um aperitivo composto por Rabarbaro Nardini, Rosso Nardini, Seltz, e uma raspa de limão. A alternativa, sempre em voga, é beber um Spritz.
Que tal um Aula de Macarrão e Tiramisu na casa de um local em Bassano del Grappa? Clique aqui para saber mais!
3) Visite uma destilaria Bassano
No lado oposto da Taverna fica a Grapperia Nardini, sede da Grappa Nardini, fundada em Bassano em 1779. Seu fundador, Bortolo Nardini, transformou a Osteria del Ponte em uma destilaria às margens do Brenta, e seguindo uma intuição engenhosa, o processo de crescimento da empresa começou a partir daqui para levá-la à fama mundial. Entre os convidados ilustres estavam Ernest Hemingway e a Rainha Elizabeth: a destilaria é bem abastecida e pode ser visitada com hora marcada onde é possível degustar vários tipos de grappa. Para fazer a reserva (ou tentar!), entre em contato com a empresa neste link!
Informações Úteis
- Como regra, a Grapperia Nardini está sempre esgotada, por isso pode ser útil saber que a destilaria Poli, localizada bem em frente, é uma opção alternativa ao passeio na Nardini. Dentro há uma loja de grappa com o museu Poli Grappa. Este último com 5 salas no seu interior onde se encontram as principais ferramentas para a produção da Grappa utilizadas no passado.
- A visita guiada com menu de degustação tem um custo de 3€ por pessoa, e o local funciona todos os dias, das 9h00 – 19h30. Para reservar sua experiência, clique aqui!
O que é grappa?
Grappa é uma aguardente de bagaço obtida a partir de uvas produzidas e vinificadas exclusivamente na Itália, embora haja também o mesmo destilado de bagaço produzido na Suíça de língua italiana que, também, é legitimamente rotulado, e comercializado como grappa. Tem um sabor forte, e é um dos aperitivos mais pedidos como digestivos após o jantar. A palavra “grappa” deriva do latim medieval “grappolus”, um termo que significava “cacho de uvas”.
Que tal uma experiência gastronômica em uma casa local em Bassano del Grappa? Clique aqui para saber mais!
4) Visite o Museu da Cerâmica
Bassano del Grappa é conhecida por sua cerâmica, e o Museu Giuseppe Roi está localizado no Palazzo Sturm, e para visitá-lo, sugiro que você compre o ingresso online – clicando aqui! O barão Giovanni Battista Sturm von Hirschfeld doou-o ao município de Bassano em 1943, e o local tornou-se o museu da cerâmica, abrigando algumas coleções de cerâmicas antigas.
O Palazzo Sturm também abriga outro museu:
O Remondini Press Museum, que é dedicado à tipografia e calcografia dos Remondinis, uma família Bassanese de empresários gráficos. Distinguiram-se pelas suas gravuras e modelos iconográficos que ajudaram a vender por todo o mundo. Fora do palácio está a enorme escultura de aço de um rinoceronte, uma obra de arte do artista Li-Jen Shih. O artista chinês cria estátuas com tema de rinoceronte e trabalha há mais de 40 anos. Do Palazzo Sturm você pode ter uma bela vista da ponte Alpini.
5) Visite o centro histórico de Bassano del Grappa
A visita de um dia a Bassano del Grappa continua pelo belo centro histórico da cidade. Há muitas praças para ver: as duas principais são a Piazza della Libertà e a Piazza Garibaldi.
Na Piazza Garibaldi está a Torre Cívica ou a chamada também Torre do Relógio; com 43 metros de altura, provavelmente era utilizada como ponto de observação dos arredores. Também aqui está um dos museus mais importantes, que é o Museu Cívico, que abriga obras de Jacopo da Ponte, conhecido como Bassano, e Canova.
A Piazza della Libertà é conhecida pela presença de duas colunas: uma com o leão de San Marco e outra com San Bassiano, padroeiro da cidade. Outra praça importante é a Piazza delle Erbe, também chamada de a Piazza della Fontana. Durante séculos foi sede do mercado da cidade, e é um charme! No centro está a Fonte Bonaguro que é um presente do prefeito Bonaguro, o primeiro a trazer água para a cidade. Na praça central do Monte Vecchio fica o Palazzo del monte di Pietà e a casa de Corno Bonato que ostenta afrescos de Jacopo da Ponte, conhecido como Bassano.
6) Conheça a Catedral de Bassano del Grappa
Para fechar a lista do que ver em Bassano del Grappa em um dia, recomendo uma parada na Catedral de Bassano del Grappa, cujo nome é Catedral de Santa Maria Assunta in Colle. Foi construída no antigo Pieve di Bassano, e ainda há vestígios dele que podem ser encontrados em documentos já em 998. O edifício foi ampliado em 1200, e em 1700, a antiga igreja tornou-se uma cripta, onde foi construída a atual Catedral.
A característica única da Catedral é que ela não possui uma fachada externa real, mas uma parede lisa interrompida apenas por três portas de entrada. A planta é retangular de nave única, e em seu interior há um altar-mor com outros oito altares completos com retábulos. Algumas obras são atribuídas a Giovanni Battista Volpato.
7) Visita aos arredores de Bassano del Grappa
Se ainda tiver algum tempo disponível ou tiver alguns dias para passar no Vêneto, há outras belas cidades que recomendo que visite: Asolo, Cison di Valmarino, Castelfranco Veneto, Cittadella, Montagnana e Arquà Petrarca. São todas pequenas aldeias que podem ser visitadas num dia e, de verdade, vale mesmo a pena.
A equipe do Viajando Para Itália gostaria de agradecer a colaboração do Luca, do site Capturing the World Blog.
Os contatos de Luca são os seguintes:
- www.facebook.com/CapturingTheWorldBlog/
- twitter.com/LucaPery
- www.linkedin.com/in/luca-perissinotto-5137ba1a/
- www.instagram.com/lucapery82/
- www.tiktok.com/@lucapery82
Luca, grazie mille per la generosità!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que ver em Bassano del Grappa em um dia? Conhecer a charmosa Bassano del Grappa vai te encantar, pode ter certeza!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!