O que fazer se eu perder meu cartão de crédito na Itália?

Vocês pediram, nós fizemos: um post especial sobre o que fazer caso você perca seu cartão de crédito na Itália. Vamos lá?

0 657

O que fazer se eu perder meu cartão de crédito na Itália?

Hoje vamos falar de um assunto que sempre gera muitas dúvidas: estou na Itália e perdi meu cartão de crédito, o que eu faço? Em primeiro lugar, sem pânico. Em segundo: vamos saber AGORA o que fazer se eu perder meu cartão de crédito na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Imagine o seguinte cenário: você está na Itália, passeando, coloca a mão no bolso e percebe que sua carteira não está ali; você passa a mão pelos outros bolsos pensando que, talvez, possa ter colocado sua carteira em um bolso que você, normalmente, não usa: e nada! Refaz o caminho todo que você percorreu para chegar até onde está e não encontra sua carteira! Volta para o hotel, revira tudo e mais um pouco e não encontra a abençoada carteira: você perdeu sua carteira e, nela, estava seu cartão de crédito! O que fazer? Pois bem, parece um cenário de filme de terror e, com certeza, lendo isso, teu coração já disparou, não é?!? Mas, antes de tudo, por mais difícil que seja: mantenha a calma. Verifique todos os seus pertences antes de tomar alguma atitude. Leia também: O que fazer ANTES de viajar para Itália? e Como organizar uma viagem para Itália?.

O que é importante fazer ANTES de sua viagem quando falamos de cartão de crédito?

É importante que você anote TODOS os dados do seu cartão em um papel e o mantenha em um local seguro (vale a pena tirar foto também, frente e verso); IMPORTANTÍSSIMO: anote também o número de telefone de emergência disponibilizado no verso do cartão – ali, normalmente, você encontra um número internacional para utilizar em caso de perda, furto ou roubo no exterior. Se o seu cartão não possuir este número, ligue na administradora do cartão, informe que você está indo para o exterior e peça um número de emergência para eles. Te sugiro a ler também nosso post Perdi meu passaporte na Itália. O que fazer?– você vai encontrar várias dicas bem interessantes que podem te ajudar MUITO!

Dica

  • Sempre leve um cartão de crédito reserva e NUNCA saia com os dois do hotel! Deixe um sempre guardado para caso aconteça algo com o cartão que você usa normalmente.

Importante Saber…

Quando você notar que perdeu se cartão, a primeira coisa a fazer é revirar todos os seus pertences para ver se, por acaso, você não o deixou em outro bolso, bolsa ou roupa. Se você, de fato, não o encontrar (perda, roubo ou furto), ligue para a administradora do seu cartão imediatamente e informe o ocorrido na hora; eles irão lhe informar onde e como você pode solicitar um novo cartão para uso emergencial, qual será o tempo de entrega e, se vale a pena fazer a solicitação ou não, pois se você estiver no local por apenas mais dois ou três dias, vale a pena deixar isso de lado e pedir um cartão novo quando você voltar para casa.

A entrega do novo cartão

A entrega do novo cartão, normalmente, ocorre via courier, que é a modalidade mais rápida de entrega (em até três dias úteis no caso da Itália – depende também da bandeira do seu cartão – lembre-se de questioná-los no momento da solicitação). Ah, depois de ter informado à administradora do seu cartão sobre o ocorrido, se quiser, siga para uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência, lembre-se de levar seus documentos.

É obrigatório fazer um B.O.?

Não! Até porque, uma vez que o cartão for cancelado, não há mais nada que as autoridades possam fazer; mas caso você tenha sido vítima de roubo, sim! Realize um B.O.!

ANTES de viajar, avise também o gerente da sua conta no seu banco sobre sua viagem. Por quê?

Porque caso você vá para o exterior e utilize seu cartão, o banco pode achar que é uma tentativa de fraude e, simplesmente, bloquear o seu cartão – afinal eles prezam a sua segurança e, até entender que a operação foi, de fato, feita e autorizada por você, eles podem ‘inutilizar’ seu cartão por questão por precaução – já que, uma compra no exterior, pode ser considerada atividade incomum na movimentação da sua conta.

Dicas:

  • Mantenha o app do seu banco SEMPRE atualizado no seu celular, SEMPRE! Atualmente, muitos serviços de vários bancos são disponibilizados pelo app e isso facilita MUITO a vida de quem está no exterior e não fala a língua local!
  • Uma dica PRECIOSÍSSIMA: leve dinheiro de diversas maneiras, ou seja, não dependa só do cartão de crédito, especialmente para pagar pequenas despesas – você pode ler mais sobre o assunto no nosso post Usar ou não o cartão de crédito na Itália? – Leve dinheiro em espécie, cheque de viagem, e outra opções com as quais você já está acostumado a lidar. Evidente que não precisa ser uma quantidade enorme, mas é sempre bom ter dinheiro vivo com você. Você pode utilizar uma doleira para carregar seu dinheiro e, claro, não precisa sair com muito dinheiro, apenas o suficiente. Leia também sobre os Melhores Cartões Pre-pagos para você viajar para a Itália!

Importante Saber…

Caso precise sacar dinheiro no exterior, dê preferência para sacar direto no CAIXA – dentro do banco – durante o horário comercial! Evite utilizar os ATMs (caixa 24 horas), pois eles podem ‘engolir’ o seu cartão. Se você não quiser ir à agência, utilize os ATM também em horário comercial. Isso porque se a máquina engolir seu cartão, você pode chamar um funcionário para te ajudar a recuperá-lo.

Outra situação que pode acontecer:

Você está viajando com uma quantia X de dinheiro e foi vítima de furto, roubo ou perdeu esse dinheiro, o que eu faço? Nesse caso, infelizmente, não há muito que ser feito. Em caso de roubo, faça o B.O., mas em caso de furto ou perda, não vale a pena e, triste, porém, você deverá lidar com o prejuízo. Por isso é importante não andar com grandes quantias de dinheiro vivo e, caso não seja possível deixa-lo em local seguro, utilize uma doleira.

Bom Saber…

O banco não é obrigado a te oferecer um saque emergencial, porém, alguns deles, te oferecem uma expansão de limite para que você possa sacar mais dinheiro. Se informe no seu banco se há essa possibilidade caso aconteça algo no exterior, O.K.?!

Dica

  • Antes de viajar, ligue na sua administradora de cartão de crédito e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto: quais são os prazos de entrega do novo cartão, quais documentos você precisa para fazer a solicitação, se você pode fazer a solicitação via app, entre outras dúvidas que você possa ter. Vale a pena também se informar no seu banco sobre como funciona a substituição do cartão em caso de perda, furto ou roubo, provavelmente eles irão te informar sobre o app e, por isso, é importante você está com o aplicativo do banco sempre atualizado em seu celular, O.K.?!
Bando Brasileiro

Pessoal, de acordo com o Banco Central, só há um banco brasileiro com filial, tanto em Roma quanto em Milão: o Banco do Brasil, porém, as agências não atendem clientes – já que as operações e resoluções de problemas devem ser feitas via telefone ou app, O.K.?! Então, não adianta nem eu passar o endereço para vocês, já que, efetivamente, caso você precise, eles não poderão te ajudar.

O que diz a lei sobre roubo, furto ou perda do cartão de crédito no exterior?

O Idec e PROCON defendem que seu banco tem a responsabilidade por problemas que você possa ter com a subtração do seu cartão no exterior, mas somente caso seja feito algum saque ou compra com o cartão perdido, ou seja: nesse caso o banco deve ressarcir o cliente. Por isso é importantíssimo informar a administradora do cartão o quanto antes sobre a perda do cartão… e muna-se de paciência para reaver o dinheiro quando voltar ao Brasil, não preciso nem dizer que há uma grande burocracia para resolver o problema, né?!

Vale Lembrar….

Vale lembrar que, no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor exige que o banco deve prover um novo cartão, sem custo ao cliente, caso você NÃO TENHA CULPA do ocorrido (furto/roubo), mas caso você tenha perdido o cartão, você poderá ter que pagar para a solicitação de um novo cartão – embora, atualmente, nenhum banco realize essa cobrança; não há regra quanto ao prazo de entrega para o novo cartão quando você já estiver no Brasil.

Gastei uma pequena fortuna para resolver o problema via telefone; o banco tem que pagar minha despesa em relação a isso?

Não necessariamente! Isso vai depender da política do seu banco e, para saber se eles irão ressarcir o valor das ligações, por exemplo, você precisa entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente das duas empresas responsáveis: banco e administradora do cartão. Lembre-se de que eles podem solicitar a você os comprovantes dos valores aos quais você se refere – como cobrança da administradora, tickets com as datas que comprovem que você estava no exterior entre outros documentos, portanto, tenha tudo guardado, inclusive números de protocolos e outras mensagens que o banco pode enviar a você via SMS.

BÔNUS!!!

Qual é a melhor bandeira para usar no exterior?

VISA, MasterCard e American Express – lembrando que não são todos os lugares que aceitam AMEX, portanto dê preferência para o VISA e MasterCard. ELO, Diners e outros, não possuem uma grande rede de aceitação na Europa, portanto, opte pelas bandeiras citadas anteriormente tanto para o seu cartão ‘oficial’, quanto para seu cartão de emergência, O.K.?! Para maiores informações – inclusive número de emergência – vou deixar os links das principais bandeiras abaixo, inclusive o link para você saber onde pode sacar dinheiro em ATMs (banco 24 horas) na Itália:


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer se eu perder meu cartão de crédito na Itália? O cartão de crédito é importantíssimo, sabemos e, por isso, devemos cuidar dele, especialmente no exterior, com todo carinho e atenção; porém, precisamos estar cientes, também, que imprevistos podem acontecer e o mais importante é saber como agir em caso de necessidade para que um pequeno imprevisto não arruíne sua viagem. Com calma, e pequenas orientações, caso aconteça algo com seu cartão de crédito, isso será apenas mais um história divertida para contar aos amigos quando você voltar de viagem!

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!