Vamos conhecer o Carnaval de Veneza?

Toda a "Bota" (como é conhecida a Itália) se enche de carros alegóricos, máscaras, serpentinas e confetes. Mas quando se fala em Carnaval somente um merece o título de evento único, original e espetacular. E esse é o Carnaval de Veneza.

2 4.959

Vamos conhecer o Carnaval de Veneza?

Nem tivemos tempo para conservar a árvore de natal e o presépio e já temos que nos organizar para os próximos feriados. Felizmente, no entanto, o que está à frente é a celebração mais colorida, alegre e simpática do ano: falamos obviamente do Carnaval. E hoje vamos conhecer o carnaval de Veneza! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo sobe o Carnaval em Veneza e se encante!!!

(Fonte euronews)


Nossa Introdução

Toda a Itália se enche de carros alegóricos, máscaras, serpentinas e confetes, mas quando se fala em Carnaval somente um merece o título de evento único, original e espetacular, e esse é o Carnaval de Veneza. A primeira evidência do carnaval de Veneza é um documento de 1904 do doge Vitale Falier, onde a palavra Carnaval é citada pela primeira vez. Junto com o Rio de Janeiro, o Carnaval de Veneza é, sem dúvidas, o mais famoso Carnaval de todo o mundo. Por mais de uma semana, Veneza se transforma em um baile mascarado. Não importa aonde vá, nesse período a cidade da lagoa é reinada por palhaços e pessoas mascaradas com roupas pomposas e espetaculares. Clique aqui e saiba tudo sobre Veneza!

Viva uma experiência única…

O Carnaval de Veneza é, sem dúvida, uma experiência única, um maravilhoso e imperdível evento, onde é necessário viver pelo menos uma vez na vida. Um dia na lagoa durante esse período pode ser o justo compromisso para visitar a cidade, aproveitar a festa e se perder entre os seus canais! Clique aqui para Roteiro em Veneza de dois dias!

1) Vamos conhecer o Carnaval de Veneza? CONHEÇA SUAS ORIGENS…

O Carnaval de Veneza tem suas origens da antiga Saturnália Latina e cultos gregos dionisíacos, períodos únicos de desenfreada euforia, liberdade de costumes e da moral, em um contexto de ordinária moderação e fortes restrições por motivos de ordem pública. “Buongiorno Siora Maschera” (Bom dia Máscara Siora) era o cumprimento ao longo das ruas, canais e placas, a identidade pessoal, o sexo, a classe social não existia mais, se passava a fazer parte da Grande Ilusão do Carnaval em um lugar, único ao mundo, onde tudo pode acontecer, onde cada vista nunca deixa de encantar. Leia também:  Como faço para ir da Estação Venezia Lucia até o meu hotel em Veneza?

2) Vamos conhecer o Carnaval de Veneza? CONHEÇA AS ATRAÇÕES…

O que fazer em Veneza durante o Carnaval? Tem muito a escolher! Passear pelas ruas, tirar fotos com as máscaras mais espetaculares. Viver a atmosfera do magnífico cenário veneziano, participando de uma das exclusivas festas privadas, participar de um espetáculo de teatro itinerante ou visitas guiadas narradas. Se misturar na multidão visitando as feirinhas e oficinas artesanais, dar uma volta inesquecível de gôndola, admirando dos canais os desfiles históricos, evocar a tradição antiga e ficar em uma casa histórica para sentir-se um pouco nobres e damas só por uma noite. Garanto dias de extraordinário fascínio. Saiba tudo sobre as gôndolas de Veneza clicando aqui!

Os Eventos Livres

Lembramos que não se paga para assistir os eventos livres que se apresentam na Piazza San Marco e nas outras zonas da cidade, onde tem apresentações teatrais, concursos históricos, desfiles noturnos. Então não tem ingresso para comprar, somente alguns espetáculos e festas privadas que têm ingressos para a participação, no geral, muito elevado. A Piazza San Marco continua a ser o lugar central das festividades, você verá como protagonistas: os artesãos que através da excelência do seu trabalho, contam a história única de Veneza. A Piazza San Marco, além de nos maravilhar com suas belezas de todos os dias, no período do Carnaval é o centro de todos os eventos importantes.

O Tradicional “volo dell’angelo” (voo do anjo)

É na Piazza San Marco que acontece o tradicional “volo dell’angelo” (voo do anjo). Todos olhando para cima para assistir o voo que sai de cima do Campanário de San Marco até chegar no centro da praça. O voo do anjo representa a abertura das festividades. No voo, uma mulher vestida de anjo desce presa a cordas do campanário de San Marco até o Palácio Ducal e na metade do percurso solta confetes. Aconselho a chegar cedo para pegar um lugar na primeira fila.

Festa delle Marie (Festa das Marias)

Absolutamente imperdível é a Festa delle Marie (Festa das Marias), acontece no primeiro sábado de Carnaval e é um desfile composto por 12 Marias e suas damas de honra acompanhadas de porta-bandeiras e outros figurantes em trajes.

Festa nos Antigos Palácios

Muito fascinantes são as festas e os bailes de máscaras organizados nos antigos palácios, tão belas a ponto de parecer que retornamos séculos atrás. Se você for a Veneza na época do carnaval, não deixe de se informar sobre os eventos nos palácios, são imperdíveis!!!! Clique aqui e Pinte sua própria oficina de máscara veneziana!

Bom Saber…

Se escolher visitar a cidade durante o período do Carnaval, é preferível antecipar o tempo de organização da viagem, já que nesse período a cidade é cheia de turistas de todo o mundo. É bom reservar o hotel com muita antecedência, iniciando no mês de dezembro ou nos primeiros dias do ano. Durante o Carnaval é mais difícil visitar a cidade pela grande quantidade de pessoas, mas em nenhum outro período do ano você terá a oportunidade de assistir a esse desfile magnifico fantasias e máscaras. Saiba aqui Onde dormir em Veneza?


Como Chegar a Veneza?


1) Como Chegar a Veneza? DE AVIÃO

O Aeroporto Marco Polo com di Tessera está a 20 km de distância do centro histórico de Veneza, da onde é ligado com a linha de ônibus n° 5 (acessível a cadeirantes).

Leia nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Veneza? DE BARCO

Chegar até Veneza por mar é uma experiência singular. O acesso à cidade é consentido através das entradas de porto e muitos navios atracam por ali.

3) Como Chegar a Veneza? DE TREM

As estações de Veneza são duas, a de Mestre e a de Veneza Santa Lucia. De lá qualquer parte da cidade é atingível a pé ou de balsa. A primeira estação ferroviária que encontramos chegando em Veneza é a estação Veneza-Mestre, não é ainda na lagoa, mas no continente de Veneza. A cidade é atingível com um trem que parte a cada dez minutos e chega na estação de Santa Lucia. Chegando a Estação de Venezia Santa Lucia basta atravessar a ponte para iniciar o seu passeio ou pegar um vaporetto para o centro histórico e as ilhas principais; daqui, fica fácil chegar a qualquer ponto da cidade mais romântica da Itália, Veneza!

Você sabia?

que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

4) Como Chegar a Veneza? DE CARRO

Toda a região é muito bem sinalizada, mas se possível, utilize um GPS para facilitar sua chegada a Piazzale Roma. Chegando a Veneza teremos que estacionar o carro na Piazzale Roma que está localizada a 5 minutos da Estação Ferroviária de Venezia Santa Lucia, basta atravessar a ponte e caminhar até o seu destino (hotel ou atração turística) e/ou pegar o vaporetto.

Bom saber…

Os estacionamentos na Piazzale Roma custam em média 30 Euros por dia, se quer economizar eu aconselho a se hospedar ou deixar o carro em Venezia Mestre, cidade ao lado de Veneza, e de lá tomar um ônibus que geralmente passa de 20 em 20 minutos e te levará até Piazzale Roma (o bilhete custa em média 2 Euros). Isso se vocês quiserem economizar, obviamente com esse esquema você acaba perdendo tempo, por isso deve avaliar se vale a pena se hospedar longe do Centro de Veneza.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na Seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai se hospedar em Veneza? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Veneza e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho na Zona de San Marco

San Marco é o bairro mais famoso e em alguns períodos do ano fica complicado andar por ali, pois a cidade fica lotada.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Você gosta de muito conforto? Está em lua-de-mel ou está comemorando algo? Então veja algumas opções de hospedagem de luxo na melhor zona de Veneza.

Hospedagens que aconselho na Zona de Castello

Castello é o maior de todos os “sestieri”  (bairros) e tem uma orla incrível para boas caminhadas, além de ser cheio de cafés, bares e lojinhas. Não são lugares baratos para se hospedar, mas facilita o acesso aos pontos turísticos mais famosos e, com isso, economiza-se com transporte, pois é possível fazer tudo a pé!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Cannaregio ou Dorsoduro

Se quiser algo mais calmo, escolha Cannaregio ou Dorsoduro; neste último, a vida noturna é particularmente ativa, ideal para os amantes de bares agitados e locais para tomar bons drinks!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de San Polo

San Polo é ideal se você quiser algo cômodo, perto de alguns pontos turísticos, mas mais modesto. Acho que como posição é ótimo esse bairro portanto indico muito.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Santa Croce

Santa Croce abriga a importante estação de ônibus na Piazzale Roma, o que facilita muito seu descolamento, inclusive para ir até Santa Lucia caso queira fazer um bate e volta.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Não quer ficar na ilha? Sem problemas! Busque por Mestre, Campalto ou Favaro Veneto, que são as cidades continentais de Veneza e oferece excelentes opções de hospedagem. Um pouco mais afastados do Piazzale Roma, cerca de 20 minutos de transporte aquático, não apresentam vistas magnânimas das janelas do quartos, mas é ideal para quem quer economizar com hospedagem.

Dicas
  • A dica para economizar MUITO é reservar com antecedência.
  • Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!

Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer o Carnaval de Veneza? Veneza é uma das cidades mais lindas do mundo em qualquer momento do ano, mas nessa ocasião,é ainda mais, a cidade no período do Carnaval assume uma atmosfera aristocrática, mágica e misteriosa que te deixa emoções indescritíveis. A esse ponto a conclusão é, escolher sua máscara e participar dessa festa das Mil e Uma Noites.

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!